Nadando com as manta rays na Big Island no Havaí

Em nossa última viagem ao Hawaii fomos finalmente conhecer a Big Island. Famosa por seus vulcões, praias de areias monasíticas, vida marinha abundante, plantações de café, macadâmia e uma série de outras coisas legais que com o tempo pretendo compartilhar com vocês aqui no blog.

Nos 5 dias que ficamos explorando a maior ilha do arquipélago havaiano, fizemos diversas atividades e passeios. Um dos mais inesquecíveis e surpreendentes de todos foi o mergulho/snorkel noturno com as gigantescas Mantas Rays na costa de Kona.

Também conhecidas como Jamantas, as Mantas são um gênero de peixes cartilaginosos (parente dos tubarões) composto por duas espécies as quais que podem chegar a ter até 7 metros de envergadura. Encontradas tanto em águas temperadas, como subtropicais e tropicais, ambas espécies são encontradas no Hawaii, sendo que a menor delas, Manta alfredi com até 5.5 metros de envergadura tem um comportamento mais gregário e uma população fixa e já catalogada de cerca de pouco mais de 200 indivíduos vivendo alí na costa de Kona.

E foram justamente estas jamantas que vivem na costa de Kona que fomos conhecer. Existe pelo menos uma dúzia de operadoras que faz esse passeio. Nós acabamos escolhendo a Wahine Chaters, já que eles levam no máximo 14 pessoas por passeio. Além disso, foi a única operadora com a qual conseguimos lugar disponível no mesmo dia que queríamos fazer o passeio.

Acabamos optando pelo passeio das 17:30 de forma quem no caminho do ponto de snorkel/mergulho pudéssemos apreciar o por do sol, o fenômeno do Green Flash e com alguma sorte ver alguma baleia jubarte ou mesmo golfinho. Infelizmente não foi o caso desta vez, o horizonte estava com nuvens e as baleias e golfinhos não quiseram aparecer.

Como decidimos fazer o passeio numa terça feira e a Wahine Charters é uma operadora nova, no nosso barco haviam apenas mais 6 pessoas e 2 membros da tripulação. Saindo da marina de Honokohau Harbour a “viagem” até o ponto de mergulho levou aproximadamente 45-55 minutos. Quando chegamos ao local, havia pelo menos meia dúzia de outros barcos pela área aguardando o cair da noite para todo mundo entrar na água.

Nós pelo visto fomos um dos últimos a chegar na área e enquanto a comandante “estacionava”  recebemos um briefing de o que esperar do passeio e como se portar na água. Nós acabamos levando nosso próprio equipamento de snorkel, mas ele é fornecido gratuitamente junto com os wet suits como parte do passeio.

Tão logo a noite chegou, caímos todos da água. Com o auxílio de uma prancha de SUP com focos de luz instalados e uma espécie de corrimão instalado com canos de PVC ligados a prancha ficamos aguardando, sem se movimentar muito, as estrelas da noite aparecer.

Atraídas pelos plânctons que por sua vez são atraídos pela luz dos holofotes das diversas operadoras, as jamantas aparecem para se alimentar. Condicionadas a esta condição há alguns anos, elas não se intimidam mais com a presença dos mergulhadores e dos snorkeladores na superfície e apesar de todo seu tamanho chegam bem pertinho de você. É emocionante.

Bem ao invés de falar tanto, recomendo você assistir ao vídeo que fiz durante o mergulho.

Impressionante não é mesmo?!

Ficamos cerca de 1 hora e pouco na água e nem vimos a hora passar. Se pudesse ficaria lá mais algumas horas só contemplando este verdadeiro ballet de gigantes. Se bem que, como a Lúcia Malla fala neste post, esse mergulho até parece quase que com uma Rave.

No caminho de volta para a Honokohau Harbour, além de frutas, sucos e refrigerantes, podemos nos esquentar com a deliciosa sopa da noite, que depois de um mergulho noturno caiu como luva.

Informações Úteis:

O passeio para nadar com as mantas no Hawaii é considerado um dos melhores do mundo. Você pode fazer tanto o snorkel, quanto o mergulho com cilindro. Ambas as formas propiciam uma experiência inesquecível ao participante. No local que fizemos o mergulho com as jamantas a profundidade não passava dos 11 metros. O passeio ao todo levou ao todo pouco mais de 3 horas e custou 89 USD + tax  por pessoa.

