St. Patrick Day nos EUA – O dia mais verde do ano

Chicago by tympanogram.com

Na última sexta-feira, organizamos via Twitter (@mikix10 e @MauOscar) um #fotodeviagem especial cujo tema foi “Verde”. Muita gente talvez tenha se perguntado porque escolhemos esta cor e não o vermelho, ou o Amarelo ou qualquer outro tema diferente?!  Na verdade a escolha do verde se deu pelo fato de que no próximo dia 17 de Março celebra-se o Dia de São Patricio ou St. Patrick Day. Diga-se de passagem o álbum de fotos verdes lá na página do Facebook do #FotodeViagem ficou o máximo.. Com o recorde de 192 fotos postadas pelos participantes. Da uma passadinha lá para ver como ficou e “likar”suas favoritas

 

Mas afinal porque St. Patrick Day é verde?

Segundo o que andei pesquisando rapidamente no “St. Google”, alguns relatos dizem que a primeira cor associada ao dia de São Patrício era o azul. Mas as coisas, aparentemente começaram a mudar no século XVII, quando o povo irlandês “cansado”do azul, resolveu passar a celebrar o verde.

Brincadeiras a parte o fato é que o verde é uma das cores da bandeira tricolor da Irlanda. Além disso, foi utilizada ao longo da história nas bandeiras de vários grupos revolucionários irlandeses.

A Irlanda se auto-intitula de a “Ilha Esmeralda“, isso se deve a sua exuberante paisagem verde. Para os Irlandeses o verde também é a cor da renovação, da esperança e do início da primavera (que começa a dar seus primeiros sinais depois do inverno justamente por esta época de meados de Março).

Se isso só não bastasse, eles resolveram adotar como símbolo do país, um Trevo (de 3 folhas apenas) que pertence ao genero botânico Trifolium sp,  que por coincidência também é verde.

Por sinal acredita-se que St. Patrick, o santo padroeiro nacional e apóstolo da Irlanda, o qual acredita-se ter levado o cristianismo para aquele país usava a planta (mato que nascia e qualquer lugar) para explicar a Santíssima trindade para os pagãos.

Enfim, hoje Saint Patrick’s Day é associado com tudo que seja irlandês: Qualquer coisa verde, dourada, trevos, sorte e até mesmo cerveja guiness. Mas mais importante ainda, para aqueles que celebram seu significado original. St. Patrick’s Day é um dia tradicional importantíssimo para renovação da espiritualidade e um tempo de oferta de orações para os irlandeses e seus descendentes.

St. Patrick Day é comemorado em 17 de março, a data da coincide com a morte do padroeiro da Irlanda (17/03/493). Desde que o feriado começou, quase todo o comércio fecha no dia 17 de Março naquele país. Com exceção é claro dos bares e restaurantes.

Entre 1801 e 1921, mais de oito milhões de pessoas emigraram da Irlanda para os EUA. A grande maioria dos emigrantes que rumaram aos EUA, fixaram-se nas cidades de Boston, Nova York, Chicago e Philadelphia. Cidades com forte influência cultural Irlandesa até hoje, nas quais acontecem as principais comemorações/manifestações em alusão a esta data.  

A primeira reunião documentada de irlandeses nos Estados Unidos em honra de São Patrick aconteceu em Boston em 17 de Março 1737. Porém o primeiro desfile de Saint Patrick’s Day, foi na verdade um desfile “militar” e bem diferente da forma como acontece hoje todos os anos em várias cidades dos EUA. Mas ele aconteceu pela primeira vez em 1762 em Nova York.

Durante a Guerra da Independência Americana, celebrações militares continuaram a acontecer nos anos subsequentes no dia 17 de Março. Uma das mais importante delas talvez tenha sido a de 17 de março, 1776. Quando os britânicos se retiraram da cidade de Boston e George Washington levou os rebeldes americanos para a cidade a tomar posse.

Diz também a história que o Saint Patrick’s Day foi comemorado depois de um longo e severo inverno pelo exército de George Washington em Valley Forgeem 1778.

Mas foi durante o século XIX, durante a Grande Fome Irlandesa, quando milhões de  Irlandeses emigraram para a América atrás de melhores condições de sobrevivência, que o St. Patrick Day passou a ter a configuração parecida com a de hoje.

As saudades da terra natal (Irlanda) se transformaram em canções sentimentalizadas, e desde então Saint Patrick’s Day tem sido a ocasião perfeita para os irlandeses unirem-se na celebração da sua nacionalidade.

No início do Século XX, já na segunda ou terceira geração de irlandeses-americanos, dos quais muitos transformaram-se em influentes e poderosos da sociedade americana. A parada de Saint Patrick’s Day passou a ser uma oportunidade para a comunidade irlandesa para celebrar não só a sua origem étnica, mas também a sua integração bem sucedida na sociedade americana.

Hoje, o dia de St Patrick é comemorado em todo o mundo. Há desfiles em diversas cidades do Canadá, Austrália, África, América do Sul e em muitas capitais européias. Os desfiles são seculares, as celebrações comunitárias, onde o santo, sua vida e seu significado são muitas vezes esquecidos.

