Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Ma’alaea Bay em Maui: O melhor lugar para ver baleias no Havaí

0

Todos os anos entre meados do mês de Dezembro e o início do mês de Abril as gigantescas baleias jubarte (Humpback WhalesMegaptera novaeangliae) tem o privilégio de chamar o Havaí de casa. Viajando cerca de 5.000 kilômetros em uma jornada aproximadamente de dois meses de duração, esses gigantescos e simpáticos cetáceos migram do golfo do Alasca até o Havaí fugindo não apenas do rigoroso inverno do local, mas também para se socializar, se alimentar e principalmente, se reproduzir nas águas quentes e rasas do arquipélago havaiano.

baleias-em-maui-no-hawaii16

Por sinal, as baleias jubarte do Alasca tem o costume de migrar para 3 diferentes regiões do planeta. O mais “esperto” deles vai para o Havaí, o outro desce pela costa da Califórnia até o litoral do México e o terceiro grupo menos afortunado segue em direção ao arquipélago japonês.

Durante nossa viagem ao Havaí fizemos questão de incluir a ilha de Maui em nosso roteiro pelas ilhas do Havaí de forma que, além de desfrutar de suas belíssimas praias e paisagens, pudéssemos apreciar um pouco deste verdeiro espetáculo da natureza que é assistir ao vivo e a cores o ballet destes verdadeiros acrobatas gigantes, os quais podem facilmente chegar a pesar mais de 40-45 toneladas.

Considerada como um dos melhores pontos observação de baleias do mundo, a região do Auau Channel compreendida entre as ilhas de Maui, Molokai e Lanai é “o point” para aqueles interessados em Whale Watching no Havaí. Tanto que em 1992 a região foi declarado como santuário marinho nacional das baleias jubarte

As águas da Ma’alaea Bay entre West Maui e South Maui, em especial, são uma das áreas favoritas das baleias jubarte em todo o Havaí. Por estarem de certa forma “protegidas” pelas enormes montanhas de West Maui e pelo Haleakala, esta enorme baía propicia as condições ideais para o agrupamento (alimentação, socialização e reprodução)  destes animais em águas tranquilas (nem tanto assim no dia do nosso passeio) e de alta visibilidade.

E é dali que saem a grande maioria dos passeios de barco para se observar as baleias em Maui. Seguindo a recomendação da nossa amiga Lúcia Malla que mora no Havaí e mantem o Blog Uma Malla pelo Mundo, optamos pelo passeio oferecido pela Pacific Whale Foundation e só tenho uma palavra a dizer: foi bárbaro.

Fizemos o passeio no dia de nossa chegada à ilha. O dia não estava dos melhores, ventava bastante e o mar estava bem agitado. E mesmo com as montanhas que “protegem” a baía, o barco que era relativamente grande balançou bastante, mas não o suficiente para atrapalhar nossa empolgação de ver os esguichos de ar, as acrobacias, os saltos e as respectivas caudas destes animais batendo na água pela primeira vez.

Ao longo do passeio de cerca de 2 horas de duração, vimos pelo menos umas 20-25 baleias, muitas delas já com seus respectivos filhotes. Como o barco por lei não pode se aproximar dos animais, sempre mantendo uns (75-100m) de distância, nem sempre era possível ter a exata noção do tamanho destes animais. Porém volta e meia, elas se aproximavam do barco por “livre e espontânea vontade”. Aí sim você tinha real noção do tamanho delas e de quebra escutava a respiração destes animais que ao expelir o ar da sua respiração mais pareciam um Geyser no meio do mar que outra coisa. Simplesmente indescritível.

Uma das coisa bacanas de ter feito o passeio com a PWF (Pacific Whale Foundation) foi o fato de além de não ser abusivamente caro e parte da renda ser empregada na pesquisa, o tempo todo fomos acompanhados por um biólogo marinho que ia explicando coisas do comportamento das baleias a medida que íamos avistando elas.

Um dos momentos mais marcantes do passeio na minha opinião é quando num determinado momento a tripulação pára e desliga o barco e pede silêncio a todos os passageiros e coloca um hidrofone na água para escutarmos a comunicação das baleias. Apesar de não sabermos exatamente do que elas estão falando, é emocionante se escutar a socialização sonora destes animais.

No Havaí, as baleias hoje são tratados com grande respeito. No passado, a história não era bem assim. Cidades como Lahaina e Kahului eram famosas pela pesca baleeira, que quase extinguiram com a espécie por essas águas. Mas com o fim desta atividade predatória, as baleias voltaram e ano após ano o número delas tem aumentado consideravelmente. Hoje estima-se que entre 6000-8000 baleias visitem o Havaí todos os anos. E boa parte delas escolhem esta região para passar suas “férias” no paraíso. Espertinhas elas não?!

Informações Úteis:

Durante o inverno (Dez-Mar) é possível avistar baleias em praticamente todo o Havaí. Mas esta região em Maui é onde elas são encontradas em maior número, especialmente na Ma’alaea e Lahaina harbours.

As baleias não chegam todas ao mesmo tempo. O número delas vai aumentando gradualmente ao longo dos meses, sendo Fevereiro e Março os meses de pico para observação das baleias.

É quase certeza que visitando Maui no inverno você verá as baleias jubartes. Muita vezes até mesmo da praia é possível vê-las, Mas para todos os efeitos, a PWF garante (entre ultima quinzena de Novembro até primeira de Maio) você ver pelo menos uma baleia. Caso contrário pode fazer o passeio novamente.

Endereço:

Pacific Whale Foundation

300 Maalaea Boat Harbor Rd

Wailuku, HI

 

Coordenadas para o GPS:

Latitude Longitude
N 20 47.540 W 156 30.760

Veja também:

Uma tarde com as baleias jubartes de Maui no Uma Malla pelo Mundo

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=uYV3ssBkgA0]

Video com alguns flagrantes fantásticos  das Baleias Jubartes em Maui

Posts Relacionados:

 Georgia Aquarium:  Bastidores do maior aquário do mundo

Faróis do Maine: Alguns dos mais bonitos Lighthouses da Nova Inglaterra

 Passeio de Helicóptero em Kauai: Em busca do cenário de Jurassic Park

Posts sobre o Havaí:

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

Instagram  – Google +

No Comments
  1. Flora says

    Que post lindo meu Deus… Suas fotos pra variar estão de babar. Quando vi baleias no Canada, nas fotos elas pareciam mais umas sardinhas. Abs

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Flora

      Rsrs.. Eu tive que usar o Zoom máximo da Lente para tirar essas fotos. Muitas delas ficaram tremidas. E como elas não saltam na hora que a gente quer tenho que dizer que 80% fotos foram direto para o lixo..
      Obrigado pela visita e pelo comentário 😀

      Abs

  2. carlos nascimento says

    Oscar. adorei o post. mais uma vez cheio de detalhes. O Marcio e a Rita estiveram nesta ilha no mes passado. adoraram.

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Tio Du

      Difícil alguem não gostar do Hawaii.. E olha que honestamente falando das 3 ilhas que visitamos Maui foi a que eu abriria mão se voltasse ao Hawaii e ó pudesse visitar 3 ilhas…

  3. Boia Paulista says

    Oi, Oscar. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem. a
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia Paulista

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Natalie

      Muito obrigado pela honra de mais uma vez estar no grupo dos 10 da Viajosfera

      Bjs

  4. […]  Ma’alaea Bay em Maui: O melhor lugar para ver baleias no Havaí […]

  5. […]  Ma’alaea Bay em Maui: O melhor lugar para ver baleias no Havaí […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.