Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

James Beard Awards: O Oscar da Gastronomia dos EUA

0

Considerado o “Oscar” da Gastronomia dos EUA, o James Beard Awards ou simplesmente JBF Awards, homenageia e reconhece todos os anos, desde 1990, os principais chefs, restaurantes e profissionais diretamente ligados à gastronomia nos EUA.

E como (infelizmente) muitas vezes associamos a gastronomia/culinária americana apenas aos tradicionais Fast Foods e restaurantes de rede. Achei que seria pertinente publicar aqui no Blog a lista com alguns dos melhores e mais conceituados restaurantes e chefes de cozinha da atualidade nos EUA. Todos são estabelecimentos semi-finalistas indicados ao prêmio deste ano (2012) nas mais diferentes categorias.

São bares, restaurantes e outros estabelecimentos que satisfazem todos os gostos e bolsos e que podem certamente transformar a viagem aos EUA numa aventura gastronômica inesquecível.

Por sinal, uma das características mais interessantes da cena gastronômica e culinária deste país, é que pelo fato de ser tradicionalmente um país de imigrantes, encontramos aqui praticamente todo o tipo de cozinha. E como nos princípios postulados por Darwin em sua teoria de evolução das espécies, com o tempo elas vão se transformando, se adaptando e evoluindo e como produto surge algo único, um verdadeiro caldeirão de sabores, texturas e aromas.

A premiação também contempla outros ramos associados a indústria gastronômica e de bebidas. Fazendo uma comparação ao Oscar do Cinema, seriam aquelas sub-categorias técnicas que são digamos irrelevantes para o telespectador em geral e que nem vou dar ao trabalho de compilar.

Neste ano os semi-finalistas foram anunciados no último dia 19 de fevereiro e os 5 finalistas de cada categoria serão anunciados diretamente de Las Vegas  no dia 19 de Março e a premiação final acontece em Nova York no dia 07 de Maio.

 Confesso que fiquei orgulhoso em ver uma chef  brasileira concorrendo ao prêmio de melhor chefe para categoria Sul dos EUA. Categoria que foi vencida no ano passado pelo Chef Stephen Steyjewski do restaurante Couchon que tivemos o prazer de conhecer em nossa visita à New Orleans. Outro fator de “orgulho” é o fato de apesar de pequeno. O estado de Delaware emplacou 4 estabelecimentos na lista. Dentre os quais a Dogfish Head Brewery de Milton, considerada também por outras premiações uma das melhor micro-cervejarias dos EUA.

Como em 2012 a lista de restaurantes que digamos interessa é composta por nada mais nada menos que 400 diferentes estabelecimentos, espalhados por todo os EUA, achei que seria mais didático separar esta lista em diferentes posts para ficar mais fácil de ser compreendida e para facilitar acabei adicionando a cada uma delas o link para o estabelecimento em questão.

No mais é só curtir o que os EUA tem de melhor a oferecer em termos culinários

Buon Apetit 😀

UPDATE: Todos os finalistas encontram-se em negrito em suas respectivas listas

UPDATE II: Todos os Vencedores do James Beard Award 2012 encontram-se em Destaque em Verde

 

Categorias da premiação:

 Novos Restaurantes (Best New Restaurant)

Bar em destaque (Outstanding Bar Program) 

 Chefe Destaque (Outstanding Chef)

 Melhores Padeiros e Confeiteiros (Outstanding Pastry Chef) 

 Restaurante Destaque (Outstanding Restaurant)

Serviço Destaque (Oustanding Service)

Outstanding Wine Program

 Outstanding Wine & Spirits Professional

 Chefe Revelação do Ano (Rising Star Chef of the Year)

 Best Chef: Grandes Lagos (Great Lakes)

 Best Chef: Washington DC e Meio Atlântico (Mid-Atlantic)

 Best Chef: Meio-Oeste Americano (Midwest)

 Best Chef: Nordeste dos EUA (Northeast) 

 Best Chef: Noroeste dos EUA (Northwest)

 Best Chef: New York City

 Best Chef: Pacifico

 Best Chef: Sul dos EUA (South) 

 Best Chef: Sudeste dos EUA (Southeast) 

 Best Chef: Sudoeste dos EUA (Southwest)

.

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:






No Comments
  1. Mirella (@mikix10) says

    Uia… muito legal, não conhecia isso e agora me interessei demais!
    Adorei que você mencionou que as pessoas tem costume de associar culinaria americana as fast food, puro engando, é em NYC e tantos outros lugares nos EUA que se encontram os melhores chefs do mundo e o mesmo se dá em Londres na Inglaterra, né?
    Adorei o post 🙂

    1. MauOscar says

      Mi

      Pois é.. Nos moramos numa cidade de pouco mais de 70.000 habitantes e encontramos aqui restaurantes de diferentes cozinhas. Desde Grega, Espanhola, Portuguesa, Tailandesa e afins.. Agora vai no Brasil ver se voce acha algo no gênero numa cidade do mesmo tamanho?

      Obrigado pela visita:D

      Bjs

  2. […] Orleans,o restaurante foi eleito em 2011 como o melhor chefe de cozinha dos sul dos EUA segundo o James Beard Foundation Awards. Área externa do Restaurante no Warenhouse […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.