Winterthur Point to Point: Tradição em corridas de cavalos nos EUA

Fox Hounds no Point to Point

Todos os anos, no primeiro domingo do mês de Maio, acontece no Winterthur Museum and Country Estate, o Point to Point Steeplechase. Uma das mais importantes corridas de cavalos com obstáculos dos EUA. Atraindo um público de mais de 15.000 pessoas, este é certamente um dos mais importantes eventos sociais de Delaware e que tivemos o privilégio de conhecer e participar pela primeira vez em sua 34a edição, e tenho que dizer foi muito legal.

Corrida de Cavalos Point to Point em Delaware

Digamos que apesar de gostar de cavalos e ainda criança ter ido assistir a algumas corridas no Jockey Club em São Paulo, nunca fui de acompanhar muito os esportes eqüestres a não ser em tempos de olimpíadas. Mas como alguns dias atrás estivemos no Winterthur para acompanhar a floração das azaléas e como nesta época tudo lá gira em torno do tal Point to Point, decidimos que este ano teríamos que necessariamente prestigiar o evento.

Amazona e seu cavalo no Point to Point em Delaware

Pois bem, embora as corridas de cavalos com obstáculos (Steeplechase) tenham surgido na Irlanda no século XVIII, foi só na segunda metade do século XIX quando Thomas Hitchcock, considerado o pai das corridas de cavalo com obstáculos nos EUA, construiu a primeira pista e centro de treinamento em Aiken na Carolina do Sul, que o esporte finalmente conquistou adeptos do outro lado do atlântico.

Corrida no Point to Point @ Winterthur

Atualmente, o esporte é praticado em diversos países e em pelo menos 11 estados americanos que organizam regularmente corridas como estas. Aqui nos EUA, estas corridas acabaram com o tempo evoluindo e se transformando em verdadeiros festivais. Os quais acontecem em sua grande maioria durante a primavera e são verdadeiros acontecimentos sociais nas comunidades em que ocorrem.

Desfile de Carruagens em Delaware

Com direito a picnic ao ar livre, mulheres vestindo seus mais extravagantes chapéus e vestidos, estes elegantes eventos costumam ser marcados também por boa comida/bebida e uma série de concursos/desfiles com cachorros, carruagens e carros antigos, mas onde o foco principal é certamente nas corridas propriamente ditas.

Chapéus do Point to Point

Considerado o “Kentucky Derby” de Delaware, o Point to Point é um evento que desde 1979 atrai residentes, visitantes de estados vizinhos como Pennsylvania, Maryland e New Jersey, assim como visitantes de outros estados e até outros países que vem aos campos da antiga residência de Henry Francis du Pont para prestigiar o evento.

Picnic coletivo nos gramados da antiga casa de Henry F. du Pont durante o Point to Point

Apesar de distribuir uma premiação modesta comparado a outros torneios eqüestres, este é um dos mais importantes do calendário das corridas de cavalo com obstáculo dos EUA. O legal é que todo o lucro obtido com os patrocinadores, venda de wristbands e tailgate spots é revertido em prol da conservação do acervo e dos Jardins do Winterthur Museum.

Mulheres chegando ao Point to Point

Chegamos ao Winterthur por volta das 11:30 e acabamos perdendo a apresentação da Banda Marcial da Polícia Estadual de Delaware.

Delaware Pipe Band no Point to Point 2012

Mas foi por um bom motivo, afinal de contas pelo caminho aproveitamos para dar uma paradinha na Top Tailgate Tent, onde podemos experimentar e conversar com dois chefs celebridades de Delaware. Dana Herbert vencedor do TLC Next Great Baker e Jennifer Behm, vencedora da segunda edição do MasterChef da FOX. Ambos ganharam notoriedade nacional por terem vencido dois dos mais importantes concursos de culinária de abrangência nacional televisionados pela TV americana. Ambos daqui da região do Brandywine Valley.

Jennifer Behm and Mauricio at Point to Point 2012

Perto da Top Tailgate Tent, além de diversas lojinhas comercializando chapéus e acessórios com a temática eqüestre/canina, estavam expostos os mais de 50 Rolls Royces e Bentley’s antigos expostos ao público com modelos que datam desde os anos 20 até os dias de hoje.

