Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Coronado Beach

1

Coronado Beach é considerada uma das melhores e mais famosas praias do sul da Califórnia. Tanto que em 2011, ela ocupa a posição de segunda melhor praia dos EUA de acordo com um ranking elaborado anualmente pelo PhD em Ciências Ambientais Costeiras, Stephen Leatherman. Mais conhecido como Dr. Beach, Leatherman leva em consideração cerca de 50 variáveis, as quais combinadas geram um índice que forma uma lista com as 10 melhores praias dos EUA.

Carro Salva Vidas em Coronado Beach na Califórnia

Localizada à cerca de 9 Km do centro de San Diego, Coronado Beach faz parte do município de Coronado. Uma minúscula cidade de cerca de pouco mais de 25.000 habitantes que se “espremem” em pouco mais de 20 Km2 de uma península que dá o nome a cidade e sua praia mais famosa.

Praia de Coronado (Infelizmente o tempo não ajudou)

Mas é graças ao visual e sua posição estratégica que Coronado Beach se tornou famosa. Tanto que hoje Coronado possui um dos m2 mais caros da região. E as casas que vemos por lá não deixam de negar o fato.

Point Loma visto de Coronado Beach

Infelizmente, no dia em que fomos conhecer Coronado, durante nossa visita à San Diego, o tempo não quis colaborar conosco. Por mais bonita que a praia seja, qualquer praia sem sol não é uma praia de verdade.. As nuvens deixam a água do mar cinza, o vento deixa o mar revolto, etc… Enfim não era exatamente aquilo que esperávamos encontrar da segunda melhor praia dos EUA.

+ desapontados com o tempo, certamente estavam os noivos deste casamento à beira mar

Mesmo sem poder conhecer Coronado Beach em todo seu explendor num dia de sol, visitar a região foi bem interessante. Para chegarmos lá, atravessámos a Coronado Bridge, uma ponte de cerca de 3.1 Km que liga San Diego à Coronado passando sobre a baía de San Diego.

Coronado Bridge, a ponte que liga San Diego à Coronado

Esta ponte, além de possuir uma razoável elevação, o que permite o livre trânsito de navios pela baía, também proporciona uma vista privilegiada da cidade. De um lado se vê os edifícios do centro de San Diego, do outro boa parte da Base Naval de San Diego.

San Diego vista do alto da Coronado Bridge

Falando em Base Naval de San Diego, esta é a maior base naval da costa oeste dos EUA. E graças à proteção natural que a península de Coronado proporciona à Baía de San Diego, o local é o principal porto da frota da marinha de guerra dos EUA no pacífico.

Baía de San Diego

Desde longa data, muitos navios param/paravam ali para reabastecer ou se abrigar. O porto ganhou ainda mais importância depois da abertura do Canal do Panamá em 1914. Tal fato acabou fazendo o porto de San Diego se tornar um dos principais portos dos EUA na costa do Oceano Pacífico.

San Diego vista do início da Coronado Bridge

Além de um punhado de casinhas simpáticas e muitas embarcações  ancoradas no lado da baía o grande destaque de Coronado, fica por conta do Hotel del Coronado. Inaugurado em 1887, esta gigantesca construção em estilo vitoriano tardio transformou o destino num dos mais populares e requintados destinos de férias da Califórnia.

Entrada para o Hotel del Coronado, um dos hotéis mais antigos e tradicionais dos EUA

Hoje o hotel, construído quase que inteiramente em madeira de sequóia, é uma das maiores e mais antigas estruturas em madeira dos EUA e um dos últimos remanescentes deste significativo estilo arquitetônico. O Hotel ao longo dos anos passou por uma série de reformas e hospedou diversas convenções e hospedes famosos, que vão desde presidentes, artistas de Hollywood até outras figuras de destaque no cenário nacional e internacional.

