Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Winterthur Gardens: Um mar de azaléas floridas em Delaware

12

Delaware é um estado minúsculo quando comparado com a grande maioria dos outros estados americanos. Apesar de pequeno, o que não faltam por aqui são coisas e atrações para se conhecer e descobrir. Entre elas o Winterthur Estate, uma propriedade que no passado ocupava cerca de 10 milhões de metros quadrados e que pertenceu a riquissíma família du Pont.

Azaléas Winterthur Gardens em Delaware

Embora a propriedade tenha sido reduzida a “míseros” 4 milhões de m2 ao longo dos anos. O Winterthur Estate abriga uma gigantesca mansão de 175 aposentos, hoje transformada em museu, a qual abriga a maior coleção de objetos de artes decorativas dos EUA.

Black Pool no Winterthur Museum & Gardens em Delaware

Grande parte do acervo do museu foi amealhado por Henry Francis du Pont ao longo de sua vida e datam de um período compreendido principalmente entre 1630 e 1860. Dentre algumas raridades estão um jogo de porcelanas que pertenceu a George Washington, a coleção de sopeiras da Campbell’s.. Sim aquela da sopa enlatada e afins….

Azaléas Winterthur Gardens em Delaware

Bem, se por esta descrição o museu já lhe pareceu que merecia uma visita, então se levarmos em consideração os jardins criados por Henry F. Du Pont (1880-1969), então a visita é absolutamente imperdível. Seu criador era um apaixonado por natureza, tanto que estudou práticas horticulturais e paisagismo na Bussey’s Instituiton de Harvard.

Azaléas Winterthur Gardens em Delaware

De tão bonito que são os jardins, acabamos virando membros do local só para de tempos em tempos dar uma passeada por lá para comtemplar as mudanças que cada estação imprime ao local. E tenho que dizer, mesmo que você visite o local semanalmente, você sempre encontrará algo diferente para observar.

Azaléas Winterthur Gardens em Delaware

Ao contrário dos belíssimos jardins formais do Longwood Gardens, construído por Pierre Samuel du Pont (1870-1954) primo de segundo grau de Henry F. Du Pont, no Winterthur é a natureza se encarrega das transformações e o homem dá apenas uma mãozinha planejando e fazendo algumas intervenções pontuais.

Azaléas Winterthur Gardens em Delaware

Conhecidos como jardins naturalísticos, ou jardins de estilo Inglês, este tipo de jardim é de baixa manutenção se bem planejado e é caracterizado por uma paisagem “parcialmente” selvagem, onde encontramos formas assimétricas caracterizada por extensos gramados, bosques, arbustos e árvores isoladas. Tudo isso cortado por deliciosos caminhos em curvas, riachos, lagos e afins, tudo aquilo que encontramos pelo menos uma amostrinha pelos jardins do Winterthur.

Caminho pelas Azaléas do Winterthur Gardens em Delaware

E foi justamente utilizando este conceito de relativa baixa manutenção e que usa e abusa de diferentes espécies, formas e cores com plantações mistas e formas assimétricas, que Henry F. Du Pont acabou introduzindo em seus jardins as azaléas (Rhododendron sp) numa área que ele mesmo denominou de Azalea Woods.

Azalea Woods no Winterthur Gardens em Delaware

Apesar de o gênero Rhododendron possuir cerca de 15 espécies nativas aqui na costa leste dos EUA, sua distribuição natural abrange praticamente todo o hemisfério norte e partes da Oceania. Sendo que a maior densidade de espécies encontra-se na China, Tibet, Myammar e norte da índia. E foram justamente algumas destas espécies e variedades exóticas de altíssimo valor ornamental oriundas de alguns destes países que Henry F. Du Pont introduziu em seu jardim como forma de agregar cor e forma ao seu bosque.

Cor é aquilo que conta mais que qualquer outra coisa

Muitas destas plantas nunca haviam sido plantadas antes em solo americano. Outras sim, mas apenas na costa oeste trazida por imigrantes asiáticos que se fixaram daquele lado do país. Naquela época não havia a consciência dos riscos envolvidos na introdução de novas espécies, felizmente as Azaléas não se tornaram problemas por aqui, mas se adaptaram perfeitamente ao clima da região, outras nem tanto.

Azaléas Winterthur Gardens em Delaware

Em outras palavras, podemos dizer que o Winterthur Estate foi de certa forma pioneiro na introdução das azaléas asiáticas na costa leste dos EUA. Hoje encontramos estas Ericáceas em praticamente todos os jardins da região.  E embora seja um gênero de plantas superiores caracterizado por mais de 1000 espécies de plantas em mais de 9000 diferentes variedades, encontramos por aqui nos jardins residênciais apenas cerca de 3-5 espécies de 10-15 variedades.

