Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

A rota dos queijos de Vermont

12

O estado de Vermont é conhecido por suas florestas temperadas que todos os anos atraem milhares de visitantes durante o Fall Foliage no início de Outubro. Conhecido também por suas inúmeras estações de esqui espalhadas por todo o Green Mountain que atraem outros milhares de praticantes dos esportes de inverno todos os anos.

Grafton Village, a primeira fazenda produtora de queijos que visitamos em Vermont

Estes são apenas alguns, dos inúmeros atrativos deste que é o sexto menor estado dos EUA e que obtem do turismo cerca de 15% de seu PIB. Mas o estado de Vermont vai além, com a segunda menor população absoluta entre os 50 estados americanos, perdendo apenas para o estado de Wyomming, Vermont é um estado bastante rural reconhecido pela qualidade de seus produtos agropecuários.

As responsáveis pelos queijos e sorvetes deliciosos de Vermont

Produtos estes que vão desde o tradicional Maple Syrup, passando por seus pomares de maçãs, fábricas de cidras, vinícolas até chegamos aos produtos derivados do leite. E é justamente nesta última categoria que Vermont se destaca. Quem nunca ouviu falar no lendário sorvete da Ben & Jerry’s? (Por sinal a nossa visita à fábrica vai virar post daqui alguns dias),  ou nos famosos queijos de Vermont.

Fazenda de criação de gado leitero em Vermont

Pois é, apesar de pequeno, Vermont produz mais de 100 variedades diferentes de queijos e conta com mais de 45 fábricas de pequeno, médio e grande porte especializados na produção desta iguaria. Durante nossa pasagem pela região tivemos a oportunidade de visitar a 3 destas fábricas e/ou seus show rooms e se deliciar nas amostrinhas grátis. E como ninguém é de ferro acabamos comprando alguma coisinha também.

Interior do Show Room da Grafton Cheese

A primeira destas fábricas/fazendas que visitamos foi a Grafton Cheese Company Village. Localizada no início da Route 30 em Brattleboro próximo a ponte coberta de Grafton. Esta empresa/fazenda dedica-se na produção e preservação da tradição de produção de queijo cheddar, o qual começou a ser produzido por eles em 1892.

Queijos de Vermont

Especializados na produção artesanal de queijo cheddar envelhecido entre um a quatro anos, a lojinha vende produtos fabricados por eles e vários outros tipos de queijo produzidos na região, juntamente com uma ampla variedade de outros produtos de Vermont.

Queijo cheddar de Vermont

A segunda fazenda/fábrica de queijos que visitamos foi a mais impressionante delas. Localizada às margens do lago Champlain ao sul de Burlington, a Shelburne Farms é um modelo de agroturismo sustentável. Nesta fazenda tivemos a oportunidade de acompanhar todo o processo, desde a ordenha da vaca, até o processo de fabricação até envelhecimento do queijo. Foi super interessante.

Etapas da produção de queijos da Shelburne Farms

A última delas, foi a Sugarbush Farm, uma pequena fazenda de pouco mais de 220 hectares que produz nada mais nada menos que 14 diferentes variedades de queijos. Num processo super artesanal desde 1870.

Cortando queijo maturado

Enfim, se você for um fissurado em queijos como nós, você pode literalmente fazer uma peregrinação pela rota dos queijos de Vermont. Se bem que com tanta coisa legal para ver e fazer neste estado, fica dificil ficar só na rota dos queijos.

Queijo cheddar envelhecido por 4 anos

Das 45 fazendas produtoras de queijos no estado, nem todas estão abertas à visitação pública. Algumas requerem reservar com antecedência. Mas cerca de metade delas basta chegar e conhecer um pouco do processo e ainda experimentar algumas amostrinhas grátis.

Fazenda especializada na produção de queijos em Vermont

Além disso, desde 1996 acontece em Julho o Vermont Cheesemakers Festival. Sem dúvida uma excelente oportunidade para experimentar os queijos produzido no estado uma vez que boa parte dos produtores participantes fazem parte Vermont Cheese Council que mantêm um excelente website na Internet e que é um dos organizadores do evento.   E aqui um Mapa no Google Maps com a localização das mesmas.

Produzinho queijo cheddar

Enjoy!!

Veja também:

Localização das fazendas produtoras de queijo em Vermount no mapa abaixo: Eis aqui uma compilação com as fazendas membros da associação.