 Aqui nos EUA, o St. Paddy’s como é carinhosamente chamado é celebrado em cidades grandes e pequenas. E tornou-se uma verdadeira celebração da cultura, gastronomia e cervejas Irlandesas.Um evento tipicamente associado com música alta, dança, desfiles, cerveja e muito verde.

Em algumas cidades a “piração” é tanta que eles chegam até mesmo a tingir rios ou córregos da cidade de verde. Como é o caso de Chicago que tinge as aguas do rio Chicago de verde há mais de 40 anos.

Entre as Paradas mais famosas dos EUA temos a St. Paddy’s Day Parade de Chicago, Boston, Washington, New York, St. Louis, Savannah, San Francisco, Philadelphia, Kansas City e  Dublin em Ohio.

 

Veja Também:

A querida Patricia Camargo do Turomaquia tem uma série super bacana sobre a Irlanda

 

Posts Relacionados:

 Independência dos EUA contada em Valley Forge

 Abóboras e o Halloween nos Estados Unidos 

 Castro, o bairro “Gay” de San Francisco

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

 

About these ads

Tags:, , , , , , , , , , , , ,

Categorias St. Patrick Day, Variedades

Autor:MauOscar BlogdeViagens

Blog de Viagens de dois expatriados brasileiros que adoram viajar, fotografar e compartilhar experiências pelo mundo Já moramos no Brasil, Alemanha, Cingapura, Estados Unidos e agora estamos morando em Auckland na Nova Zelândia

17 Comentários em “St. Patrick Day nos EUA – O dia mais verde do ano”

  1. 15/03/2011 às 13:44 #

    hahahaha adorei o post todo verdinho!!! Um dia quero – muito – passar um St. Patrick´s em Dublin. Mas aposto que aí nos EUA já deve ser divertido à beça mesmo ;)

  2. Karol Nascimento
    15/03/2011 às 18:55 #

    Uma aula de cultura!! Parabéns!! Ah, sou louca pra ver o rio Chicago pintado de verde. heheh Beijos

  3. Malu Esper
    15/03/2011 às 23:44 #

    Cada post nos ensina muitas coisas. Que legal! Adorei o visual verde, os Irlandeses devem ter adorado a homenagem.

  4. 16/03/2011 às 06:50 #

    Olá Oscar, obrigada pela sua participaçao no sorteio!! Boa sorte!
    Um dos meus vizinhos é irlandes. A porta da casa dele tem um enorme trevo de 4 folhas bem verde. Lindo mesmo!! Adorei seu post, muito informativo. Beijos para vcs e uma ótima semana.

  5. MauOscar
    16/03/2011 às 17:16 #

    MariPassar o St. Patrick em Dublin deve ser mesmo muito legal…

    KarolEu não sabia disso ate começar a escrever este Post.. Felizmente parece que o corante que eles usam é de origem vegetal e nao causa danos ao ambiente…

    MaluObrigado pela visita.. Já que é St. Patrick o Post tinha que ser verde né?!?

    AngelaObrigado pela visita.. Vou ficar torcendo para o Oster hase trazer um ovinhos Lindt para mim :D

    Obrigado a todas vcs que comentaram por aqui

    Bjs

  6. 17/03/2011 às 11:29 #

    Brigaduuu pela citação!!! A série continua por lá, estou no equador da viagem hehehe
    beijos

    • MauOscar
      18/03/2011 às 10:41 #

      Oi Pat..

      Imagine.. seus Posts da Serie Irlanda estão excelentes!!! Acho legal complementar os Posts citando mais informações

      Bjs e aproveite muito

  7. leandra graziela
    06/01/2012 às 10:26 #

    Muito legal

    • MauOscar
      15/01/2012 às 14:25 #

      Leandra

      Obrigado pela visita e volte sempre :D

  8. walter p.
    12/03/2012 às 21:38 #

    se estiver uma oportunidade de ir curti este evento ,poder ir pq é muito legal saúdade….

    • MauOscar
      25/03/2012 às 17:47 #

      Walter

      Com certeza!!

  9. eliana c. wayer
    20/04/2012 às 12:38 #

    saint patrick’s day… estou fazendo uma pesquisa sobre e acho que vai me ajudar muito

    • MauOscar
      25/04/2012 às 09:06 #

      Legal.. Só não vale dar Ctrl C Ctrl V :P

  10. 22/11/2012 às 21:59 #

    gostei muito!!!

    • MauOscar
      26/11/2012 às 03:34 #

      Eduardo

      Obrigado pela visita

  11. SARA
    17/03/2013 às 17:20 #

    Otimo Post

    Obrigada por compartilhar essas informações

    • Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens
      18/03/2013 às 04:26 #

      Obrigado pela visita

      Este Post é um resuminho básico desta data tão festejada ao redor do mundo
      Abs

De vida a este blog, deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 7.506 outros seguidores