Tulipas – Primavera do Hemisfério Norte

Hoje, 21 de Março, nós no hemisfério norte celebramos o equinócio de Março e com ele a chegada oficial da primavera. Isso significa dizer que a partir das 20:21 min (horário de Brasília), os dias do hemisfério norte passarão a ser mais longos e as noites mais curtas.

Tulipas no Longwood Gardens

O reflexo do aumento das hora de radiação solar nesta parte do planeta, proporciona a elevação gradual das temperaturas. Nada mal depois de muita neve, e mais de quatro meses de frio intenso, com temperaturas que chegaram a congelar a superfície do rio Brandywine por 4 vezes nesta estação (Em 2009-2010 congelou apenas 1 vez).

Tulipas Laranjas

Enfim é a natureza começando seu ciclo natural de renovação depois de literalmente hibernar meses a fio durante o longo e rigoroso inverno que tivemos por aqui. Diga-se de passagem, na última sexta-feira a temperatura chegou aos 22ºC. Não resistimos e abrimos oficialmente a temporada do churrasco aqui em casa. As plantas também estão a toda com estas temperuras.

Tulipas Vermelhas

Nestes últimos dias, já começamos a perceber o despertar da estação mais colorida do ano. Eu acho um barato observar a transformação da natureza. Uma das coisas mais interessantes de se observar na primavera é o desenvolvimento das folhas e flores em árvores e plantas. E que para quem nunca prestou atenção, não acontecem de uma vez, cada espécie desenvolve-se subsequentemente à outra. Um verdadeiro espetáculo de harmonia que faz a cada dia descobrirmos coisas novas ao acordarmos.

Tulipas no Longwood Gardens

No caso das flores, uma das primeiras a dar o ar da graça são os Narcisos, depois é a vez da florada das cerejeiras para aí surgirem as majestosas tulipas. Por falar em tulipas, estas são sem dúvida uma das plantas mais exuberantes e bonitas que florescem logo no início da primavera.

Cerejeira Florida no Longwood Gardens

Na primavera do ano passado, podemos apreciar um pouco mais destas lindíssimas plantas no Longwood Gardens, aqui pertinho de casa.. Nada mais nada menos do que 150.000 bulbos de tulipas são plantadas todos os anos ao longo da Flower Garden Walk. Um espetáculo dificil de descrever. E mesmo as fotos não conseguem expressar sua grandiosidade.

Tulipas Brancas

Para quem pensa que as Tulipas são plantas originárias da Holanda, na verdade está enganado. O gênero Tulipa sp é composto por 109 espécies com milhares de cultivares. Sua distribuição natural extendia-se do sul da Europa, Norte da África, Turquia, Irã e Noroeste da China e até ser levada para a Holanda no século 17 por Carolus Clusius, um famoso biólogo de Viena, que se tornou diretor da Hortus Botanicus em Leiden, o mais antigo jardim botânico da Europa, fundada em 1587.

Tulipas Rosas

Contratado pela Universidade de Leiden, para pesquisar plantas medicinais, Clusius recebeu de seu amigo Ogier Ghiselain de Busbecq, o então embaixador em Constantinopla, alguns bulbos da planta que crescia nos palácios da antiga Istambul.

Tulipas Roxas

No início do século 17, a tulipa passou a ser utilizada muito mais como decoração de jardim do que pelos seus fins medicinais. Ele logo ganhou popularidade como um importante produto comercial, especialmente na Holanda. Quando o interesse pela flor fizeram com que os bulbos da planta fossem vendidos por preços inacreditavelmente ​​altos.

Tulipas Rosa e Branca

Entre 1636 e o final de 1637, surgiu na Holanda o que os historiadores chamam de Tulipomania. Reconhecida hoje como a primeira bolha especulativa da humanidade. Nesta época alguns bulbos e exemplares da planta poderiam custar mais do que uma casa em Amsterdã.

Tulipas no Longwood Gardens

Motivados pela ganância e pala promessa de dinheiro fácil pessoas de todas as classes sociais começaram a vender suas propriedades para investir em tulipas, e em meados da década de 1630 surgiram os primeiros contratos de futuros para negociar os bulbos antes mesmo da colheita.

Tulipas Amarelas e Rosas

Nesta época também, alguns botânicos passaram a desenvolver cruzamentos controlados com a planta e rapidamente encontraram maneiras de torná-las ainda mais decorativas e tentadoras para o crescente mercado de tulipas. Híbridos e mutações da flor eram vistas como raridades e um sinal de status social elevado, o que acabou criando esta bolha.

