Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Hallowinter – Neve em Outubro as vésperas do Halloween

0

Se alguem perguntasse: costuma nevar na costa leste dos EUA pela época do Halloween? Minha resposta estaria na ponta da língua: “não, só se for no topo do Mount Washington em New Hampshire ou na porção mais setentrional da Nova Inglaterra!”. Mas este ano tivemos que rever estes conceitos.

Abóboras de Halloween com neve

Chamado por muitos como Snowctober ou Hallowinter, o Halloween de 2011 vai entrar para história como um dos Halloweens mais atípicos dos últimos anos aqui na costa leste dos EUA. Nevou em praticamente todos os estados do nordeste dos EUA, indo de Maryland até o Maine.

Lago no Wintherthur Estate

Em pelo menos 20 cidades a quantidade de neve acumulada bateu em pelo menos 2x o recorde histórico já registrado para o mês de outubro. Para se ter uma idéia do que estou falando, a cidade de Nova York por exemplo não via a cor da neve no mês de Outubro desde a época da Guerra Civil Americana (1861-1865), isso mesmo +- 150 anos atrás.  Sim chegou a nevar 3 vezes desde então.. Mas nunca chegou a acumular.

Neve em pleno Halloween

Aqui em Delaware, esta foi a sexta vez que tal fenômeno acontece desde que se começou a registrar dados climáticos aqui no segundo menor estado dos Estados Unidos. A última vez que tal fato aconteceu por aqui foi em 1979, ou seja, eu nem era nascido ainda. Mas levando em consideração a quantidade de neve acumulada, não acumulava tanta neve assim desde Outubro de 1872.

Abóboras de Halloween Cobertas de Neve

Geralmente começamos a ver a cor da neve só em Dezembro (no ano passado nevou pela primeira vez em 06/12). Com muita sorte temos neve na época do Natal… Mas este ano, a dita cuja resolveu dar as caras na véspera do Halloween, ou seja, praticamente 2 meses antes do previsto.

 

Caixa de Correio Coberta de Neve

O pior de tudo foi o fato dela cair justamente no final de semana em que as árvores estariam atingindo seu pico de coloração outonal na nossa região. Tanto que no dia que olhei a previsão do tempo (quarta-feira) e se cogitava a possibilidade de neve no final de semana, eu e muita gente não levou aquilo muito à sério não.

Mesmo assim, vendo que o tempo no final de semana não estaria lá uma Brastemp, aproveitei a sexta-feira para fotografar algumas imagens do outono aqui em Delaware antes de a chuva e o mau tempo derrubassem boa parte das folhas das árvores.

Outono ou Inverno?!

A sexta-feira estava linda, sem uma única nuvem no céu pela manhã. Porém ao longo do dia a nebulosidade foi aumentando. A previsão do tempo permanecia inalterada, e dizia que no dia seguinte iria chover e no final do dia começaria a nevar. Mas aquele céu de brigadeiro parecia estar dizendo que a previsão estava completamente enganada.

Céu de Brigadeiro após a nevasca

No sábado cedo, ao olhar pela janela, estava caindo aquela chuvinha fina e constante. Por volta da hora do almoço a chuva se transformou num mix de chuva e neve mas que ao cair no solo derretia sem acumular.

Primeiros flocos de neve da estação dia 28/10/2011

Algumas horas mais tarde, a chuva passou a cair totalmente em forma de neve (molhada) e passou lentamente a acumular. Felizmente era um sábado e estávamos na borda da nuvem. Aqui em Delaware nevou cerca de 5 cm dos quais apenas 2-3 chegaram a acumular de fato. Mas em alguns lugares na região dos Poconos na Pennsylvannia nevou mais de 50-60 cm.

Neve em pelo Outono visto de casa

Agora imagine só o transtorno que esta neve fora de época causou por aqui. A natureza que costuma se preparar para o inverno perdendo suas folhas no Outono foi literalmente pega de supetão pelo Halloween NorEaster (nome dado a este tipo de tempestade nesta época do ano). Os galhos que no inverno não contam com o peso das folhas, tiveram que além delas, sustentar toda esta quantidade de neve. O resultado não podia ser diferente, muitas árvores caidas e muitos galhos quebrados, o que significa muita gente sem luz.

Outono nevado

Como resultado, a tempestade de neve fora de época afetou diretamente a vida de nada mais nada menos de 60 milhões de pessoas, sendo que destas 3 milhões ficaram sem luz e  mais de 400 vôos foram cancelados. E em alguns casos extremos, passageiros chegaram a ficar mais de 7 horas presos dentro de aeronaves na pista do aeroporto.

