Cheese Steaks – Patrimônio Cultural de Philadelphia

Philadelphia, capital do estado da Pennsylvania, teve papel fundamental na independência dos Estados Unidos. Além de toda sua importância histórica como primeira capital americana. Hoje a sexta maior cidade dos EUA é também famosa por série de outros fatos e atrações interessantes.

Parte Moderna de Philadelphia

LocaIizada à cerca de 150 Km ao sudoeste de Nova York, a cidade ostenta com orgulho uma série de cidadãos ilustres da história deste país, que vão desde William Penn, passando por Benjamin Franklin, Solomon R. Guggenheim, Gracy Kelly, Will Smith, entre tantos outros.

City Hall e a Benjamin Franklyn Parkway

A cidade, que outrora fora o berço da revolução industrial dos EUA e que está retratada nas notas de 100 dólaresque circulam mundo afora, as quais de um lado mostram a imagem do Liberty Hall e na outra o busto de Benjamin Franklin, vive um momento de profunda transformação.

Independence Hall predio da nota de 100 USD

Muitas de suas indústrias fecharam as portas, o que trouxe consigo nas últimas décadas uma considerável diminuição da oferta de empregos no setor secundário e de baixa qualificação. Muitos destes postos de trabalho vem sendo paulatinamente substituídos pelos empregos no setor de prestação de serviços. Mesmo assim o efeito colateral desta transformação criou um abismo entre ricos e pobres.

Grafiti transformado em Arte em Philadelphia

Num primeiro momento a cidade pode transparecer um certo ar decadente (minha primeira impressão de Philadelphia não foi das melhores), principalmente naquelas áreas mais periféricas da cidade e na antiga região industrial as margens do rio Delaware nas áreas próximas ao porto.

Navio Abandonado num dos cais do Porto de Philadelphia

Porém basta seguir em direção ao centro para observarmos a grandiosidade dos edifícios da era de ouro da cidade, aliados aos novos projetos arquitetônicos que vem buscando revitalizar o glorioso passado da cidade. Confesso que demorou para cair a ficha em relação a Philadelphia.

Vista da Cidade de Philadelphia, Capital da Pennsylvania nos EUA

Mas para realmente gostar de Philadelphia, é preciso buscar lá nas suas origens, o que a cidade tem de melhor para oferecer. Philly como é carinhosamente chamada por aqui foi um importante pólo receptor de imigrantes europeus no século XIX. Estes imigrantes trouxeram consigo suas tradições, seus hábitos e e sua cultura. Os quais deixaram como herança marcas  visíveis até hoje no cotidiano da cidade.

Mercado Italiano

Já fiz alguns Posts falando um pouco sobre alguns pontos turísticos da cidade, mas entre os meus favoritos não posso deixar de mencionar os mercados como oReading Terminal Market, o Italian Market, entre outros. Mas são em lugares super tradicionais como estes que podemos encontrar a verdadeira essência da cidade.

Reading Terminal Market de Philadelphia

Se você estiver buscando a verdadeira essência da cidade, aquilo que é realmente típico da Philadelphia e que não existe igual em nenhum outro lugar do mundo, então quando você visitar a cidade. Você não pode deixar de experimentar algumas de suas especialidades gastronômicas. Entre elas um sanduíche. Espere: Não é apenas um sanduíche qualquer, é o Philly Cheese Steak, o qual dedico este Post.

Inventado em 1930, meio que por acaso, por Pat Olivieri no Italian Market em South Philadelphia. O Philly Cheese Steak é hoje uma marca registrada da cidade. Diz a lenda que Pat, um vendedor de cachorros-quentes, “enjoado” de comer a mesma coisa todos os dias resolveu fazer algo completamente diferente para o seu almoço.

Ele resolveu comprar um pouco de carne picada e cozinhou ela juntamente com uma cebola na chapa que fazia seus cachorros-quentes. Depois colocou tudo dentro de um pão italiano.

Cheese Steak  no Pat’s

Assim que ele foi morder sua nova invenção, um motorista de táxi que comia frenquentemente seus cachorros-quentes apareceu e logo perguntou o que ele tinha feito que cheirava tão bem. Pat disse que o que cheirava bem era na verdade o seu almoço, que havia acabado de criar.

O motorista de táxi logo insistiu para que Pat fizesse um para ele também. E assim que ele provou a nova invenção disse: Pat.. esqueça os hot-dogs… você deveria vender isso aqui!!

Não demorou muito para que o sanduíche de carne (Steak) logo caísse no gosto popular, e fez com que Pat que tinha uma modesta carrocinha de cachorros-quente no início do famoso mercado italiano no sul da Philadelphia, logo fosse conhecido como Pat o Rei dos Steaks.

Com o passar dos anos, algumas pequenas adaptações aconteceram a mais importante delas foi a adição do queijo à invenção. A partir daí, o sanduíche foi rebatizado de Steak Sandwich para Philly Cheese Steak.

