Pier 39 e Fisherman’s Wharf – Explorando San Francisco

Depois de passearmos pelo Ferry Building Marketplace, uma espécie de “mercado municipal” de San Francisco. Continuamos nosso passeio em direção ao famoso Pier 39 em Fisherman’s Wharf.

Embarcadero

Era uma ensolarada tarde de sábado e aparentemente todas as pessoas visitando San Francisco naquele final de semana resolveram fazer o mesmo passeio que nós. Mas apesar da multidão, caminhar pelo waterfront de San Francisco foi uma experiência muito legal.

Mato verdinho?! Não uma pessoa estava assuatando os distraídos!!

Logo atrás do Ferry Building Market Place, olhando para a Baía de San Francisco enxergávamos a Bay Bridge ligando Oakland até San Francisco. Uma enorme ponte pênsil (na verdade 3) parecida com a Ponte Hercílio Luz em Florianópolis e que foi contruída na mesma época que sua conterrânea e histórica Golden Gate Bridge

Duas Pontes numa só – San Francisco Bay Bridge

O dia estava lindo, a temperatura perfeita. Um daqueles dias de sol, que você pode usar roupa de frio ou de calor sem sentir-se desconfortável. A propósito achamos o clima de San Francisco, apesar do nevoeiro que cobre a cidade no início da manhã, bastante agradável. Lembrando que, apesar de estarmos quase na mesma latitude a temperatura em Delaware nesta época do ano estava 15ºC maior que em San Francisco.

Balsa na Baia de San Francisco

Caminhando pelo San Francisco Embarcadero Waterfront, logo chegamos ao pier 39. Sem dúvida o Pier mais “turístico” da cidade. Um complexo imobiliário com dezenas de lojinhas e restaurantes. E que fica literalmente abarrotado de gente nos finais de semana.

Bandeiras no Pier 39

Apesar da aglomeração, das filas para tudo passeamos por algumas lojinhas (armadilhas de turista) do local, mas logo seguimos para conhecer a maior atração do Pier 39. Os leões marinhos. Estes animais chegaram ao local, logo após o terremoto de 1989,  e desde então escolheram o local como morada. Recentemente sumiram por uma temporada, o que gerou bastante polêmica na época.  Afinal o que seria do pier 39 sem os leões marinhos?!

Leões Marinhos no Pier 39 em San Francisco

A presença destes (fedorentos) simpáticos animais é sem sombra de dúvidas um dos principais motivos de sucesso deste Pier entre os turistas. Mas segundo alguns Biólogos marinhos, a decadência na oferta de alimentos na região, principalmenbte durante o inverno, poderia estar levando os animais a procurarem outro lugar com mais abundância de peixes. Como na costa do estado de Oregon. Porém, ano passado, após o sumiço de algumas semanas  eles começaram a retornaram ao pier 39 no final de fevereiro.

Leões Marinhos na San Francisco Bay

Felizmente quando visitamos o Pier 39 (Agosto) os simpáticos leões marinhos estavam de volta. Aparentemente “faltava” espaço para todos os animais sob as plataformas flutuantes de madeira. Toda hora parecia surgir uma briga pois o vizinho queria tomar o espaço do outro. Mas apesar da fedentina que impera no ambiente, vê-lôs de tão perto foi muito legal.

Leão Marinho brincando com a água

Quando estes animais escolheram o pier 39 como residência em 1989. Quem certamente não gostou nada disso na época, foram os proprietários das embarcações ancoradas neste atracadouro. Mas a verdade é que hoje é dificil não pensar no pier 39 e Fisherman’s Wharf sem estes simpáticos animais.

Veleiros atracados na Baia de San Francisco

Aproveitamos ainda para passear um pouco mais pelo Pier, vimos a famosa ilha de Alcatraz, que até 1963 funcionou com um presídio federal de segurança maxíma. Infelizmente como nosso tempo estava contado não tivemos a chance de fazer um passeio de barco pela baía de San Francisco e visitar o local. Mas todo mundo recomenda.

Ilha de Alcatraz

Vimos, mesmo que de longe a imponente Golden Gate Bridge, a qual tivemos o chance de atravessar em nosso caminho para o Napa Valley.

Golden Gate Bridge vista do Fisherman’s Wharf

Tão logo percebemos, já estavamos em Fisherman’s Wharf. Local repleto de gaivotas e barcos pesqueiros. Sua história remete aos primórdios da cidade de San Francisco, mais precisamente durante a Corrida do Ouro.

Embarcações atracadas em Fisherman’s Wharf

Foi nesta região que pescadores italianos emigrados para a América se instalaram. Desde então e até hoje, é ali que se mantem a principal base da frota pesqueira de São Francisco.

Fisherman’s Wharf. A base da frota pesqueira de San Francisco

Apesar de sua reconversão em um atrativo turístico durante os anos 1970 e 1980, a área ainda é o lar de muitos pescadores suas frotas. Falando nisso, logo encontramos o marco do local, o timão de Fisherman’s Wharf e aproveitamos para fotografá-lo.

Dungeness Crab – Siri Simbolo do Fisherman’s Wharf em San Francisco

Para quem se interessar uma visitinha ao San Francisco Maritime National Historical Park pode ser interessante, é possivel visitar entre outras embarcações o submarino USS Pampanito, um submarino utilizado durante a segunda guerra mundial e o Star of Alaska(Balclutha), uma embarcação de 1886 utilizada no transporte de mercadorias entre Europa, Américas e Oceania.