Lojinha de Chapéus no Point to Point 2012

Verdadeiras preciosidades em estado impecável de conservação. (Eu eu que já havia ficado impressionado com a garagem da Nemours Mansion com seus dois Rolls Royce e outros carros antigos). Só em carros ali haviam alguns milhões de dólares sobre rodas e mostra um pouco da riqueza que existe, ou talvez existiu no passado por toda essa região do Brandywine Valley e região do Mid Atlantic dos EUA.

Veja Mais: Post com as fotos dos carros em exposição no Point to Point

Carros antigos no Point to Point

As corridas aconteceram ao longo de todo o dia, com direito a corridas de cavalo nas mais diferentes categorias, desde corridas com pôneis montados por crianças até o Winterthur Bowl, principal páreo da competição. Por sinal numa delas,  aconteceu um acidente no qual o cavalo caiu e o Jockey teve que ser resgatado por uma ambulância e levado ao hospital, mas felizmente sem maiores complicações.

Rolls Royce Point to Point

Rolls Royce Point to Point

Com o nosso passe/credencial tínhamos acesso a praticamente todos os ambientes, exceto a Hunt Brunch Tent, onde estavam os VIP’s que pagaram até 2.000 USD por uma mesa com 10 lugares com direito a um completo brunch e espumantes a vontade. (Até o Vice Presidente Joe Biden que mora a 2 Km do Winterthur estava presente com a vice primeira dama estavam presentes). Mesmo sem estar na mordomia, assistir uma corrida de cavalos ao lado da linha de chegada foi digamos sensacional.

Area dos VIP’s Point to Point

Mesmo não fazendo um picnic como todo mundo estava fazendo aproveitamos para fazer uma degustação de vinhos com harmonizados com comidinhas disponíveis por alí e foi excelente.. Tudo isso com vista para as corridas.

Degustação de Vinhos no Point to Point

Ao todo cada páreo era composto por 3 voltas num circuito que lembra um oito com alguns obstáculos pelo caminho. Tudo acontece tão rápido que as vezes era difícil fotografar e acompanhar o que estava acontecendo. Mas para facilitar a vida de todo mundo haviam 2 telões enormes.

Corrida de Cavalos com Obstáculos Point to Point

Uma das coisas mais legais da festa/corrida é o modo como as pessoas se preparam para tal evento, as mulheres e homens todos super bem alinhados e preparados para picnic como algo realmente sério que requer um verdadeiro ritual de preparação. Tanto que a organização do evento disponibiliza todos os anos cerce de 450 lugares {Tailgates} (comprados por valores que variam de 250-600 USD entre Março e Abril) no qual você tem um local reservado para estacionar seu carro no gramado/campo ao longo do circuito e curtir as corridas e fazer um picnic por conta própria. Se tivéssemos comprado um tailgate spot certamente levaria nossa churrasqueira para fazer um bom churrasco brasileiro :D

O maior Picnic de Delaware no Point to Point

Uma curiosidade interessante: muitas famílias compram o direito “eterno” de utilizar estes lugares e quanto menor o número do “tailgate spot” que vai até 450 a mais tempo o direito de usar o espaço está na família. Além disso, esses lugares (com número baixo) são, geralmente, os com a vista mais privilegiado da corrida. Muitas dessas famílias montam um verdadeiro acampamento com direito a decoração com flores naturais, vinhos e espumantes a vontade, muitas frutas e canapés e docinhos. O negócio é tão levado à sério por algumas pessoas que até rola uma competição que elege o melhor Tailgate Picnic do ano. Levando em consideração a decoração, traje dos participantes e a fartura de comida.

Detalhe da mesa de um dos Tailgaters no Point to Point

Exatamente ao meio dia aconteceu a parada com os Foxhounds, aqueles cachorros (tipo Beagle) usado pelos britânicos para caça à raposa. Eram pelo menos uns 60 cachorros acompanhados por uns 5 cavalos e com cavaleiro vestido de vermelho como faz a realeza da Inglaterra. Super legal ver isso ao vivo. Pena que do lugar que estava não consegui fotos tão legais como poderiam ser. Falando em fotos o clima não colaborou muito este ano.. O dia todo estava nublado e as temperaturas quase 10 graus abaixo do normal para esta época do ano, mesmo assim todo mundo estava super animado.

