Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Sourdough o Pão de San Francisco

18

Como prometi no post anterior que falava sobre Fisherman’s Wharf e o Pier 39, resolvi dedicar este Post para falar um pouco sobre a Boudin Bakery e a história dos Sourdoughs, os pães mais famosos de San Francisco.

Simbolo do Fisherman’s Wharf

Considerado um verdadeiro ícone de Fisherman’s Wharf e da cidade de San Francisco. A Boudin Bakery foi uma das primeiras panificadoras da cidade. Fundada em 1849 por imigrantes franceses, no tempo em que a cidade vivia o auge da época da corrida do Ouro na Califórnia.

Fachada Boudin Bakery by  Ingrid Taylar

Logo na entrada, a quantidade de pessoas no local não deixava mentir. Estavámos de fato num local bastante procurado não apenas por turistas, mas também por moradores da cidade que deixavam o local com os seus Sourdoughs nas suas sacolinhas ou mesmo debaixo do braço.

Boudin Sourdough  – San Francisco

Assim que entramos, nos encantamos com o lugar. As prateleiras cheias de pão fresco, o mecanismo suspenso que trazia os pães fresquinhos da cozinha para o local de venda. A decoração do ambiente. Os pães com formas de animais. As Crianças adoram!!

Sourdough em forma de urso

Mas o que “era de matar”mesmo era o cheirinho de pão assado no ar recém saido do forno. Apesar de o local estar bastante cheio, optamos por subir para o segundo andar do estabelecimento, onde funciona o aconchegante Bistro Boudin.

Bistro fica localizado no andar superior

Depois de menos de 10 minutos de espera, fomos conduzidos até nossa mesa. Infelizmente não demos a sorte de conseguir uma junto à janela com vista à Baia de San Francisco. Mesmo assim ainda conseguíamos enxergar alguma coisa.

Bistro Boudin – Fisherman’s Wharf – San Francisco

Todas asopções do Menu eram deliciosamente tentadoras. Mas haviámos almoçado algumas horas antes e não estávamos ainda no “mood” para jantar, até porque ainda eram umas 17:00. Decidimos então pegar apenas um appetizer.

Pãezinhos de entrada

Optamos por algo bastante tradicional. Um Dungeness Crab, Spinach & Artichoke Dip servido dentro de um Sourdough Bread com molho parmesão. ABSOLUTAMENTE delicioso..

Nosso Spinach, Crab Artichoke Dip

Para acompanhar e brindar nosso último dia de nossa viagem à Califórnia, escolhemos da carta de vinhos  um Espumante Brut da Mumm Napa Valley que caiu perfeitamente com aquele final de tarde em Fisherman’s Wharf.

Tin Tin – Celebrando o último dia de viagem na Califórnia

Depois de devidamente alimentados, ainda demos uma passadinha no Museu Boudin de Panificaçãorecomendação da Maryanne do Hotel California Blog onde podemos observar alguns dos 18 padeiros da Boundin em Fisherman’s Wharf produzindo os originais Sourdough de San Francisco. Mas talvez você esteja se perguntando: Afinal o que é? e o que faz o Sourdough de San Francisco um pão diferente, e tão especial?

Produção Sourdough

Pois bem, eu também não sabia até visitar a exposição/museu. Em rápidas palavras, apesar deste pão ser produzido da mesma forma a mais de um século, hoje sabe-se que leveduras selvagens encontradas no ar de San Francisco (Lactobacillus sanfranciscensis)  acabaram se combinando com com o fermento tradicional (Saccharomyces sp), conferindo um sabor único (levemente azedo) ao tradicional pão francês. Desta forma dando origem ao Sourdough de San Francisco. (Sour=azedo dough=massa).

Cesta trazendo pão fresquinho direto do forno

O mais interessante de tudo, é saber que a cada nova receita uma porção da “massa mãe” contendo a mesma levedura a mais de 100 anos é adicionada à receita. Tanto que muita gente costuma brincar dizendo que estes são os habitantes mais antigos da cidade.

Pães da Boudin Bakery San Francisco

A receita mistura apenas água, farinha e levedura. Sem a adição de quaisquer outros ingredientes, aditivos ou conservantes. A massa então é colocada para fermentar por quatro horas, e apesar de os fornos não serem mais lenha, o processo de cozimento é demorado, isso porque não há açúcar na massa. Para assar um Sourdough o tempo médio de cozimento é de 40 a 45 minutos, já para o pão francês comum este tempo cai para apenas 26-28 minutos.

Sourdough o “Baguete” de San Francisco

Outra curiosidade interessante é que o O Lactobacillus sanfranciscensis contido na massa mãe e que confere ao pão o carater “azedo”, é específico do local. Isso sigifica dizer que ele tem diferentes respostas a qualquer mudança de ambiente (temperatura e umidade).

Boudin também produz pães sazonais

Desta forma, a “massa mãe” em uma padaria não será a mesma que a “massa mãe” em outra padaria, e nem vai continuar a mesma se for levada para outro lugar, ou se a padaria se mudar para outro endereço. E é por isso que cada padaria tem seus respectivos adeptos. E para manter sua clientela elas sempre mantêm a sua matriz/fábrica no mesmo local desde a sua fundação.

