Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Transporte público em Boston

0

Boston, capital do estado de Massachusetts e maior cidade da região da Nova Inglaterra, nos surpreendeu muito positivamente. Entre as coisas que gostamos foi o fato de que esta foi a primeira vez em que viajamos de avião para algum destino nos EUA e não precisamos alugar um carro. No início pensei que seria complicado ficar dependendo totalmente do transporte público (e nossas pernas) para se locomover pela cidade. Mas a decisão de não alugar um carro foi a melhor coisa que fizemos.

Mapa Metro de Boston

Desembarcamos no Boston Logan International Airport no início da manhã, seguimos a sinalização em direção ao Ground Transportation até encontrarmos o ponto de parada da linha 1 da Silver Line, que liga o aeroporto ao centro de Boston. Ainda dentro do terminal E compramos nossos tickets. Por sinal o Aeroporto de Boston está muito perto do centro da cidade.

Optamos por comprar o Charlie Ticket (cartão de papel pré pago para múltiplos usos com tarifa promocional). Apesar de existirem passes diários (9USD) e para uma semana (15USD) ou outros períodos de tempo, optamos por comprar um Charlie Ticket com 10.20 USD de crédito.

Maquina para compra do Charlie Ticket em Boston

Segundo o que havia pesquisado antes de nossa viagem, as principais atrações de Boston encontram-se confinadas em uma região facilmente percorrível à pé ou servida com transporte público. Desta forma o uso do passe diário só compensaria se fizessemos mais de 5 trechos no dia ou 9 trechos na semana. Esta última opção no final das contas teria até valido à pena. Visto que fizemos 8 trechos em nossa estada. (Importante a máquina no aeroporto aceitava apenas cartão de crédito ou débito).

A Silver Line, é composta por 5 linhas de ônibus expressos, com faixas exclusivas aos moldes do ligeirinho/expresso de Curitiba. Estas linhas são interligadas entre si e conectadas com as outras linhas do metrô da cidade. A passagem custa USD 2 quando compradas individualmente diretamente no ônibus/estação ou 1,70 USD usando o Charlie ticket.

Estação da Linha Verde do metro de Boston

Achei super curioso o fato de o ônibus, após nos pegar no aeroporto e passar pela primeira parada (World Trade Center) antes de chegar à Courthouse Station parar no meio do caminho, desligar o motor o motorista desembarcar para trocar sua matriz energética do veículo. Neste ponto o ônibus até então movido à Diesel passou a ser elétrico, literalmente um metrô de rodas, visto que a partir dali entrou num estreito túnel de um único sentido que lembrava totalmente um túnel de metro. Isso ainda sem falar que muito mais ecológico.

Desembarcamos na estação de South Street, uma das maiores de Boston, onde é possível fazer conexão com a linha vermelha do metrô e com as outras 4 linhas da Silver Line. Como nosso hotel estava apenas 3 quadras dali, seguimos à pé mesmo.

South Station em Boston

Metrô (o T)

Simbolo do metro em Boston

O metro de boston, apelidado pelos locais como “T”, é o mais antigo metrô dos EUA. Construído em 1897, ele é formado por quatro linhas – vermelha, azul , verde e laranja – que irradiam do centro a partir de algumas estações principais. São elas: Downtown Crossing, Government Center, Park St, e State. Ao viajar em sentido oposto a qualquer uma destas estações, você está no sentido Outbound. É importante saber isso para você saber qual lado do metro pegar Outbound ou Inbound.

O “T” opera diariamente das 5h 30min da manhã até meia noite e meia. Mas todas as linhas e estações do “T” são diferentes entre si, então sempre é bom verificar na Internet ou a própria estação os horários e a freqüencia dos trens.

Para ver mapa do metro de Boston Clique Aqui

Ônibus

Estação South Street da Silver Line

O MBTA, a mesma empresa que opera o “T” também opera as linhas de ônibus dentro da cidade. Estas podem ser difícil para se compreender, quando visitamos a cidade num curto prazo de tempo, mas os horários e as rotas estão postados em seu site e em algumas paradas de ônibus ao longo das ruas. A passagem de ônibus padrão custa 1,50 USD ou 1,25 USD para quem usa o Charlie Ticket. Importante, se você está transferindo a partir do “T” usando o Charlie Ticket/Card a passagem de ônibus é gratuita.

Barco

Salem Ferry entre Salem e Boston

Boston está localizada no estuário do Charles River e conectada ao oceano atlântico através da Boston Bay. Desta forma, em alguns casos, a melhor e mais rápida forma de se chegar de um ponto ao outro é usar o barco. Existem várias empresas que prestam este serviço não apenas dentro da Baía de Boston, mas também para outras atrações interessantes na costa de Massachusetts. Em nossa estada testamos este meio de transporte por duas vezes e aprovamos. A primeira delas voltando Charlestown Navy Yard ao final da Freedom Trail no primeiro dia e a segunda na volta de Salem para Boston em nosso último dia na cidade.

Marina de Boston

Algumas das empresas que operam na Baia de Boston:

Bay State Cruise Company => Opera serviço entre Boston e Provincetown a partir do  Commonwealth Pier [Preços] adulto/bicicleta/criança/idoso USD 58/6/32/48; [Horários] saída de Boston 08h30min, 13h e 17h30m, saída de Provincetown 10h30min, 15h e 19h30min de meados de Maio até Setembro.