Fox Hounds no Point to Point

Mas o ponto alto do Point to Point na minha opinião e na grande maioria dos participantes que frequentam o evento todo ano é a Parada das Carruagens. Por sinal este desfile de carruagens históricas vem a ser a maior do gênero de todo os EUA.

Desfie das Carruagens do Winterthur

Uma tradição do Point to Point iniciada logo no primeiro ano do evento e que hoje reúne quase 50 carruagens históricas em excelente estado de conservação em que todos os seus ocupantes encontram-se devidamente trajados, os homens com seus fraques e cartolas e as mulheres com seus suntuosos chapéus, é quase como uma viagem a um século e meio atrás quando este era o único meio de transporte disponível na região.

Vestidos a carater para o Point to Point

Além de apresentar carruagens históricas da região em muitas edições o Point to Point apresenta carruagens de outros lugares mais distantes dos EUA e até mesmo do exterior. Um barato.  Este ano o principal patrocinador do evento foi o banco Wells Fargo que comprou vários bancos pequenos durante a crise e tem como símbolo uma carruagem daquelas de filme de velho oeste que transportava dinheiro naquelas bandas.

Cavalo Point to Point

Veja Mais: Desfile das Carruagens históricas do Winterthur Point to Point em Delaware

O mais legal é que o evento geralmente costuma coincidir com a florada das azaléas, o que faz do primeiro e segundo final de semana de maio, uma das melhores épocas para se visitar o Winterthur. Além disso para quem estiver visitando o local até 06 de Janeiro de 2013 pode conhecer a recém inaugurada exposição Uncorked que apresenta mais de 300 objetos associados com a história da degustação de vinhos especialmente na Inglaterra e nos EUA.

Programação do Point to Point

Fotos das Corridas:

Fotos do Point to Point 2012 no albúm do Facebook

Clique aqui!!

Endereço:

Winterthur Museum & Gardens

5105 Kennett Pike, Wilmington, DE 19807

Posts Relacionados:

 Point to Point Cariage Parade: O maior desfile de carruagens históricas dos EUA 

 Rolls Royce’s e Bentley’s no Winterthur Point to Point em Delaware 

 Winterthur Gardens: Um mar de azaléas floridas em Delaware

 Belle Meade – Visitando uma tradicional plantation do sul dos EUA

 Governors Island: Em Nova York dos anos 20

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Categorias América do Norte, Brandywine Valley, Delaware, Winterthur

Author:MauOscar BlogdeViagens

Blog de Viagens de dois expatriados brasileiros que adoram viajar, fotografar e compartilhar experiências pelo mundo Já moramos no Brasil, Alemanha, Cingapura, Estados Unidos e agora estamos morando em Auckland na Nova Zelândia

6 Comentários em “Winterthur Point to Point: Tradição em corridas de cavalos nos EUA”

  1. 08/05/2012 at 22:54 #

    Oi Mauríco e Oscar

    Que dureza morar nesta tal de Delaware.
    Vai deixar saudades!!!

    Abração :)

    • MauOscar
      09/05/2012 at 08:34 #

      Gustavo

      Com certeza vai… É por essas e outras que acabamos enrolando para ir embora :P

  2. maluparis
    09/05/2012 at 23:29 #

    Que festa linda! Adorei o clima campestre e os modelitos. Que lindos chapéus e roupas das mulheres e homens. Muito legal mesmo este post.

    • MauOscar
      10/05/2012 at 14:39 #

      Malu

      A festa é uma delícia!!! Os Chapéus e os modelitos dão um charme todo especial a festa :D
      Ótimo ver você por aqui

      Bjs

  3. Camila Franzotti
    10/05/2012 at 13:11 #

    MauOscar, é demais poder acompanhar essas tradições locais tão peculiáres aqui no Blog de vocês. Parabéns pelo trabalho maravilhoso! Sou super fã!! Abs.

    • MauOscar
      10/05/2012 at 14:42 #

      Camila

      Super obrigado pela visita e pelo comentário.. Eu acho legal escrever sobre coisas e lugares pouco conhecidos.. As vezes parece que eles não fazem tanto sucesso como um Post sobre compras em Miami ou NY, mas esse é o tipo de coisa que não me acrescenta em nada, prefiro muito mais priorizar este tipo de posts :D
      Comentários são sempre bem vindos e fazem a alegria de qquer blogueiro

      Bjs

De vida a este blog, deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 7.560 outros seguidores