Bruce Munro no Longwood Gardens: Jardins que parecem ter saído do filme Avatar

Water Towers no Longwood Gardens

Uma das melhores coisas do verão aqui nos EUA é que com os dias mais longos, museus e outras atrações ficam abertos até mais tarde. Além disso, nesta época do ano eventos e concertos ao ar livre abundam por todo o país, literalmente transformando a programação cultural desta época do ano.

Entrada do Longwood Gardens com decoração de Bruce Munro

No Longwood Gardens não poderia diferente. Além dos tradicionais shows com águas e  fogos, concertos ao ar livre que acontecem em determinadas datas durante o verão. Nesta época do ano, os belíssimos jardins de Pierre S. du Pont ficam também abertos ao público até um pouco mais tarde, proporcionando aos visitantes uma chance única de conhecer o local sob uma diferente perspectiva/iluminação e de quebra curtindo temperaturas mais agradáveis.

Obra de Bruce Munro com CDs no Longwood Gardens

Em 2012, o Longwood Gardens um dos mais bonitos Jardins Botânicos que já visitamos, traz pela primeira vez aos EUA o extraordinário trabalho do artista britânico Bruce Munro, o qual utiliza uma técnica pioneira que combina elementos como, vidro, garrafas  PET, fibra ótica e diferentes fontes de luz para dar forma e cor ao seu interessantíssimo trabalho. Antes de continuar lendo este Post assista ao vídeo abaixo. Se gostar tem mais alguns ao final do post.

Snowballs de Bruce Munro no Conservatório do Longwood Garden

Com um total de oito diferentes instalações espalhadas entre o conservatório e a porção oriental do jardins do Longwood Gardens, Munro conseguiu captar o espírito do fundador do local que costumeiramente sediava festas noturnas em seus jardins utilizando shows de águas e fogos para impressionar e surpreender seus convidados. E é justamente esta sensação de surpresa que você provavelmente terá ao visitar esta mostra que por um momento faz lembrar o filme Avatar de James Cameron. Mas vale lembrar que o artista trabalha com a técnica desde 2004, muito antes do filme ser feito.

Field of Light de Bruce Munro no Longwood Gardens: Instalação que usa 7000 esferas de vidro iluminadas com cabos de fibra ótica que dobra em escala com o lago

Bruce Munro nasceu no Reino Unido em 1959 e formou-se em Belas Artes na escola politécnica de Bristol. Pouco depois de sua formatura mudou-se para Sydney na Austrália onde se especializou em design e iluminação.  Retornando ao sudoeste da Inglaterra em 1992, fixou-se com sua família próximo a Bath onde montou seu studio e onde desenvolve seu trabalho.

Floresta do filme Avatar no Longwood Gardens – Instalação com 20.000 pontos de luz em meio ao bosque

Embora já tenha sido contratado para projetar grandes peças para clientes corporativos, tais como o Royal Institute of Chartered Surveyors, The Royal Society, Liberty & Co., e Camelot Group no United Kingdom headquarters, Munro tem focado seu trabalho na criação de instalações de arte de grande escala, com as quais vem ganhando reputação internacional. Seu trabalho foi já foi exposto no Victoria & Albert em Londres, bem como nas janelas da Harvey Nichols, uma das lojas de departamentos em Knightsbridge em Londres.

Light Shower no conservatório do Longwood Gardens, Instalação que usa 1650 gostas de vidro para criar o efeito de uma cascata de luz

No início de 2011 seu trabalho foi exibido na Catedral gótica so século 13 de Salisbury numa exposição muito aclamada pela crítica internacional. Posteriormente foi convidado para expor na Bienal de Kijkduin em Haia na Holanda, exposição aberta pessoalmente pela Rainha Beatrix dos Países Baixos.

Water Towers no Longwood Gardens: 69 Estruturas construídas com garrafas Pet de 1 litro recicladas que utilizam cabos de fibra ótica ligadas a um projetor de LED

A exposição “Light: Installations by Bruce Munro” no Longwood Gardens é a primeira exibição solo do artista nos EUA e vem desde sua inauguração no início do mês passado (09/Junho) literalmente lotando os fins de tarde/início das noite de quinta a domingo no Longwood Gardens.

Longwood Gardens – Arrow Spring: exposição com 15.000 pontinhos de luz num caminho em meandros de aproximadamente 100 m

Desde que a mostra abriu, tivemos a oportunidade de visitar a exposição em duas oportunidades. Na primeira delas, quase não foi possível fotografar de tão cheio que estava e por isso voltei um dia no meio da semana para poder fotografar um pouco da mostra com mais tempo e paciência.

Forest Light de Bruce Munro no Longwood Gardens

Um fato curioso em relação a esta exposição é que toda a energia utilizada para iluminar as instalações são provenientes dos painéis de captação solar que o Longwood Gardens instalou no ano passado para reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

Longwood Gardens com trabalho de Bruce Munro no verão 2012

Para amantes da fotografia, a exposição é um sonho e uma ótima oportunidade para tirar fotos fantásticas, só não esqueça de levar seu tripé.

