Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Kennett Square – A capital mundial dos cogumelos

4

Kennett Square é uma simpática cidade do interior da Pennsylvannia. Com pouco mais de 6 mil habitantes e localizada na região do Brandywine Valley na divisa com o estado de Delaware. Esta pequena cidade é mundialmente famosa por dois motivos principais.

Kennett Square Inn

O primeiro deles,  dispensa maiores apresentações. Fundado em 1906 por Pierre Samuel Du Pont, o Longwood Gardens é hoje um dos maiores e melhores jardins botânicos dos EUA e possivelmente do mundo. Nós adoramos este lugar, tanto que somos membros e todo mês estamos lá batendo o ponto. Seja para um brunch de Domingo no delicioso 1906 Restaurant, ou apenas para curtir o jardim, suas fontes e flores. Uma visita ao Longwood Gardens sempre é uma experiência memorável, especialmente durante os eventos que acontecem ao longo do ano.

Casinha típica da região

O segundo deles, a cidade em si. Kennett Square é conhecida internacionalmente como a capital mundial do Mushroom. Isso mesmo, provavelmente nenhuma outra cidade no mundo depende mais da criação e comercialização de cogumelos do que Kennett Square.

Mushroom Festival, o principal evento da cidade

Para se ter uma idéia, aproximadamente 54% de todo os cogumelos consumidos nos EUA vêm desta região que engloba o Condado de Chester na Pennsylvania e o condado de New Castle em Delaware. A cidade sozinha, responde por cerca de ¼ da produção nacional do produto, o que faz dela um dos principais pólos produtores de Mushroom (Cogumelos) do Mundo.

Mushroom Festival em Kennett Square na Pennsylvania

O centrinho de Kennett Square é super ajeitadinho, uma graça durante o ano todo. Mas sem dúvida alguma a melhor época para se visitar a cidade é durante o Festival Anual do Mushroom, o qual completou 25 anos em 2010.

Mushroom Parade de Kennett Square

O Festival que acontece todos os anos no segundo final de semana de Setembro e atrai mais visitantes do que a própria população da cidade. O evento geralmente vai de Sexta à Domingo e tem uma programação extensa e variada, que inclue demonstrações culinárias utilizando cogumelos, visitas guiadas às fazendas de criação de cogumelos, concursos para eleger os melhores cogumelos, melhor sopa e assim por diante.

Kennett Square a capital mundial dos Cogumelos

Em 2010 estivemos no 25º Mushroom Festival durante o sábado. Chegamos pela hora do almoço. Pagamos nossas entradas 2 USD por pessoa e logo na entrada, encontramos uma tenda com uma amostra de como os cogumelos comestíveis são produzidos na região.

 

 Exposição sobre os cogumelos produzidos na região

Além disso, uma mostra super abrangente com várias espécies de cogumelos (fungos comestíveis), muitos dos quais nem sequer tinha visto antes. Tudo produzido em nossa região. Por sinal, foi nesta exposição que descobri que cada americano consome 1.75 Kg de cogumelos ao ano. Valor que triplicou desde 1965. Por sinal neste site do Departamento de Agricultura dos EUA existem varias estatisticas interessantes sobre o produto nos EUA.

Bancada do Chef

Na seqüência à mostra ficava a Culinary Tent (Circo Culinário). Pegamos o finalzinho de uma demonstração culinária com o chefe da Restaurant School of Philadelphia Stephen Latona que demosntrava como fazer um prato usando cogumelos locais.

Stefen Latona chefe da Restaurant School of Philadelphia

O cheiro produzido pela combinação dos cogumelos com a marsala durante a demonstração era de matar.. Como estava quase na hora do almoço assistir aqueles 15 -20 minutos finais foi uma verdadeira tortura.

Cogumelos frescos na bancada do chefe

Terminada a demonstração e sem provar nada (só para pagantes) seguimos para o Mushroom & Wine Tasting. Uma competição que elege a melhor sopa de cogumelos e os melhores vinhos da região. Para participar se paga 10 USD (sopa) e 15 USD (Sopa+Degustação de Vinhos).

Tenda do concurso para escolha da melhor sopa de cogumelos do 25 Mushroom Festival 

Os vinhos não eram lá grandes coisas. Mas as sopas eram fantásticas, algumas delas certamente figuram entre as melhores sopas que provamos na vida, outras não eram grande coisa é verdade. Depois de provar, aprovar e reprovar escolhemos nossa sopa favorita e votamos na cédula eleitoral que cada um de nós ganhou na entrada da competição. No final das contas a nossa sopa favorita acabou sagrando-se campeã em 2010 e estará lá participando como uma das favoritas novamente em 2011.

