Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Museu de Aviação Militar da Base Aérea de Dover

0

Quando ainda morávamos em Cingapura e descobrimos que nosso próximo destino seria Delaware, a primeira pergunta que me veio a cabeça foi: Dela Where?! Mas afinal onde fica isso?! A verdade é que sabíamos muito pouco sobre o nosso próximo destino. Passei então a pesquisar sobre o local e na época, fiz um Post falando um pouco sobre o estado de Delaware. Uma das coisas que me chamaram atenção na época, foi a existência da Base Aérea de Dover. Não apenas pelo fato de ser uma das maiores dos EUA, mas principalmente por ela ser importante centro logístico das forças armadas dos EUA e o principal centro de identificação dos soldados mortos em combate dos EUA.

Caixa d’agua da Base Aérea de Dover em Delaware

Desde que mudamos para cá, passamos algumas vezes por Dover no caminho para as praias de Delaware ou para irmos ao Tanger Outlet. A Base Aérea de Dover (AFB – Dover Air Force Base) é cortada pela Highway 1 e toda vez que passávamos por alí víamos a existência do AMC (Air Mobility Command) Museum e de longe algumas aeronaves estacionadas no pátio, mas nunca paramos para conhecer.

Entrada do Air Mobility Command Museum em Dover, Delaware

No último final de semana depois de quase uma dezena de viagens para o litoral de Delaware, resolvemos dar uma paradinha lá para conhecer. O melhor de tudo foi descobrir que além de excelente o museu de aviação militar do Air Mobility Comand em Dover é totalmente gratuito.

T-33 A na entrada do Museu Militar Aeronático de Dover

A história da Base Aérea de Dover, começa em março de 1941 quando os Estados Unidos Army Air Corps indicaram a necessidade de um aeroporto de treinamento e assumiu a jurisdição sobre o aeroporto municipal de Dover (DOV) em 17 de Dezembro de 1941, 10 dias após o ataque japonês à base militar de Pearl Harbour no Havaí. Inicialmente denominada de Army Air Corps Airfield, a base aérea de Dover desde então tem sido fundamental no suporte logístico das ações da força aérea americana ao redor do mundo.

Aeronaves no pátio do Museu de Aviação Militar

A primeira unidade militar chegou ao aeródromo militar de Dover em 20 de Dezembro de 1941. Conhecido como 112º Esquadrão de Observação da Guarda Nacional, este esquadrão passou a patrulhar a costa de Delaware/New Jersey. No início de 1942, outros três esquadrões equipados com bombardeiros B-25  foram destacados para Dover com a missão de patrulhar boa parte da costa do Atlântico e defender a capital Washington.

Aviões C-5 Galaxy em operação na Base aérea de Dover

Em 08 de abril de 1943, o nome do aeródromo foi mudado para a Base Aérea de Dover. Durante a segunda Guerra Mundial a base foi um importante centro de treinamento (com os famosos P-47 Thunderbolt) para pilotos que mais tarde participariam de combates durante a ofensiva americana pela Europa.

C-141A Um dos 4 existentes ainda no Mundo

Em 1944, a Base aérea de Dover foi escolhida como local para projeto, desenvolvimento e condução de testes com misséis ar-terra, ar-mar. As informações coletadas durante os experimentos resultaram na construção de mísseis ar-superfície tanto para o combate na Europa quanto no Pacífico.

Hércules da Força Aérea dos EUA

Com o fim da II Guerra mundial a Base foi colocada em estado de inatividade temporária de 1 de setembro de 1946, até ser reativada em 1 de Agosto de 1950. Resultado direto da Guerra das Coréias e das tensões crecentes fruto da Guerra Fria. Neste sentido, além de dar suporte em ações logísticas para a guerra das Coréias, a Dover AFB participou indiretamente do Berlin Airlift, quando Berlin Ocidental foi isolada pela união soviética e tudo precisava ser transportado de avião até lá. Até mesmo carvão para o inverno.

C-54 M Avião utilizado durante o Bloqueio de Berlin

Durante a Guerra do Vietnã, a Base aérea de Dover participou ainda mais ativamente de diversas missões logísticas em colaboração com o Exército para transporte de soldados, tanques, munição entre outras coisas para o Sudeste Asiático. Como a distância até o Vietnam era muito grande, muitas destas missões faziam escalas em bases aéreas na Africa, Europa e Oriente Médio, ou eram reabastecidas em pleno vôo.

HH-43 B Huskie um helicoptero com 2 hélices

 Os esquadrões sediados em Dover AFB participaram e ainda participam de inúmeros exercícios táticos nos Estados Unidos e no exterior, especialmente aqueles em apoio à ações da OTAN. Além disso, participou de missões de transporte aéreo em todo o mundo, incluindo correio, transporte de carga da elevada prioridade (ogivas nucleares), transporte de cargas de grande tonelagem, realização de evacuação aeromédica, humanitária e missões diplomáticas.

