Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Cinco anos de Blog

0

Cingapura, 22 de Julho de 2008. Foi numa ensolarada e abafada terça-feira que o primeiro post deste blog foi ao ar. Hoje, 5 anos mais tarde, cá estamos nós na Nova Zelândia, “celebrando” mais um blogversário do MauOscar Blog de Viagens.

cupcakes

Como faço todos os anos, aproveito esta data para fazer um rápido balanço desta verdadeira montanha russa de emoções que é blogar. Infelizmente, este ano não temos lá muitos números para celebrar. Apesar de termos mudado para um dos países mais bonitos do mundo (o que não me arrependo nem um pouco), quem não gostou muito dessa mudança foram as estatísticas do blog.

Desde que mudamos para cá em Setembro de 2012, o número de visitantes no blog praticamente estagnou, e em alguns casos tem até caído. Por exemplo, depois de quase 50 posts publicados sobre a Nova Zelândia, o post mais visitado falando sobre o país nos últimos 30 dias é apenas o 61o da lista geral de posts já publicados do blog. Já o segundo mais visitado, é apenas o 99o da lista e por aí vai. Bem, e se levarmos em consideração os últimos 90 dias, o negócio fica ainda pior! O post mais visitado falando sobre a Nova Zelândia no último trimestre é apenas o 121o da lista.

Enfim, por mais que não me arrependa, nem um pouco, de falar sobre a Nova Zelândia, quem é que de fato gosta de ver os seus números caindo?! Querendo ou não, desde que chegamos aqui, tenho procurado continuar com o mesmo grau de dedicação que sempre tive para com o blog. No entanto, olhar esses números é de certa forma decepcionante.  Por essas e outras, nos últimos meses tenho até evitado ficar olhado as estatísticas do blog.

Toda vez que vejo que o número de visitantes caiu em relação ao mes anterior, tenho vontade de abandonar de vez essa brincadeira. E olha que esse ano já estive a ponto de abandonar o barco por diversas vezes.

Como resultado, este último ano, foi o ano com o menor número de posts já publicados desde que o blog foi criado. Foram apenas 69 posts contra os mais de 100 dos anos anteriores.

O que para mim era / deveria ser um prazeroso hobby, tem cada vez mais deixado de ser. Ao mesmo tempo, sei que números quantitativos não refletem a qualidade de um blog. E modéstia a parte, apesar dos pesares, o nosso blog está longe de ser um blog ruim (pelo menos é o que dizem). O que de fato me mantêm firme e forte nesta empreitada, são os comentários que viram e mexem aparecem aqui no blog e fazem tudo valer à pena. Além disso, através deste espaço aqui fizemos ótimos amigos. E eles, juntamente com um pouco da obstinação, são a razão para não deixar a peteca cair.

A tudo isso, ainda se soma algo que comento no post de aniversário do blog do ano passado. Em que menciono as transformações trazidas pela tal da “profissionalização” dos blogs de viagem.

Enfim, passado o turbilhão de acontecimentos que movimentou a blogosfera de viagens nos últimos 2 anos, tenho que dizer que nunca aprendi tanto com os outros blogs de viagem como nestes últimos tempos. Porém, assim como o aprendizado, as decepções (infelizmente) também foram substânciais.

Não vou ficar entrando no mérito da questão da profissionalização/monetização dos blogs de viagem e o consequente efeito colateral da massificação e perda de espontaneidade dos blogs, o que na minha opinião, realmente diferenciava eles da mídia tradicional.

Claro que existem algumas raras exceções, mas o que observo é que o genuíno espírito colaborativo e de comunidade que existia tão forte entre os blogs de viagem na época que comecei a blogar e que descobri a blogosfera viajante, deixou de existir há algum tempo.  Hoje o que mais existe por aí, não são mais blogs de viagem. E sim portais e sites de viagem. Seus donos pelo menos pensam assim.

E apesar de blogs excelentes felizmente surgirem a todo momento, o que vemos é que um grande número de blogs (inclusive blogs mais antigos) cada vez mais iludidos com alguns raros casos de sucesso e fama, como o mostrado por este tipo de reportagem. Como resultado, da noite para o dia, tem gente achando que com um blog vai ganhar rios de dinheiro, viagens grátis #Famtrips e afins. Digamos que na prática não é exatamente assim… E quando isso não acontece naturalmente, como resultado de anos de trabalho. Muitos acabam passando por cima de seus próprios valores para isso acontecer.

Já perdi a conta de quantas vezes encontrei textos e fotos aqui do blog literalmente roubados e publicados por aí como se não tivessem autoria. Um exemplo típico são as fotos. Eu sei que a marca d´água em cada foto do post é algo anti-estético. Eu gostaria de não precisar usá-las. Acreditem ou não, mesmo com elas as fotos são deliberadamente roubadas e postadas por blogs e sites por aí quem nem sequer visitaram o local da foto e escrevem sobre o lugar como se fossem autoridades sobre o assunto. No início deste mês, por exemplo, encontrei um site por aí que se deu o trabalho de não só copiar parágrafos inteiros de um post daqui do blog, como recortar as marcas dáguas de cada uma das fotos roubadas daqui. Enfim isso cansa pra caramba!! E olha que nem me dou muito ao trabalho de ir atrás dessa sacanagem para não passar mais raiva que já passo. E por mais que no final das contas você de uma forma ou de outra consegue contornar a situação, esse stress faz o hobby se transformar num pesadelo.

Esses dias a querida Lúcia Malla escreveu um post bacana falando sobre a blogosfera e entre outras coisas falou de sua visão darwiniana da evolução dos blogs. Tenho que dizer que concordei com tudo que ela escreveu sobre o assunto. A adaptação / mutação aliada a  Blogdiversidade é sem dúvida a chave para o sucesso de qualquer “ecossistema blogal”. E sim existe espaço para vários outros blogs.

Porém, infelizmente, como a própria biologia explica, existem diversos fatores externos desequilibrando o balanço natural da evolução desse “ecossistema blogal”. Entre eles podemos citar por exemplo o uso extensivo das tais técnicas de SEO, a compra de seguidores nas mídias sociais, os posts patrocinados para aparecer a todos os seguidores no facebook e por aí vai.

Estas “ferramentas” acabam não só trazendo mais tráfego para os blogs/sites que podem literalmente pagar para dispô-las, como acaba sistematicamente favorecendo os mais “fortes” que não necessariamente possuem conteúdo mais relevante, e assim oprimindo os mais “fracos”.

Em outras palavras, fazendo uma outra analogia biológica, os blogs que utilizam tais ferramentas são quase como uma espécie exótica introduzida  num ambiente sem predadores. Enquanto você puder pagar para ter “tal imunidade” e aparecer bem colocado no google, facebook e afins você estará no topo. A partir do momento que aparecer alguém disposto a oferecer mais que você, você não estará mais no topo da cadeia alimentar.

Enfim, enquanto isso, a gente que está no meio da cadeia trófica vai tentando se adaptar na medida do possível. Não é fácil é verdade, mas bem ou mau vamos seguindo a trancos e barrancos. O fato é que não sei exatamente até quando este blog ainda vai existir. Estes últimos 5 anos blogando aqui no MauOscar foram de incrível aprendizado. Acho que o ecossistema blogal apresenta uma série de problemas sistêmicos e neste momento, lamento informar que o nosso blog esteja entre lista de espécies vulneráveis e a lista de espécies ameaçadas de extinção.

De toda forma, obrigado a todos vocês que fizeram parte da história do MauOscar Blog nestes últimos 5 anos.