Boston Harbor Cruises => Opera serviço entre Boston e Provincetown a partir Long Wharf Pier [Preços] adulto/bicicleta/criança/idoso USD 58/6/44/48; [Horários] saída de Boston 09h e 14h  diariamente e 18h30m (Quinta à Domingo entre meados de Junho-Agosto) , saída de Provincetown 11h00min e 16h e 20h30m (Quinta à Domingo entre meados de Junho-Outubro).

Foi com eles que fizemos o trajeto entre Charlestown Navy Yard e Long Wharf ao final da Freedom Trail [Preços] adulto/criança USD 1.70/0.85 [Horários] Segunda à Sexta das 6h30min às 20h e finais de semana das 10h às 18h.

Boston vista do Charlestown Navy Yard

City Water Taxi => Táxi aquático que faz paradas sob demanda em 15 diferentes pontos em na baía de Boston, entre eles no the Barking Crab, the Seaport District, Long Wharf, Sargents Wharf no North End e no Charlestown Navy Yard  [Preços] adulto/criança 10 USD; [Horários] Segunda à Sábado das 7h às 22h e Domingos das 07h às 20h. Precisa ligar para eles te pegarem onde você está.

Harbor Express => Opera serviço entre o Long Wharf para Quincy e Hull na Costa  ao Sul de Boston [Preços] adulto/criança/idoso USD 6/0/3; [Horários] Segunda à Sexta das 05h45Min às 23h45min e finais de semana das 08h às 23h45min. Esta empresa também tem barcos saindo do Long Wharf para George’s Island e Spectable Island.

Salem Ferry => Opera serviço entre Boston e Salem a partir Long Wharf Pier [Preços] adulto/criança/idoso USD 22/14/18; [Horários] Diariamente das 09h às 21h entre meados de Junho até Agosto e das 09h às 19h segunda à Sexta e 11h às 19h entre Setembro e Outubro.

Quando visitamos Salem, fomos de trem e voltamos de Ferry. A chegada de barco à Boston é muito legal. A vista para à cidade da Baía é linda!!! Recomendo ir de trem e voltar de barco nos meses que o Ferry opera. No final de semana que visitamos Boston estava acontecendo uma regata na baía e foi legal ver os barcos competindo de um barco.

Boston Vista do Mar

Regata em Boston

Descobrimos no penúltimo dia antes de ir embora que é possível também ir da região do Long Wharf para o Aeroporto de barco. Mas como a South Station era mais perto do nosso hotel optamos em voltar de Silver Line 01 mesmo.

Water Shuttle para o Aeroporto de Boston

Veja também:

Post sobre o metro de Boston no Sundaycooks

 

Boston no MauOscar:

 Kelleher Rose Garden – Uma surpresa no meio do caminho

Dale Chihuly no Museu de Belas Artes de Boston

  Uma visão 360º de Boston – A cidade vista de alto do Prudential Tower

  Quincy Market em Boston 

 Freedom Trail em Boston – O caminho para a Independência

Posts Relacionados:

 Universidade de Harvard em Cambridge

 Salem, a capital mundial das Bruxas

 Philadelphia usando transporte público

 

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

No Comments
  1. Célia (@regina26) says

    Adoro conhecer outros lugares pelos olhos de vocês. E ver como uma cidade como Boston “anda” foi ótimo. Ah, se fosse assim em São Paulo…
    Beijos.

  2. MauOscar says

    Célia

    É verdade, ahh se São Paulo tivesse um trânsito menos caótico..
    Bjs

  3. maluparisMalu says

    Boston está no topo da minha listinha de lugares para conhecer. Algumas vezes estava programado mas não rolou. Pensando bem, estava esperando um guia super legal como a série Boston 😆

    1. MauOscar says

      Malu

      Boston é uma graça.. Tenho certeza que você não vai se arrepender.. Ainda vem mais um post resumo da série…

      Bjs

  4. Kamila says

    Você saberia dizer o custo dos taxis em Boston?

    1. MauOscar says

      Kamila

      Para ater uma idéia de valores geralmente consulto esse site : http://www.worldtaximeter.com

  5. Eneias Lopes says

    Oi Oscar aquela estacao South Station do edificio antigo e para trens suburbanos(commuter rail) e Amtrak(nacionais). A estacao da linha vermelha, tambem chamada South Station, fica no subsolo. Mesmo se os leitores se enganarem e entrarem na estacao nao vai ser desagradavel porque vao encontrar uma praca de alimentacao bem variada.

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Eneias

      Obrigado

  6. Daniel Pedroso says

    Olá, por favor, onde eu posso comprar as passagens de ônibus? E pra Silver Line?
    Obrigado

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Você pode comprar um Charlie Ticket já no aeroporto/estação de trem, ou diretamente com o motorista no caso do ônibus ou na estacão do metro no caso da silver line

  7. France Fonseca says

    Muito legal! Adorei este roteiro. Já visitei Boston e algumas cidades do entorno. Mas passei só uma semana. Seria possível chegar a Vermont pelo metro de Nova York? Meu sonho é fazer a Fall Folliage Tour no final de setembro. Grata. France.

  8. Nivia Pastore says

    Se eu comprar o passe de uma semana na máquina do aeroporto, já posso utilizá-lo na silver line ou terei de pagar o ônibus até o centro separado?

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Nívia o ticket para a semana em teoria deve valer a partir do momento que você compra.. Como já faz algum tempinho que fui a Boston pela última vez sugiro você se certificar lá

Leave A Reply

Your email address will not be published.