Hotel del  Coronado, preferidos de artitas, políticos e famosos

Entre os presidentes, nada mais nada menos de 18 dos 44 presidentes dos EUA já se hospedaram lá. Benjamin Harrison, William McKinley, William Howard Taft, Woodrow Wilson, Franklin Delano Roosevelt, Dwight D. Eisenhower, John F. Kennedy, Lyndon B. Johnson, Richard M. Nixon, Gerald R. Ford, Jimmy Carter, Ronald Reagan, George H. W. Bush, Bill Clinton, George W. Bush, e até mesmo Barack Obama.

 

Hotel del Coronado na Califórnia

Entre algumas curiosidades associadas à construção deste hotel: Este foi o primeiro hotel no mundo a utilizar energia elétrica, tanto que Thomas Edison supervisionou pessoalmente a instalação da rede elétrica do hotel. Falando em eletricidade foi no Natal de 1904 que a primeira árvore natalina iluminada com luz elétrica exposta em um ambiente externo foi apresentada ao público no mundo. Neste evento Thomas Edison esteve tambem presente no evento.

Hall Hotel Del Coronado, o primeiro hotel com luz elétrica do mundo

Além disso o Hotel Del Coronado, foi o primeiro hotel no mundo a utilizar uma caldeira à óleo para aquecimento da água dos banheiros. Todo o acabamento interno do teto em madeira foi construído sem o uso de um único prego, utilizando-se apenas cola e estacas de madeira.  basicamente utilizando mão de obra de imigrantes chineses do século XIX.

Hall do Del Coronado Hotel

Quando inaugurado, o Hotel Del Coronado era uma espécie de Burj Al Arab da época. Onde tudo de mais moderno e sofisticado da época estava disponível ali..Entre as amenidades disponíveis no final do século XIX estavam uma piscina tamanho olimpica de água salgada, quadras de tenis, iate clube próprio, pistas de boliche e salar de bilhar. Isso sem falar no jardim de chá japonês, a fazenda de avestruzes e as atividades recreativas que iam de expedições de caça à pesca em alto mar.

Piscina do Hotel del Coronado

Aproveitamos para conhecer um pouco das áreas comuns do hotel e para tomar um sorvete na Moo Time Creamery, uma sorveteiria nas dependências do hotel e que serve uma série de sorvetes artesanais deliciosos.. Passando pela Babcock Bakery vi uma bomba de chocolate que sorriu para mim e de fato era deliciosa.. E escrevendo este post descobri que esta panificadora que produz doces, doces folhados e uma série de outros produtos existe no hotel desde os tempos em que ele foi fundado. Mas tenho que dizer que a Bomba de Chocolate da Lancaster em Curitiba continua absoluta, mas esta foi sem dúvida a melhor Eclair que já provei nos EUA.

 

Moo Time, a sorveteiria do Del Coronado Hotel

Informações Úteis:

O Hotel tem 7 andares, cerca de 680 quartos, divididos em 6 categorias diferentes. O valor das diárias variam de uma faixa de 300 USD até mais de 1800 USD de acordo com a categoria e época do ano.

Dentro do Hotel existem 6 opções de restaurantes e bares, além de lojinhas de Souvenir e Spa. Mesmo que você não fique hospedado no hotel visitar o local é uma ótima pedida.

Outras fotos:

Gazebo no jardim interno do hotel

Jardim do Hotel del Coronado.. Me fez lembrar o Raffles em Cingapura

Pandano no Jardim do Hotel del Coronado

Placa de tombamento histórico de um dos hotéis mais antigos das Américas

Flores pelos Jardins do Hotel 

Parte do Balcão da Bakery

Área Externa do Hotel

 Endereço

Hotel del Coronado

1500 Orange Ave
Coronado, CA 92118
 

Posts Relacionados:

 Santa Mônica – A praia que é a cara da Califórnia 
 
 Highway 1 na California: De San Francisco até Santa Cruz
 
 Berço do Surf na Califórnia – Uma passadinha por Santa Cruz 
 

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

1 Comment
  1. […] não seja hospede, é possível utilizar os bares e restaurantes do hotel. Veja o relato do blog MauOscar, com muitos detalhes históricos sobre o hotel, construído em 1887. O site NaCalifa também fala […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.