Posts Relacionados:

Onde Moramos 2 Expatriado: algumas lições e reflexões sobre os 5 anos de nossa vida no exterior


logo mauoscar Quatro Anos de Blog

 Três Anos de Blog

Dois Anos de Blog

 Um Ano de Blog

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

Instagram  Google +

No Comments
  1. Marcie says

    Parabéns, Oscar! Feliz blogversário!
    Que venham muitos mais. 😉

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Obrigado Marcie

      1. Manu Tessinari says

        Parabéns Oscar!!! A mudança dos EUA para Nova Zelandia pode sim alterar muito a quantidade de leitores, já que sabemos q os EUA é o maior destino de brasileiros, mas suas lindas historias e fotos nos desvendam um país lindo e desconhecido, nos dando diversao e conhecimento. Que venham muitos países e muitos posts!!!

        1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

          Manu

          Obrigado pelas palavras.. Adoro saber que os nossos posts ajudam outras pessoas a desvendar um país tão impressionante como a Nova Zelândia

          Bjs

  2. Marcie says

    Parabéns, Oscar! Feliz Blogversário!
    E que venham muitos mais. 😉
    Bejos

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Obrigado querida 😀

  3. Lillian Brandão says

    Olá Oscar,
    Parabéns pelo quinto blogversário! Desejo muito sucesso!
    São blogs de conteúdo como o seu que nos inspiraram a viajar e blogar também! 😀
    Beijos,
    Lillian.

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Lilian

      Muito Obrigado pelos votos de sucesso.
      Ultimamente tenho andado meio desanimado com o blog.. Mas espero que isso seja apenas uma fase. Saber que nossos posts inspiram blogs como o Nerds Viajantes fazem a gente perseverar..
      Muito Obrigado pela visita

      Bjs

  4. Solange Rodrigues says

    Querido Oscar meus parabéns pelo Blog! É imensamente importante as informações que você nos dá. Estivemos (grupo de 10 pessoas na Big Sur em maio 2013 e fiz questão de comer as cerejas na beira da estrada conforme você indicou, concordo plenamente são deliciosas!!! Beijos e continue sempre com o Blog pois quando estávamos nos deliciando
    com as cerejas e posteriormente com morangos enviei vibrações positivas e de agradecimento por aqueles momentos tão agradáveis que estávamos disfrutando graças as suas informações. Obrigada e parabéns mais uma vez.

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Solange

      Muito, muito obrigado 😀
      Saber que dicas como essa das cerejas, foram testadas, aprovadas e de certa forma deixaram a viagem dos outros ainda mais inesquecíveis, fazem a gente ter força para continuar
      Obrigado pela visita, feedback e parabéns

      Abs

  5. Patricia Camargo says

    Como dizia a Beth só nos resta, levantar a poeira e dar a volta por cima! Nada de desistir ou coisas do gênero. Estamos juntos nessa! beijos e parabéns pelos 5 anos!

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Pati

      Obrigado 😀
      Vamos levando o barco no braço até onde ele der para ir..
      Obrigado pelas palavras e pelo carinho.. Estamos juntos nessa

      Bjs

  6. ledo says

    Oiiii…

    Li com muito interesse seu post, assim como todos aqueles que são publicados. Realmente é compreensível a sua decepção em alguns aspectos, mas siga adiante e faça-nos continuar sonhando e viajando com seus belos, instigantes e bem escritos posts. Decepçoes sempre existirão mas lembre-se que, muitas pessoas felizes e que admiram seu trabalho, tambem existirão. ..

    Estive recentemente na N Zelandia e sempre me lembrava de algo que havia lido em seus posts. ..
    Obrigado por tudo!!

    Abraços e continue com esse trabalho maravilhoso.

    Ledo

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Ledo

      Obrigado pelas palavras de incentivo e por fazer acreditar que mesmo com números em declínio, o Blog é tão importante para os outros como é para mim..

      Abraço

  7. Maíra S. says

    Olá Maurício e Oscar,
    Descobri o blog de vocês recentemente e fiquei fã. Agora que estou começando a acompanhar blogs de viagem, mas já faz um tempo que sigo os de culinária e por lá também são muitas as pessoas que estão desencantadas com a blogosfera. As reclamações sobre “roubos” de fotos e informações são frequentes, assim como desabafos sobre as cobranças dos outros blogueiros, que esperam visitas e comentários em seus espaços diariamente, ou de gente que passa pelo blog apenas para fazer propaganda de seus próprios textos. Enfim, blogar virou um hobby mais estressante do que relaxante, não é?
    Mas o bom leitor sabe diferenciar um blog feito com esmero e sinceridade daqueles feitos visando ao lucro. E acredito que logo haverá uma crise entre os blogs “comerciais”, cheios de propagandas que poluem a tela e de textos tendenciosos, quer sejam sobre viagens ou sobre receitas. Quanto ao MauOscar, imagino que as visitas podem ter caído nesse último ano porque a Nova Zelândia ainda não é um destino muito procurado por brasileiros. Mas eu, pelo menos, já sei onde procurar informações quando for para aí em um futuro não muito distante. Não desanimem!

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Maíra

      Antes de tudo, legal saber que você curte nosso blog. Bem apesar de tentar não me influenciar pela queda nos números de visitantes do blog, é um pouco frustrante se esmerar para trazer fotos e conteúdo de qualidade e não ver resultados quantitativos.
      As vezes penso de poderia/deveria escrever posts sobre dicas de compras em outlet nos EUA e afins. Mas sempre me pergunto, o que estou agregando com isso. O conteúdo sobre o assunto já está amplamente divulgado na Internet. E por mais que faça um post extremamente completo sobre o assunto, o sucesso dele vai depender inteiramente do posicionamento dele no google. E como todos nós sabemos, existem profissionais especializados em fazer conteúdos (muitas vezes não muito completos/pertinentes) de blogs e sites aparecerem melhores colocados que outros. Naquilo que se chama de SEO (Search Engine Optimization).
      E por essas e outras tenho que concordar com a frase que você disse: “Blogar virou um hobby mais estressante do que relaxante”.
      Quando eu comecei a blogar não sabia nem sequer como colocar fotos para ilustrar o post. Tudo que aprendi em relação a blogar nestes últimos 5 anos foi de maneira totalmente auto didata. Acontece que cheguei a um ponto que não tenho mais muita paciência para continuar lutando/aprendendo.
      Apesar deste processo de aprender tudo por conta própria ser muito legal, ao mesmo tempo ele é extremamente “time-consuming”. E com a tal da “profi que ao vez de dar prazer, estressa.
      Não pretendo desistir do blog (pelo menos por enquanto), mas não pretendo mais me estressar com ele.
      De toda forma, obrigado pela visita e pelas palavras de incentivo 😀
      São elas que dão forças para continuar

  8. Vida says

    Parabéns pelos 5 anos de blog… Acho o blog dfe vcs uma ferramenta muito impt para nós viajantes/mochileiros desse mundão
    Vida longa ao MauOscar!!!

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Vida

      Obrigado pelos parabéns 😀

  9. Amanda Lago says

    Apesar de não ser muito participativa aqui na caixa de comentários do blog, acompanho vocês há algum tempo. Esse post de vocês me deixou um tanto preocupada, pois deixou transparecer a possibilidade do Mauoscar deixar de existir.
    Vocês podem ter certeza que a queda nos números não se deveu à queda de qualidade dos posts. Pelo contrário, os posts estão ficando cada vez melhores e mais ilustrativos. Como já comentaram anteriormente, creio que isso se deva ao fato de a Nova Zelândia ainda não ser um destino tão procurado, ao passo que de uns tempos para cá o Sudeste Asiático se tornou febre entre os viajantes.
    Vida longa ao Mauoscar!!!

