Boeing: Visitando a maior fábrica de aviões do mundo nos arredores de Seattle

Durante nossa visita à Seattle, tivemos a oportunidade de realizar o sonho de qualquer viajante apaixonado por aviação. Realizar uma visita guiada a fábrica da Boeing e acompanhar de pertinho boa parte do processo de fabricação das aeronaves como o Boeing 747-8, 767, 777 e o moderníssimo 787 dreamliner.

Visita fábrica da Boeing

Embora a Boeing tenha sido fundada em Seattle em 1916 por William E. Boeing. Desde 2001 a empresa está oficialmente sediada em Chicago. Hoje, mesmo estando presente em diversos estados americanos e até mesmo em outros países do mundo, é no estado de Washington que a empresa mantém suas raízes e algumas de suas principais unidades.

Hangar de pintura na fábrica da Boeing

Como é o caso da Boeing Everett Factory. Localizada no município de Everett, uma cidade de pouco mais de 100.000 habitantes a cerca de 40 km ao norte do centro de Seattle.  Lá os amantes e curiosos da aviação podem participar de um interessantíssimo tour de 90 minutos de duração pelo interior da fábrica.

Vista aérea da fábrica da Boeing em Everett, WA
®Divulgação Boeing

Considerada a maior e mais importante fábrica do grupo Boeing, A Boeing Everett Factory ainda ostenta o título de maior edifício em capacidade de armazenagem do mundo. São mais de 13.3 milhões de metros cúbicos de área coberta. O que a título de comparação seria o suficiente para acomodar cerca de 14 Empire State Buildings deitados lado a lado sob o teto da fábrica.

Future of Flight, onde a visita a fábrica começa e termina

De tão grande que é, a fábrica chega a ser considerada uma cidade dentro de outra. E muitas vezes chega a ser chamada de “Boeing-City”, uma vez que a fábrica tem CEP, corpo de bombeiros, polícia, hospital e até mesmo subestações de luz e tratamento de aguas próprios.

Future of Flight

Bem isso não é por acaso, afinal de contas nesta gigantesca fábrica de aviões gigantes, mais de 30.000 pessoas se revezam em 3 turnos diários produzindo alguns dos maiores sucessos de venda da Boeing como é o caso do 747 que reinou absoluto como o maior avião comercial de passageiros do mundo por 37 anos seguidos até ser desbancado em 2007 pelo A-380 da Airbus. Ou mesmo o inovador 787 Dreamliner.

Future of Flight Aviation Center em Everett, WA

Bem mais indo ao que interessa: O tour de aproximadamente 90 minutos começa com a compra do ingresso. Recomenda-se comprar os tickets com antecedência na internet, principalmente entre os meses de Junho e Setembro. No final do Post mais informações sobre o tour:

Entrada do Future of flight Aviation Center & Boeing Tour

O tour começa no Future of Flight Aviation Center & Boeing Tour. Lá no horário marcado os participantes são conduzidos para um auditório, onde é passado um vídeo institucional da empresa de uns 10-15 minutos.

Entrada do tour pela fábrica da Boeing

Após o termino do tour é passado mais uma vez algumas instruções relativas a segurança e normas do tour entre elas a proibição total de câmeras, aparelhos celulares e eletrônicos no interior da fábrica. Você deve deixar tudo no carro ou num dos lockers pagos do Future of Flight Aviation Center. (Uma pena não poder fotografar o tour para colocar fotos minhas aqui no Blog, enfim normas são normas).

Hall para o Auditório da Boeing: Daqui para frente celulares e cameras são proibidos

Depois desta parte protocolar, o grupo todo embarca num ônibus (chinfrinzinho) e então seguimos em direção a fábrica. No caminho você meio que se sente praticamente numa pista de aeroporto, uma vez que muitos dos aviões que aguardam a pintura ou vôos de teste encontram-se estacionados no pátio que o ônibus passa.

Fábrica da Boeing em Everett vista do terraço do Future of Flight Aviation Center

No nosso tour a primeira parada foi justamente na linha de produção do 747 e foi justamente pelo tamanho da aeronave, e a impossibilidade de produzí-los na fábrica  de Seattle que a Boeing acabou sendo “obrigada” a construir no início da década de 70 o maior galpão industrial do mundo e desta forma passou a produzir estes verdadeiros gigantes em Everett.

