Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Visitando a fábrica da Ben and Jerry’s em Vermont

15

Quando decidimos fazer uma viagem de carro pela Nova Inglaterra durante o Outono, sabíamos que ela teria como objetivo principal apreciar a mudança das cores das árvores no fenômeno que também é conhecido como Fall Foliage.

Outono em Vermont visto da fábrica da Ben and Jerry’s em Waterbury

Mas além disso, uma certeza tinhámos desde o início. Antes mesmo de começar a pesquisar sobre os destinos que iríamos incluir nesse roteiro, uma viagem à Nova Inglaterra não seria completa sem incluirmos Vermont e uma visita à Vermont não seria completa sem uma visita à fábrica de sorvetes da Ben & Jerry’s.

Entrada da fábrica da Ben and Jerry’s em Waterbury Vermont

Para quem nunca experimentou, ou nunca ouviu falar, Ben & Jerry’s é uma marca de sorvete que foi inventada em Vermont é que além de ser uma delícia (em nossa opinião um dos melhores sorvetes dos EUA) é muito famosa aqui nos EUA detendo mais de 1/3 dos mercado americano.

Entrada para o tour pela fábrica da Ben and Jerry’s 

Essa verdadeira história de sucesso começa no final da década de 70 quando dois amigos de infância Ben Cohen e Jerry Greenfield, que dão o nome à empresa (Ben & Jerry’s) que hoje faz parte do grupo Unilever resolveram gastar 5 USD em um curso de fabricação de sorvetes por correspondência, oferecido na época pela Universidade da Pennsylvannia.

Cow Mobile – Lançado em 1985 para promover a marca pelos EUA

Com o que aprenderam e cerca de 12 mil USD de capital (parte dele emprestado), inauguraram sua primeira sorveteria dentro de um posto de gasolina reformado com o nome de Ben & Jerry’s Homemade Ice Cream Parlor no dia 5 de maio 1978 no centro de Burlington, VT.

Depois de uma viagem de Vermont até a California pegou fogo perto de Cleveland na volta

Inicialmente produzindo e vendendo apenas 12 sabores diferentes de sorvetes, Ben & Jerry sempre privilegiaram o uso de produtos locais e ingredientes naturais especialmente selecionados e assim, rapidamente literalmente caíram no gosto da comunidade local. E são até hoje um dos princípios de sustentabilidade da marca que aposta no Fair Trade e várias outras iniciativas socio ambientalmente corretas.

Valores da empresa

Uma das coisas interessantes que descobrimos durante o tour é o fato de que como Ben não tinha paladar, ele apostou naquilo que ele chamava de “Mouth’s Sense”. E assim, adicionando textura aos sorvetes com pedaços de chocolate, castanhas, frutas e frutos secos criou uma das marcas registradas dos sorvetes da Ben & Jerry’s. Fato que viria à revolucionar o mercado americano de sorvetes.

Fábrica de sorvete mais famosa dos EUA – Ben and Jerry’s em Vermont

Porém o sucesso da Ben & Jerry’s também se deve as tradicionais ações de marketing que começaram desde muito cedo. Entre elas o famoso Free Cone Day, cuja primeira edição aconteceu em comemoração ao primeiro aniversário da primeira sorveteria no dia 5 de maio de 1979. Neste dia, eles distribuíram cerca de 600 litros de sorvete gratuitamente para todos os seus consumidores que aparecessem para a festa de aniversário. E logo o que era uma simples comemoração se transformaria em uma tradição da marca que distribui atualmente mais de  milhão de sorvetes gratuitamente no dia 5 de Maio.

Entrada da fábrica da Ben & Jerry’s em Vermont

Na década de 80, além de lançar novos sabores, eles começam a empacotar seus potes de sorvetes em embalagens menores de forma que o produto pudesse ser comprado e distribuído em pequenas quantidades. Naquela época a distribuição dos produtos era feita em uma velha Kombi (que depois inspiraria o CowMobile) pelos próprios donos da empresa.

Hoje o Cowmobile deu lugar aos caminhões de verdade

Com o sucesso e a fama que o sorvete conquistou, em 1980 eles abrem uma segunda sorveteria, no sistema de franquia, na Route 7 em Shelbourne ao sul de Burlington. Dois anos mais tarde, a sorveteria mudaria para um endereço temporário. Visto que o posto de gasolina onde tudo começou foi vendido e seria demolido para a construção de um estacionamento.