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Amanda

      Obrigado pela visita e pelo comentário.
      Sim é verdade, não sei se o Blog ainda continua por muito tempo. Ultimamente tenho me incomodado mais que me divertido com ele. Obviamente quando recebo todas essas mensagens de apoio como recebi neste posts, a gente ganha “ânimo” para continuar. E quem sabe essa fase eventualmente passe.
      Pois é a Nova Zelândia certamente está na lista de desejos de 9 em cada 10 viajantes, acontece que a falta de um vôo direto/preço fazem tudo ficar mais complicado. O Sudeste Asiático, apesar de ser tão longe quase quanto a NZ, tem a vantagem que uma vez lá, você consegue se virar gastando muito pouco. Já a Austrália e Nova Zelândia, além de caras para se chegar (Passagem Aérea), não é um dos destinos mais baratos para se visitar.
      Obrigado pela visita e pelos votos de vida longa ao blog.

      Bjs

  10. Leonardo Sá (@leosoueu) says

    Parabens!
    Quanto ás fotos “chupadas”, uma boa tática é colocar informações de copyright nos metadados, pq aí quando o malandro baixa sua foto para reutilizar sem autorização, todas as informações do autor continuam impregnadas na imagem!

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Leonardo

      Eu tenho que estudar mais sobre esse assunto. Acho que até sei como colocar tais metadados. Porém como consigo “fiscalizar” quem fez um “chapa-cabras”? Para quem devo denunciar?
      É justamente isso que tem me incomodado bastante na blogosfera. O tempo que poderia estar criando conteúdo novo, tenho que ficar editando fotos e fiscalizando/denunciando quem está fazendo mal uso da imagem/post
      Infelizmente até onde eu saiba não existe uma base jurídica muito ampla defendendo os direitos autorais de conteúdo online…
      De toda forma, muito obrigado pelo comentário e pelo toque

      Abs

  11. Sérgio Matos says

    Olá Oscar, bom dia!
    Sigo seu blog desde março quando estava planejando minha viagem pra Tailândia. Suas dicas foram muito bacanas, enriqueceram minha viagem.
    Feliz aniversario. Não desista, continue. Os percalços sempre existirão, fazem parte do nosso crescimento. Sobre os posts da Nova Zelandia, eu particularmente adoro rever tudo que vi no ano passado. Que vontade de voltar!
    Abraços, Sérgio, DF.

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Sérgio

      Obrigado pela mensagem de aniversário e de apoio ao blog.
      Os percalços sempre existem, e temos que tentar não sucumbir a eles. Porém infelizmente está cada vez mais complicado continuar.
      Abs

  12. Guta | Blog Vambora! says

    Parabéns Oscar!!! 5 anos é muito!
    Dá trabalho, não é fácil, as vezes cansa, decepciona, mas acho que ver comentários de leitores agradecendo pelas dicas, dá força e mais ânimo para continuar blogando por muitos e muitos anos.
    O trabalho que vc e o mau fazem por aqui é excepcional! Dicas completas para ir e destinos para sonhar! Já usei muitas e espero continuar usando nas próximas viagens. 🙂
    Um dos melhores blogs de viagem do Brasil com absoluta certeza! Sou fã!
    Parabéns, parabéns e mais muitasss viagens e anos de vida!
    bjus!

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Guta

      Pois é, se não fossem os comentários e agradecimentos pelas dicas postadas aqui do blog e os amigos que fiz por aqui, eu certamente já teria desistido dessa brincadeira há muito tempo. Obrigado pela visita e pelo carinho. Eu também sou fã do Vambora 😀
      Espero que uma hora dessas tenhamos a oportunidade de nos conhecer pessoalmente

      Bjs

  13. Monica Guimarães says

    Qdo resolvi viajar p/ NZ, procurei informações, roteiros, dicas e confesso, foi muito difícil encontra-las em blogs e sites brasileiros. Este ñ é um destino comum por estas bandas. Felizmente a NZ possui um sistema de apoio fantástico ao turista, através do ISite. Na época da minha viagem, vcs estavam mudando p/ Auckland. Desde então, já de volta em casa, depois de 30 dias incríveis de viagem, venho acompanhando maravilhada, todos os seus posts sobre esse país fantástico! Vc escreve muito bem, oferece detalhes/dicas ótimas e as fotos são belíssimas! Ñ desanime! Todos nós passamos por altos e baixos nas nossas carreiras. O q. importa é saber q. a gente é bom no q. faz e vc é um ótimo blogueiro! Abços e boa semana!

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Monica

      Muito obrigado pela mensagem..
      Sinceramente falando eu nunca pensei que um dia me tornaria escritor/blogueiro. Na escola eu odiava as aulas de português. Sempre fui mais da área de biológicas e exatas. Por ironia do destino, acabei começando a escrever sobre nossas experiências pelo mundo. Hoje quando volto nos posts mais antigos, tenho até vergonha dos erros que encontro. E acredito que ainda continue escrevendo algumas coisas erradas. Porém, com a prática, acho que os textos melhoraram bastante.
      Quanto à Nova Zelândia, existe ainda muito pouco conteúdo de qualidade escrito em português disponível na Internet, e o que existe é tão carregado de manhas (SEO Search Engine Optimization) que são raros os posts que conseguem vencer as manhas e aparecer nas primeiras colocações do google.
      O fato é que, além da baixa demanda por conteúdo (distância x preço x tempo) ainda tenho que competir com estes detalhes operacionais dos resultados de busca na Internet.
      O que era um hobby, está de certa forma virando profissão. Isso é bom por um lado (trabalhar fazendo o que gosta), mas tem também inúmeros efeitos colaterais. Entre eles, podemos citar a perda da autenticidade do conteúdo, a busca por remuneração e por aí vai. O que mais tem acontecido por aí, é blogueiro escrevendo para os robôs do google, que vão colocar o conteúdo nas primeiras colocações dos resultados, que por sua vez vai gerar tráfego/acessos para o blog. E que por sua vez podem se transformar em renda.
      E é justamente quando entra $ parada, que as coisas se desvirtuam. São raros os blogs “rentáveis” que existem por aí que não utilizem-se de ferramentas de SEO. E aqueles que não as utilizam, acabam não escrevendo sobre destinos e experiências que o público não esteja necessariamente procurando.
      Enfim poderia ficar um tempão discorrendo sobre o assunto.
      Como você disse, o que importa é saber que a gente faz um bom trabalho, e escutar isso de outras pessoas como você, fazem a gente ainda acreditar que vale a pena continuar

      Abs

  14. Camila Navarro says

    Oscar, sabe que eu compartilho da sua decepção? No último aniversário do Viaggiando, também de 5 anos, eu estava passando por uma crise existencial no blog, mas pensei bastante e vi que o que me faz feliz é postar como sempre postei, como uma forma de lazer, uma brincadeira. Essa brincadeira é levada a sério, pois tento dar o meu melhor ao blog, mas sem me preocupar com acessos, $, SEO… E números não refletem qualidade! O Mauoscar é um dos blogs que admiro. Dá para ver que você se preocupa com o que publica, tem cuidado com o blog. Vemos muitos outros blogs vazios por aí fazendo o maior “sucesso”, mas para mim sucesso é ter o blog reconhecido pela qualidade do conteúdo e esse sucesso com certeza você tem! Parabéns pela persistência até hoje e força para não sucumbir em meio a esse ambiente predatório! 🙂

