Byodo-In Temple: Um pedacinho do Japão no Havaí

Quando pesquisava sobre o que visitar na ilha de Oahu no Havaí, encontrei num post publicado no Aquela Passagem, uma fotografia e uma rápida menção ao Byodo-In Temple no Valley of the Temples Memorial Park. Como na foto o lugar parecia ser muito bonito, acabei incluindo uma passadinha rápida no local para conhecer e também tirar umas fotos.

Templo Budista no Havaí – Byodo Temple

Como o Rodrigo Purisch do Aquela Passagem menciona no texto, o local é na verdade um cemitério ecumênico que possui áreas dedicadas às mais diferentes religiões. Encravado aos pés da Ko’olau mountains, o imponente Byodo-In Temple é uma réplica em menor escala (50%) de seu homônimo de mais de 950 anos de idade construído em Uji nos arredores de Kyoto no Japão.

Acesso ao templo Budista Byodo-In

Inaugurado em 07 de Junho de 1968, como parte das comemorações do centenário da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Havaí, este peculiar templo budista apresenta uma arquitetura totalmente integrada ao ambiente. Construído de acordo com os princípios de Feng Shui, o local parece muito mais celebrar a vida do que cultuar quem nos deixou.

Visitando o Byodo In com a Lúcia Malla

Construído de forma a representar uma fênix (visível nas extremidades dos telhados) , que renasce das cinzas refletindo a promessa de esperança e renovação, o templo cuja tradução literal seria Templo da Igualdade é hoje muito mais que um templo budista. É uma verdadeira atração do estado que apresenta uma das maiores comunidades orientais dos EUA.

Detalhes na construção do templo budista de Oahu

Uma das coisas que mais chamam atenção, além do fato de ser vermelho e contrastar com o verde das montanhas, é o fato dele ter sido totalmente construído sem o uso de um único prego ou parafuso.

Templo budista na Ko’Olea Mountain em Oahu

No seu interior encontramos uma enorme estátua de Buda com cerca de 5 metros e meio de altura, esculpida em madeira pelo artista japonês Masuzo Inui. Depois de pronta a estátua foi foliada a ouro e recebeu 3 aplicações de laquê. Por sinal a estátua esta precisando um novo banho de ouro 😛 (O que explique os 3 USD cobrados para visitar o local).

Estatua de Buda no Templo Budista do Havaí

Em frente ao templo encontramos um daqueles jardins de pedrinhas  cuidadosamente  trabalhados pelos monges budistas e um enorme lago repleto de carpas laranjas e vermelhas. Além de alguns pavões espalhados pelos jardins.

Jardim japonês de pedras

Ao lado do templo encontramos o kanetsu-ki-do, uma torre contendo o Bon-Sho, um sino de estanho e bronze de cerca de 1,5 metros de comprimento que pesa cerca de 3 toneladas que foi produzido em Osaka no Japão e se assemelha muito com o Bon-Sho do Byodo-In Uji que foi fabricado a mais 1000 anos atrás.

Carpas no Byodo-In Temple em Oahu

Enfim, eu ainda nunca fui ao Japão, mas digamos que no Havaí estava no meio do caminho e visitando este templo praticamente me senti lá…

Templo japonês em Oahu no Havaí

Endereço:

Byodo-In Temple

47-200 Kahekili Highway

Kaneohe, HI 96744

Mapa no Googlemaps

Byodo-In Temple

 

Informações Úteis:

O ingresso custa 3 USD para adultos, 2 USD para idosos com +65 anos e 1 USD para Crianças de até 12 anos

O Templo funciona diariamente das 09:00 as 17:00

E como trata-se de um templo budista é necessário retirar os calçados para entrar  no templo.

Montanhas verdes e o templo budista no Valley of the Temples em Oahu

Posts Relacionados:

 JapanTown – Explorando um pedacinho do Japão em São Francisco

 Jardins Chinês e Japonês em Cingapura 

 Passeio de Helicóptero em Kauai: Em busca do cenário de Jurassic Park


+ Posts sobre o Havaí:

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

4 Responses to “Byodo-In Temple: Um pedacinho do Japão no Havaí”

  1. 21/05/2012 at 3:16 pm #

    Ah, adorei!!!! Que saudade que deu!!!! :)))

    • MauOscar
      21/05/2012 at 9:20 pm #

      Lúcia

      Nem me fale de saudade…Olha se não fosse tão longe e caro voltaríamos sempre.. Mas pode esperar que um dia a gente ainda volta… Afinal de contas ainda tem a Big Island para conhecer

      Bjs

  2. 21/05/2012 at 3:32 pm #

    Achei lindo o templo! Não imaginava um pedacinho do Japão em pleno Havaí, super curioso, gostei!

    • MauOscar
      21/05/2012 at 9:21 pm #

      Simone

      Eu também não esperava encontrar nada assim no Havaí.. O local daria uma ótima charada de sexta lá no VnV
      Obrigado pela visita

      Bjs

Leave a Reply