Soudough em forma de caranguejo

Então, da próxima vez que você for para San Francisco, não esqueça de experimentar  e quem sabe até mesmo levar para casa um pouco da história da cidade com você. O mais impressionante de tudo é que vimos os tais Sourdoughs da Boudin até mesmo no Aeroporto da cidade.

Boudin no Aeroporto de San Francisco SFO

 

Endereços:

 
 

Fisherman’s Wharf

Beach Street & The Embarcadero
San Francisco, CA

 

 

Boudin Bakery

160 Jefferson Street
San Francisco, CA
 

Posts Relacionados:

 Pier 39 e Fisherman’s Wharf – Explorando San Francisco

 Ferry Building Marketplace em San Francisco – Uma verdadeira celebração gastrônomica

 Espumantes de Napa Valley – Mumm Napa

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

18 Comments
  1. […] This post was mentioned on Twitter by Marcie G. Pellicano, MauOscar. MauOscar said: Indo a San Francisco não deixe de provar os deliciosos sourdoughs => http://500s.tv/7yHhZ #outros500 […]

  2. claudia Liechavicius says

    Oscar. Que coisa curiosa. Adoro descobrir essas histórias por trás das tradições de um determinado produto. Faz muito tempo que não vou a San Francisco, mas na próxima parada por lá vou prestar atenção na Boudin Bakery com certeza.
    Beijos
    Claudia

    1. Mauoscar says

      Legal a história não é?!
      Eu também não sabia.. Mas a melhor parte é que é tudo uma delícia 😀

      Bjos e um ótimo final de semana

  3. […] que estavamos em Fisherman’s Wharf e em clima de final de festa para conhecer o famoso Sourdough da Boudin de San Francisco (Post Especial aqui no Blog). Com direito à um espumante da Mumm Napa para fechar com chave de ouro nossa viagem pela […]

  4. Priscila [Inquietos] says

    HUm… preciso provar esses pãezinhos o quanto antes!

    1. MauOscar says

      Pri

      Tenho certeza absoluta que você não irá se arrepender 😀

      Bjs

  5. Luciana Betenson says

    Acho que este foi o pão mais gostoso que eu comi na vida! Tudo bem que era lua-de-mel, mas mesmo assim rsrsrs… E comi uma clam chowder neste pão que, OLHA. Adorei o post! Beijos,

    1. MauOscar says

      Luciana

      O Sourdough de San Francisco é mesmo um dos melhores pães que já comi na vida também!!! So de rever o post fiquei morrendo de água na boca 😀

      Bjos

  6. Luciane says

    Olá, MauOscar! Como está?

    Fiquei apaixonada pelo seu blog. Parabéns!!! Em junho, farei a minha primeira viagem para a Califórnia. Vou primeiramente para Fresno, mas pretendo visitar San Francisco, San Diego, Los Angeles e Las vegas e confesso que não conheço nada. Suas informações estão me ajudando muito. Moro em Curitiba e nem sei exatamente com a melhor conexão, se por Dallas, Atlanta,etc. Muito obrigada.

    Felicidades.

    Luciane

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Luciane

      Obrigado pela visita.. Nas últimas semanas o blog tem andado devagar por uma série de motivos.. Você certamente irá adorar a Califórnia (difícil quem não gosta).. Quanto a melhor conexão isso é algo bastante relativo e ela vai depender principalmente de qual cia. aérea você pretende voar (quanto vai economizar na passagem) do ponto de vista geográfico estes dois aeroportos ao lado de Houston, Orlando e Miami certamente são as melhores opções.. Se pudesse escolher iria via Houston pois é operado pelo vôo da Continental (agora United) que é na minha opinião a menos pior das Cias Aéreas dos EUA

      Abraço

  7. fernanda p says

    São Francisco…uma das melhores viagens que já fiz! Aliás, foi através dela que descobri seu blog! Ainda volto pra conhecer essa padaria especial!

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      San Francisco é D+ né?! Super recomendo você passar na Boudin quando for a San Francisco.. Experimente a clam chowder deles

  8. Anne says

    Oi MauOscar! Estarei indo em Maio para Califórnia, SF, Monterey, Yosemite, GC e Las Vegas, tenho feito muitos planos e com certeza irei experimenta a clam chowder na Padaria Boudin. Quero agradecer pelo seu Blog, ele é maravilhoso, e muito útil para viajantes de 1°viagem!!! Valeu!

    1. MauOscar says

      Legal Anne.. Dê também uma espadinha nos nossos posts lá no Viajoteca => http://www.viajoteca.com/category/destinos/americas/america-do-norte/estados-unidos/

  9. […] detalhado e ainda fica a dica do tour por lá. Vale muito a leitura se for a região: http://mauoscar.com/2011/02/10/sourdough-boudin-san-francisco/ Ònibus turístico – Para que gosta de uma excursão, o ônibus de dois andares é uma […]

  10. Angélica says

    Estou encantado com blog de vcs!!!
    Muito obrigada por todo cuidado em cada palavra escrita!!!
    Todos detalhes descritos muito muito esclarecedores.
    Por favor continuem viajando!!!

    1. MauOscar says

      Continuamos viajando no http://www.viajoteca.com

  11. Angélica Costa Da Silva says

    Estou encantado com blog de vcs!!!
    Muito obrigada por todo cuidado em cada palavra escrita!!!
    Todos detalhes descritos muito muito esclarecedores.
    Por favor continuem viajando!!!

Leave A Reply

Your email address will not be published.