1. Blue Ledge Farm (reservar com antecedência)

2. Blythedale Farm (fechada ao público)

3. Bonnieview Farm (reservar com antecedência)

4. Boston Post Creamery

5. Cabot Creamery Cooperative Visitors Center

6. Champlain Valley Creamery (reservar com antecedência)

7. Cobb Hill Cheese (reservar com antecedência)

8. Consider Bardwell Farm

9. Crawford Family Farm (reservar com antecedência)

10. Crowley Cheese (reservar com antecedência)

11. Does’ Leap (fechada ao público)

12. Fat Toad Farm

13. Franklin Foods (fechada ao público)

14. Grafton Village Cheese

15. Green Mountain Blue Cheese

16. Hildene Farm Signature Cheese

17. Jasper Hill Farm (fechada ao público)

18. Jericho Hill Farm (reservar com antecedência)

19. Lakes End Cheeses

20. Lazy Lady Farm (fechada ao público)

21. Maplebrook Farm (fechada ao público)

22. Mt. Mansfield Creamery (reservar com antecedência)

23. Neighborly Farms of Vermont

24. Orb Weaver Farm (fechada ao público)

25. Peaked Mountain Farm (reservar com antecedência)

26. Ploughgate Creamery (fechada ao público)

27. Plymouth Artisan Cheese

28. Sage Farm Goat Dairy (reservar com antecedência)

29. Scholten Family Farm (fechada ao público)

30. Shelburne Farms

31. Southwind Farm

32. Spring Brook Farm (reservar com antecedência)

33. Taylor Farm

34. Thistle Hill Farm (reservar com antecedência)

35. Turkey Hill Farm

36. Twig Farm (fechada ao público)

37. Vermont Butter and Cheese Creamery

38. Vermont Farmstead Cheese Co. (reservar com antecedência)

39. Vermont Shepherd

40. Von Trapp Farmstead (reservar com antecedência)

41. West River Creamery

42. Willow Hill Farm

43. Willow Moon (reservar com antecedência)

44. Woodcock Farm (reservar com antecedência)

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=3Yr5m7J8ADQ]

Tour na Cabot, o maior produtor de queijos de Vermont

Posts Relacionados:

 Viajando de carro pelos Berkshires durante o Fall Foliage

 Yankee Candle Flagship Store: A maior loja de velas do mundo

 Hershey a Capital Americana dos Chocolates

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

12 Comments
  1. mirellesiqueira says

    hummmmmmmmmmmmmm! a melhor coisa da frança são os queijos, mas confesso que sinto muita falta do queijo minas, do requeijão e do catupiry que não existem aqui…

    🙁

    1. MauOscar says

      Mirelle

      Realmente acho que como a França e a Suiça não existe nenhum outro lugar no mundo capaz de bater.. Se tem 5 coisas que eu adoro nessa vida são queijos, chocolate, sorvete, vinho e churrasco 😛

  2. carlos eduardo nascimento says

    Oscar. se superando em cada post. adorei este de Vermont. agora consigo entender o que o dinheiro e o capitalismo proporciona. este é um belo país com muitos atrativos. quem sabe um dia cheguemos neste nivel.

    1. MauOscar says

      Obrigado pelo elogio 😀

      Os EUA são de fato uma país surpreendente.. Uma pena que no meio de tanta coisa boa tem umas coisas/pessoas sem noção.. Caso contrário os EUA teria tudo para ser um dos melhores paises do mundo..
      A verdade é que estes dois anos aqui serviram para mudar minha opinião a respeito de um monte de coisas em relação a este país.. Felizmente no saldo da balança o saldo é bem positivo 😀

  3. deisedeoliveDeise says

    Que bacana! Adoraria fazer essa rota! 😀

    1. MauOscar says

      Deise

      Você não iria se arrepender.. Especialmente se fosse no outono.. É lindo!!!
      Bjs

  4. […]   A rota dos queijos de Vermont […]

  5. […]  A rota dos queijos de Vermont […]

  6. Carla T. Coletti Nori says

    Olá, a rota encantou a mim e meu marido! Estaremos em Stamford-CT em Novembro e teremos 1 semana livre por lá, queríamos conhecer Boston e tb algumas fábricas de queijos. Será que conseguimos “casar” as 2 coisas? O que vc sugere? Obrigada e parabéns pelo blog!!! Abraços!

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Carla

      Olha acho que Boston Merece uns 3-5 dias de visita.. Vermont é um estado lindo, principalmente no Outono!! Pena que em Novembro as arvores de folhas caducas já terão perdido quase todas as suas folhas.. Agora no seu lugar eu provavelmente preferiria explorar Boston, Cape Cod e Rhode Island já voltando em direção ao CT. Escolhendo um destino ou outro a viagem será linda.. A Nova Inglaterra é fantástica

      Abraços

      1. Carla T. Coletti Nori says

        Oscar, muito obrigada!!!! Estamos a cada dia mais empolgados com a viagem! Precisamos apenas montar o roteiro!!!! Ai que dúvida! rsss
        Abraços

  7. Marina says

    Olá, fiquei encantada com a descriçao dos estados da Nova Inglaterra! Estarei em maio em Boston por cinco dias e terei mais dez dias para explorar os estados. O q vc me sugere…começar pelo Maine, partindo de Boston??
    Agradeceria se pudesse me ajudar a montar um roteiro nesses dez dias a partir de Boston, visitando os outros estados a seguir.

Leave A Reply

Your email address will not be published.