Tulipas Lilazes

Em 1637, devido a diversos fatores, houve uma perda de confiança em tais títulos, levando muitos a uma corrida para o resgate de seus investimentos. Consequentemente, os preços caíram subitamente, e inúmeros negociantes foram à falência. Mesmo assim a flor continuou a ser adorada pelos holandeses. Tanto que hoje é impossível não associar a Holanda à esta flor. Tanto que quando estivemos por lá no caminho entre Brasil e Cingapura é possivel se comprar elas dentro do aeroporto.

Tulipas Vermelhas e Amarelas

O mais curioso nesta história toda é que no século 20 descobriu-se que muitas das tulipas que apresentavam as pétalas de babados e pétalas coloridas, eram de fato, plantas doentes que apresentavam os sintomas de uma infecção pelo vírus do mosaico, que chegaram à planta através da inoculação deste vírus por alguns insetos que atacavam batatas e pessegueiros.

Tulipa hibrida

Atualmente estas variedades doentes não são mais vendidas, o que encontramos hoje por aí são híbridos geneticamente estáveis. Ao longo de todos estes anos, centenas / milhares de híbridos de tulipas foram criados e hoje se apresentam nas mais diferentes cores e variações.

Tulipas

O processo de hibridação não é facilmente alcançado. Para ser capaz de obter exatamente o que você quer, você tem que saber como as diferentes propriedades de cor, forma, haste, período de floração, resistência as doenças, entre outros fatores, afetará o resultado desejado.

Tulipas no Longwood Gardens

Mas neste quesito a Holanda é referência mundial. Não é a toa que eles além de serem um dos maiores produtores / desenvolvedores de hibridos de plantas híbridas do mundo, ainda comandam mais da metade do comércio internacional de plantas ornamentais e flores de corte. Isso ainda sem falar que indiretamente controlam boa parte dos outros 50 %, como acontece no Veiling de Holambra que tive o prazer de conhecer em algumas oportunidades durante a faculdade.

Tulipas de hates mais longas

Resumindo, a primavera, juntamente com o outono são sem sombra de dúvidas as minhas estações preferidas, não apenas pelo fato de as temperaturas serem mais amenas, mas principalmente pelo espetáculo de cores que a vegetação nos proporciona nestas 2 estações.

 

This slideshow requires JavaScript.

Veja o Slideshow

Endereço:

Longwood Gardens

1001 Longwood Road, Kennett Square , PA 19348

Mapa no Googlemaps

Veja Também:

Parque Keukenhof na Holanda no EntreTulipas

 

Posts Relacionados:

 Longwood Gardens

 Conhecendo o Amish Country na Pennsylvania

 Londres (FotoBlog) Kew Gardens

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

No Responses to “Tulipas – Primavera do Hemisfério Norte”

  1. Georgia
    21/03/2011 at 2:18 pm #

    Post lindão, hein? Parabéns!
    Esse ano vou ao Keukenhoff, entrada devidamente comprada.
    Beijão

    • MauOscar
      21/03/2011 at 2:23 pm #

      Oi Georgia

      Este Post era para ter saido ano passado já.. Mas como hj é o inicio da primavera por aqui resolvi aproveitar…
      Keukenhof é um sonho que espero realizar ano que vem se estivermos morando na Europa..

      Bjs e obrigado pela visita e pelo comentário :D
      Uma otima semana

  2. Jenny
    21/03/2011 at 2:29 pm #

    Maravilhosa explicacao fora as fotos deslumbrantes … muito lindo o blog, parabens.

  3. MauOscar
    21/03/2011 at 2:31 pm #

    :D

  4. 21/03/2011 at 2:36 pm #

    Eu adorei o post, em especial as fotos e a história das tulipas! Já conhecia, mas alguns detalhes eu aprendi agora! Excelente post! :D Parabéns!

    E que venha a primavera!

  5. MauOscar
    21/03/2011 at 2:45 pm #

    :D

    E que venha mesmo!! Não aguentava mais esse inverno….

  6. 21/03/2011 at 2:50 pm #

    Que fotos LINDAS! Me deixou até mais feliz em saber que posso perder o ápice das cerejeiras, mas as tulipas estarão no apogeu… Tomara que o tempo de fato melhore até nossa mini conVnVenção!

    • MauOscar
      24/03/2011 at 4:51 pm #

      Adriana

      Fique tranquila, você certamente ainda verá algumas cerejeiras floridas em DC.. E o espetáculo das Tulipas vai estar bombando certamente.. Ano passado os jardins da Casa Branca e da Laffayette Square estavam enfeitados com Tulipas Vermelhas.. Lindo :D

  7. ☆☆ Martinha ☆☆
    21/03/2011 at 3:02 pm #

    Lindooooooooooooooooo..