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Camila

      Você disse tudo, o que me faz feliz é postar como sempre postei. E quanto mais o tempo passa, mais crítico tenho ficado com o conteúdo que publico. Por outro lado, os posts requerem cada vez mais tempo para serem escritos e publicados. E por mais que você tente ficar alheio a todas as discussões relacionadas a profissionalização dos blogs, você sempre acaba pegando alguma coisa por “osmose” e de certa forma tenta aplicar para melhorar seu conteúdo e navegabilidade do usuário.
      Por isso que digo que aprendi muita coisa nestes 5 anos. Porém tenho que dizer que também tive diversas desilusões..
      Infelizmente existe uma concepção errada amplamente difundida por aí, que quanto maior a audiência, melhor o blog é!!
      Espero que esteja sofrendo apenas de uma crise de meia idade e não acabe sucumbindo neste ambiente predatório.
      Obrigado pela visita e pelo carinho.
      Eu também admiro o Viaggiando e estou pensando em qual livro você deveria ler sobre a Nova Zelândia

      Bjs

  15. Mirella (@mikix10) says

    Oies… como todos os anos, vim aqui comemorar mais esse bloversário com você! Não desista não… seu blog é 10!!! Amo muito e amo mais ainda você 🙂

    E por falar em números, você comentou algo muito interessante… quando me mudei para a Australia em 2010, senti que o número de visitas diminuíram consideravelmente e como foi na época da tal profissionalização e difusão dos blogs de viagem, eu perdi muito com isso! Claro que na época também nem sabia da existência do SEO, técnicas do google e essas coisas todas que me tiravam o sono 🙂 …

    Mas não liga não, pois se você olhar os números de visitantes brasileiros que visitam a Australasia, você vai entender a queda… se não me engando, somente 3% dos turistas brasucas que viajam para o exterior, vão para esses destinos.

    Hoje, de volta ao Canadá (e depois de uma penalização que nem sei como chegou do google em Janeiro), vejo os número crescendo, mas sinceramente, longe de ser o almejado. Mas você sabe, né? Eu nunca desisto, pois como vejo o mikix como hobby, não dá para não escrever e quando eu penso nas pessoas que conheci através dele, seria um pecado abandoná-lo!!!! Leva tudo na boa… eu sei como se sente, mas desencana e pense somente nas coisas boas!!!! Estou fazendo isso e me divertindo muito mais, até correspondentes estão escrevendo para o mikix e está sendo tão legal! Nos divertimos em grupo 🙂

    Bjão e sucesso sempre!!! Vida londa ao MauOscar!!!

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Mirella

      Obrigado pela visita e principalmente pelo carinho. Eu já falei isso outra vez, mas o Mikix é a madrinha do MauOscar na blogosfera. Acho que até o nome MauOscar do blog foi meio que inspirado no de vocês. Se fosse blogar hoje, iria, como a experiência de hoje, escolher utro nome um pouco mais sugestivo.
      Entendo perfeitamente que a Nova Zelândia não é um dos destinos mais visitados dos brasileiros. De fato somos apenas o 28 mercado da NZ. É longe, custa caro, e vir até aqui, você precisa de pelo menos 2-3 semanas. Aí já que está tão “pertinho” da Australia, tem que dar uma passadinha lá também.
      Acontece que de cada 9 em 10 visitantes que eu conheço, tem vontade de conhecer a Austrália e Nova Zelândia. Então a queda não era para ter sido tão acentuada como tem sido.
      Eu também tive uma queda considerável nos acessos a partir de Janeiro. Na verdade desde que parei de escrever sobre os EUA o blog estava digamos estagnado. Porém desde janeiro o número de visitantes tem caído quase que todo mês..
      Mas o pior de tudo, na minha opinião é que apesar de me esmerar para gerar bom conteúdo, meus posts não tem aparecido bem colocados no google. Eu entendo lhufas de SEO, mas vejo um monte de outros blogs com conteúdo absolutamente insignificante ficando na frente dos meus posts… Esse é um dos motivos do desânimo.
      E infelizmente números são, para o mercado, sinônimo de sucesso. E se pensar desta forma, o blog está cada vez pior..
      Mas enfim, vamos tocando o barco até onde der para ir.

      Bjão

      1. Mirella (@mikix10) says

        Ah Oscar… não desanima não! Se eu sou “madrinha” do MauOscar, eu só posso dizer que sou a mais orgulhosa de todas!!! Pois são poucos os blogs com tanto conteúdo quanto o seu!!!

        Quanto ao nome, assim como o meu, não é dos melhores (eu sei!)… mas sabe que um dia estava falando com uma pessoa que trabalha com mídia social em Ottawa, e ela disse que isso é brilhante, pois atraimos pessoas pelo conteúdo mesmo e não necessariamente pela URL… eu nunca tinha pensando nisso e achei que fazia sentido! Vem cá, você não quer abandonar a causa e montar Viajoteca comigo, a Martinha e a Carina? Estamos com isso na ideia, mas sem coragem de começar (risos)…

        Eu também não entendo muito de SEO, mas estou aprendendo aos poucos, e quer sabe? Me cansa um pouco tudo isso, apesar de um eterno mundo novo que todas essas coisas nos proporcionam… mas como eu disse, o mikix é meu filho querido, se as pessoas chegam a ele ou não, tanto faz, quero na verdade é guardar essas memorias boas e quem sabe conhecer mais gente bacana que ele me proporciona!!!

        Bjão e vai com fé!
        mi

        1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

          Bem nos falamos em breve 😀

          Bjs

  16. Denise Bianco says

    Pensei em te dizer algo animador. Mas quero compartilhar o que sinto. Já faz muito tempo que escolhi não agradar as pessoas. Simplesmente sigo com a vida, fazendo o que gosto e geralmente estou na contramão do que a maioria pensa e fala.

    Há 2 anos que penso seriamente em escrever um blog. Imediatamente quando penso, desanimo, pois tenho visto blogs que gostava de seguir e que agora são poluídos de anúncios e matérias pagas.
    Quero dizer que vocês influenciaram totalmente minha última viagem pela Califórnia e os Parques das Sequoias, Yosemite e Grand Canyon. Dicas valiosas e seguidas à risca. Obrigada!

    Penso que não deve se preocupar em agradar e ter seguidores, mas sim escrever para os que são fiéis e esperam pela matéria nova que irá publicar.
    Continue sendo verdadeiro nas informações e opiniões. O leitor sabe quando a matéria é paga e por isso tendenciosa.

    Hoje quando planejo uma viagem, busco em blogs como o seu, as informações para montar meu roteiro. Leio compulsivamente sobre esse destino e leio todos os comentários dos leitores, que muitas vezes passam dicas super legais e que acrescento na minha viagem.

    Hoje vocês moram na Nova Zelândia e saiba que seus posts, assim como Cingapura, são referências para as pessoas que pretendem conhecer. Dica de quem mora, são as melhores! Aquele restaurante escondidinho, o hotel que inaugurou, o lugar especial fora do circuito turistão, só os locais podem saber e contar.
    Conto com vocês para continuar animando a viagem e quem sabe acabe me tornando mais uma no universo dos blogs.
    Parabéns pelos 5 anos!