Azaléas Winterthur Gardens em Delaware

Mas no Winterthur tive o privilégio de conhecer outras espécies e variedades que nunca tinha visto antes na vida. E para minha surpresa as nativas dos EUA tem perfume bastante agradável, no entanto não ficam tão floridas como suas primas asiáticas.

Azalea Nativa dos EUA

Mas enfim, se uma azaléa florida já é um espetáculo, agora imagine uma área de cerca de 8 acres (aprox. 32.376m2) forradas de azaléas mas mais diferentes tonalidades de Rosa, Pink, Vermelho, Carmim, Lilás, Roxo, Branco e afins... Tudo isso sob o dossel de uma floresta de Tulip trees (Liriodendron tulipifera L), abetos e carvalhos americanos com folhas verdinhas recém brotadas num dia de céu azul…

Um dia magnífico no Winterthur Gardens em Delaware

 Não se sabe ao certo exatamente quantas mudas de Azaléas já foram plantadas lá até hoje, mas estima-se que hajam pelo menos 50.000 azaléas florindo todos os anos no entre a segunda metade de Abril e primeira metade de Maio. O que faz da temporada de sua floração das azaléas a segunda época mais visitada do Winterthur Gardens & Museum, perdendo apenas para a época do Yuletide na época de Natal.

Banco entre as Azaleas no Winterthur

O pico da floração das azaleas no Winterthur costuma geralmente coincidir com o final de semana do dia das mães, ou na semana anterior no Point to Point, uma tradicional corrida de cavalos que acontece todos os anos no início da primavera no Winterthur. Porém como depende-se muito das condições climáticas que variam de ano para ano, o pico da floração pode sofrer algumas alterações. Se por acaso um dia estiver passando por perto (NY-DC) não deixe de conferir. Tenho certeza que você não irá se arrepender.

Caminho pelas Azaleas

Veja mais:

Curta nossa página no Facebook e veja mais fotos da florada das Azaléas do Winterthur

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=CcjLHgRdetA]

Informações úteis:

            O Winterthur abre de Terça a Domingo das 10 às 17 h, sendo que o último tour pela mansão sai as 15:30.

            Fecha no Thanksgiving, Natal

            Para consultar valores do ingressos consulte este link

Endereço:

Winterthur Museum & Gardens

5105 Kennett Pike, Wilmington, DE 19807

Posts Relacionados:


 O espetáculo da floração das cerejeiras em Filadélfia

 Tradições Natalinas nos EUA contadas no Winterthur Museum and Country Estate

 Tulipas no Longwood Gardens: Um espetáculo mágico de cores 

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:


12 Comments
  1. lenamax says

    Que fotos maravilhosas! Não conheci o Winterthur e não sabia que a concepção era diferente do Longwoods. Adoro esse paisagismo mais natural! E a floração das azaléas acontece praticamente junto com a nossa 😉

    1. MauOscar says

      Lena

      Na verdade os jardins naturalistas surgiram justamente em contraponto aos jardins formais que se popularizaram na frança e depois no restante da europa.. Eu gosto dos dois..
      Não acredito que voce não conheceu o Winterthur.. Tem que voltar.. É muito legal lá também

      Bjs

  2. lenamax says

    E agora tem filminho, né? Amei 🙂

  3. Angie says

    É o perfeito Keukenhof de azaléas 😀 Lindo, lindo, lindo!
    Beijocas, Angie

    1. MauOscar says

      Angie

      Nem me fale em Keukenhof..O dia que eu for lá acho que vou precisar 1 semana para fotografar tudo 😛
      Mas o Winterthur é mesmo sensacional nesta época das Azaleas.. Mas pelo que andei pesquisando existe um lugar na Virginia com mais Azaleas ainda…

      Bjs

  4. […]  Winterthur Gardens: Um mar de azaléas floridas em Delaware […]

  5. […]  Winterthur Gardens: Um mar de azaléas floridas em Delaware […]

  6. […] muito os esportes eqüestres a não ser em tempos de olimpíadas. Mas como alguns dias atrás estivemos no Winterthur para acompanhar a floração das azaléas e como nesta época tudo lá gira em torno do tal Point to Point, decidimos que este ano teríamos […]

  7. Simone says

    Que coisa mais linda este jardim!! A natureza sempre surpreende! Parabens pelo registro fotografico, ficou ótimo

    1. MauOscar says

      Simone

      Obrigado pela visita

      Bjs

  8. […]  Winterthur Gardens: Um mar de azaléas floridas em Delaware […]

  9. […] Minha recomendação pessoal é tentar visitar na primeira quinzena de  Maio quando boa parte das azaléas do Winterthur ainda estão com […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.