Geno’s Cheese Steak

Atualmente, o verdadeiro Philly Cheese Steak utiliza queijo provolone ou queijo americano processado. Além da carne com cebola e o pão Italiano produzido pela Amoroso Baking Companydesde 1904. Muitas variações surgiram ao longo dos anos, hoje você encontra Cheese Steaks com cogumelos, pimentão, Tomate e Alface, mas estes são variações do original.

Cheesesteak do Pat’s

Atualmente quase todos os lugares que vendem o Philly Cheese Steak em Philadelphia, se consideram como o melhor Cheese Steak da cidade. Além disso é fácil encontrar em qualquer lugar, basta você chegar ao Aeroporto Internacional de Philadelphia para encontrar a primeiro Philly Cheese Steak.

Cheese Steak do Geno’s

Mas onde encontrar os melhores cheesesteaks de Philadelphia? é uma pergunta que sempre será debatida sem um consenso geral. Cada um vai puxar a sardinha, digo o Cheese Steak para o seu lado.

Cheese Steak do Pat’s

Mas existe um local, em que toda esta rivalidade vem à tona como em nenhum outro lugar. Exatamente no cruzamento da 9th South Street com ruas Passyunk Ave. e Wharton Street. Um local que não importa a hora, nem mesmo o dia da semana e que só fecha em 3 dias no ano (Ação de Graças, Natal e Ano Novo), onde estão localizados 2 dos mais antigos e tradicionais Cheesesteaks de Philadelphia.

Cruzamento dos Cheese Steaks de Philadelphia

O debate sobre se o Cheese Steak do Pat’s é melhor que o CheesSteak do Geno’s e vice e versa vai longe e sem uma resposta conclusiva. Ambos estão localizados um de frente para o outro ali no começo do Italian Market, onde tudo começou. Na verdade é uma questão de gosto pessoal, segundo os locais quando você escolhe um jamais come no outro. É algo quase como uma paixão pelo seu time de futebol, você nunca torce pelo arquirival.

Famosos

Mas pelo que pude perceber, para apimentar a conversa, aparentemente rola também uma certa “disputa política” por trás desta rivalidade toda. Um deles me parece ser Republicano e o outro Democrata. Mas talvez seja impressão minha. Mas o que levaria um deles exibir fotos de políticos famosos de um partido e não do outro.. Enfim.. talvez esteja viajando na maionese.

Hall das Celebridades

A primeira vez que estivemos na tão famosa esquina dos Cheese Steaks de Philadelphia, foi ao final do Show da Lady GaGa em Setembro 2010. Já passava da meia noite e o local estava super cheio em ambos os estabelecimentos. Como era nossa primeira vez no local e não havíamos jantado e já estava bem tarde resolvemos que deveriamos pegar um Cheese Steak em cada estabelecimento e dividir para ver qual gostávamos mais. Até porque se os dois tinham fila, isso significava que os dois Cheese Steaks eram bons.

Pat’s em Philadelphia

Ambos os locais são super simples. O ambiente super descolado, para não dizer desleixado. Você pede e antes de pagar pelo seu Cheese Steak, ele está praticamente pronto. A educação dos atendentes é deficiente beirando a grosseria. Mas não adianta se ofender é assim mesmo. Existe uma forma toda especial para se fazer o pedido. Além disso só aceita-se dinheiro vivo..

Fila para fazer o pedido no Pat’s

Na mesma janelinha que você faz o pedido e efetua o pagamento, sai o seu Cheese Steak quentinho e cheiroso. Se você quiser um refrigerante ou uma batata frita tem que encarar outra fila. O atendimento é bem bastantão mas mesmo assim valeu como experiência.

Olha o “naipe”do lugar

Como já comentei anteriormente o Pat é o mais tradicional, foi onde tudo começou. O ambiente/fachada do estabelecimento dele, como a Mirella do Mikix fala neste Post, é mais esculachado que do Geno’s. Este último por sua vez parece ter se inspirado nos luminosos de Las Vegas quando resolveu enfeitar sua fachada.

Fachada Iluminada do Geno’s Steaks durante à noite

O legal de ambos os locais é observar os nativos, bem como tudo é preparado através das divisórias de vidro. Vale a pena conferir também as galerias de fotos com celebridades em ambos os estabelecimentos. E no caso do Geno’s os distintivos militares/polícia/bombeiros de vários lugares dos EUA e até mesmo do mundo.

Galeria com Emblemas de Polícia/Bombeiro/Forças Armadas no Geno’s

 Desde que moramos aqui nos EUA, já experimentamos alguns Cheese Steaks por aqui em Delaware e em Philadelphia, ainda faltam que se dizem O de melhor Philly Cheese Steak. Mas dentre os que experimentamos tenho que dizer que o nosso favorito não é nem o do Pat’s e muito menos o do Geno’s.

Chapa do Pat’s King of Steak

Apesar de venderem o mesmo produto e estarem um de frente para o outro, os Cheese Steaks de cada estabelecimento é bem diferente do outro. A maior diferença entre elas é que no Pat’s a carne é toda picada e no Geno’s são mini bifes. Eu particularmente prefiro o tradicional com a carne picada e com bastante queijo provolone e cebola.