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Denise

      Obrigado pelo comentário e pelas palavras de incentivo.É justamente este tipo de feedback, que faz todo o perrengue valer a pena.
      Infelizmente tem se criado o estereótipo de que um blog de sucesso, é aquele que tem milhares/milhões de acessos, milhares de seguidores nas redes sociais, que é convidado para Fam Trips e afins.
      Muita coisa mudou nestes 5 anos, desde que comecei a escrever o blog. As vezes tenho saudades da maneira descompromissada e espontânea da blogosfera de 5 anos atrás. Ao mesmo tempo, acho muito legal ver a evolução da blogosfera de viagem como um todo neste período. hoje temos várias pessoas sendo reconhecidas pelo excelente trabalho que fazem em seus respectivos blogs.
      Por outro lado, o sucesso de poucos, faz muitas pessoas se iludirem que é possível ganhar dinheiro, viajar e até se viver de um blog. Sim, isso até é possível (eu ainda tenho lá minhas dúvidas), mas até chegar lá, o processo é longo e árduo.
      Porém como o ser humano é impaciente por natureza, muita gente acaba colocando de lado seus valores para tentar chegar lá mais rápido. E por essas e outras estamos onde estamos.
      Na minha opinião, Blogar é antes de tudo um hobby, e como qualquer hobby ele deve ser uma atividade extremamente gratificante. Ultimamente ela tem passado por algumas turbulências, mas como menciono no post temos que ir nos adaptando as mudanças. Se vamos ter sucesso neste novo ambiente cada vez mais “predatório”, só o tempo irá dizer.
      Obrigado pela visita e minha dica antes de você criar um blog seu é: Escreva alguns posts como convidado para alguns blogueiros que você conhece, assim você vai ter uma idéia se gosta ou não de brincar desta brincadeira.
      Querendo, fazer isso, o MauOscar está a sua disposição.
      Abs

  17. Lucia Malla (@luciamalla) says

    Eeeeeee!!!! Feliz blogversário!!!! E nada de desanimar, não! Eu não consigo ter uma visão pessimista dos blogs, por uma questão simples: é uma diversão! É um meio que traz amigos e risadas e queijos e vinhos! Enquanto eu encarar dessa forma, pelo menos o meu blog continua. A frequência de posts muda – porque afinal a vida lá fora tá cada vez mais interessante – mas quando quero, gosto de saber que meu cantinho está lá, pra desabafar, compartilhar, deixar minha opinião e viagens na maionese. E deixa eu te contar um segredo: já tem mais de anos que desencanei de visitação, sitemeter e quejandos (já tinha te dito isso na nossa viagem a NZ, não?). Não tenho a menor idéia de quantas pessoas visitam por dia nem o que elas procuram no meu blog. Nunca abro o Analytics, aliás, nem sei usar aquilo. Escrevo única e exclusivamente para tirar da minha cabeça coisas que rondam por ela, ideias, reflexões, animações etc. Nossos genes são egoístas, lembra? 😀

    E me sinto muito melhor no geral, porque o que aparece (comentário, emails etc.) é lucro! Não se paute nem ao seu blog pelo que os outros acham ou querem fazer vc achar que deve ser um blog “de sucesso”. Se o seu blog te satisfaz e te faz feliz, ele é de sucesso. Eu acho seu blog de sucesso! Porque veja, te conheci e ao Mau! Como não curtir esse meio chamado MauOscar que trouxe amigos e aventuras, muita diversão e sorrisos? 🙂

    E mesmo espécie em extinção, tem vários “programas conservacionistas” aí pra ajudar uma espécie a se recuperar… Faça o que seu coração assinala como bom, Oscar, sem pressão. E saiba que vcs já têm um lugarzinho separado aqui com a gente sempre. Com ou sem blog. Como bem disse uma amiga minha há algum tempo: “essa história de amigos blogueiros… não existe. Eu tenho amigos. Alguns deles têm blogs.”

    Parabéns pelos 5 anos!!!! 😉

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Lúcia

      Como sempre, você e suas sábias palavras.. O MauOscar vai continuar existindo sim, não com a freqüência de posts que talvez gostaria que fosse, mas como você disse, a vida lá fora está cada vez mais interessante. Com toda essa história de expatriação e toda aquela ladainha que você já sabe, criei o blog como um espaço para compartilhar nossas experiências por aí. Com essa história de profissionalização dos blogs, até gostaria de ter me tornado “mais profissional”.
      Porém, cheguei a conclusão que não nasci para ficar escrevendo para os robôs do google, nem ficar sendo quem não sou nas redes sociais e muito menos para ficar puxando saco de algumas pessoas para conseguir ser incluído numa Fam trip.
      Obrigado pelo comentário e pelos votos de feliz aniversário e não vejo a hora de comer Poke em Dezembro..

      Bjos

  18. Maria Lucia says

    Parabéns pelo aniversário de 5 anos do seu trabalho. Vale dizer, trabalho sério, bem feito e que se recusa a se render à mercantilização de tudo, da vida, da informação, do lazer.
    Hoje em dia só de abrir o email a gente já é assaltado por propagandas ou por notícias bestas sobre a tatuagem nova de uma celebridade qualquer. O seu blog se mantém fora disso e é o seu diferencial.
    Além dos seus posts ajudarem as pessoas que vão visitar o lugar sobre o qual vc está escrevendo, para quem não tem nenhuma passagem marcada os seus posts nos levam num passeio (passeio diferente de um frio guia de viagens) alegre e, ao mesmo tempo, íntimo pelos lugares. A gente presta atenção nas flores, nos pássaros, em detalhes que não chamam a atenção do turista superficial. Os seus escritos são pessoais, têm a sua marca, não poderiam ter sido escritos por outra pessoa qualquer.
    Faço minhas as palavras das outras pessoas que deixaram comentários: a sua decepção é compreensível e é bem comum. Em todas as áreas (não só na blogosfera), as ideias são saqueadas; o que é diferente e “exótico” (a experiência na Nova Zelândia) é menos valorizado do que o óbvio ululante (EUA); a mercantilização de toda atividade ou expressão humana.
    Apesar disso, espero que você continue escrevendo estes deliciosos diários de viagens, desde que o simples ato de escrever e compartilhar com a gente as suas experiências te deixem feliz.
    Boa sorte!

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Maria Lúcia

      Obrigado pelo comentário..

  19. Vanessa Dias says

    Conheço seu blog a pouco tempo, justamente qdo as estatisticas começaram a cair, mas percebo muito em muitos blogs que acompanhava essa coisa que profissionalização, que chato! Perdeu todo o sentido do blog.
    Não desistam não, o blog de vcs é ótimo!

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Vanessa

      Obrigado pelas palavras.. A profissionalização não é exatamente uma coisa ruim. O problema é que tem gente colocando os carros antes dos bois.. Ninguém fica rico da noite para o dia, nem vai começar a viajar de graça só porque tem um blog de viagens. Infelizmente tem muita gente sendo iludida quando vê alguns raros casos de sucesso. O problema que a maioria dos blogs ditos profissionais, estão cada vez mais focados em obtenção de mais tráfego e conseqüente aumento na remuneração. Ou seja, aqueles destinos e descobertas inusitadas que fazem toda diferença numa viagem cada vez menos interessam a eles.
      Abs

  20. Suzana says

    Só tenho a dizer que o blog de vcs é fantástico, caprichado, exala por todos os cantos o carinho e o cuidado com que cada post é elaborado. Temos uma lista enorme de lugares pra ir depois de ler os posts e, com certeza, que serão muito melhor aproveitados graças as dicas do blog. Não desistam. Juntem as pedras do caminho e construam um castelo mais lindo ainda para abrigar este blog. Estamos aqui fãs e acompanhando tudo. Fiquem com Deus!!!

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Suzana

      Obrigado pelas carinhosas palavras…
      espero poder conhecer vocês por aqui ano que vem…
      Abs

  21. Gustavo - Viajar e Pensar says

    Oi Oscar

    Super Parabéns!!!

    Vejo muito, escuto muito, mas não entendo nada o que se passa esta evolução ou involução blogueira.