Torre de Comando

E desde os anos da operação Tempestade no Deserto, a Base Aérea de Dover foi transformada numa base militar exclusivamente dedicada ao suporte logístico à guerra. E desde 1 de Julho de 1992 é a sede do Air Mobility Command. O qual tem como principal atribuição o transporte de cargas pesadas. Voando em missões de guerra e humanitária para mundo inteiro, além de apoiar operações de combate no Oriente Médio e no Afeganistão. E como mencionado anteriormente, realizando missões especiais de transporte dos soldados mortos nas guerras do Iraque e Afeganistão.

Avião de Ajuda Humanitária EUA

Enfim depois deste breve histórico sobre a Base aérea de Dover, vamos ao que interessa o Museu de Aviação Militar de Dover, que em 2011 completa 25 anos de existência. O Museu hoje esta sediado no Hangar 1301, o local foi o quartel general utilizado pela força aérea dos EUA  para o desenvolvimento e teste com Bombas/foguetes/mísseis em diversos tipos de aviões, entre eles o P-47 Thunderbolts, e os Bombardeiros B-17 e B-24.

Hangar Museu Aéreo Militar de Dover

Assim que chegamos e estacionamos o carro, já escutavámos uma musiquinha ao fundo que nos acompanhou por quase toda a visita. Aquelas musiquinhas do tempo da II Guerra Mundial, tipo aquelas que tocam nos filmes que mostram bases americanas neste período da história. Como é o caso do filme Pearl Harbour. O mais estranho disso tudo era ver um monte daqueles aviões de guerra aposentados espalhados pelo pátio, sem nínguem por perto. Por um momento parecia uma cena de um daqueles filmes de fim de mundo / zumbi 😀

C-47 Skytrain

Mas na verdade, os poucos visitantes que visitavam o local estavam na verdade dentro do hangar, fugindo do vento congelante do lado de fora. Assim que entramos nos hangar nos surpreendemos com o museu. No início pensava que este seria um museu com meia dúzia de aeronaves velhas e caindo aos pedaços sem utilidade. Mas na verdade o museu superou bastante as espectativas. Além de extremamente bem conservadas, este museu permite fotografia e em alguns casos conhecer partes que geralmente não temos a chance de conhecer em outros museus.

B-17 G a Fortaleza Voadora

O hangar principal que expõe algumas aeronaves emblemáticas como o B–17 G Fortress, C-47 Skytrain, C-45G Expeditor, PT-17 Kaydet, BT-13 Valiant e o helicoptero HH-43B Huskie, além de 9 diferentes mostras, são elas:

Ração Humanitária 

  • Berlin Airlift – Sobre o Bloqueio de Berlin Ocidental e a forma de como os aliados abasteceram a cidade, faz parte desta mostra o avião  C-54M que esta localizado do lado de fora do hangar.
  • Atrás de Portas Fechadas – Que permite o visitante conhecer parte do acervo que não esta sempre em exposição.
  • Guerra da Coréia – Esta exposição se foca no papel do transporte aéreo, reabastecimento aéreo, evacuação aeromédica e durante a Guerra da Coréia.
  • Dover Team  – Apresenta algumas das pessoas e especialidades da Dover AFB.

Uniformes Força Aérea dos EUA

  • Reabastecimento aéreo – Apresenta a evolução do reabastecimento aéreo em pleno vôo
  • Ala dos Motores – Com uma série de Motores de aeronaves de diversas gerações
  • Galeria de Uniformes da Força Aérea – destaca alguns dos uniformes usados pelos pilotos desde os primórdios da Força Aérea dos EUA até os dias hoje.
  • Bombas do B-17 G – Uma mostra com as bombas transportadas pelo B-17 G também chamado de fortaleza aérea.
  • Operação tempestade no deserto, mostrando um pouco das condições humanitárias no Afeganistão/Iraque.

Base aérea no tempo da Guerra das Coréias

Mas o grande destaque do museu são as aeronaves estacionadas no pátio externo do museu. São pelo menos 25 diferentes aeronaves em tamanhos e caracteristicas distintas. Entre eles estão:

Distâncias da Base de Dover

C-7 A “Caribou”- Um veterano da guerra do Vietnam, que serviu por muito tempo como aeronave do corpo de paraquedistas da força aérea dos EUA. 

C-9 “Nightingale”- Primeio C-9 fabricado pela Mc Donnell Douglas adaptado para o uso militar.

C-54M “Skymaster”- Especialmente modificado para transportar carvão mineral da Alemanha Ocidental para Berlim durante o embargo comunista. (Único do genero no Mundo)

C-119G “Flying Boxcar” – Serviu a Força Aérea canadense e chegou a ser utilizado no Filme “Always”como aeronave de combate ao fogo.

C-121 “Super Constellation”- Um dos ultimos 17 aviões deste modelo remancentes no mundo, utilizado durante a II Guerra Mundial e a Guerra do Vietnam

C-123K “Provider”- Avião Veterano da Guerra do Vietnam e que posteriormente utilizado no combate ao tráfico de drogas no Peru.

