Ma’alaea Bay em Maui: O melhor lugar para ver baleias no Havaí

Todos os anos entre meados do mês de Dezembro e o início do mês de Abril as gigantescas baleias jubarte (Humpback WhalesMegaptera novaeangliae) tem o privilégio de chamar o Havaí de casa. Viajando cerca de 5.000 kilômetros em uma jornada aproximadamente de dois meses de duração, esses gigantescos e simpáticos cetáceos migram do golfo do Alasca até o Havaí fugindo não apenas do rigoroso inverno do local, mas também para se socializar, se alimentar e principalmente, se reproduzir nas águas quentes e rasas do arquipélago havaiano.

baleias-em-maui-no-hawaii16

Por sinal, as baleias jubarte do Alasca tem o costume de migrar para 3 diferentes regiões do planeta. O mais “esperto” deles vai para o Havaí, o outro desce pela costa da Califórnia até o litoral do México e o terceiro grupo menos afortunado segue em direção ao arquipélago japonês.

Durante nossa viagem ao Havaí fizemos questão de incluir a ilha de Maui em nosso roteiro pelas ilhas do Havaí de forma que, além de desfrutar de suas belíssimas praias e paisagens, pudéssemos apreciar um pouco deste verdeiro espetáculo da natureza que é assistir ao vivo e a cores o ballet destes verdadeiros acrobatas gigantes, os quais podem facilmente chegar a pesar mais de 40-45 toneladas.

Considerada como um dos melhores pontos observação de baleias do mundo, a região do Auau Channel compreendida entre as ilhas de Maui, Molokai e Lanai é “o point” para aqueles interessados em Whale Watching no Havaí. Tanto que em 1992 a região foi declarado como santuário marinho nacional das baleias jubarte

As águas da Ma’alaea Bay entre West Maui e South Maui, em especial, são uma das áreas favoritas das baleias jubarte em todo o Havaí. Por estarem de certa forma “protegidas” pelas enormes montanhas de West Maui e pelo Haleakala, esta enorme baía propicia as condições ideais para o agrupamento (alimentação, socialização e reprodução)  destes animais em águas tranquilas (nem tanto assim no dia do nosso passeio) e de alta visibilidade.

E é dali que saem a grande maioria dos passeios de barco para se observar as baleias em Maui. Seguindo a recomendação da nossa amiga Lúcia Malla que mora no Havaí e mantem o Blog Uma Malla pelo Mundo, optamos pelo passeio oferecido pela Pacific Whale Foundation e só tenho uma palavra a dizer: foi bárbaro.

Fizemos o passeio no dia de nossa chegada à ilha. O dia não estava dos melhores, ventava bastante e o mar estava bem agitado. E mesmo com as montanhas que “protegem” a baía, o barco que era relativamente grande balançou bastante, mas não o suficiente para atrapalhar nossa empolgação de ver os esguichos de ar, as acrobacias, os saltos e as respectivas caudas destes animais batendo na água pela primeira vez.

Ao longo do passeio de cerca de 2 horas de duração, vimos pelo menos umas 20-25 baleias, muitas delas já com seus respectivos filhotes. Como o barco por lei não pode se aproximar dos animais, sempre mantendo uns (75-100m) de distância, nem sempre era possível ter a exata noção do tamanho destes animais. Porém volta e meia, elas se aproximavam do barco por “livre e espontânea vontade”. Aí sim você tinha real noção do tamanho delas e de quebra escutava a respiração destes animais que ao expelir o ar da sua respiração mais pareciam um Geyser no meio do mar que outra coisa. Simplesmente indescritível.

Uma das coisa bacanas de ter feito o passeio com a PWF (Pacific Whale Foundation) foi o fato de além de não ser abusivamente caro e parte da renda ser empregada na pesquisa, o tempo todo fomos acompanhados por um biólogo marinho que ia explicando coisas do comportamento das baleias a medida que íamos avistando elas.

Um dos momentos mais marcantes do passeio na minha opinião é quando num determinado momento a tripulação pára e desliga o barco e pede silêncio a todos os passageiros e coloca um hidrofone na água para escutarmos a comunicação das baleias. Apesar de não sabermos exatamente do que elas estão falando, é emocionante se escutar a socialização sonora destes animais.

