Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Philadelphia International Flower Show: Islands of Aloha

12

Fundada em 1827 a Pennsylvania Horticultural Society (PHS) é uma organização sem fins lucrativos que desde 1829 organiza uma das mais antigas e prestigiadas exposições horticulturais do mundo, o Philadelphia International Flower Show. O evento que em 2012 completa 183 anos de existência é o maior, mais antigo e importante evento horticultural das Américas.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=I9WFPRDXBGM]

Video Promocional do Philadelphia Flower Show 2012

O evento que desde 1990, acontece no Pennsylvania Convention Center, nas proximidades do Reading terminal Market no centro de Philadelphia, atrai todos os anos mais de 300.000 visitantes ao longo de seus 8 dias de duração. A exposição acontece sempre  durante a primeira quinzena de Março, e é um verdadeiro colírio para os olhos para aqueles que gostam de plantas e flores.

Exposição de Orquideas no Philadelphia Flower Show

A cada ano, o evento tem um tema especial. Em 2012, graças a uma parceria com o Hawaii Tourism Authority, a Pennsylvania Horticultural Society apresenta como tema central do Philadelphia International Flower Show 2012: Hawaii Islands of Aloha.  Uma oportunidade única para os visitantes conhecerem um pouco da beleza da diversidade florística e cultural das ilhas do mais novo estado dos EUA (Hawaii).

Islands of Aloha - Philadelphia Flower Show 2012
Islands of Aloha – Philadelphia Flower Show 2012

A organização do evento e as quase 500 pessoas envolvidas na execução do evento fizeram um excelente trabalho. Literalmente conseguiram trazer o calor, exuberância e vivacidade da flora e do espírito havaiano (Aloha) para dentro do Pennsylvania Convention Center. O trabalho ficou absolutamente fantástico, tanto que dá vontade de voltar outras vezes só para curtir mais um pouco.

Flores do Hawaii
Flores do Hawaii

Este ano, logo na entrada do pavilhão principal, o visitante foi literalmente transportado para um novo mundo. Saímos de um dia relativamente frio de final de inverno da costa leste dos EUA, para um verdadeiro paraíso tropical no meio do pacífico. Uma experiência muito legal.

Pele’s Gardens no Philadelphia Flower Show 2012

Afinal de contas, tudo aquilo que imaginamos quando pensamos no Havaí estava representado por ali. Com direito a praias, ondas, florestas, montanhas, cachoeiras, vulcões, surf, hula (dança típica do Havaí), leis (colar de flores), música só para citar alguns dos elementos da rica de diversa paisagem e cultura do Havaí. Tudo é claro usando e abusando de flores tropicais.

Hawaii

Uma das primeiras atrações do Flower Show deste ano, são as enormes ondas multi-dimensionais que utilizam técnicas da inovadora tecnologia de vídeo mapping projection que projetam ondas como se estivesse quebrando na praia e de vez em quando com um tubarãozinho passando aqui e acolá.

Ondas no Philadelphia Flower Show

Nesta mesma área, encontramos um dos maiores displays de orquídeas brancas e antúrios brancos já contruídos até hoje.  Nada mais nada menos que 10.000 flores enfeitando as ondas azuis projetadas sobre os arcos em formato de ondas. Para Iemanjá nenhuma colocar defeito :P.

Tubarão Martelo nas ondas do Philadelphia Flower Show

Logo adiante encontramos uma cachoeira artificial construída até o teto do pavilhão especialmente para os 8 dias do evento. Com cerca de 5 metros de altura, ela se projeta sobre o Pele’s Gardens. Uma ilha de plantas e flores exóticas, onde está situado o principal palco do evento e onde acontecem performances de dança e música executadas pelo Polynesian Cultural center de Oahu. Os quais ficaram responsáveis em representar um pouco da enorme diversidade do arquipélago havaiano. Simplesmente incrível.

Cachoeira Flower Show

O American Institute of Floral Designers, por sua vez criou uma interpretação floral da hula, a tradicional dança dos havaianos nativos, a qual a cada movimento tem um diferente significado. Lendas de Deusas, os elementos naturais, o rei Kalakaua são apenas alguns dos elementos que inspiraram alguns dos mais proeminentes membros do AIFD a criarem sua interpretação floral sobre a dança dos locais.

Hula Havaiana segundo AIFD

E como o surfe está para o Havaí, assim como o futebol está para o Brasil. Este praticamente estilo de vida, também estava muito bem representado no Flower Show deste ano. Seja pela replica da estátua do Duke Kahanamoku com a prancha de surf e com os braços cheios de leis (colar hawaiano de flores), cuja estátua original está em Waikiki na entrada do Hawaiian Village. Seja pela mostra uma “vila” de surfistas característica do North Shore de Oahu.