Enorme Galpão da fábrica da Boeing em Everett, WA

Ao descermos do ônibus é que realmente temos a noção do tamanho da fábrica, adentramos por uma das entradas que conduzem a um dos túneis subterrâneos que passam por debaixo da fábrica e onde todo sistema elétrico, hidráulico, comunicações e afins passa. Pasmem são mais de 3,7 kilometros de túneis subterrâneos, que chegam a ser utilizados para corrida por alguns funcionários para exercício físico. Depois de caminharmos por uns 15 minutos através de um destes túneis, subimos através de um elevador industrial até um mirante acima da linha de montagem do 747-8.

Linha de produção do antigo 747-400
®Divulgação Boeing

Este é sem dúvida um daqueles momentos mais impressionantes, afinal de contas não é todo dia que se visita uma fábrica de aviões, quero dizer a maior fábrica de aviões do mundo. Lá em cima a guia do nosso grupo passou então explica o processo de montagem das aeronaves, cada uma das estações por onde o avião passa e ainda fala sobre uma série de curiosidades sobre esta família de aviões que tem entre alguns membros célebres o Air Force One, o Avião que era utilizado para o transporte dos ônibus espaciais do programa espacial americano, entre outros.

Turbina de avião no Future of Flight antes do tour começar

No dia de nossa visita, estava sendo construído 1457o Boeing 747 com o prefixo B-LJH que quando pronto, irá para Hong Kong fazer parte da frota da Cathay Pacific Airways. Isso é uma das coisa legais da fabrica. Todos os aviões são devidamente identificados e mostram qual a Cia. Aérea que o encomendou e quantos deles já foram produzidos para a mesma. Os únicos que não são identificados são aqueles comprados para uso particular, neste caso segundo nosso guia são simplesmente identificados como VIP e nem mesmo os funcionários da linha sabem seu destino final.

747-8 Freighter da Cathay Pacific pronto para entrega em Everett, WA

Bem o 747, pode ter sido destronado pelo A380 da Airbus, mas não perde a majestade e seu mais novo modelo, o Boeing 747-8 é o maior, mais eficiente, silencioso e econômico de todos os 747 já produzidos até hoje. A companhia aérea que resolver encomendar um 747-8 terá que esperar até o início de 2015 para receber seu avião. A Lufthansa por sinal acabou de encomendar mais 15 aeronaves para incluir em sua frota.

Aviões no pátio da fábrica da Boeing entre eles um 747-8 da Lufthansa

Depois disso voltamos até o ônibus e seguimos com ele até o segundo ponto de parada em nosso tour pela fábrica da Boeing. Seguimos por outro túnel subterrâneo até a linha de montagem do 777. Pois é para ir de um ponto a outro na fábrica tem que se usar um meio de transporte. Não é a toa que a fábrica dispõem de mais de 1300 bicicletas para a mobilidade dos funcionários dentro da planta.

Mirante para a Linha de Produção do Boeing 777
® Divulgação Boeing

Outra curiosidade interessante é que a fábrica não possui sistema de aquecimento ou ar condicionado, e mesmo assim a temperatura no interior da mesma oscila apenas em cerca de 5-8o C. No verão as gigantescas portas dos galpões são abertas e no inverno as mais de 1 milhão de lâmpadas e os mais de 30.000 funcionários geram calor suficiente para aquecer a fábrica.

Aeronaves praticamente prontas para entrega

Em Everett,  a Boeing produz 4 diferentes variações de 777, as quais acomodam de de 181 a 375 passageiros. Dentre os aviões que já voamos até hoje, um vôo da KLM entre Amsterdã e Cingapura, foi sem dúvida um dos melhores e mais confortáveis de todos os tempos. Falando em Cingapura, este é o avião 777-300ER que a Singapore Airlines atualmente utiliza na sua rota São Paulo – Barcelona – Cingapura.

Réplica em miniatura do 777 da Singapore Airlines

No dia de nossa visita o 777 de número 1023 estava sendo construído para a Korean Airlines prefixo HL8250, já em fase final de montagem. No início da linha de montagem, o 1024o 777 produzido em Everett começava a ganhar forma para integrar a moderna frota Emirates sob o prefixo A6 EGT.

Time Lapse Produzindo o Boeing 777 em Everett, WA

Para encerrarmos a visita com chave de ouro, seguimos por alguns poucos metros até a linha de montagem do novíssimo 787 Dreamliner, cuja linha de montagem corre praticamente paralela a linha do 777.

Linha de produção do 787 Dreamliner em Everett
® Divulgação LAN

O Boeing 787 Dreamliner é o mais recente projeto aeronáutico da Boeing. Foi apresentado à imprensa em julho de 2007, doze anos depois do 777. O primeiro avião da família 787 Dreamliner foi entregue a ANA – All Nippon Airways em 28 de setembro de 2011, que comprou de uma só vez 50 unidades.

