Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Chihuly Garden and Glass: A mais nova atração de Seattle

O novíssimo Chihuly Garden and Glass hospeda desde o final de Maio 2012 a maior e mais expressiva coleção de objetos do renomado artista Dale Chihuly concentrados num único lugar. Construído literalmente aos pés da Space Needle, o famoso cartão postal de Seattle, este é sem dúvida um local imperdível para se conhecer na maior cidade do Noroeste dos EUA.

Chihuly Garden and Glass em Seatlle

Nativo do estado de Washington, Dale Chihuly é considerado um dos papas da milenar arte da moldagem de vidro com fogo e ar. Em seus quase 30 anos de carreira, o artista influenciou de maneira decisiva o “Glass Blowing” como forma de expressão artística nos EUA e no mundo.

Dale Chihuly

Com obras espalhadas por mais de 200 museus e jardins botânicos mundo afora, as mais de 100 exposições que o artista já realizou, atraíram juntas um público de mais de 12 milhões de espectadores.

The Sun e o Chihuly Conservatory em Seattle

E agora, como parte das comemorações dos 50 anos da Space Needle, Seattle ganha e homenageia o artista local com um museu/exposição com aproximadamente 15000 m2, construído especialmente para abrigar diversas obras produzidas ao longo de sua vida.

Chihuly Garden and Glass em Seattle

Nosso primeiro contato com a obra de Chihuly foi no Delaware Art Museum em Wilmington, depois disso vimos uma imponente obra do artista no teto do saguão do Hotel Bellagio em Las Vegas e nos apaixonamos de vez pelo trabalho dele numa exposição especial do artista no Museu de Belas Artes de Boston em 2011.

Entrada do Chihuly Garden and Glass

No Post de nossa visita à exposição “Trough the Looking Glas” de Boston, relato com mais detalhes um pouco sobre a vida do artista, seus dois acidentes que influenciaram de maneira definitiva seu trabalho, e como sua técnica revolucionou a arte em vidro. Por sinal recomendo a leitura do Post para entender um pouco mais sobre a história e o estilo do artista.

Esculturas em Vidro de chihuly

No Chihuly Garden and Glass, o artista nos leva a explorar sua obra muito além da apresentação tradicional dentro de uma galeria de arte como aquela que vimos em Boston. Ela pode ser encontrada basicamente em 3 diferentes contextos.

Jardins de Chihuly em Seattle

No Exhibition Hall encontramos 8 ambientes. Onde além de um resumo de toda sua carreira, podemos observar um pouco da evolução da obra de Chihuly ao longo dos anos. Nesta parte “indoor” da exposição encontramos obras e uma disposição muito semelhantes àquela que vimos em Boston. Mesmo assim não menos interessante.

Entrada do Exhibition Hall

As instalações existentes no Exhibition Hall na parte indoor do museu são:

• Glass Forest
Chandeliers no Chihuly Garden and Glass
  • Macchia Forest
Macchia Forest Chihuly Garden and Glass

Graças ao fato de eu esquecer de carregar minha bateria sobressalente e ela acabar bem na hora que visitávamos/fotografávamos o Mille Fiori, tivemos que fazer um pit stop estratégico de uns 20 minutos para carregar um pouco a bateria. Neste interim, tivemos o privilégio de assistirmos uma pequena introdução a obra do artista por uma das curadoras da exposição que nos chamou a atenção a uma série de detalhes que talvez passassem desapercebidos. Como o fato de existirem 9 anjos e 1 Polvo na instalação do Persian Ceiling. Eu bem que tentei encontrar os 9 anjos, mas acabei encontrando apenas 8.. Depois acabei descobrindo onde estava o nono. 😀

Persian Ceiling e um dos anjos

Como o museu não tinha nem 10 dias desde a abertura oficial, tudo ainda cheirava novo lá dentro. Mas uma coisa que deixou triste foi saber que eles estão considerando a colocação de corrimões entre as obras e os espectadores pois muita gente, principalmente crianças, estão tocando nas obras.

Obra da Série Chandeliers

A curadora ainda comentou, na montagem de todas as instalações apenas uma peça foi quebrada pela equipe de montagem. E em menos de 2 semanas desde aberto os visitantes já haviam feito o favor de quebrar 2.. Isso que tem sempre um segurança rondando o ambiente.. Uma pena se isso realmente vier a acontecer.

Persians no Conservatório do Chihuly Garden em Seattle

O grande diferencial desta mostra em relação a que vimos em Boston é que encontramos além das obras dentro das 8 galerias, diversas obras dispostas no Jardim e dentro de um conservatório especialmente contruído para abrigar uma montagem inédita com cerca de 1400 Persian Glasses que vistas de dentro da “estufa” emolduram a Space Needle.

Space Needle vista do Conservatóio e emoldurada pelas Persians

Já do lado de fora da estufa (que não tem planta nenhuma pelo menos por equanto), encontramos um jardim com 4 grandes esculturas. Entre elas uma replica em menor tamanho da Lime Green Icicle cuja original ficou em Boston, um enorme Sol de vidro com cerca de 5 metros de diametro e outras instalações que estão simplesmente sensacionais.

The Sun no Chihuly Garden and Glass

O bacana desta exposição é que esta é a primeira vez que uma mostra de Chihuly volta à Seattle desde 1992. E agora volta de forma definitiva e sintetizando um pouco da grandiosidade da obra do artista tanto dentro de galerias como quando integrada ao ambiente. Assim como acontecera nas exposições que ocorreram ao ar livre como no Kew Gardens ou na Citadela de Jerusalém na vira do milênio.

Lime Green Icicle Tower no Chihuly Garden and Glass

Outra coisa que é o máximo é a quantidade de peças que fazem o conjunto da mostra. Afinal de contas o artista continua fiel a sua filosofia: When one is good, a dozen is better”.

Chihuly Garden em Seatlle

Pelos planos iniciais iriamos visitar o local apenas durante a tarde, mas não resistimos e voltamos novamente no início da noite depois de jantarmos mais uma vez no Din Tai Fung. Afinal de contas curtir todo aquele jardim ao estilo “Avatar” durante a noite é ainda mais especial. Veja o FotoBlog com fotos de nossa visita noturna ao local

Pink Tower e o Conservatório do Chihuly Garden and Glass em Seattle

E se depender da frase do folheto/mapa oficial do museu “ I Want People to be overwhelmed with light and color in a way they have never experienced” Chihuly conseguiu mais uma vez fazer isso.

Cores e Formas incríveis: Marcas registradas do trabalho de Chihuly

Endereço:

305 Harrison St

Seattle, WA 98109

MauOscar no Chihuly Garden em Seatlle

Informações Úteis:

O Chihuly Garden and Glas abre diariamente  das 10:00 às 22:00, ficando aberto uma hora a mais nas Sextas e Sábados.

Existem diferentes modalidades de ingressos. Nós compramos o normal e voltamos a noite e fizemos um upgrade para o Day/Night Ticket que permite duas visitas ao local em 24 horas.

Pode ser interessante comprar o ingresso do Chihuly Garden and Glass combinado com o Ticket para subir na Space Needle (5USD desconto). Mas como estávamos usando o Seattle City Pass que inclui o Space Needle, acabamos não aproveitando este ticket combinado.