    Curto e sou leitor do Mauoscar, antes de conhecer vocês, vejo ele com muita autenticidade e credibilidade em tudo o que fez e relata. O Mauoscar tem relatos originais de lugares que nunca imaginei existir, então realmente quando se fala de coisas nunca ouvidas as buscas são baixas.
    Relaxa cara e manda bala e nos deixa babando com este mundo que vocês estão vivendo e conhecendo.
    Ah reparo uma grande evolução, você está fotogfando cada vez melhor, isto está claro no dia dia do Mauoscar.

    Parabéns e muitas trips, post e vinhos.

    @Gusbelli

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Gustavo

      Pois é eu poderia talvez ser mais “profissional” e ganhar muito mais visitas se escrevesse sobre o obvio e ululante. Nunca escrevi por exemplo um post falando sobre compras em Delaware (Tenho certeza que iria bombar). Ao mesmo tempo, sempre penso que o mais legal de um blog é mostrar lugares e experiências diferentes que as pessoas não necessariamente sabiam que existiam. Assim acabamos tendo menos visitas, mas quando recebemos comentários falando que nossas dicas/posts deixaram a viagem dos outros ainda melhor, isso vale mais que qualquer estatística.
      Você levantou um ponto muito importante que não havia parado para pensar.. Se não fosse pelo blog, talvez ainda não teria descoberto uma das minhas verdadeiras paixões, a fotografia.
      Obrigado por nos acompanhar por aqui. E sabem que estamos esperando a visita de vocês.. Ano que vem a gente aparece ai em Fpolis..

      Abraço

  22. Simone J says

    Oi Oscar! Olha, ótimo texto como sempre (reflexivo e pessoal), e meu super parabéns merecido pelo blogversário! não desanima não viu!

    Acho que um dos fatores da queda não é a qualidade dos posts, que se mantém excelente, mas sim o tema (NZ), que infelizmente é “desconhecido ou não de tão grande interesse” para os brasileiros como era os EUA. Não leu o post da Marcie outro dia publicado lá no site da ABBV? O que ocorre é que segundo pesquisa, dos brasileiros que viajam para o exterior, exagerados 75% (!!!) tem como destino final os Estados Unidos (flórida), então certamente pesquisam mais sobre aquele país, por isso a diminuição.

    Nova Zelândia ainda não entrou para a carta de opções da maioria dos viajantes daqui, porém quem sabe com seus posts mostrando lugares e paisagens tão maravilhosas até não aumente e motive a visita!!! Eu cada vez fico com mais vontade através de seus relatos, inclusive de morar aí!

    Seu trabalho é genuíno e de qualidade, então fique firme em escrever se isto te dá prazer, sem se preocupar tanto com acessos (eu quase nem olho os meus, e evito comparar…) Como vc mesmo mencionou, acessos não definem qualidade, as vezes é mais mkt e “fluência” nas redes sociais!!
    Firme na peteca aí, e não pára de falar de NZ não, é um destino que merece posts como os seus, e quem sabe logo em breve o mauoscar vai se tornar referencia primeira sobre o pais!!! 😉

    parabéns pelos 5 anos e persistência, e que venham mais muitas viagens!

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Simone

      Obrigado pelas palavras de apoio e pelos votos de feliz aniversário. É de fato uma pena que grande parte dos turistas brasileiros que viajam ao exterior tem como principal foco os EUA (leia-se compras). Felizmente, nem todo mundo pensa assim!! Fico lisongeado em saber que você tem cada vez mais vontade de visitar a Nova Zelândia e de quem sabe até morar por aqui por conta de nossos posts. Bem a NZ é de fato um país magnífico para se morar.. O único problema é que fica meio longe de tudo. Porém o isolamento também traz suas vantagens

      Bjs

  23. Mario Viana says

    Caro Oscar,
    Entendo os problemas que voce relatou, mas também tem pelo menos dois fatores a serem considerados.
    Primeiro tem o tempo. Os textos antigos continuam sendo lidos. Eu só comecei a seguir teus posts no ano passado e volta e meia tô consultando os antigos. Quanto mais antigo, maior o tempo de exposição, ok?
    Outro fator que precisa ser considerado é que brasileiro em geral é deslumbrado peloa EUA. Já a Nova Zelandia não ocupa o mesmo espaço no imaginário.
    Enfim, pode deixar que eu vou ficar aqui sempre acompanhando.
    Grande abraço
    Mário

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Mario

      Com certeza que quanto mais antigo maior o número total de visitas. Mas os dados que menciono neste posts se referem apenas as visitas nos últimos 3 e 6 meses.. Com o tempo, com cada vez mais conteúdo, espero que aos poucos consiga dar uma melhorada nestes números.. Mas mais importante que eles, são os comentários e a interação com os leitores.. Do que adianta ter 1.000.000 de acessos e não receber comentários.. Isso é praticamente a mesma coisa que falar com as paredes.
      Obrigado por nos seguir e por comentar aqui no Blog

      Abraço

  24. Parabéns meninos! Acho que é normal rolar altos e baixos, mas todo mundo q vem aqui sabe a qualidade do conteúdo. Que venham muitos anos, muito sucesso, e muitos posts lindos!

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Helô

      Muito obrigado.. Pois é espero que esta seja apenas uma fase de transição.
      Obrigado pelos votos de parabéns e sucesso.. Se Deus quiser ainda vou postar muitos posts por aqui..

  25. Lena says

    Ih!!! Nem pense nisso, hein?! O Mauoscar é tudo de bom e você não pode fazer uma maldade dessas!
    Bom, nem vou me prolongar nesse assunto, porque sei que foi só desabafo e que você não abandonaria este filho lindo!
    Vim aqui pra dar Parabéns e pra celebrar com vocês esses 5 anos tão ricos, tão intensos, tão felizes!
    E que o blog tenha cada vez mais posts exóticos (talvez menos visitados), mas cada vez mais deslumbrantes! E que a vida de vocês, assim como a do blog seja sempre cheia de alegria e beleza!
    E eu, vou ter que me atualizar logo, logo de tudo!

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Lena

      Como você disse, esse blog é como um filho.. Dá trabalho, cansa as vezes, mas não tem como amar o que fazemos..
      Abandonar, jamais!! Podemos até não receber 1 milhão de visitas, mas sei que os poucos que visitam e que aqui sempre retornam sabem do esforço e esmero e prestigiam o trabalho que faço aqui.
      Neste momento de crise de meia idade, as postagens podem ficar um pouco mais esparsadas, mas o fato é que não sei mais viver sem esse blog.
      Já faz tempo que larguei mão de postar sobre tudo o que vemos e vivenciamos por aí. Eu até tento, mas humanamente é impossível. Afinal de contas, a vida continua do lado de fora da blogosfera não é verdade?!
      Estamos esperando sua visita aqui.. Você sabe que aqui vai receber tratamento VIP..

      Bjos

  26. philmuller says

    Parabéns pelos 5 anos!

    Turismo, assim como qualquer relação comercial entre países, também é afetado pela distância (quanto mais distante um país do outro geralmente menor é a relação comercial entre eles). O Blog talvez tivesse mais acessos se o foco fosse em locais onde o turismo brasileiro em geral é focado, mas certamente não teria um conteúdo tão ímpar e de altíssima qualidade quanto o que tem hoje.

    Sinceramente Nova Zelândia não estava muito no meu radar, mas depois dos posts daqui e das deslumbrantes fotos no instagram, já está na lista :D.

    Força, sucesso e vida longa ao blog!