C-124A “Globemater II O último avião do modelo cargueiro remanescente e que foi usado pela primeira vez em 1949 e ficou em serviço por cerca de 25 anos.

 

C-124 A em Dover Delaware

C-130E “Hercules” Aeronave de carregamento tatico, que se não me engano é utilizada até hoje pela Força Aérea Brasileira.

C-130E “Hercules”

C-131D “Samaritan”Aeronave de Patrulha e Treinamento

C-133B “Cargomaster”- Este foi o último C-133 construído no mundo

C-141A “Starlifter” – Este foi o primeiro C-141 contruído e um dos únicos 4 C-141A que não foram alterados para C-141B

C-141 A “Starlifter”

C-141B “Starlifter”- Este foi o último C-141 em uso até a chegada dos C-5 e C-17 que operam até hj na Dover AFB

F-101B “Voodoo”- Este caça fazia parte do 98th esquadrão de de interceptadores de Dover, sua função proteger Washington e a Costa Leste dos EUA durante a Guerra Fria nas décadas de 60 e 80.

F101B em Dover o último Caça estacionado naquela Base Aérea

F-106A “Delta Dart” – Representa o ultimo modelo de aeronave de combate estacionado na Base Aérea de Dover

KC-97L “Stratofreighter”- Aeronave de Reabastecimento que permaneceu em uso por quase 40 anos

T 33A “Shooting Star” – Desenvolvido a partir do P-80 é o avião que fica na entrada do museu.

UH-1 – Um helicoptero usando para resgate muito usado no Vietnam, o primeiro que já vimos deste modelo estava no Palácio Presidencial e foi utilizado na fuga dos americano em Ho Chi Mihn City.

O mais legal disso tudo é o fato de o museu estar situado praticamente dentro da Base aérea de Dover. Dali podemos observar os gigantescos C-5  e C-17 que tem Dover como base e que operam dando apoio logistico às ações dos EUA no Iraque e no Afeganistão.

Avião Militar Cargueiro na base aérea de Dover EUA

Dentro do hangar existem ainda alguns simuladores de vôo que fazem a alegria da garotada. Apesar do clima sereno, embalado por uma musiquinha dos anos 40-50. Uma coisa é fato. É difícil acreditar que estamos vivendo num país que esta metido numa guerra em nome da liberdade há quase uma década e sem perspectivas de sair dela tão cedo. Hoje os EUA gastam bilhões de dólares para sustentar este conflito e acaba deixando de fazer coisas que seriam muito mais importantes para o futuro do país.

Enorme C5 em Dover AFB

Endereço:

Air Mobility Command Museum
1301 Heritage Rd.
Dover AFB, DE

Informações Úteis:

 Museu é Gratuito

Funciona diariamente das 09:00-16:00 exceto às segundas

Posts Relacionados:

 Museu Aeroespacial Smithsonian em Washington

 Túneis de Cu Chi e a Guerra do Vietnam

 Um Dia Shopaholic no Tanger Outlet

 Conhecendo Delaware – Nosso Proximo Destino

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

No Comments
  1. Jéssica says

    Nossa, muito legal esse post, bom sou meio suspeita a falar porque eu adoro museu hehe, acho muito legal saber coisas que fazem parte da história

    1. MauOscar says

      Oi Jéssica

      Obrigado pela visita 😀
      Bjs

  2. Malu Esper says

    Demais! Uma aula de história e, como sempre, lindas fotos.Parabéns !!!!!

    1. MauOscar says

      Oi Malu

      Obrigado pela visita e pelos elogios 😀

  3. Angela Arten-Meyer says

    Olá meninos, estes museus sao incríveis. Nós adoramos.Quando morávamos em Munique íamos sempre em
    Oberschleißheim, lá tem a continuaçao do Deutsches Museum, acho que vcs já conhecem também! Avioes e muita história também!! Lindo post! Beijos e um ótimo dia.

    1. MauOscar says

      Oi Angela

      Sabia que nunca cheguei a visitar o museu em Oberschleissheim. Na verdade nem sabia que ele existia.. Estive apenas uma vez no Deutsches Museum e adorei.. Apesar de que ainda achei o technikmuseum de Sinnsheim tao bom qto e ate melhor em alguns quesitos
      Obrigado pela visita

      bjs

  4. […] This post was mentioned on Twitter by Marcie G. Pellicano and MauOscar, MauOscar. MauOscar said: Já visitou um Museu de Aviação Militar?! Então conheça o Museu aeronáutico da Base Aérea de Dover => http://500s.tv/49wSP […]

  5. […]  Museu de Aviação Militar da Base Aérea de Dover […]

  6. […]  Museu de Aviação Militar da Base Aérea de Dover […]

  7. […]  Museu de Aviação Militar da Base Aérea de Dover […]

  8. […]  Museu de Aviação Militar da Base Aérea de Dover […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.