Flores Cobertas com Neve

Aqui em Delaware o número de pessoas diretamente afetadas pelo Snowctober chegou a casa dos 125.000. este foi o número consumidores que ficaram sem luz no sábado à noite de acordo com a cia. elétrica local. Felizmente aqui em casa nada aconteceu. Mas em estados como Connecticut e Massachusets muitas pessoas foram obrigadas a passar o Halloween (segunda-feira) as escuras e não foi por opção não. Mesmo depois de 2-3 dias depois da nevasca mais de 1 milhão de consumidores permaneciam sem energia elétrica.

Abóboras do Longwood Gardens cobertas com neve

Apesar de a nevasca ter sido no Sábado e o Halloween oficialmente só foi na segunda, quem mais sentiu os efeitos da tempestade de neve fora de época foram as crianças. Em estados como New Jersey, Connecticut e Massachussets os respectivos governadores chegaram a declarar estado de emergência e muitas cidades acabaram cancelando ou transferindo Halloween para o final de semana seguinte.

Casa enfeitada para Halloween com uma fina camada de neve

Em termos práticos, aqui para nós a única coisa que atrapalhou o Halloween mesmo foi o frio. Que acabou congelando nossas abóboras, o que comprometeu parcialmente a qualidade das mesmas para a confecção dos tradicionais Jack – O – Laterns (Lanternas de Halloween feitas de abóboras).

Gato Preto de Halloween com neve nas costas

Apesar do tempo feio e frio no Sábado, o dia seguinte a nevasca amanheceu maravilhoso sem uma única nuvem no céu e com tudo coberto por uma fina camada de neve e com boa parte das árvores todas amarelinhas/laranjas e vermelhas. Claro que não perdi a oportunidade de tirar mais algumas fotos (ilustrando este post).

Folhas com neve

Será o Hallowinter um prenúncio do que será este inv(f)erno?! Pelo visto sim… Segundo andam dizendo alguns meteorologistas que culpam o fenômeno La Niña.

Degradê das árvores no Outono

Posts Relacionados:

 Halloween 2011 (FotoBlog)

 Lanternas de Halloween – Jack O Latern carving festival em Chadds Ford PA

 Terremoto, Furacão e Tornado: Tudo numa semana agitada na costa leste dos EUA

 Segunda Maior Nevasca da História em Delaware

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

 <= Clique na Logo

 Siga o MauOscar.com também no:

 

No Comments
  1. Guta Cunha says

    Essas fotos das abóboras no gelo estão demais!

    Viajei nessa nevasca que teve mas acho que pelo jeito virão outras até o final do ano não?

    bjus

    1. MauOscar says

      Guta

      Até Dezembro deve nevar novamente sim…
      Temos que marcar nosso encontro né?!

      Bjs

  2. Marcie says

    Eu vim para dizer a mesma coisa: que essas fotos das abóboras com neve estão espetaculares!
    Nem vou mencionar que nevou no dia seguinte à minha saída daí, né?! Humpf..

    Guarde um pouco dessa beleza toda para quando eu chegar, tá?!.

    1. MauOscar says

      Marcie

      Eu até comentei com o Mau.. Quem deve ter ficado triste que não pegou essa neve fora de época deve ter sido a Marcie..
      Quando você vier as folhas dever já ter caido tudo.. Mas ainda assim vai ser bonito… Prometo..

      Bjs

  3. Clarissa says

    Lindas fotos! 😉

    1. MauOscar says

      Obrigado Clarissa 😀

      Bjs

  4. […] O Halloween de 2011, ou melhor Hallowinter vai entrar para história como um dos Halloweens mais atípicos dos últimos anos aqui na costa leste dos EUA. Afinal de […]

  5. carlos eduardo nascimento says

    Oscar. muito legal este post. as imagens são maravilhosas. o contraste das cores incriveis.

    1. MauOscar says

      Tio Du

      Mês dfe outubro bati recorde absoluto de fotos tiradas em único mês..
      O Outono é a época do ano mais fotogênica.. Ganha até mesmo da primavera.. afinal de contas um jardim bonito é um jardim bem cuidado.. No outono é a natureza toda trocando de cor.. Um espetáculo único de cores..

      Obrigado pela visita

  6. claudia Liechavicius says

    Menino! Estou nos Estados Unidos e pegando um super friozinho fora de hora. Por sorte, estou na California e a temperatura está um pouco mais amena. Mesmo assim, em LA peguei dois dias com 15 graus. Bem geladinho para outubro. Em Laguna Beach peguei dias lindos com temperatura chegando a 30 graus. Muito melhor.
    Beijo
    Claudia

    1. MauOscar says

      Claudia Liechavicius

      Que legal.. Vi que você esteve viajando pelo México esses tempos.. O tempo ta meio doido por aqui mesmo.. Você não vai aparecer por esses lados não?
      Bjs

  7. Marli Silva Coelho says

    Quanto mais leio, mais gosto dos seus relatos, e de suas fotos espetaculares.Parabéns.

    1. MauOscar says

      Marli

      Obrigado pelos elogios, comentários e principalmente pela visita.. 😀

Leave A Reply

Your email address will not be published.