Detalhe do Forest of Light no Longwood Gardens

 

Endereço:

Longwood Gardens

1001 Longwood Road, Kennett Square , PA 19348

Mapa no Googlemaps

Informações Úteis:

A Exposição “Lights: Installations by Bruce Munro” fica aberta ao público de 09 de Junho a 29 de Setembro. De quarta à sábado até o dia 01 de Setembro o Longwood Gardens fica aberto até as 23:00. Para maiores informações sobre horário de funcionamento clique aqui.

Floresta do Avatar no Longwood Gardens

Tickets são necessários para visitar os Jardins e aconselha-se comprar eles com antecedência, pois como são com hora marcada, se o parque estiver muito cheio e você não tiver o seu, vai ter que esperar ou pode até mesmo perder a viagem. Para comprar tickets para o Longwood Gardens acesse o site deles aqui.

Noite de verão no Longwood Gardens

Se for visitar o Longwood Gardens nas noites que coincidem com o show de fogos e fontes iluminadas é necessário comprar os ingressos para o evento. Com ele você pode visitar o Jardim e a exposição sem ter que comprar o ingresso normal.

Esferas de vidro e acrílico de Bruce Munro no Longwood Gardens

Para quem pretende fotografar usando tripé, é necessário fazer um cadastro rápido na entrada do Jardim. Lembrando que o uso dos mesmos, muitas vezes não é permitido no interior das estufas.

As torres coloridas de Bruce Munro no Meadows do Longwood Gardens

Não deixe que conhecer os aplicativos para iPhone, iPad e Android da exposição.

Veja também:

Mais fotos da exposição em nossa página no Facebook. Aproveite para curtir suas favoritas

Comercial da exposição na TV

Montagem da Arrow Spring em Time Lapse

 

Montagem do Field of Light em Time Lapse

Montagem das Water Towers em Time Lapse

Montagem das Snowballs no Conservatório em Time Lapse 

Posts Relacionados:

 Dale Chihuly: Redefinindo a arte da moldagem de peças em vidro 

 Lilytopia: Um mar de lírios floridos no Longwood Gardens 

Post sobre Jardins de Monet Exposição Jardins de Monet no Jardim Botânico de Nova York

 Singapore River Festival

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

  

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Categorias América do Norte, Brandywine Valley, Delaware, Estações do Ano, Estados Unidos, Longwood Gardens, Pennsylvania, Variedades, Verão

Autor:MauOscar BlogdeViagens

Blog de Viagens de dois expatriados brasileiros que adoram viajar, fotografar e compartilhar experiências pelo mundo Já moramos no Brasil, Alemanha, Cingapura, Estados Unidos e agora estamos morando em Auckland na Nova Zelândia

15 Comentários em “Bruce Munro no Longwood Gardens: Jardins que parecem ter saído do filme Avatar”

  1. jenny maria nascimento
    13/07/2012 às 09:52 #

    Que máximo em criatividade.

    • MauOscar
      16/07/2012 às 09:29 #

      :D Muito legal né?1
      Bjs

  2. 13/07/2012 às 19:01 #

    Que máximo, doidera :)

    • MauOscar
      16/07/2012 às 09:29 #

      Gustavo

      O Mais legal de tudo é que tudo troca de cor, como se estivesse pulsando

  3. raul
    14/07/2012 às 10:34 #

    Nossa, que espetaculo de fotografias. Parabens!

    • MauOscar
      16/07/2012 às 09:31 #

      Raul

      Valeu :D
      Queria que você estivesse aqui para ver isso com a gente..

  4. 14/07/2012 às 14:15 #

    MARAVILHOSO! e muito bem registrado!

    • MauOscar
      16/07/2012 às 09:32 #

      Teté

      Obrigado pela visita.. Uma pena que quando você visitou a mostra não estava aberta ainda..
      Bjs

  5. 19/07/2012 às 11:01 #

    Maravilhosas essas instalações, amei !!!!!

    • MauOscar
      22/07/2012 às 10:07 #

      Tripfeeling

      Tenho que dizer, pessoalmente é ainda mais bonito..
      Obrigado pela visita

  6. Marli Silva Coelho
    22/07/2012 às 10:44 #

    Pelas tuas fabulosas fotos dá para se ter uma idéia de como deve ser maravilhosa esta exposição.Parabéns mais uma vez.Beijos.

    • MauOscar
      22/07/2012 às 20:52 #

      Marli

      As fotos conseguem traduzir apenas parte da beleza desta mostra.. Nas luzes que ficam debaixo da floresta, elas trocam de cor e parecem pulsar como um coração batendo.. Muito legal..
      Obrigado pela visita

      Bjs

  7. Alcione Brenneisen Mayer
    08/09/2012 às 13:45 #

    Mau e Oscar tenho apreciado muito acompanhar o blog de vcs. São registros muito sensíveis e fotos lindíssimas, despertam muita vontade de visitar os lugares. Grande abraço.

    • MauOscar
      09/09/2012 às 00:03 #

      Alcione

      Obrigado pelas suas palavras carinhosas.. Nas últimas semanas o blog tem andado bem paradinho por conta de nossa mudança, mas em breve se deus quiser voltamos ao ritmo normal :D
      Volte sempre e use a caixa de comentários sempre que quiser

      Abraço

Trackbacks/Pingbacks

  1. Longwood Gardens em 360 graus | MauOscar Blog de Viagens - 21/08/2012

    [...]  Bruce Munro no Longwood Gardens: Jardins do filme Avatar [...]

De vida a este blog, deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 7.514 outros seguidores