No Havaí, as baleias hoje são tratados com grande respeito. No passado, a história não era bem assim. Cidades como Lahaina e Kahului eram famosas pela pesca baleeira, que quase extinguiram com a espécie por essas águas. Mas com o fim desta atividade predatória, as baleias voltaram e ano após ano o número delas tem aumentado consideravelmente. Hoje estima-se que entre 6000-8000 baleias visitem o Havaí todos os anos. E boa parte delas escolhem esta região para passar suas “férias” no paraíso. Espertinhas elas não?!

Informações Úteis:

Durante o inverno (Dez-Mar) é possível avistar baleias em praticamente todo o Havaí. Mas esta região em Maui é onde elas são encontradas em maior número, especialmente na Ma’alaea e Lahaina harbours.

As baleias não chegam todas ao mesmo tempo. O número delas vai aumentando gradualmente ao longo dos meses, sendo Fevereiro e Março os meses de pico para observação das baleias.

É quase certeza que visitando Maui no inverno você verá as baleias jubartes. Muita vezes até mesmo da praia é possível vê-las, Mas para todos os efeitos, a PWF garante (entre ultima quinzena de Novembro até primeira de Maio) você ver pelo menos uma baleia. Caso contrário pode fazer o passeio novamente.

Endereço:

Pacific Whale Foundation

300 Maalaea Boat Harbor Rd

Wailuku, HI

 

Coordenadas para o GPS:

Latitude Longitude
N 20 47.540 W 156 30.760

Veja também:

Uma tarde com as baleias jubartes de Maui no Uma Malla pelo Mundo

Video com alguns flagrantes fantásticos  das Baleias Jubartes em Maui

Posts Relacionados:

 Georgia Aquarium:  Bastidores do maior aquário do mundo

Faróis do Maine: Alguns dos mais bonitos Lighthouses da Nova Inglaterra

 Passeio de Helicóptero em Kauai: Em busca do cenário de Jurassic Park

Posts sobre o Havaí:

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

Instagram  – Google +

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

No Responses to “Ma’alaea Bay em Maui: O melhor lugar para ver baleias no Havaí”

  1. 03/03/2013 at 5:20 pm #

    Que post lindo meu Deus… Suas fotos pra variar estão de babar. Quando vi baleias no Canada, nas fotos elas pareciam mais umas sardinhas. Abs

    • Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens
      04/03/2013 at 1:18 am #

      Flora

      Rsrs.. Eu tive que usar o Zoom máximo da Lente para tirar essas fotos. Muitas delas ficaram tremidas. E como elas não saltam na hora que a gente quer tenho que dizer que 80% fotos foram direto para o lixo..
      Obrigado pela visita e pelo comentário 😀

      Abs

  2. carlos nascimento
    04/03/2013 at 4:27 am #

    Oscar. adorei o post. mais uma vez cheio de detalhes. O Marcio e a Rita estiveram nesta ilha no mes passado. adoraram.

    • Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens
      07/03/2013 at 4:38 am #

      Tio Du

      Difícil alguem não gostar do Hawaii.. E olha que honestamente falando das 3 ilhas que visitamos Maui foi a que eu abriria mão se voltasse ao Hawaii e ó pudesse visitar 3 ilhas…

  3. 04/03/2013 at 11:29 am #

    Oi, Oscar. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem. a
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia Paulista

    • Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens
      07/03/2013 at 4:39 am #

      Natalie

      Muito obrigado pela honra de mais uma vez estar no grupo dos 10 da Viajosfera

      Bjs

Trackbacks/Pingbacks

  1. Nadando com golfinhos em Kaikoura na Nova Zelândia | MauOscar Blog de Viagens - 10/04/2013

    […]  Ma’alaea Bay em Maui: O melhor lugar para ver baleias no Havaí […]

  2. Nadando com as manta rays na Big Island no Havaí | MauOscar Blog de Viagens - 09/01/2014

    […]  Ma’alaea Bay em Maui: O melhor lugar para ver baleias no Havaí […]

Leave a Reply