Degustação dos vinhos da Paradock Wineyard

Depois de tomar muita sopa, aproveitamos para explorar um pouco da feirinha de artesanato e as barraquinhas de comidinhas que invariavelmente serviam coisas com cogumelos. Ao todo mais de 200 expositores tomavam conta da rua principal da cidade. A qual fervilha durante esta época do ano.

Parte da rua principal de Kennett Square durante o Mushroom Festival

Aproveitamos que algumas fazendas de Mushroom da região abrem para visitação ao público apenas nesta época do ano e nos registramos para ir conhecer uma delas. Conseguimos uma vaga num tour no finalzinho da tarde. Conto mais sobre esta experiência neste post aqui.

Produtos locais  no Mushroom Festival

Voltamos à feirinha para curtir um pouco mais da festa. Aproveitamos ainda para provar os sorvetes da Woodside Farm de Hockessin. Uma fábrica de sorvetes artesanais que foi escolhida como uma das melhores sorveterias locais dos EUA pelo Yahoo Travel em 2011.

Caminhão do Sorvete da Woodside Creamery

A fazenda/fábrica está situada a menos de 5 kilômetros de nossa casa nova e nesta época do ano produz sorvetes artesanais com sabores digamos bem pouco comuns. Sabores  como sorvete de abórora, abóbora com cogumelo, creme de cogumelo e cogumelo com chocolate são apenas alguns dos exemplos de sorvetes sazonais produzidos pela Woodside Farm.

Alguns dos sabores dos sorvetes sazonais da Woodside Creamery de Hockessin, Delaware

Provamos todos eles e não é que era gostoso mesmo… Só mesmo em Kennett Square para você comer sorvete de cogumelo e gostar. Este ano certamente estaremos lá novamente 😀 Essa feirinhas locais são o máximo!!

 

Servidos?!

Mais Fotos:

[slideshow]

Endereços:

Mushroom Festival

 N Union St & W State St
 
Kennett Square, PA 19348

Longwood Gardens

1001 Longwood Road,
 Kennett Square , PA 19348

Woodside Creamery

1310 Little Baltimore Road
Hockessin, DE 19707

Posts Relacionados:

 [FotoBlog] Mushroom Festival 2011

  Visitando uma fazenda de cogumelos na capital mundial do Mushroom

 Longwood Gardens

 Conhecendo o Amish Country na Pennsylvania

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

4 Comments
  1. Gustavo - Viajar e Pensar says

    Gostei desta história de vinhos da região, qual são as uvas da Região? Não aprovaram? Os poucos vinhos de Columbia que provei eram excelentes, principalmente os Merlot.
    Mas post perigosos este, vai ter um monte de gente atrás do Cogumelos Alucinógenos. Anota aí, o Mauoscar vai receber várias visitas dos doidos ehehe.
    Abraço!!

    1. MauOscar says

      Gustavo

      Sinceramente falando os vinhos daqui não sao grandes coisas.. eles produzem vinhos de várias castas de uvas.. Mas nenhum deles que eu provei era assim uma brastemp…
      Quando estava escrevendo este Post e o próximo pensei na mesma coisa.. Vamos ver o que vem por ai… rsrsrs

      Abraço

  2. claudia liechavicius says

    Oscar,
    Amo cogumelos!!! Também quero bater ponto num lugar como esse. Que privilégio.
    Só não sei se iria gostar do sorvete de cogumelo??? Será???
    Beijo
    Claudia

    1. MauOscar says

      Cláudia

      Eu tenho que dizer que a região em que moramos é muito bonita.. É um EUA totalmente diferente daquele que encontramos em NY, DC, Orlando, Los Angeles… Paz ,tranquilidade, pouco transito e uma relação Trabalho e vida pessoal de cidade de interior… Não trocaria Delaware por nenhuma dessas cidades que mencionei..
      Este final de semana estivemos novamente no Mushroom Festival e estava super legal!! O Sorvete de Cogumelo só é servido durante o festival.. Esse ano eles fizeram um com Abórora estava delicioso…

      Bjs

Leave A Reply

Your email address will not be published.