Linha de Montagem do 787 Dreamliner produzindo o 1 787 da LAN
® Divulgação LAN

No dia de seu lançamento, mais de 670 unidades já haviam sido encomendadas por 48 companhias aéreas internacionais, fazendo dele o maior sucesso comercial da indústria aeronáutica mundial em todos os tempos. Hoje a fila de compradores tem quase 900 pedidos.. Tanto que se encomendado hoje, a Boeing não conseguirá entregar, no atual ritmo de produção, a aeronave antes de 2018, o que tem feito algumas companhias desistirem do negócio.

Grupo de visitantes observando a linha de montagem dos aviões
@ Divulgação Boeing

Agora você deve estar se perguntando: O que fez do 787 Dremliner avião o maior sucesso de vendas da história recente da aviação? Bem basta olhar para a aeronave para perceber.. Com um design inovador que vai desde as asas, passando pelas turbinas, aliado ao uso de materiais compostos como a fibra de carbono que deixaram o avião muito mais leve conseguiu-se diminuir em cerca de 20% o consumo de combustível e reduzindo-se o ruído dos motores em até 40%.

787 da ANA visito na fábrica da Boeing em Everett

Bem se fosse só isso, mas não, o avião por dentro tem uma série de adaptações que prometem deixar a viagem do passageiro mais agradável, mesmo para quem como nós que quase sempre voa de Fish Class.

Publico observa a movimentação na linha de produção do 787

As mudanças pensadas para o conforto do passageiro vão desde o tamanho das janelas (65% maior que o padrão atual e que não terá mais aquelas “cortinas de PVC”, e sim um sistema que permite que o vidro fique escuro ao toque de um simples botão.), sistema avançado de entreteimento a bordo, alguns cm a mais de espaço nas poltronas, bagageiro para bagagens de mão cerca de 30% maior e sistemas de iluminação, pressurização e umidificadores inteligentes, especialmente projetados para o conforto e bem estar dos passageiros.

Primeiro 787 da LAN sendo montado em Everett
® Divulgação LAN

Sinceramente falando, só por olhar pela janela que podemos testar durante a visita a fabrica, já digo que não vejo a hora de voar num desses. O Boeing 787 Dreamliner tem capacidade de transportar de 200 a 350 passageiros, dependendo do modelo e da configuração do interior da aeronave. No dia de nossa visita haviam 3 aviões na linha de montagem dois deles da All Nippon Airways e um da LAN Chile.

Primeiro 787 da LAN sendo montado em Everett
® Divulgação LAN

Por sinal este da LAN Chile é o segundo construído para a empresa que tem outros 24 encomendados. Sendo que esta aeronave que vimos em construção era a única aeronave sendo construída naquele dia que não terá como destino final uma cia. asiática. (Coisa para se pensar…O foco do mundo está de fato se movendo para o oriente. E não é por acaso que as cias. aéreas daquela lado do mundo dominam as premiações de melhores do setor, entre outras coisas… )

Primeiro avião 787 Dreamliner da LAN Chile pronto durante nossa visita a Boeing

Para encerrar a visita embarcamos novamente no nosso ônibus e, ainda passamos ao lado do galpão onde as aeronaves recebem os últimos retoques na pintura antes de estarem prontas para serem abastecidas pela primeira vez e realizar o primeiro vôo de teste. Do lado de fora mais de 85% das aeronaves também eram destinadas a cias asiáticas e oriente médio.

Boeing 747-8 aguardando pintura na fabrica de Everett, WA

No caminho de volta ao ponto onde o tour começa, a guia ainda dá uma série de informações relativas as aeronaves, que vão desde o preço básico de cada modelo, passando pela autonomia de vôo de cada modelo, tempo médio de expera, forma de pagamento, itens mais caros para a montagem de um avião e muitas outras coisas interessantes. Detalhe.. Todos os preços informados não incluem os motores nem o acabamento interno. Pois estes são de “responsabilidade” do comprador.

Praticamente todos os aviões desta foto são para companhias asiáticas

O tour encerra com o desembarque de todos os visitantes na porta da lojinha do Future of Flight Aviation Center. Como qualquer atração americana existem milhares de opções de souvenirs para comprar. Para quem curte aviões e viajar neles esta lojinha é um paraíso :D

Lojinha de souvenirs da fábrica da Boeing

Apesar de não ter fotografado o passeio, o tour foi muito interessante e educativo. Apesar de visitarmos apenas 3 das 4 linhas de produção, visitamos as das aeronaves digamos mais “interessantes”. Mas o mais legal de tudo é pensar que foi provavelmente alí onde todos os Boeings que já voamos mundo afora provavelmente nasceram, quero dizer foram produzidos.

