Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Gaslamp Quarter em San Diego

6

Durante nossa estada em San Diego, ficamos hospedados no excelente  Hilton Gaslamp Quarter, na hoje agradabilíssima região do Gaslamp Quarter no “novo” centro histórico de San Diego. Porém, a história deste lugar, nem sempre foi assim vibrante e descontraída.

Pórtico na Entrada do Gaslamp Quarter em San Diego, California

De fato, ela começa na segunda metade do século XIX quando William Heath Davis e Alonzo Horton, dois investidores compram cerca de 960 acres de terra (3.85 Km2) em uma área próxima ao porto de San Diego (hoje região do Seaport Village) e começam a lotear e urbanizar a região.

Hilton Gaslamp Quarter

Naquela época, o ousado empreendimento que logo passou a ser conhecido como New Town, uma referência em contraste a região de Old Town, onde a cidade de San Diego teve suas origens cerca de 100 anos antes com a criação da primeira das 21 missões espanholas na Califórnia, prosperou rapidamente principalmente devido a sua proximidade do porto as margens da baia de San Diego. E logo se tornou o novo centro comercial da cidade.

Centrinho de Gaslamp Quarter

Entre os anos de 1880 e 1916, a então New Town vivenciou um verdadeiro boom imobiliário. Porém, junto com o desenvolvimento, chegaram também os “problemas” como bares, bordéis e casa de jogo na região portuária.

Ruas do histórico Gaslamp Quarter

Não demorou muito e o local ganhou fama de lar dos indesejáveis de San Diego. Uma referência às prostitutas, cafetões, traficantes e pessoas viciadas na jogatina que “infestavam” a região. Nesta época, a região ganha outro apelido, e passa também a ser conhecida como Stingaree, ou o bairro boêmio de San Diego.

Gaslamp Quarter em San Diego, California

A região estava em franco processo de decadência nas décadas de 50 e 70 quando era popularmente conhecida como “Sailor’s Entertainment District”. Tendo em vista a decadência e deterioração do patrimônio arquitetônico da região, a prefeitura da cidade cria, em 1976, um plano diretor para a região.

Restaurante com Streap Tease (Influência do lado boêmio de Gaslamp Quarter em San Diego) 

Com o objetivo de preservar as construções históricas que iam sendo derrubadas umas após as outras descaracterizando totalmente a história do lugar, incentivos fiscais foram oferecidos para quem investisse na região e em 1982, o Gaslamp Quarter torna-se foco central de um processo de re-urbanização do centro de San Diego por parte da prefeitura.

Centro histórico de Gaslamp Quarter em San Diego

O negócio funcionou, e é justamente este processo que viria a transformar o local no que entendemos hoje como Gaslamp Quarter historic district. Uma região extremamente vibrante e divertida, com uma vida noturna e cena gastronômica bastante agitada e com muitas construções históricas, muitos deles transformados em hotéis, bares e restaurantes.

Horton Grand Hotel e sua fachada em estilo vitoriano

Para quem se pergunta de onde surgiu o nome Gaslamp Quarter, ele faz referência as antigas lamparinas de gás que faziam a iluminação pública da região. Em outras palavras o Gaslamp Quarter foi uma excelente surpresa no centrinho de San Diego.

Pelas Ruas do Gaslamp Quarter em San Diego 

Apesar de contar com uma ampla variedade de opções gastronômicas tivemos a oportunidade de experimentar apenas 3 restaurantes na região. Nenhum dos lugares provados deixaram aquela sensação, quando voltar a San Diego só para comer lá novamente, mas eis aqui a listinha:

Monsoom Indian Restaurant => O melhor dos restaurantes que experimentamos na região.. Com ambiente bacana, comida indiana relativamente original (apesar de pouca pimenta). Numa escala de 0 a 5 ficaria com 3 estrelas e meia.

Old Spaghetti Factory => Restaurante Italiano de rede, que ainda não conhecíamos. Comida ok, mas nada espetacular. Nesta mesma categoria restaurantes como o Maggiano’s e Macarroni Grill conseguem ser muito melhores. O que eu realmente não gostamos foi a fila de mais de 45 minutos para conseguir um lugar para sentar. Numa escala de 0 a 5 ficaria com 3 estrelas.

Royal Thai Cuisine => Restaurante Tailandês com decoração original, atendimento regular e comida satisfatória. Pelo custo não vale o benefício. Numa escala de 0 a 5 ficaria com 2 estrelas e meia.

Fotos noturnas do Gaslamp Quarter de San Diego

Monsoom Indian Restaurant

729 4th Avenue  
San Diego

Old Spaghetti Factory

275 5th Avenue  
San Diego

Royal Thai Cuisine

467 5th Avenue 
San Diego

 Explorando Hollywood – Um encontro de Oscars

 Guia Vinícolas Napa Valley EUA 

 Explorando San Francisco na Califórnia

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

 

6 Comments
  1. Ana Claudia says

    Oi, pessoal , parabéns pelo blog excelente, que tanto nos ajuda nas nossas preparações das nossas viagens. Li em algum lugar que em San Diego tem uma reprodução da cidade no séc. XVII. Antigas casas estilo espanhol. Como meu filho adora esse tipo de arquitetura, queria levá-lo lá mas não estou localizando. Vcs sabem onde fica? É no Balboa park? Obrigada

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Olá Ana Claudia

      Você deve encontrar várias dessas casas na região do South Park ao Leste do Balboa Park, se é o que estou pensando são umas casinhas construídas em estilo revival espanhol entre o inicio do século passado e a década de 30-40

      Abs

  2. Lu says

    Oi, Oscar,
    Sou a Lu do VnV.
    Estou programando uma viagem a San Diego e estou na dúvida se fico 2 ou 3 dias por lá (sem contar os de chegada e saída).
    Na verdade, antes vou ao Hawaii, então, se ficar 2 dias em San Diego, poderei ficar 6 no Hawaii, o q me permitiria ir a uma 2a ilha além de Oahu. Mas, se 2 dias for mto pouco p/San Diego (vai ser super correria), fico 5 só em Oahu (q dá e sobra) e 3 em San Diego.
    Depois vou dar uma lida c/calma em tds os posts de S.Diego.
    Bjs,
    Lu

  3. Lu says

    Oi, Oscar,
    Decidi ficar 2 dias em San Diego. Sei q é pouco, mas é o q temos para hoje!!
    Pelo q li por aí, parece q o lugar + legar de ficar seria Gaslamp? Vi q vc ficou no Hilton. Gostou da localização?
    Estamos pensando em 1 dia p/o litoral: La Jolla, Point Loma, Coronado, e o outro dia p/curtir a cidade propriamente dita. Acho q n vai dar p o Zoo, Legoland, parque.
    Alguma sugestão?
    Obrigada,
    Lu

    1. MauOscar says

      Oi Lu

      Desculpe a demora em responder.. Na verdade desde que comecei a escrever lá no Viajoteca quase não entro mais por aqui.. Bem agora que você já fechou o numero de dias acho que a ideia de dividir os dois dias explorando o litoral e outro dia explorando a cidade uma boa idéia.. Eu gostei da localização do Hilton sim, ficava ao lado do Gaslamp Quarter e pertinho do Seaport Village.. Se tiver um tempinho visite também o San Diego Old Town, tinha vários restaurantes mexicanos gostosos por lá.. Passados quase 5 anos desde a minha visita por lá espero que minhas dicas ainda estejam validas..
      Abraço

  4. Lu says

    Valeu, Oscar!!

Leave A Reply

Your email address will not be published.