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Phillip

      É verdade, a Nova Zelândia é bem na contramão mesmo!! O Brasil é apenas o 28 mercado para o turismo da Nova Zelândia. Apesar disso, estamos entre os 10 que mais gastam por aqui. A AirNZ até vislumbra a possibilidade de fazer um vôo conectando a NZ a América do Sul, o problema que para ele ser economicamente viável, ele precisa de aeronave de grande autonomia e com grau de ocupação de carga e passageiros elevados. http://www.lanzbc.co.nz/council-events-archive/116.html
      Para vir dos EUA para cá é relativamente barato é fácil já que existem vôos diretos de Los Angeles, San Francisco e Honolulu. A Nova Zelândia não decepciona!! Aparecendo por aqui é só dar um toque!!

      Abs

  27. Flora says

    Logo pela manhã, quando li seu blog tinha só 3 comentários. Alguém me chamou e só agora tive condições de voltar e encontrei ai em cima 25 maravilhosas mensagens, que eu endosso totalmente. Seu blog é um dos melhores que já encontrei, tanto que como você mesmo disse fui campeã de comentários. Você escreve e fotografa aquilo que mais amo em viagens. Se vocês já foram a um lugar, a gente nem precisa de guia, como foi o caso do Yellowstone e Grand Teton. Em todos os posts a gente vê o carinho e a dedicação que é feito. Como disse a Lena, você não pode fazer um maldade destas com a gente. Ficaríamos órfãos. E mais que tudo, PARABÉNS!!! por estes 5 anos maravilhosos do blog. Que ele tenha um vida muiiiiiiiiito longa. Pode ter certeza que estarei sempre por aqui, comentando ou não. Como já te disse em outra ocasião assino e sou fã de carteirinha daqui.
    Beijos meus queridos.

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Flora

      Obrigado pela visita e por todos os comentários que você já fez aqui. Você é de fato fã de carterinha do blog. Eu fico extremamente feliz em saber que você foi ao Yellowstone/Grand Teton por conta dos posts que escrevi.
      Pode ficar tranqüila que o blog deve continuar ainda por um bom tempo.. Por mais que as vezes tenha alguns dissabores, através dele conheci pessoas incríveis. E sempre que recebemos um feedback dizendo que nossas dicas foram úteis, tudo passa a valer a pena!!
      Mais uma vez obrigado pelo carinho e por nos acompanhar por aqui
      Bjs

  28. Sibele says

    Não desistam!! O blog de vocês é importante para quem se importa!!!!!!

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Sibele

      Verdade.. Obrigado pelo carinho e pela visita

      Abs

  29. Yasmine Murata says

    Parabéns Oscar!

    Por vezes também pensei em desistir mas principalmente agora pela falta de tempo, pois odeio poder me dedicar pela metade. Mas por favor não desista, pois o blog de vcs também é uma inspiração para nós. Em toda a blogosfera inclusive comercial uma coisa aprendemos, a identificar um texto realmente escrito com sentimentos e sinceridade. E que com toda certeza é nesse que o blog de vocês se encaixa. Não se apegue aos números e sim a motivação que seus textos trouxeram aos leitores, inclusive a mim! Um beijo!

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Yasmine

      Obrigado pela visita e pelas palavras de apoio.. Eu também odeio não poder me dedicar o quanto gostaria ao Blog. Ultimamente nem tem sido tanto a falta de tempo, mas sim a falta de motivação ao ver blogs superficiais serem convidados para fam trips, ganhando algum dinheiro e afins. Por conta de nossa expatriação, e dificuldades relacionadas ao meu visto por sermos parceiros do mesmo sexo em Cingapura e nos EUA, acabei tendo que abrir mão da minha carreira de engenheiro. Comecei o blog como hobby, e adoraria transformar ele numa potencial fonte de renda para pelo menos subvencionar nossas viagens. Infelizmente não consigo me transformar em mais um blog superficial que escreve para os robôs do Google e que se enchem de banners de propaganda. Enfim, prefiro me apegar aos meus poucos e fiéis leitores e continuar a ser o blog que sempre fomos que ser apenas mais um blog escrevendo sobre coisas já escritas por aí. Esse post foi mais mesmo um desabafo.. Afinal de contas quem não passa por altos e baixos,

      Bjs

  30. Parabéns Oscar!! Vamos em frente sempre!!!

    Algumas vezes também fiquei muito desanimado em continuar blogando, mas sempre me lembro dos motivos que fizeram a gente criar o blog: incentivar e inspirar outras pessoas a viajar.

    E sempre que o desânimo veio, vieram também muitos comentários encorajadores, que nos faziam ver que o blog é de grande utilidade e que desistir não é a solução para nada.

    Acredito (embora algumas vezes duvide rsrs) que blogs de qualidade vão resistir a essa onda de blogs sem alma de blogueiro, que já nasceram com o ‘anuncie aqui’ bem destacado no layout.

    Não me incomodam as estatísticas até porque alguns dos “blogs grandes” são vazios de conteúdo e mentem sobre os acessos que têm. Quantidade de acesso não reflete a qualidade do conteúdo.

    Continue assim escrevendo com todo esse empenho e dedicação. Nós leitores agradecemos!!!

    Abraços!!

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Douglas e Júlia

      Obrigado pela visita e pelas palavras.. Eu também tenho lá minhas dúvidas, mas como vocês disseram: Criamos o blog para incentivar e inspirar outras pessoas a viajar. E assim espero continuar por muito tempo ainda..
      Abraço

  31. Nicoli says

    Não deixem de existir, porque junto dessa possível viajem sem volta nossos sonhos e/ou os meus se vão também. Vocês me proporcionaram isso, poder sonhar em fotos, palavras, sabores, opiniões, dicas, artes, aventuras, etc, já que ainda não pude realiza-los. Isso me faz completa, assim como tantas outras pessoas e visitantes. Acho que o blog de vocês é sem duvida completo. Gostaria de poder devorar tanta informação. 🙂
    Estou nos primeiros posts e não vejo a hora de ver tudo e sinceramente eu gostaria de ter encontrado vocês antes. Se eu puder espalhar o blog de vocês, farei com gosto. E por favor não deixem de nos dar esse prazer de cada lugar, de cada detalhe, de cada momento. Nos deem um pouquinho desse amor.
    Amo a Itália, Grécia, Disney, espero que vocês tenham oportunidade de conhecer, senão contar mais como é. Preciso muito conhecer.

    Com relação as chateações, infelizmente parece que hoje essa pratica de copia não tem punição, pior ainda são pessoas que não tem experiencia nenhuma, mas acabam levando créditos de outras. Pelo menos mencionem o proprietário do Post. São direitos legais.

    Obrigada por TUDO.
    E por me fazer acreditar que posso.

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Nicoli

      Antes de tudo seja muito bem vinda aqui no blog.. Obrigado pelas palavras de carinho.. Não existe nada mais gratificante que receber um comentário como esse. Quando criei este blog o intuíto era justamente esse.. Compartilhar as experiências que estávamos tendo com outras pessoas para que elas possam mesmo que não podendo visitar o mesmo lugar fisicamente, possam viajar com a gente através de nossas fotos e textos..
      Se você quiser ler textos do blog aleatoriamente, uma boa opção é clicar nesse link => http://mauoscar.com/?random Um post aleatorio aqui do blog será mostrado para você.. Caso contrário, basta ir ao índice geral do blog => http://mauoscar.com/indice/

      Obrigado pela visita

      Abs

  32. Nicoli says

    OBRIGADA PELA INSPIRAÇÃO. ♥♥

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      😀

  33. Lu Malheiros says

    Parabéns!! Cinco anos bem comemorados! E, olha, como todo mundo já falou: ânimo! O Mauoscar é ótimo!
    Bjs

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Lu

      Obrigado pelo carinho..
      Bjs

  34. Guilherme Tetamanti says

    Show de bola. Adoro o conteúdo de vcs!!!