Chapa do Geno’s

Dentre todos os Cheese Steaks que experimentamos em Philly o melhor na nossa opinião é o Philly Cheese Steak do Jim’s Steaks, localizado na 400 South Street. Este é outro local que serve Cheese Steak há muito tempo, nada menos que 70 anos.

Jim’s Steaks na South Street

Por falar em South Street esta rua é um local boêmio repleto de barzinhos de Blues e Jazz. Uma espécie de mini Bourban Street de New Orleans que conta ainda com diversas lojas e  que literalmente ferve nos finais de semana à noite..

South Street em Philadelphia

Mas voltando aos Cheese Steaks. Segundo o site chamado The Best Philly Cheesesteaks, o melhor Philly Cheese Steak da região metropolitana de Philadelphia fica no condado de Delaware, na 1403 Chester Pike, em Folcroft PA. Nunca experimentamos então não posso dizer se concordo ou não com o veredito. Mas este site tem reviews e endereços de lugares que fazem Philly Cheese Steak por todo os EUA.

Capriotti’s na Little Italy de Wilmington

Mas antes que perguntem, qual foi melhor Philly Cheese Steak que já provei, a resposta é: Ele não esta longe de casa não, trata-se do Capriottis. Uma “lancheria” local que hoje conta com lojas em 11 estados americanos. O Capriottis tem não só o melhor Cheese Steak que já provei na vida, como também outros sanduíches deliciosos como o Bobbie(Com Peru e molho de Cranberry).

Bobbie do Capriotti’s – O Mais tradicional

E tudo começou aqui na Little Italy aqui de Wilmington na 510 N. Union St e esta a menos de 3 Km de casa. Toda a vez que eu vou lá pegar um sanduíche ou ligo lá eles reconhecem a minha voz e já sabem o meu pedido. Vantagens de viver em uma cidade pequena. O atual vice-presidente dos EUA, Joe Biden é de Delaware e também é fã incondicional do Capriottis. Durante a campanha presidencial, ele e o Obama aproveitaram a visita à Wilmington para comer um lanche por lá…

 

Foto no Capriottis de Rehoboth Beach, Delaware

Veja Também:

Como fazer seu Philly Cheerse Steak

 

 

Reportagem sobre os Cheese Steaks no canal local Clique para ver o Original

 

Reportagem no Food Wars do Travel Channel

 

Endereços:

Pat’s  

Geno’s

Jim’s Steaks

Capriottis

Posts Relacionados:

 Italian Market em Philadelphia  

 Reading Terminal Market

 Philadelphia por Rocky

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

7 Responses to “Cheese Steaks – Patrimônio Cultural de Philadelphia”

  1. 17/03/2011 at 11:30 am #

    Pão, carne, queijo e cebola. Quer combinação melhor? Babei no teclado! #fome

  2. MauOscar
    17/03/2011 at 11:43 am #

    Viu que a hora que agendei ele coincidiu com a hora do almoço ai no Brasil né!!! Para deixar todo mundo com fome mesmo.. rsrs

  3. Marisa
    16/01/2013 at 9:03 pm #

    Estou adorando as suas dicas de Philadelphia, e estamos decidindo passar uns dois dias pela cidade no mes de Julho. Voce poderia informar o horario do nascer do sol e tambem do pôr do sol no verão?
    Voce teria dicas de Chicago?, ou saberia indicar algum blog que conseguissimos obter infomações?
    Obrigada e parabéns pelo blog!gostoso de ler e muuito útil. Abs.

    • MauOscar
      18/01/2013 at 3:45 am #

      Marisa

      Philadelphia é uma cidade rica em história e especialmente vibrante durante o verão. Tenho certeza que vocês vão adorar a cidade. Nesta época do ano o nascer do sol acontece entre 05:30 e 06:00 da manhã e o por do sol entre 08:15 e 08:30.
      Apesar de termos passsado pelo aeroporto de Chicago por pelo menos 2-3 vezes não tivemos a chance de visitar a cidade. Você encontra ótimos posts sobre a cidade aqui => http://wazariblog.com/2010/04/02/chicago/ e aqui => http://sundaycooks.com/category/viagens/estados-unidos/chicago/

      Obrigado pela visita e volte sempre 😀

      Abs

  4. Luiz C R Trindade
    14/05/2015 at 1:45 pm #

    É uma droga viajar em excursão. Estivemos aí na Philadelphia e não conheci nada disso, somente a biblioteca e mais alguns sítios históricos. Resultado: não gostei da cidade, achei-a muito monótona, sem graça.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Philadelphia usando transporte público « MauOscar - 27/04/2011

    […] Linha n º 47 conectando o centro da cidade à South Philly(Italian Market e esquina mais famosa do Cheese Steaks da cidade) […]

  2. Atrações em Philadelphia e região – Um Giro pela cidade com o Viaje na Viagem « MauOscar - 30/04/2011

    […] o carro e de lá seguimos em direção à South Philly, onde levei o Riq e o Nick para conhecer a esquina mais famosa dos tradicionais Cheese Steaks de Philadelphia, contei para eles um pouco da história e da rivalidade entre o Pat’s e o Geno’s e como já […]

Leave a Reply