Future of Flight Aviation Center: O local onde a visita começa e termina

Endereço:

8415 Paine Field Blvd,
Mukilteo – Everett, WA

 

Informações Úteis:

O Future of Flight Aviation Center abre diariamente  das 08:30 até as 17:30 fechando apenas no Thanksgiving, Natal e Ano Novo.

O tour pela fábrica acontece de hora em hora, sendo que o primeiro deles é oferecido as 09:00 e o último as 15:00. Durante alta temporada Junho-Setembro tours adicionais podem ser oferecidos de acordo com a demanda. Mas recomenda-se comprar o ingresso com antecedência para evitar aborrecimentos.

O valor dos ingressos varia de acordo com a época do ano e idade do visitante.. Para maiores informações acesse este link.

O tour tem uma duração aproximada de 90 minutos, nos quais existem uma série de restrições e limitadores, como o uso de câmeras fotográficas, filmadoras e aparelhos celulares terminantemente proibidos durante os tours.

Lembrando que crianças devem ter pelo menos 122 cm de altura para poder visitar a fábrica. Para quem não quiser deixar os pertences dentro do carro, existem lockers cujo aluguel custa de 1-2USD para deixar seus pertences antes de iniciar a visita na fábrica.

Veja também:

Video institucional resumido da Boeing

Video “pirata”  da linha de produção do 747-8 

Video da Boeing para o novo 747-8

Boeing 777 Team

Linha de produçãoo do 777

 

Boeing 787 Dreamliner

Video da linha de produção do 787 Dreamliner

 

Post do Rodrigo e da Ana do Blog 1000 dias por toda a América

Posts Relacionados:

 Museu de aviação da Boeing em Seattle

 Chihuly Garden and Glass: A mais nova atração de Seattle

 O maior museu aeroespacial do mundo –  Udvar-Hazy Center  

USS Midway em San Diego: O maior porta aviões museu do mundo

 Museu de Aviação Militar da Base Aérea de Dover

 + Todos os Posts sobre Seattle

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

No Responses to “Boeing: Visitando a maior fábrica de aviões do mundo nos arredores de Seattle”

  1. 07/06/2012 at 1:54 pm #

    Excelente post! Cheio de informação bacana, deve ter sido uma visita e tanto. :)

    • MauOscar
      07/06/2012 at 9:19 pm #

      Carina

      A visita é o máximo.. Para ser melhor só sendo VIP, podendo andar livremente pela fábrica de preferencia fotografando tudo..
      Bjs

  2. 07/06/2012 at 2:33 pm #

    Que passeio lindo!!! Eu ia pirar no meio desse montão de aviões :D E o post ficou maravilhoso, completíssimo.

    • MauOscar
      07/06/2012 at 9:21 pm #

      Mari

      Tenho certeza que você iria curtir muito.. Afinal é graças a estes brinquedinhos que podemos conhecer o mundo..
      Obrigado pelo elogio ao post

      Bjs

  3. 07/06/2012 at 2:34 pm #

    Muuuito legal. Vou me lembrar dessa dica.
    Abs!

    • MauOscar
      07/06/2012 at 9:21 pm #

      Arthur

      Vale super a pena.. E vale combinar a visita com uma visita ao museu da aviação de Seattle..
      Abs

  4. 07/06/2012 at 7:17 pm #

    Adorei o post, curto muito avião, faço até coleção de miniaturas. :)
    Parabéns pelo ótimo post.
    Abraços.

    • MauOscar
      07/06/2012 at 9:22 pm #

      Átila

      Então voce ia ficar doido com todas as miniaturas que tem para vender na loja da fábrica..
      Abraço

  5. 08/06/2012 at 3:58 pm #

    Bacana! Ainda não fiz esse passeio, acredita? E a gente morava razoavelmente perto de Everett…mas um dia a gente vai. Meu pai e meu sogro foram uma vez que estavam na nossa casa e adoraram.

    • MauOscar
      08/06/2012 at 5:20 pm #

      Luciana

      Acredito sim.. É aquela história, quando a gente mora num lugar sempre acha que vai ter todo o tempo do mundo para conhecer e quando vê nunca foi .. Eu super recomendo a visita.. Só vale lembrar que crianças com menos de 144 cm não podem participar.. Digamos que este não é um passeio Family Friendly..