Recepção – Local para o agendamento do tour pela Ben and Jerry’s

No ano em que nascemos (1983), eles inaugurariam sua primeira loja fora do estado de Vermont na cidade de Portland no Maine. Nesta mesma época os bulks com 6 potes (pints) de sorvetes da Ben and Jerrýs começaram a ser distribuídos em algumas cidades de Massachusetts e New Hampshire, entre elas Boston.

Grupo aguardando o início do tour pelas instalações da fábrica de sorvete

Em 1985 a sede e a fábrica da Ben and Jerry’s mudaria para seu endereço atual em Waterbury onde visitamos a produção de seus sorvetes em um tour interessante pela fábrica. (Embora a fama conquistada e a alta demanda tenham banalizado um pouco o tour que hoje é digamos um pouco bastantão mas não por isso não interessante). Mas foi neste mesmo ano (1985), o New York Fudge, nosso sabor favorito foi inventado.

Exterior da fábrica

Quinze anos mais tarde, em 2000, a empresa seria vendida por 348 milhões de dólares para a gigante Unilever. Como parte do acordo de compra e venda a Unilever se comprometeu a manter o estilo e todos os projetos sociais lançados pelos fundadores da empresa.

Fábrica da Ben and Jerry’s em Waterbury

Hoje a Ben and Jerry’s além da fábrica de Waterburry conta com outras 6 unidades, sendo duas delas localizadas no exterior.

Cores de Outono na Ben & Jerry’s

A visita pela fábrica começa com a reserva de um horário em um grupo de cerca de 25 pessoas disponível. Quando chega a hora, este grupo é conduzido até um auditório todo enfeitado com vaquinhas estilizadas, onde o visitante assiste à um filme institucional de cerca de sete minutos contando a história da marca e enumerando algumas das razões para o sucesso da empresa junto aos empregados, consumidores e comunidade.

Vacas da Ben and Jerry’s decorando o auditório

Logo depois, o visitante é convidado a desligar suas máquinas fotográficas, celulares e afins e é conduzido por áreas envidraçadas que apresentam boa parte do processo de fabricação e embalagem do sorvete.

Scoops históricas da Ben and Jerry’s

Em seguida, é a vez do FlavoRoom, no passado o laboratório da Ben and Jerry’s e local onde muitos dos sabores disponíveis no mercado hoje foram inventados. Ali é o local que todos mais esperam chegar, afinal é o local onde são distribuídas amostras grátis dos sabores da marca.

Ben and Jerry’s FlavoRoom

Acabamos sendo cobaias de um novo sabor que esta entrando no mercado este ano, o Late Night Snack. Uma criação atribuída ao apresentador de TV Jimmy Fallon que apresenta o show Late Night with Jimmy Fallon na NBC e que combina sorvete de baunilha com calda de caramelo levemente salgada e pedaços de batata frita. Não é que a mistura fica boa… (Numa dessas dá pare experimentar no Brasil com Batata Palha + Sorvete de Creme + Doce de Leite rsrsrs..)

Lançamentos da Ben & Jerry’s

Na saida do FlavoRoom encontra-se o Hall of Flavors onde estão expostos os grandes sorvetes da marca (leia-se sabores de sorvetes mais vendidos). Para nossa surpresa nosso sabor favorito é apenas o sexto colocado dentre os mais vendidos. E por incrivel que pareça, o Cherry Garcia é o mais vendido deles.

Ben & Jerry’s Hall of Flavors

Antes que esqueça de mencionar, os sorvetes da Ben and Jerry’s tem sempre uns nomes digamos peculiares como: Phish Food, Fossil Fuel, Berry N’ice, Karamel Sutra, Chocolate Therapy, Chunky Monkey entre outros com nomes digamos mais normais.

Os 10 sabores mais vendidos pela Ben and Jerry’s nos EUA

Como estamos nos EUA, a fábrica conta ainda com uma loja temática onde se pode comprar além de sorvete, taças para sorvete, colheres para servir sorvete, muitos souvenirs Ben & Jerry’s. Tudo com temática voltada as vaquinhas as grandes responsáveis por termos estas verdadeiras delícias congeladas em nossos freezers.

Quem vos escreve com poster do sorvete favorito da marca

Outra atração no mínimo curiosa, para quem visita a fábrica de Ben and Jerry’s em Waterbury é o Flavor’s Graveyard. Neste local localizado numa porção mais alta do terreno próximo da fábrica encontra-se um verdadeiro cemitério de sabores. Ali estão as lápides dos sabores que sairam de linha e estão colocadas de forma a relembrar os sabores que não são mais fabricados pela marca. Seja pelo elevado custo de um dos seus ingredientes ou mesmo pela baixa aceitação do mercado.

