Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Ferry Building Marketplace em San Francisco – Uma verdadeira celebração gastrônomica

21

Durante nossa estada em San Francisco, aproveitamos para conhecer o Ferry Building Marketplace, uma espécie de “mercado municipal” da cidade. Localizado às margens da San Francisco Bay no distrito de Embarcadero.

Relógio do Ferry Building

Sempre que viajamos para lugares diferentes, tentamos conhecer e explorar pelo menos um mercado local. Entre outras coisas, o que me fascina nestes locais são as incríveis histórias associadas ao local. Mas principalmente pelo poder que estes lugares têm de refletir muitos dos aspectos sócio-culturais da cidade que estão instalados.

Interior do Ferry Marketplace em San Francisco

Além disso, é geralmente neste tipo de lugar, onde encontramos os melhores produtos genuinamente locais. Para descobrir os “hot spots” basta pesquisar previamente na Internet onde eles estão localizados ou simplesmente observar onde os locais vão para você se surpreender.

Frutas Locais

Sendo o estado da Califórnia um dos maiores produtores de produtos hortifruti e granjeiros dos EUA, uma visita à um mercado local era algo que prometia ser bacana. Mas o que aconteceu na verdade é que o local superou e muito as expectativas.

Floricultura no Ferry Building Marketplace

Composto por uma grande variedade de lojas, pequenas e grandes, o local é uma verdadeira celebração gastrônomica. Oferece de tudo um pouco: Desde queijos e frios artesanais, frutas e verduras que parecem ter sido colhidas na hora, passando por delis, açougues e lojas especializadas em frutos do mar. Tudo fresquinho e da melhor qualidade.

Final de Semana o mercado fica lotadissimo

Isso ainda sem falar na lojas especializadas em artigos de cozinha, nos excelentes restaurantes e cafés do local. E como estamos no maior estado produtor de vinho nos EUA não faltam Tasting Rooms para saborear um bom vinho enquanto bate papo com seus amigos.

Degustação de vinhos

O local representa com uma qualidade ímpar a grande diversidade cultural/gastronômica de San Francisco. Infelizmente no dia de nossa visita ao local havíamos acabado de almoçar e acabamos ficando apenas na sobremesa. Um delicioso gelato Italiano da Ciao Bella. Na minha opinião o de Ferrero Rocher é o melhor 😀

Gelato Bella

Como sempre quando escrevo os Posts aqui para o Blog, procuro descobrir um pouco mais sobre a história do local. O edificio foi oficialmente inaugurado 1898, e foi constrído no local de atracadouro de madeira de 1875. O Ferry Building logo depois de inaugurado, transformou-se no principal ponto de chegada e saída para quem chegava de tram da parte oriental da cidade, bem como de todos os residentes de East Bay e Marin, que trabalhavam na cidade de San Francisco.

Mercado de San Francisco

O Projeto arquitetônico do Ferry Building ficou à cargo do jovem arquiteto A. Page Brown, que além de projetar a maior extrutura metalica coberta do mundo na época, ainda incluiu no projeto uma torre de relógio de 245 metros de altura inspirada na torre do sino da Catedral de Sevilha, na Espanha.

Patio Exterior do Ferry Building

Desde a corrida do ouro até os anos 1930, essa era a única maneira, exceto para aqueles os provenientes da Península, para se alcançar a cidade. Porém a contrução da Bay Bridge em 1936 e a construção da Golden Gate Bridge, em 1937. Juntamente com o uso em massa do automóvel, logo tornou a jornada diária de balsa obsoleta.

Ferry Building em Embarcadero

A partir de então, o Ferry Building foi muito pouco usado. E grande parte do valor histórico da estrutura e do interior do Ferry Building, foi perdido em 1955, quando grande parte do espaço foi transformado para acomodar escritórios. Com isso perdeu-se o chão de mosaicos e tijolo cerâmico e os arcos da estrutura.

Loja de queijos

Para piorar ainda mais a situação foi construído, em 1957, o Embarcadero Freeway. Um viaduto que “escondeu” o edifício por 35 anos. Até que o terremoto de 1989 abalou a estrutura do elevado e obrigou a sua demolição. Apesar de sofrer alguns danos, o edifício do Ferry Building passou praticamente incolume aos grandes terremotos de 1906 e 1989.

Aqui antigamente passava a Embarcadero Freeway

A partir deste último grande terremoto em 1989, toda a região do embarcadero se viu diante de um processo de reurbanização que resultou nisto que podemos visitar hoje em dia. Ou seja quando um dia visitar San Francisco, não deixe de conhecer o local, provar suas delicias e dali ir caminhando dali em direção ao Fisherman’s Wharf.

