Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Jantar de Culinária Cajun no Cochon Restaurant em New Orleans

0

Em nossa segunda noite em New Orleans decidimos explorar um pouco mais dos sabores da cozinha Cajun. Para quem nunca ouviu falar, a culinária Cajun é uma das mais  ricas e saborosas vertentes da culinária dos Sul dos EUA.

Luminoso na entrada do Restaurante

Marca registrada do interior dos estados da Louisiana e Mississipi. Este “estilo” de cozinhar foi levado para o Sul dos EUA pelos Acadians/Cajuns. Imigrantes de origem francesa  que foram deportados da região da Nova Escócia quando os britânicos assumiram o controle daquela região no século XVIII.

Num primeiro momento, a culinária Cajun lembra um pouco a culinária mineira com um toque baiano (condimentado). Em outras palavras, pode ser classificada como uma culinária relativamente simples que usa e abusa dos ingredientes locais e que apesar de ter origem na culinária francesa, foi fortemente influenciada pelos escravos que trabalhavam nas plantations do Sul dos EUA.

Cochon New Orleans 

Dentre suas características mais marcantes, temos o uso de diferentes tipos de temperos, especiarias e pimentas. É uma delícia. E para quem que, como eu,  faz tempo que não vai ao Brasil pode até enganar, ou melhor aumentar, a saudade de casa.

Fomos jantar no Cochon, o badalado restaurante do Chef Stephen Stryjewski. Localizado na região do Warenhouse district nas imediações do porto e do centro de convenções de New Orleans,o restaurante foi eleito em 2011 como o melhor chefe de cozinha dos sul dos EUA segundo o James Beard Foundation Awards.

Área externa do Restaurante no Warenhouse District

O restaurante em sí  é uma incrível interpretação da Cozinha Cajun do Sul dos EUA. Ele impressiona em todos os sentidos: Desde a decoração rústica  com um ar moderno com o uso de muita madeira, passando pelo serviço de primeira categoria, até chegarmos a melhor parte (e a que interessa de verdade): a comida.

Cochon New Orleans

Assim como em todos os restaurantes que visitamos em New Orleans, no Cochon tivemos outra surpresa gastrômica inesquescível. A primeira delas, foram as deliciosas ostras gratinadas no forno à lenha servidas sob uma cama de sal grosso. Nunca fomos grandes fãs de ostras, mas deu vontade de pedir mais uma porção.

Ostras Gratinadas no fogão a lenha no Cochon New Orleans

Ainda nas entradas, pegamos uma porçao do Shrimp Etouffee acompanhados por couve flor frita com molho cítrico-apimentado. Estava tudo uma delícia, mas as ostras foram um capitulo à parte.

Uma das entradas – Shrimp Etoufee
Couve Flor à Milanesa

Para os pratos principais pegamos um dos carros chefes da casa o Louisiana Cochon (porco) with turnips, acompanhado por repolho refogado e torresmo.. estava divino!!  Mas que estava gostoso mesmo foi o meu peixe. assado no fogão a lenha com especiarias da cozinha cajun, acompanhado por cebolas assadas no forno.

Peixe com tempero da culinária Cajun
Louisiana cochon with turnips, cabbage & cracklins

Depois de toda comilança ainda dividimos uma sobremesa o Pineaaple Upside-down Cake. Uma espécie de bolinho de fubá com pedaços de abacaxi em calda servido com sorvete de coco e limão com um pouco de doce de leite para enfeitar.. Super resfrescante.

Sobremesa no Cochon Restaurant em New Orleans

Enfim, quando passar por New Orleans, O Cochon é um restaurante que vale a pena conferir.

Posts Relacionados:

 Jazz Brunch no The Court of Two Sisters em New Orleans

  Jantar ao som de Jazz em New Orleans

 James Beard Awards: O Oscar da Gastronomia Americana

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

 
No Comments
  1. Clarissa Donda says

    Adorei o post! Altas recordações gastronômicas!

    Estive em New Orleans no reveillon de 2009 (exatamente na virada! A cidade fica uma loucura!) e me apaixonei – não sei se pelo estilo, pela comida, pela música ou tudo junto.

    Não fui no Cochon, fui num chamado The Court of Two Sisters, que teve um festival de comida que, acredito, foi em comemoração à data. Mas experimentei muito do que você falou aí… E acho que o estilo cajun caiu no meu gosto… O estilo spicy, inclusive…

    Ah, também foi lá que eu comi a melhor torta de pecan da minha vida… 🙂

    Parabéns pelo post. Deu fome!

    1. MauOscar says

      Clarissa

      Eu também adorei tudo na cidade.. Nós também estivemos no The Court of Two Sisters.. Até fiz um Post sobre o Jazz Brunch deles aqui => http://mauoscar.com/2012/02/20/jazz-brunch-no-the-court-of-two-sisters-em-new-orleans/

      Bjs

  2. Luciana Misura says

    Boooom! Eu tenho vontade de voltar a NOLA principalmente por causa da comida 😉 Mais um restaurante pra experimentar…

    1. MauOscar says

      Luciana

      Recomendadissimo, assim como o Emeril’s e o Arnaud’s

      Bjs

  3. Alessandro A. says

    Fiquei com água na boca!!! Não conheço New Orleans, mas a dica já está anotada!

    Abraços!

    1. MauOscar says

      Alessandro

      Super recomendo New Orleans.. Na minha opinião a melhor culinária dos EUA…

      Abraço

  4. […] roupas e várias opções gastronômicas interessantes tanto da Cozinha Creolle quanto da Cozinha Cajun. Por sinal o mercado é ótimo para se comprar pimentas e especiarias da cozinha local. Loja […]

  5. […] Seja pelos pratos simples como a Jambalaya, Gumbo e outros pratos extremamente saborosos da cozinha Cajun, que usa e abusa dos ingredientes locais ou pela interpretação da sofisticada cozinha francesa em […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.