Ben & Jerry’s Graveyard Flavours

A visitação da fábrica custa US$ 3.00 para adultos, US$ 2 para aposentados e crianças não pagam. Em nossa visita não precisamos pagar nada pois havia uma promoção no Foursquare que ao fazer o Check-Inn a entrada era gratuita.

White Russian um dos grandes sucessos da marca que saiu de linha pelo preço de 1 ingrediente

Você conhece o sorvete da Ben and Jerry’s qual seu sabor favorito?

Veja também:

O Viaje na Viagem na Ben and Jerry’s em Burlington

Ben and Jerry’s no mundo das marcas

Essas e outras fotos desse passeio em nosso álbum no facebook

Endereço da fábrica:

1281 Waterbury Stowe Rd
Waterbury, VT

Posts Relacionados:

  A rota dos queijos de Vermont

 Hershey a Capital Americana dos Chocolates

 Yankee Candle Flagship Store: A maior loja de velas do mundo

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

15 Comments
  1. Que incrível essa historiaaaaa
    Cada dia estou mais apaixonada por esse blog!
    Love you!
    beijocas
    Lela

    1. MauOscar says

      Lela

      Além de incrível, o sorvete é delicioso!!! Estamos esperando você nos visitar e experimentar essa e outras delícias daqui…

      Bjs

  2. Olá queridos amigos, nunca experimentei este sorvete. Vou atrás aqui na Alemanha. Será que encontro o Chunky Monkey?
    Adorei este post, deu água na boca.
    Beijos para vcs.

    1. MauOscar says

      Angela

      Para dizer a verdade nunca vi na Alemanha.. Na Inglaterra eu sei que vende.. Eu não gosto muito do Chunky Monkey.. Meu favorito é o New York Chunk Fudge o o Fossil Fuel.
      Obrigado pela visita

      Bjs

  3. karine marselle says

    Eu só tenho amor pelo chocolate fudge brownie. <3 🙂

    1. MauOscar says

      Karine

      Esse é uma delícia mesmo 😀

  4. Camila Navarro says

    Tá aí um passeio que eu adoraria fazer! E é claro que a parte da degustação seria a mais esperada. 😉

    Achei o máximo o cemitério de sabores! Super criativo!

    1. MauOscar says

      Camila

      Certamente você não iria se arrepender.. Apesar de a amostrinha grátis ser pequena existe a possibilidade de comprar na sorveteria da fábrica… 😀
      O Cemitério dos Sabores é interessante mesmo né?! Mais legal é ler em cada “lapide” um pouco do causa mortis de cada um dos sabores…

      Obrigado pela visita

      Bjs

  5. Marli Silva Coelho says

    Lindas fotos,principalmente as que aparecem as arvores colorias do outono.

    1. MauOscar says

      Marli

      Com tempo irei postar fotos das cores de outono ainda mais bonitas do que essas que apareceram neste post aqui..

      Obrigado pela visita

      Bjs

  6. Bruna says

    Oii!!
    Nao conhacia o seu blog e mto menos sabia q dava pra visitar a Ben & Jerry’s!!
    Eu adooooro o cherry garcia e o chocolate fudge brownie!!

    1. Bruna says

      Opsss, o blog de vcs… =))

    2. MauOscar says

      Bruna

      Obrigado pela visita.. Eu nao sou muito fan do Cherry Garcia.. Mas o Chocolate Fudge Brownie ‘e divino.. Mas o meu preferido e o New York Fudge.. Se um dia passar por Vermont visitar afavrica da Ben & Jerry’s e programa obrigatorio…

  7. […] um dos momentos mais esperados pelos meninos neste dia. Eu havia lido sobre esse tour num post do blog MauOscar e achei que seria um passeio que minhas crianças, loucas por sorvete, iriam curtir bastante. E, […]

  8. Marcela says

    Olá, tudo bem? Estou indo para Vermont no próximo mês e estou com uma dúvida sobre o seu post. Você comenta que a visita pela fábrica começa com a reserva de um horário em um grupo de cerca de 25 pessoas disponível, essa reserva é feita na hora ou é preciso fazer com antecedência? Outra coisa, você sabe me dizer que horas a fábrica abre?
    Muito obrigada!!!

Leave A Reply

Your email address will not be published.