Surf no Hawaii

Mas, não apenas Oahu estava representada no Philadelphia International Flower Show deste ano. Cada ilha tinha também sua mostra específica. A Ilha de Kauai por exemplo tinha uma montagem que retratava os tradicionais casamentos havaianos. Por sinal a ilha é um dos destinos de lua de mel mais procurados dos EUA, mas é onde também nada mais nada menos que 50 filmes de Hollywood foram gravados. Filmes como o último Piratas do Caribe, Jurrassic Park entre outros. Na montagem intitulada Kauai’s Knot where the ocean meets the sand, encontramos muitas flores tropicais (heliconeas, strelitzias e Zinginberáceas) além é claro de muitas leis (colares de flores) na areia.

Kauai no Philadelphia Flower Show

Maui, por sua vez estava representada por uma montagem que recria uma barraca de frutas na estrada a caminho de Hana, onde frutas tropicais, muitas delas desconhecidas (ou dificilmente encontradas nesta parte dos EUA) abundam e despertavam a curiosidade de muitos americanos e que são elementos marcantes da história das plantations do Havaí

Maui no Philadelphia Flower Show

Big island, a mais “nova” ilha do Hawaí, como não poderia ser diferente esta retratada pela atividade vulcânica, numa instalação que usa e abusa de flores vermelhas.

Big Island no Philadelphia Flower Show

Mas não apenas as 4 principais ilhas dos Havaí estavam representadas, por exemplo a pequena ilha de Lanai, estava representada por uma montagem chamada de Keahiakawelo, ou jardins dos Deuses. Um jardim árido (meio sem graça) repleto de pedras (trazidas do Hawaii) com algumas plantas crassuláceas. Foi inspirado na vegetação nativa encontrada em Lanai e pela lenda que diz que os Deuses Havaianos criaram a ilha jogando pedras do céu.

Lanai no Philadelphia Flower Show

Mas além das ilhas, várias outras montagens exploram através do design floral os tradicionais luais havaianos, Pearl Harbour e vários outros elementos da cultura havaiana.

Pearl Harbour no Philadelphia Flower Show

Falando em Design Floral, este ano o Philadelphia Flower Show, em parceria com o Hawaii Tropical Flower Council, Colombia Flower Council e California Cut Flower Comission, está promovendo o Designer’s Studios Competitions. Onde o público além de votar nos arranjos que mais lhe agradam podem assistir demonstrações ao vivo de como eles são executados.

Designer’s Studio no Philadelphia Flower Show

Além da parte do evento voltada ao Hawai, no Philadelphia Flower Show encontramos também uma série de ferramentas, idéias para paisagismo, jardinagem e montagem de arranjos florais. Ao todo mais de 180 barraquinhas de comerciantes vindos de 41 dos 50 estados americanos  e outros países estão ali expondo e vendendo seus produtos. Além é claro de organizações, prestadores de serviços vinculados com a temática da horticultura/paisagismo.

Comércio no Philadelphia Flower Show

Apesa de o tema do ano ser Havaí, uma das partes mais procuradas pelos visitantes são as mostras horticulturais competitivas. Para se ter uma idéia, só na seção de orquídeas são mais de 2000 plantas concorrendo em direrentes categorias.

Seção das Orquídeas no Philadelphia Flower Show

Por sinal foram estas mostras competitivas que foram responsáveis pela criação do Philadelphia Flower Show. Pesquisando um pouco para escrever este post descobri que uma série de plantas, hoje super comuns aqui nos EUA, foram introduzidas pela primeira vez no país durante o Philadelphia Flower Show. Entre elas os crisântemos e as poinssétias.

Juizes da competição técnica entre as begoniaceas

Outra coisa interessante é que a renda/lucro obtido com o evento é utilizada para programas voltados para o plantio de árvores, jardins e hortas comunitárias. Neste ano em especial, grande parte da renda será conventida para o programa City Harvest. Um programa da PHS que treina presos do sistema prisional de Philadelphia a semear, transplantar e cultivar verduras e hortaliças que são distribuídas em 45 hortas comunitárias espalhadas pela cidade. As quais geram alimentos para sustentar pelo menos 1000 famílias de baixa renda durante a época de colheita.