Escultura em Fisherman’s Wharf

Vimos ainda várias barracas vendendo frutas, verduras, frutos do mar. Como ninguem é de ferro e sabendo da fama dos sourdough de San francisco, fomos parar na Boudin Bakery, mas isso merece um post à parte.

Barraca de Frutas no Fisherman’s Wharf

O famoso dungeness crab de San Francisco

Depois disso passeamos um pouco pela região, passamos pela Guirardelli Square antes de pegarmos o “bondinho” da Linha F que liga o Fisherman’s Wharf ao Castro em direção à Union Square.

Bondinho da Linha F

Endereço:

Pier 39 

Beach Street & The Embarcadero
San Francisco, CA
 

Fisherman’s Wharf

Beach Street & The Embarcadero
San Francisco, CA

 

San Francisco Maritime Museum

San Francisco Maritime NHP
Building E, Fort Mason Center
 

Boudin Bakery

160 Jefferson Street
San Francisco, CA
 
 

Posts Relacionados:

 Ferry Building Marketplace em San Francisco – Uma verdadeira celebração gastrônomica

 Castro, o bairro “Gay” de San Francisco

 Atravessando a Golden Gate em Direção ao Napa Valley

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

17 Responses to “Pier 39 e Fisherman’s Wharf – Explorando San Francisco”

  1. carlos eduardo
    09/02/2011 at 2:08 pm #

    Oscar. gostei muito deste post

    • Mauoscar
      10/02/2011 at 9:39 am #

      Oi Tio DU

      Vocês tinham que vir aos EUA visitar a gente e aproveitar para dar um pulinho na Califórnia visitar a Lili e a Bel

      Com o Real valorizado deste jeito não tem oportunidade melhor 😀

      Bjs

  2. 09/02/2011 at 2:55 pm #

    Adorei o post e as fotos estão um primor! Tudo reflexo do excelente passeio, acredito.

    :*

    • Mauoscar
      10/02/2011 at 9:37 am #

      Oi Rapha

      Obrigado pela visita!! Já falei isso aqui antes e volto a repetir.. Essa viagem à Califórnia foi sem dúvida uma das melhores viagens que já fizemos na vida!!!
      😀

      Bjs

  3. 10/02/2011 at 4:31 am #

    Olá meninos,mais lugares lindos e fantásticos, heim! Aqui em casa adoramos o post. Minha filha adorou a foto da foca! Adorei tudo, o texto, as fotos, sempre tudo impecável! Um grande beijo para vcs! Tenham um ótimo dia!

    • Mauoscar
      10/02/2011 at 9:36 am #

      Oi Angela

      Os Leões Marinhos são umas figuras.. Ficamos lá observando eles por uns 20 minutos.. Obrigado pela visitinha
      Um ótimo dia para vocês tb

      Bjs

  4. 11/02/2011 at 4:23 am #

    Olá meninos, realmente sao Leoes-Marinhos, ops!!! Minha filha insistiu que eram focas! Obrigada e um excelente final de semana.

    • Mauoscar
      11/02/2011 at 9:49 am #

      😀

      Eu para dizer a verdade fiquei em duvida quando escrevi o Posts se eram Leões ou Lobos Marinhos.. Mas enfim… 😀
      Mas quase todas as referencias que encontrei na Internet falam em Sea Lions

  5. Roberto DJunior
    14/10/2012 at 9:11 pm #

    Parabens,simplesmente Fantastico e bem completo…

    • MauOscar
      15/10/2012 at 5:33 pm #

      Roberto

      Obrigado 😀

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Pier 39 e Fisherman’s Wharf – Explorando San Francisco « MauOscar -- Topsy.com - 09/02/2011

    […] This post was mentioned on Twitter by Marcie G. Pellicano and MauOscar, MauOscar. MauOscar said: Pier 39 e Fisherman’s Wharf – Explorando San Francisco: http://wp.me/pi0ig-2BR […]

  2. Sourdough o Pão de San Francisco « MauOscar - 10/02/2011

    […] prometi no post anterior que falava sobre Fisherman’s Wharf e o Pier 39, resolvi dedicar este Post para falar um pouco sobre a Boudin Bakery e a história dos Sourdoughs, […]

  3. Explorando San Francisco na Califórnia « MauOscar - 17/02/2011

    […] ainda conhecemos o tradicional Fisherman’s Warf e o famoso pier 39 onde ficam os leões marinhos de San Francisco (Post Especial aqui no Blog). Nesta tarde o dia estava peculiarmente agradável. Além do céu azul […]

  4. Lojinha-desejo de qualquer canhoto: a Lefty’s! | Área de Jogos da Adri - 02/03/2011

    […] Aqui, um relato bem legal sobre o Pier 39 e Fisherman’s Wharf. […]

  5. Seattle Harbour Cruise: Um passeio de barco pela Elliott Bay em Seattle | MauOscar Blog de Viagens - 18/06/2012

    […] as femeas e brigar com os outros machos. Alguns deles possivelmente acabem até mesmo parando no famoso píer 39 de San Francisco. Leões Marinho em […]

  6. Fishermans Wharf e Pier 39 em São Francisco - 13/09/2015

    […] em meses específicos do ano. Infelizmente eles não estavam por lá no período que fomos, mas o MauOscar visitou em 2011 e conseguiu encontrá-los por […]

  7. San Francisco – From SP To NV - 13/01/2016

    […] Gate Bridge (por volta de 8,5 km). No meio do caminho, paramos em diversos lugares, como o famoso Píer 39. Lá, nos comemos um pouco e eu e o Matheus compramos algumas coisas na loja da NFL. Também […]

Leave a Reply