      Bjs

  6. 09/06/2012 at 7:46 pm #

    Caraca, este é um tour dos sonhos de todos os trips.
    Muito legal!
    Abração
    @GusBelli

    • MauOscar
      11/06/2012 at 10:38 am #

      Gustavo

      Valeu pelo comentário e visita.. Seattle foi uma agradável surpresa de cidade.. Curtimos muito o lugar

  7. 20/06/2012 at 2:17 pm #

    Muito Bom! Nossa que sonho, espero um dia poder conhecer esta fabrica também…

    • MauOscar
      20/06/2012 at 2:19 pm #

      Joao

      A visita é fantástica para todos aqueles que são apaixonados por aviação.. Super recomendado.. Isso sem falar que Seattle é uma cidade fantástica

      Abraço

  8. 21/06/2012 at 11:28 am #

    parabéns pelo post! já tive a oportunidade de uma visita na Embraer, através de um grupo de pesquisa da universidade. Mesmo sendo beeem menor que esta fábrica da Boeing, foi muito impressionante!

    • MauOscar
      24/06/2012 at 4:43 pm #

      Alexander
      Obrigado pela visita.. Depois de visitar a Boeing fiquei com bastante vontade de conhecer a Embraer, mas pelo visto não existem tours abertos ao público.. o jeito é tentar conhecer a Airbus um dia :D

      Abraço

  9. 28/10/2012 at 10:27 pm #

    caramba adorei matei minha curiosidade =e muito legal

    • MauOscar
      31/10/2012 at 2:54 pm #

      Amanda

      Pois é: uma pena que ele vai deixar de existir em breve

      Obrigado pela visita e pelo comentário

  10. Leticia Bauer
    04/06/2013 at 4:05 pm #

    A Boeing e uma empresa fastastica! Eu trabalhei na empresa na area de financas na epoca em que os 787 estava no processo de testes e certificacao. Tive a oportunidade de participar do 787 roll out. Foi fantastico ver o aviao “quase” que pronto no roll out. Apesar dos problemas que o 787 teve nesses ultimos meses, sei que vai ser um aviao que revolucionara a aviacao mundial. Vc teve a oportunidade de visitor o Museum of Flight em Seattle? Outro lugar fantastico para quem curte aviacao.
    Abraco!

  11. Jone Walker
    04/12/2013 at 8:55 pm #

    BAcana, trabalho na Gol, e os nossos aviões vem desta fábrica, será que eu seria um VIP!??? rsrrs
    Excelente post!

    • Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens
      30/12/2013 at 5:41 pm #

      Possivelmente….

  12. 26/02/2014 at 3:53 am #

    Bacana demais né?! Eu fiz esse passeio na minha primeira viagem no fim de 2007 e apaixonei. Tanto é que acabei escolhendo esse lugar para tirar meu brevê! Voar por aí é lindo demais!

    • Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens
      11/03/2014 at 4:55 am #

      Legal… :D

  13. elizabeth marins
    26/04/2014 at 11:11 am #

    e meu sonho eu sou louca para conhecer a boeing parabens quem foi

    • Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens
      05/05/2014 at 11:23 pm #

      Visitar a fábrica tb era meu sonho.. Uma pena que não é permitido fotografar

Trackbacks/Pingbacks

  1. Visite a Fábrica da Boeing com o Mauoscar! : Aquela Passagem - 20/06/2012

    [...] isso que o Oscar do blog Mauoscar (já conhecido por alguns leitores) [...]

  2. Museu de aviação da Boeing em Seattle: O maior museu aeronáutico privado do mundo | MauOscar Blog de Viagens - 10/07/2012

    [...]  Boeing: Visitando a maior fábrica de aviões do mundo [...]

  3. Visitando o (ex) Air Force One por dentro em Seattle | MauOscar Blog de Viagens - 10/07/2012

    [...]  Boeing: Visitando a maior fábrica de aviões do mundo [...]

  4. O maior museu aeroespacial do mundo – National Air and Space Museum | MauOscar Blog de Viagens - 12/07/2012

    [...]  Boeing: Visitando a maior fábrica de aviões do mundo [...]

  5. O que fazer em Seattle | Aprendiz de Viajante - 22/11/2013

    […] (você já deve ter voado em um avião fabricado ali!). O Oscar também fez esse passeio e tem um ótimo post explicando a visita. Bebês não podem ir no tour e crianças apenas com altura superior a 1,22m. […]

Leave a Reply