Idéias para jardins em espaços pequenos

Falando em hortas, vimos várias idéias legais para cultivar verduras e hortaliças em casa, entre elas uma enorme parede de alface com cerca de 15 metros de comprimento e 2.5 metros de altura. A maior parede de salada até hoje construída. Outra idéia super bacana, foi um caramanchão móvel com vasos de tomate cereja que você pode subir ou descer tipo um varal.  Mas ao todo eram mais de 30 diferentes idéias para cultivo de vegetais em casa. Tanto em grandes como pequenos espaços. (Se não fosse nosso Zoológico particular que comeu toda nossa horta ano passado, eu adoraria experimentar algumas dessas idéias).

Parade de Alface no Philadelphia Flower Show

Como o local recebe muitos visitantes, o ideal é visitar o local durante semana, preferencialmente no início da manhã. A PHS oferece uma uma série de tickets e pacotes de tickets. Tanto para famílias grandes, como para tours pela mostra antes da abertura dos portões para o público em geral. Assim como eventos especiais, voltados para públicos distintos como a LGBT Night, Wedding Wednesday, Girls Night Out e o Family Day. Este ano um dos tickets mais procurados combinam a visita ao Flower Show com uma visita à exposição Up Close de Van Gogh no Philadelphia Art Museum (aberta ao público até 06 de Maio 2012).

Luau dos Sonhos

O Philadelphia Flower Show em 2012 acontece de 04 até 11 de Março no Pennsylvania Convention Center no centro de Philadelphia. Para maiores informações a respeito de tickets, eventos especiais, horários e afins acesse o site do Philadelphia Flower Show.

Philadelphia Flower Show 2012

Aloha!!

Leis de flores na estátua do Duke Kahanamoku no Philadelphia Flower Show

Endereço:

Philadelphia Flower Show

12th & Arch Streets

Philadelphia, PA

 

Datas das edições futuras do Philadelphia Flower Show:

2013 – 02 Março a 10 de Março

2014 – 01 Março a 09 de Março

2015 – 28 Fevereiro a 08 de Março

2016 – 05 Março a 13 de Março

2017 – 04 Março a 12 de Março

2018 – 03 Março a 11 de Março

Veja mais fotos:

Álbum do Philadelphia Flower Show 2012 no Facebook

Posts Relacionados:

 Philadelphia usando transporte público

 Reading Terminal Market em Philadelphia

 Longwood Gardens

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

12 Comments
  1. Lucia Malla says

    Tudo LINDO!!!!! :)))

    1. MauOscar says

      Lúcia

      O Flower Show deste ano esta realmente caprichado e como estamos indo ai visitar vocês parece tudo ainda mais legal..

      Bjs

  2. Lena says

    Já tinha vista suas Fotos no FB. Como sempre, linda a exposição e com este tema ainda! Warm up perfeito para a próxima viagem 😉

    1. MauOscar says

      Lena

      Nem me fale.. Essa visita só fez deixar a gente com ainda mais expectativas para esta viagem..
      Bjos, Obrigado pela visita e pelo comentário

  3. Gustavo - Viajar e Pensar says

    Nossa que grandioso, esta passagem de vocêes por Delaware vai deixar muitas saudades!!! Onde vocês teriam uma feira desta e o Longwood perto de casa?
    😉
    Abraço!!!

    1. MauOscar says

      Gustavo

      Com certeza vai… E daqui para frente começa a estação mais bonita por lá!!

      Abraço

      Oscar

  4. […]  Philadelphia Flower Show – Islands of Aloha […]

  5. […]  Philadelphia Flower Show Islands of Aloha  […]

  6. […]  Philadelphia Flower Show Islands of Aloha  […]

  7. Aline Cabral says

    Boa tarde! Adorei o Post! Parabéns!!!
    Gostaria de uma ajuda… Estarei em NY entre o dia 22 de fevereiro e 3 de marco e vou aproveitar para um bate-volta a Philadelphia, adorei essa exposição de flores e quero inclui-la no meu roteiro, mas estou na duvida, sobre o dia que poderei visita-la, só tenho a opção do dia 1 de marco e dia 2… um sabado ( que seria o primeiro dia da exposição de acordo com o seu calendario), e o domingo… de acordo com os outros passeios para conhecer a cidade, qual seria o dia melhor???
    Aguardo seu retorno!!
    Obrigada Aline cabral

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Aline

      Como se trata de uma esposição de flores eu tentaria ir logo no começo quando elas estão mais frescas e bonitas.. recomendo você comprar o ingresso com antecediencia.. Os primeiros dias (principalmente no fim de semana) costuma ser os dias mais cheios

      Abs

  8. […] que esperava um pouco mais. O Importante não é pensar que você vai encontrar um Keukenhof nem um Philadelphia Flower Show, mas para parâmetros brasileiros a exposição é linda. Embora os preços praticados um pouco […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.