    Adorei toda a explicação.. e as Tulipas, linda como sempre.. (nunca vi uma feia..)

    Bisous e Ótima Primavera para nós

    :D

    • MauOscar
      24/03/2011 at 4:52 pm #

      ☆☆ Martinha ☆☆

      Obrigado pela visita..

      Concordo contigo.. não existem tulipas feias.. E que a primavera seja ótima para todos nós :D

  8. 21/03/2011 at 5:10 pm #

    Eu sei que eu sou super repetitiva nos meus comentários, mas sinceramente nao tem como evitar: as fotos estao belíssimas!!! Adorei! :-) Beijocas!

    • MauOscar
      24/03/2011 at 4:53 pm #

      Carina-Senzatia

      Imagina.. Melhor ser repetitiva do que não comentar.. Espero que você esteja curtindo bastante seu aniversário em Moscou :D

      Bjs

  9. carlos eduardo nascimento
    21/03/2011 at 5:36 pm #

    adorei Oscar. bjs. Tio Du

    • MauOscar
      24/03/2011 at 4:53 pm #

      carlos eduardo nascimento

      Tio Du
      Obrigado pela visita..

  10. Jéssica
    21/03/2011 at 7:12 pm #

    Nossa que lindas essas fotos, fora de sério!!!
    Muito legal o post…

    Um beijão pra vocês :D

    • MauOscar
      24/03/2011 at 4:54 pm #

      Jéssica

      Obrigado pela visita.. Na verdade só estava faltando vc e o Raul por aqui…
      Bjão para vcs tb :D
      Saudades

  11. Lindas as fotos e as Tulipas… quem sabe eu não apareço por ai, pra gente ir fotografar no Longwood esse ano? :)

    • MauOscar
      24/03/2011 at 4:55 pm #

      Claudia Beatriz – Aprendiz de Viajante

      Cláudia.. estaremos esperando você por aqui viu!!! O Longwood Gardens é lindo em qualquer época do ano.. Mas na época das tulipas é ainda mais especial!!!
      Venham mesmo :D

  12. 21/03/2011 at 7:30 pm #

    Já vi esse post umas 4 vezes hoje, inclusive mandei para a minha mãe, que é louca por flores, ler. Está belíssimo! Fotos lindas, flores lindas… um início de primavera perfeito.

    :*

    • MauOscar
      24/03/2011 at 4:57 pm #

      Rapha Aretakis

      Obrigado pela visitinha.. Fique a vontade para voltar qtas vezes quiser.. A minha mãe pegou várias fotos dessas para fazer como fundo de tela no computador dela.. Pena que ela vai embora antes de as flores estarem deste jeito em Abril..
      Bjs

  13. Lena
    21/03/2011 at 10:14 pm #

    Que lindo! Nunca pensei que existisse mercado futuro de tulipas em 1600!
    Sempre aprendendo aqui :-)
    E desta vez até slideshow!
    SHOW!!

    • MauOscar
      24/03/2011 at 5:00 pm #

      Lena

      Você que é uma das poucas pessoas que eu conheço que já visitou o Longwood Gardens pode imaginar a beleza de ver tudo isso florindo ao vivo e a cores.. Estarei esperando uma visitinha sua por aqui na época da ConVnVçãoNY2011
      Interessante esta história do mercado dos bulbos de tulipa que geraram a primeira bolha especulativa que se tem noticia não é não?!
      Bjs e obrigado pela visita

  14. Mirella
    22/03/2011 at 8:08 am #

    Caramba!!! Alem das fotos lindas… A descricao ficou perfeita… Aprendi muita coisa hoje com vc!!! Valeu!
    Bjs

    • MauOscar
      24/03/2011 at 5:01 pm #

      Mirella

      Que legal que você também gostou :D
      Bjs

  15. 22/03/2011 at 8:31 am #

    Oi Oscar!
    Ontem começou o outono aqui no Brasil. No hemisfério norte está começando a primavera.
    Que lindo! São tantas flores. Suas fotos estão um escândalo. Simplesmente maravilhosas!! Estou babando.
    Parabéns pelo post.
    Bj
    Claudia

    • MauOscar
      24/03/2011 at 5:03 pm #

      Claudia Liechavicius

      Finalmente começou a primavera por aqui… Eu também curto muito o Outono.. Acho especial vivenciar estas estações num país de clima de temperado..
      Obrigado pela visita

      Bjs

  16. 22/03/2011 at 12:58 pm #

    SENSACIONAL ! Amei o post e as fotos !