Tomatos e Tomatilos

FotoBlog

 

 

 

 

 

Horário de Funcionamento:

Segunda às Sextas Feiras 10:00 às 18:00

Sabado 09:00 às 18:00

Domingo 11:00 às 17:00

Endereço:

Ferry Building Marketplace
One Ferry Building
San Francisco, California 94111

Posts Relacionados:

 Lancaster Central Market – O Mercado mais antigo dos EUA

 Reading Terminal Market “O melhor de Philadelphia”

 JapanTown – Explorando São Francisco

  ChinaTown – Explorando São Francisco

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

21 Comments
  1. mirelle says

    vc ta certissimo! os mercados são sempre interessantes, não importa a cidade. mercados e supermercados pra lembrancinhas (sempre tem um bom vinho, geleia ou biscoito nacional baratinho que é mais interessante que xaveiro e camiseta né,)

    belas fotos, as usual!

    bjoca

    1. Mauoscar says

      Oi Mirelle

      Eu acho o máximo!!! Obrigado pela visita e o elegio em relação às fotos..

      Bjks

  2. Luciana Bordallo Misura says

    Legal, quando a gente foi estava TAO, mas TAO lotado, que eu dei meia volta e fomos embora. Um dia a gente volta a San Francisco e explora com mais calma!

    1. Mauoscar says

      Oi Lu

      Quando visitamos o mercado no sábado o local também estava abarrotado.. Minha sugestão é evitar ir lá durante o final de semana.. Mas da próxima vez que vocês forem não deixe de dar uma passadinha por lá!!

      Bjs

  3. Angela Arten-Meyer says

    Olá meninos, nossa…que mercado enorme! Adorei, principalmente a loja de plantas! Adoro plantas! Lindas fotos, como sempre! Beijos e um ótimo final de semana para vcs!

    1. Mauoscar says

      Oi Angela

      Obrigado pela visitinha e pelo elogio

      Um ótimo final de semana para vcs ai na Alemanha também 😀

  4. Rapha Aretakis says

    ADORO visitar mercado. ADORO. Aquelas ostras e a loja de queijos… perdição! Delícia de passeio :*

    Bom fim de semana, querido!

    1. Mauoscar says

      Rapha

      Pelos comentrarios que recebi aqui e pelo Twitter, parece que todo mundo curte um passeio desses.. Eu dispenso as Ostras, mas os queijos a vontade era comprar um pedaço e sair roendo 😀

      Bjs e um excelente final de semana para vcs tb!! 😀

  5. Mari Campos says

    Oba, que legal! Ando com SF suuuper na cabeça, sabiam? Veio na mosca 😉

    1. Mauoscar says

      Oi Mari

      Legal ver você por aqui também.. Super Recomendo SF.. e tenho certeza que vc iria adorar o Napa/Sonoma Valley adoro aquela sua hashtag #hicfeelings 😀
      Precisando de alguma dica ou sugestão estamos ai para ajudar 😀

      Bj

  6. Raul says

    Que lugar legal para passear e tomar um vinho Oscar, gostei!

    1. Mauoscar says

      Raul

      O Lugar é 10… Seria muito legal ter você aqui com a gente numa dessas viagens

      Abraço

  7. […] de passearmos pelo Ferry Building Marketplace, uma espécie de “mercado municipal” de San Francisco. Continuamos nosso passeio em direção […]

  8. […]  Ferry Building Marketplace em San Francisco – Uma verdadeira celebração gastrônomica […]

  9. […] nos Dumplings e outras iguarias da culinária cantonesa, pegamos o bondinho em direção ao Ferry Building Marketplace (Post Especial aqui no Blog). Um local super transado, uma espécie de mercado municipal de San […]

  10. […]  Ferry Building Marketplace em San Francisco  […]

  11. […]  Ferry Building Marketplace em San Francisco […]

  12. […] Square e paramos pra decidir o que fazer. Eu disse que gostaria de ver um mercado de peixes (o Ferry Building Marketplace), chegar perto da Ponte, sei lá… E fomos andando e andando, e vendo as ladeiras e mais […]

  13. Fernanda says

    Olá! Vc saberia dizer se pela manhã e nos dias de semana o Ferry Building Marketplace é tão cheio quanto aos sábados? Estarei hospedada na região Union Square, dá pra ir à pé até lá? É seguro? Tem algum lugar nao recomendável para se andar à pe? Desculpa quantidade de perguntas! Muito obrigada pela ajuda!

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Fernanda

      Eu acredito que durante semana e pela manhã o mercado seja bem mais tranqüilo que pela hora do almoço e finais de semana. Da Union Square até lá devem ser uns 20 minutos de caminhada.. De um modo geral, eu achei San Francisco uma cidade bem segura e gostosa de caminhar. Quem pode te dar dicas de lugares para “evitar” caminha é a Maryanne do hotel California Blog que mora por lá. (http://hotelcaliforniablog.com)
      Obrigado pela visita e espero ter ajudado
      Abraço

  14. […] (*)Tem um blog (o “MauOscar”) com dicas legais do mercado. Veja aqui. […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.