Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

St. Patrick Day nos EUA – O dia mais verde do ano

17

Na última sexta-feira, organizamos via Twitter (@mikix10 e @MauOscar) um #fotodeviagem especial cujo tema foi “Verde”. Muita gente talvez tenha se perguntado porque escolhemos esta cor e não o vermelho, ou o Amarelo ou qualquer outro tema diferente?!  Na verdade a escolha do verde se deu pelo fato de que no próximo dia 17 de Março celebra-se o Dia de São Patricio ou St. Patrick Day. Diga-se de passagem o álbum de fotos verdes lá na página do Facebook do #FotodeViagem ficou o máximo.. Com o recorde de 192 fotos postadas pelos participantes. Da uma passadinha lá para ver como ficou e “likar”suas favoritas

 

Mas afinal porque St. Patrick Day é verde?

Segundo o que andei pesquisando rapidamente no “St. Google”, alguns relatos dizem que a primeira cor associada ao dia de São Patrício era o azul. Mas as coisas, aparentemente começaram a mudar no século XVII, quando o povo irlandês “cansado”do azul, resolveu passar a celebrar o verde.

Brincadeiras a parte o fato é que o verde é uma das cores da bandeira tricolor da Irlanda. Além disso, foi utilizada ao longo da história nas bandeiras de vários grupos revolucionários irlandeses.

A Irlanda se auto-intitula de a “Ilha Esmeralda“, isso se deve a sua exuberante paisagem verde. Para os Irlandeses o verde também é a cor da renovação, da esperança e do início da primavera (que começa a dar seus primeiros sinais depois do inverno justamente por esta época de meados de Março).

Se isso só não bastasse, eles resolveram adotar como símbolo do país, um Trevo (de 3 folhas apenas) que pertence ao genero botânico Trifolium sp,  que por coincidência também é verde.

Por sinal acredita-se que St. Patrick, o santo padroeiro nacional e apóstolo da Irlanda, o qual acredita-se ter levado o cristianismo para aquele país usava a planta (mato que nascia e qualquer lugar) para explicar a Santíssima trindade para os pagãos.

Enfim, hoje Saint Patrick’s Day é associado com tudo que seja irlandês: Qualquer coisa verde, dourada, trevos, sorte e até mesmo cerveja guiness. Mas mais importante ainda, para aqueles que celebram seu significado original. St. Patrick’s Day é um dia tradicional importantíssimo para renovação da espiritualidade e um tempo de oferta de orações para os irlandeses e seus descendentes.

St. Patrick Day é comemorado em 17 de março, a data da coincide com a morte do padroeiro da Irlanda (17/03/493). Desde que o feriado começou, quase todo o comércio fecha no dia 17 de Março naquele país. Com exceção é claro dos bares e restaurantes.

Entre 1801 e 1921, mais de oito milhões de pessoas emigraram da Irlanda para os EUA. A grande maioria dos emigrantes que rumaram aos EUA, fixaram-se nas cidades de Boston, Nova York, Chicago e Philadelphia. Cidades com forte influência cultural Irlandesa até hoje, nas quais acontecem as principais comemorações/manifestações em alusão a esta data.  

A primeira reunião documentada de irlandeses nos Estados Unidos em honra de São Patrick aconteceu em Boston em 17 de Março 1737. Porém o primeiro desfile de Saint Patrick’s Day, foi na verdade um desfile “militar” e bem diferente da forma como acontece hoje todos os anos em várias cidades dos EUA. Mas ele aconteceu pela primeira vez em 1762 em Nova York.

Durante a Guerra da Independência Americana, celebrações militares continuaram a acontecer nos anos subsequentes no dia 17 de Março. Uma das mais importante delas talvez tenha sido a de 17 de março, 1776. Quando os britânicos se retiraram da cidade de Boston e George Washington levou os rebeldes americanos para a cidade a tomar posse.

Diz também a história que o Saint Patrick’s Day foi comemorado depois de um longo e severo inverno pelo exército de George Washington em Valley Forgeem 1778.

Mas foi durante o século XIX, durante a Grande Fome Irlandesa, quando milhões de  Irlandeses emigraram para a América atrás de melhores condições de sobrevivência, que o St. Patrick Day passou a ter a configuração parecida com a de hoje.

As saudades da terra natal (Irlanda) se transformaram em canções sentimentalizadas, e desde então Saint Patrick’s Day tem sido a ocasião perfeita para os irlandeses unirem-se na celebração da sua nacionalidade.

