Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Ryman Auditorium – O Templo Sagrado do Country nos EUA

6

Se hoje Nashville é considerada a capital da música nos EUA, muito deste título se deve aos mais de 100 anos de história do Ryman Auditorium. Localizado na região do Entertainment District apenas à algumas poucas quadras do Country Hall of Fame and Museum, o Ryman Auditorium é considerado o templo sagrado da música country no Tennessee.

Entrada do Ryman Auditorium

Sua história começa por volta 1880, quando o então proeminente capitão Thomas G. Ryman, empresário e dono de uma frota de cerca de 35 embarcações à vapor que trafegavam pelas águas do rios da região “converteu-se a jesus” pelas palavras do reverendo Sam Jones. Influenciado pelo seu evangelizador, ele prometeu que usaria parte de sua fortuna construíndo um grande templo.

Estátua de Thomas Ryman na entrada do Teatro

Projetado pelo arquiteto Hugh Thompson Cathcart em estilo gótico vitoriano tardio, o templo tornou-se realidade em 1892. Doze anos mais tarde, com a morte de Ryman, o então Union Gospel Tabernacle passaria a ser chamado como o Ryman Auditorium.

Ryman Auditorium Nashville

Embora inicialmente utilizado exclusivamente em pregações religiosas, o local logo tornou-se um popular palco de uma série de eventos da comunidade. Eventos que iam desde comícios políticos, passando por concertos, óperas, sinfonias, ballets e produções teatrais.

Interior do Ryman Auditorium

Na primeira metade do século passado, nomes como Charlie Chaplin, Katharine Hepburn e até o presidente Theodore Roosevelt, foram algumas das personalidades que passaram pelo palco do Ryman Auditorium. E foi, nestes primeiros 50 anos de história, que o Ryman Auditorium se tornaria conhecido como o “Carnegie Hall do Sul”.

Palco Auditório Ryman em Nashville

Mas foi a partir de 1943, quando o Grand Ole Opry Show (Programa de rádio mais antigo dos EUA) passou a ser gravado em seu interior é que o local passou a ter a fama que tem. Ao longo de 31 anos, o Ryman Auditorium serviu como sede do Opry e palco principal para uma série de shows ao vivo com lendas da música americana. Com nomes como Elvis Presley, Hank Williams, Johnny Cash, Marty Robbins, Pearl Minnie, Patsy Cline, Roy Acuff entre outros.

Templo da Música Country Americana 

Graças ao Grand Ole Opry Show, o Ryman Auditorium, tornou-se inseparavelmente associado às origens e a ascensão do country music nos EUA. Apelidado de Igreja Matriz da Música Country pelos Nashvillians. O local também é considerado o berço do Bluegrass. Um estilo musical com influência Country, música celta, música Folk das montanhas Apalaches, Blues e Jazz.

Plateia

Quando o Opry mudou-se para o Opryland em 1974, o Ryman Auditorium continuou a atrair artistas e fãs ávidos pelo rico passado histórico do local. Mas principalmente pela sua incomparável acústica. Tanto que até os dias de hoje o local é considerado em 2010 como uma das melhores casas de shows dos EUA.

Quadro do Início do século passado retratando o Ryman

Infelizmente durante nossa visita não havia nenhum show programado naquele final de semana, mas na semana seguinte havia um show com Keith Urban (marido da Nicole Kidman que mora nos arredores de Nashville). Mas o show que realmente até consideraríamos voltar à cidade, caso ainda tivesse ingresso, era o show da cantora britânica Adele em Outubro.

Pintura dos tempos do Grand Ole Opry no Ryman Auditorium

Em 1994 o Ryman Auditorium passou por uma restauração completa, que além de trazer um pouco mais de conforto para artistas e para a platéia, trouxe de volta o esplendor original deste verdadeiro marco histórico nacional da música americana.

Fachada do Ryman – Literalmente um templo

Informações Úteis:

O Ryman Auditorium é aberto à visitação pública das 09:00 às 16:00. Existem duas opções de tours. O qual você explora por você mesmo e que custa 13 USD e o Backstage Tour que custa 17 USD.. Se for visitar no final de semana vale a pena comprar os ingressos para o Backstage Tour na véspera.

Ryman Auditorium em Nashville, Tennessee

Endereço:

Ryman Auditorium

1 Gaylord Drive, Nashville,

TN 37214-1207

Nashville no MauOscar:

 Explorando Nashville – Post Resumo

 Museu da Música Country em Nashville – Country Music Hall of Fame and Museum

 The Grand Ole Opry – O show que fez o Country Music famoso

  Um passeio pelo lado country de Nashville [FotoBlog]

 Nashville – A Atenas do Sul

 Belle Meade – Visitando uma tradicional plantation do sul dos EUA

Posts Relacionados

 Mammoth Cave – O maior e mais longo complexo de cavernas do mundo

 Explorando Hollywood – Um encontro de Oscars

  Explorando Boston

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

6 Comments
  1. carlos eduardo nascimento says

    mauis um pouco de cultura

    1. MauOscar says

      😀

  2. claudia Liechavicius says

    Oscar,
    Você não tem circulado muito pelo Brasil, mas de USA você está arrasando!!!! Que máximo. Toda hora descubro novidades por aqui.
    Meu filho mais velho que morou nos Estados Unidos ouve muita musica country americana. Ele adora.
    Beijo
    Claudia

    1. MauOscar says

      Cláudia

      É verdade.. Pelos meus calculos, até o final de nosso assignment aqui nos EUA devemos ter visitado/ passado por 25 dos 50 estados dos EUA.. No Brasil, onde morei quase 20 anos não conheço nem 13 dos 26 estados ainda….
      Onde que o seu filho morou aqui?

      Bjs

  3. Van says

    Como é bom aprendermos coisas novas, culturas diferentes. Isso pra mim é prazeroso. Meu irmão ama música e voltou de um intercâmbio da cidade de Lexington-TN a poucos meses, ele foi várias vezes a Nashville, aliás, acho que ele foi embora do Brasil só pensando em conhecer esse lugar que tanto queria, rs… Abraços.

    1. MauOscar says

      Van

      Obrigado pela visita aqui no Blog…
      Concordo contigo.. conhecer o mundo através das viagens e blogs é uma experiência incrivelmente enriquecedora.. Legal saber que seu irmão morou no Teneessee… Digamos que não é um destino muito popular entre a grande maioria dos Brasileiros…

      Abraços

Leave A Reply

Your email address will not be published.