    Parabéns e vida longa as suas viagens!!!

    Abraços

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Obrigado

  35. Erika says

    Olá, adoro o blog de vcs e estou sempre de olho nas postagens! Em primeiro lugar , meus parabéns!! 5 anos não é para qualquer um…é tempo e dedicação, além de muito amor por viajar.
    Gosto do blog de vcs porque é autêntico, então não há o que se preocupar com relação a blogueiros fake, simplesmente porque existe uma diferença fundamental entre os blogs “comerciais”e os blogs de viajantes de verdade: Conteúdo. E isso vocês tem de sobra!!

    Abraço

    Erika.

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Erika

      Muito obrigado pela visita e por suas palavras!
      Abs

  36. Marcelo (Álbum de Viagens) says

    Oscar,
    Parabéns pelos cinco anos do blog! A qualidade do blog continua ótima, com um conteúdo difícil de encontrar em outros blogs, e que me faz recordar do país maravilhoso que é a Nova Zelândia.

    Abraço

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Marcelo

      Obrigado pela visita e pelos votos de feliz aniversário para o blog.

      Abs

  37. Tereza says

    Parabéns pelos 5 anos de blog.
    Não deixe de escrever. eu estive em San Francisco e peguei a Highway 1 em direção de Los Angeles e tudo foi indicado aqui. Talvez a N. Zelândia não atire muitos visitantes mas seu blog é muito legal. Bastante diferente pois possui aquela espontaneidade que a gente tanto procura.
    Abraço

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Tereza

      Obrigado 😀

  38. Claudio says

    Oscar,
    Nunca desanime meu caro. O seu blog serviu de inspiração para o nosso. Não meça o sucesso de seu site pelo número de acessos aleatórios e sim pela enorme quantidade de perguntas e/ou comentários relevantes. Isso sim é muito mais importante!
    Essa história de resultado de pesquisas no google não dar o seu blog no começo também nada significa!
    Tem expressões ai que você citou que eu nunca ouvi falar como SEO e fam trip, dentre outras, mas é bom ficar atento!
    Continue fazendo o blog do seu jeito, não se deixando levar pelos modismos e lembre-se que o seu blog contribuiu com a maior parte das informações para a nossa próxima viagem – Nova Inglaterra em outubro próximo!
    Grande abraço
    Cláudio

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Claudio

      Obrigado pelas palavras de apoio!!
      Tenho certeza que a viagem de vocês este ano para a Nova Inglaterra será um sucesso!!

      Grande Abraço

  39. Amanda Lago says

    Oscar,

    Penso da mesma maneira que você. Nossos posts devem ser fruto de experiências genuínas. Acabei de retornar da minha primeira viagem depois que criei meu blog e estou postando aos poucos, conforme o tempo disponível. Fiquei 3 dias no Panamá, um destino cada vez mais visitado pelos brasileiros devido a conveniência e valores dos voos da Copa para Caribe e Eua. Poderia ter me dedicado a visitar todos os shoppings da cidade e fazer um post sobre compras no Panamá. Acho que iria bombar de acessos, rsrsrs. Mas não. Prefiro não mudar meu jeito de viajar pensando no que vou postar. Mais uma vez, não desanime, a vida dá muitas voltas.

    Abraço,
    Amanda

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Amanda

      É verdade… Obrigado pela força 😀 A propósito qual é o seu blog?

      Abs

  40. Amanda Lago says

    Oscar, meu blog é http://www.batendopernapelomundo.com. Estou fazendo os posts aos poucos, pois o tempo disponível está bem curto. Já fiz um falando sobre a fazenda de borboletas em Aruba, sobre o Sea Aquarium de Curaçao, motivos para visitar Curaçao e minha experiência no Renaissance Curaçao. Os posts dos outros destinos fiz apenas a titulo de recordação, pegando meus arquivinhos salvos em pdf. Estou gostando da experiência, pois acho que nessa viagem pós blog fiquei mais atenta aos detalhes. Acho que vou até fazer um curso de fotografia para tirar fotos bonitas que nem as tuas, rsrsrsrs.

    Abraço,
    Amanda

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Amanda

      Legal.. Acho que ainda nunca tinha visitado seu blog antes. Aproveitei para colocar ele em nosso Blogroll (Outros Blogs)
      Acredite se quiser, mas eu nunca fiz nenhum curso de fotografia.. Aprendi a fotografar fotografando 😀

      Abs

  41. Amanda Lago says

    Não creio!!! Tuas fotos são show. Meu blog é bem recente, criei ele finalzinho de fevereiro. É que os destinos que visitei antes da criação do blog coloquei com as datas em que os passeios foram feitos, para não misturar com as viagens mais recentes. Nossa, esse negócio de blog dá um trabalhinho, heim. Tô quebrando a cabeça para deixar ele mais arrumadinho. Sou meio analfabeta em assuntos de tecnologia, então para mim o trabalho é dobrado.

    Abs,
    Amanda

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Amanda

      Isso é normal.. Eu também já bati muita cabeça para entender algumas coisas aqui do blog.. Praticamente tudo que aprendi aqui foi de maneira auto-didata.. toma um tempo danado, mas é gratificante quando as coisas dão certo.
      Quanto as fotografias, eu digo, se vc tiver uma SLR não use as configurações automáticas e tire muitas fotos usando e testando diferente configurações e diferentes ângulos.. Suas fotos vão certamente te surpreender

  42. Carlos Roani says

    Oscar, realmente essa questão de alguém simplesmente “roubar” uma foto ou texto é desanimador. Já passei por várias situações como essa e por vezes me tirou o sono. Não tenho nenhuma pretensão profissional e nem imagino um dia ganhar dinheiro com minhas fotos, mas ver sua foto sendo usada por alguém sem os devidos créditos é no mínimo amargurante. Fico imaginando quantos ignorantes não fazem uso do material indevido do seu blog, até porque no meu caso é material bem local e não tem 0,1% do alcance que o mauocar tem. Com relação ao seu desânimo na queda de acessos, penso que se você conseguir ajudar uma única pessoa, o esforço já terá valido a pena. Viajar e fotografia talvez seja a maior das terapias, o blog é apenas um detalhe. Abraço!

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Carlos

      Obrigado pela visita. O fato poder ajudar as outras pessoas a viajar mais e melhor faz tudo, apesar dos senões, valerem a pena..

      Abraço

  43. Maryanne says

    Oi Oscar, estou aqui atrasada lendo seu post, mas nao quero deixar de te dar apoio e dizer pra vc nao parar nao. Acho bem logico que seus acessos tenham diminuido, afinal quem viaja de Brasil pra NZ? Mas isso nao quer dizer que a NZ nao entre na moda daqui a algum tempo e só vcs escrevem sobre o destino. Foi a mesma coisa com Singapura, vcs sao sinonimo de info sobre Singa em portugues. Continue com seus posts, a NZ é um pais incrivel, e seu blog é otimo. Bjs

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Maryanne

      Obrigado pelo comentário e pelas palavras de apoio 😀
      Pois é quem sabe uma hora a Air New Zealand não começa a voar para o Brasil.. Infelizmente isso certamente vai acontecer quando mudarmos daqui.. Foi como aconteceu com Cingapura..

      Bjs

  44. […] segunda-feira 22/07 o blog comemorou 5 anos de existência e o post “comemorativo” logo se tornou um dos mais comentados da história do blog. E para […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.