No início do Século XX, já na segunda ou terceira geração de irlandeses-americanos, dos quais muitos transformaram-se em influentes e poderosos da sociedade americana. A parada de Saint Patrick’s Day passou a ser uma oportunidade para a comunidade irlandesa para celebrar não só a sua origem étnica, mas também a sua integração bem sucedida na sociedade americana.

Hoje, o dia de St Patrick é comemorado em todo o mundo. Há desfiles em diversas cidades do Canadá, Austrália, África, América do Sul e em muitas capitais européias. Os desfiles são seculares, as celebrações comunitárias, onde o santo, sua vida e seu significado são muitas vezes esquecidos.

 Aqui nos EUA, o St. Paddy’s como é carinhosamente chamado é celebrado em cidades grandes e pequenas. E tornou-se uma verdadeira celebração da cultura, gastronomia e cervejas Irlandesas.Um evento tipicamente associado com música alta, dança, desfiles, cerveja e muito verde.

Em algumas cidades a “piração” é tanta que eles chegam até mesmo a tingir rios ou córregos da cidade de verde. Como é o caso de Chicago que tinge as aguas do rio Chicago de verde há mais de 40 anos.

Entre as Paradas mais famosas dos EUA temos a St. Paddy’s Day Parade de Chicago, Boston, Washington, New York, St. Louis, Savannah, San Francisco, Philadelphia, Kansas City e  Dublin em Ohio.

 

Veja Também:

A querida Patricia Camargo do Turomaquia tem uma série super bacana sobre a Irlanda

 

Posts Relacionados:

 Independência dos EUA contada em Valley Forge

 Abóboras e o Halloween nos Estados Unidos 

 Castro, o bairro “Gay” de San Francisco

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

17 Comments
  1. Mari Campos says

    hahahaha adorei o post todo verdinho!!! Um dia quero – muito – passar um St. Patrick´s em Dublin. Mas aposto que aí nos EUA já deve ser divertido à beça mesmo 😉

  2. Karol Nascimento says

    Uma aula de cultura!! Parabéns!! Ah, sou louca pra ver o rio Chicago pintado de verde. heheh Beijos

  3. Malu Esper says

    Cada post nos ensina muitas coisas. Que legal! Adorei o visual verde, os Irlandeses devem ter adorado a homenagem.

  4. Angela Arten-Meyer says

    Olá Oscar, obrigada pela sua participaçao no sorteio!! Boa sorte!
    Um dos meus vizinhos é irlandes. A porta da casa dele tem um enorme trevo de 4 folhas bem verde. Lindo mesmo!! Adorei seu post, muito informativo. Beijos para vcs e uma ótima semana.

  5. MauOscar says

    MariPassar o St. Patrick em Dublin deve ser mesmo muito legal…

    KarolEu não sabia disso ate começar a escrever este Post.. Felizmente parece que o corante que eles usam é de origem vegetal e nao causa danos ao ambiente…

    MaluObrigado pela visita.. Já que é St. Patrick o Post tinha que ser verde né?!?

    AngelaObrigado pela visita.. Vou ficar torcendo para o Oster hase trazer um ovinhos Lindt para mim 😀

    Obrigado a todas vcs que comentaram por aqui

    Bjs

  6. Patricia - Turomaquia says

    Brigaduuu pela citação!!! A série continua por lá, estou no equador da viagem hehehe
    beijos

    1. MauOscar says

      Oi Pat..

      Imagine.. seus Posts da Serie Irlanda estão excelentes!!! Acho legal complementar os Posts citando mais informações

      Bjs e aproveite muito

  7. leandra graziela says

    Muito legal

    1. MauOscar says

      Leandra

      Obrigado pela visita e volte sempre 😀

  8. walter p. says

    se estiver uma oportunidade de ir curti este evento ,poder ir pq é muito legal saúdade….

    1. MauOscar says

      Walter

      Com certeza!!

  9. eliana c. wayer says

    saint patrick’s day… estou fazendo uma pesquisa sobre e acho que vai me ajudar muito

    1. MauOscar says

      Legal.. Só não vale dar Ctrl C Ctrl V 😛

  10. eduardo says

    gostei muito!!!

    1. MauOscar says

      Eduardo

      Obrigado pela visita

  11. SARA says

    Otimo Post

    Obrigada por compartilhar essas informações

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Obrigado pela visita

      Este Post é um resuminho básico desta data tão festejada ao redor do mundo
      Abs

Leave A Reply

Your email address will not be published.