Endereço:

Wahine Charters

Honokohau Marina, 74-380 Kealakehe Pkwy, Kailua-Kona, HI

GPS:

Latitude = N 19 40.208

Longitude = W 156 01.334

Posts Relacionados:

Open Ocean no Aquário de Cingapura S.E.A Aquarium: O maior Aquário do mundo agora é em Cingapura 

 Passeio de Helicóptero em Kauai: Em busca do cenário de Jurassic Park

Baleias em Maui no Hawaii16 Ma’alaea Bay em Maui: O melhor lugar para ver baleias no Havaí

Posts sobre o Havaí:

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

Instagram  Google +

Follow us on Google+

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

14 Responses to “Nadando com as manta rays na Big Island no Havaí”

  1. 09/01/2014 at 6:51 pm #

    Amei amei amei!!!! Quero muito fazer isso um dia! Tenho mil planos de snorkel, só preciso tirar do mundo das ideias 🙂

    Lindo post!

    • Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens
      13/01/2014 at 1:19 pm #

      Mirella

      A experiência foi o máximo!!! Todas as vezes que estivemos no Hawaii fomos no inverno (Dez e Mar), mas se voce cute snorkel tem mesmo que ir no verão quando o swell não atrapalha 😀
      Obrigado pela visita

      Bjs

  2. www.viajaretudodebom.com.br
    09/01/2014 at 6:58 pm #

    Incrível!!! Sonho! Nossa.. fantásticas as fotos e o video! Espero ir no Hawai esse ano e já sonhando..

    • Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens
      13/01/2014 at 1:20 pm #

      Flávia

      Obrigado pela visitinha.. Eu AMO o Hawaii.. Se pudesse acho que voltava todo ano e moraria fácil fácil lá ..

  3. 11/01/2014 at 8:54 pm #

    ahhhhhhhhhh que lindas <3 quero muito fazer este programa um dia! 😀

    • Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens
      13/01/2014 at 1:23 pm #

      Super recomendo!!! O legal que ao contrário das baleias, elas estão por lá o ano todo 😀

  4. 13/01/2014 at 6:28 pm #

    Ah, este mergulho deve ser demais! Anotado!

    • Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens
      13/01/2014 at 10:34 pm #

      Phillip

      Super recomendo!!! E o legal que se você não souber mergulhar dá para aproveitar tão bem quanto apenas com o snorkel.

      Abs

  5. 25/01/2014 at 9:47 am #

    Finalmente achei um tempo (literalmente: são 4am) pra vir aqui ler esse relato, que estava marcado no meu newsblur há dias… Que delícia, Oscar! Muito legal relembrar esse mergulho. Me deu vontade de voltar lá djá!!! 😀

    Aliás, quando mesmo vcs voltam, hem? 🙂

    Aloha!

    • Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens
      04/02/2014 at 3:26 pm #

      Lúcia

      Vontade de voltar não falta, principalmente agora sendo Open Water PADI Diver.. Vamos torcer para que a Hawaiian ou a Air NZ façam uma super promo para aí 😀 E vocês voltam quando? O Mergulho no Poor Knigts é fantástico!! Não vejo a hora de voltar
      Aloha

  6. Elizabeth
    19/11/2014 at 1:43 pm #

    Olá, Oscar!
    Adoro o seu site, ele e o da Lucia Malla estão sendo muito úteis para planejarmos a ida ao havaí ano que vem!
    Vc saberia dizer se o mergulho com as mantas pode ser feito com certificação open water diver ou se precisa do curso avançado? Com certeza é um mergulho inesquecível e imperdível!

    Obrigada!

    • mauoscar14
      20/11/2014 at 1:36 am #

      Olá Elizabeth

      O mergulho não é fundo não, certamente com o Open Water PADI você vai poder apreciar este espetáculo da natureza.. Quando fiz esse passeio ainda não era certificado e fiz apenas o snorkel, mas foi sensacional!! Preciso voltar agora para ver elas lá de baixo 😀

  7. Mayra
    28/09/2015 at 12:58 am #

    Olá! Como é o inverno? Dá pra entrar na água?

Trackbacks/Pingbacks

  1. Passeio de Helicoptero no Hawaii: Sobrevoando o Kilauea |Viajoteca – Blog de Viagens - 09/06/2014

    […] Só que para nosso infortúnio, logo que chegamos no heliporto da Blue Hawaiian de Waikoloa em nosso segundo dia na Big Island, o passeio foi cancelado por conta do mal tempo para os lados de Hilo. Sem ter muito o que fazer, remarcamos o passeio de helicóptero para dali 2 dias, uma vez que na noite seguinte já estávamos com a agenda tomada pelo mergulho noturno com as jamantas na costa de Kona. […]

Leave a Reply