    • MauOscar
      24/03/2011 at 5:04 pm #

      Renata

      Oi Renata, obrigado pela visita e pelo comentário.. Espero ver você por aqui outras vezes..

      Bjs

  17. 22/03/2011 at 3:06 pm #

    Olá Oscar, lindo e colorido post! Este ano vamos até Keukenhof. Estamos ansiosos. Adoro tulipas. As compro sempre e sao tao baratas. Compro 10 por 1,99 euros. Bem, elas sao originadas da Turquia e trazidas para a Holanda por um botânico que ficou encantado com a flor. Minha filha fez um trabalho no colégio sobre a flor. Parabéns pelo post! Obrigada pelos comentários gentis no meu blog! Beijos

    • MauOscar
      24/03/2011 at 5:05 pm #

      Angela Arten-Meyer

      Conhecer o Keukenhof deve ser um sonho.. Sempre comprava Tulipas ai na Alemanha também, apesar de preferir as plantadas as de corte são mais em conta e enfeitam a casa por alguns dias antes de ficarem feiras.. O melhor de tudo é que são baratinha de tudo…
      Bjos e obrigado pela visita

  18. 22/03/2011 at 10:28 pm #

    Que belo post e que aula de biologia ;)
    Muito bom, adoro tulipas. Adoraria ir a holanda só pra apreciar esse colorido.

    Beijos

    • MauOscar
      24/03/2011 at 5:07 pm #

      Carol Wieser

      Obrigado pela visita.. Eu também adoraria conhecer as tulipas na Holanda.. Deve ser um espetáculo único :D
      Bjs

  19. 23/03/2011 at 4:23 pm #

    Tô aqui, paralisada diante de tanta beleza e informação!!! Parabéns!

    • MauOscar
      24/03/2011 at 5:09 pm #

      Silvia Oliveira

      Que legal ver seu comentário aqui no Blog.. Eu também tive este “problema” levei um ano para separar dentre as 400e poucas fotos, algumas para postar por aqui.. ainda sim ficaram umas 90.. tanto que ate coloquei um slideshow para ilustrar melhor..
      Bjs

  20. Jamile Camargo
    05/04/2011 at 8:45 pm #

    Já visito o blog há um tempo, como adoro tulipas e vc posta uma mais linda que a outra, adoro suas fotos, dão todo o charme para o blog de vcs. Abraço.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Primeiros sinais da nova estação (FotoBlog) « MauOscar - 24/03/2011

    […] 21 postei um artigo em homenagem a primavera. Como aquelas fotos foram tiradas em Abril, achei que seria justo mostrar também como é o início […]

  2. Mini ConVnVenção Delaware – A Primeira da história « MauOscar - 18/04/2011

    […]  Tulipas – Primavera do Hemisfério Norte […]

  3. Keukenhof ?! Não Longwood Gardens (FotoBlog) « MauOscar - 28/04/2011

    […] num parque 54 vezes maior…. Bem no início da primavera deste ano postei aqui no Blog algumas fotos das tulipas do Longwood Gardens no ano passado, contando algumas curiosidades sobre esta flor que encanta a qualquer um. Por sinal foi entre estas […]

  4. Narcisos, Jacintos, Cerejeiras e Tulipas… Um pouco do início da primavera no Longwood Gardens | MauOscar Blog de Viagens - 03/05/2012

    […]  Tulipas no Longwood Gardens – Primavera do Hemisfério Norte (Fotos 2010) […]

  5. Primavera no Parque Keukenhof na Holanda | Chez Martinha - 12/05/2012

    […] E o Oscar do MauOscar conta a belíssima história das Tulipas, sem falar das fotos maravilhosas: Tulipas – Primavera do Hemisfério Norte […]

  6. É Primavera | Chez Martinha - 12/05/2012

    […] ** Tulipas – Primavera do Hemisfério Norte no MauOscar […]

  7. >☆ É Primavera ☆ | Chez Martinha - 12/05/2012

    […] Tulipas – Primavera do Hemisfério Norte no MauOscar  Ótima Primavera pra todos nós aqui do Hemisfério Norte.. ou Outono, se você estiver no […]

  8. Festival das Tulipas em Ottawa, Canadá - Blog de Viagem - Mikix no Mundo - 19/11/2012

    […] Recomendo tambem post de amigos da blogosfera sobre o mesmo tema: * Tulipas do Hemisferio Norte (MauOscar) […]

Leave a Reply