Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

ChinaTown – Explorando São Francisco

0

Outra atração turística que visitamos durante nossos 2 dias em San Francisco, foi Chinatown. Considerada a mais antiga Chinatown da América do Norte, ela só perde em tamanho para Chinatown de Nova York.

Parede com Grafite em ChinaTown em San Francisco

Apesar de ser apenas a segunda maior Chinatown dos EUA, San Francisco conta com a maior comunidade chinesa localizada fora do continente asiático. Os primeiros imigrantes chegaram à cidade por volta de 1840 atraídos principalmente pela descoberta de Ouro na Califórnia e posteriormente pela construção de estradas de ferro.

Fachada em ChinaTown em San Francisco

Em pouco tempo, transformaram-se em um dos maiores grupos de imigrantes da cidade juntamente com os Irlandeses, Italianos e Japoneses. Até que em 1882, os congressistas dos Estados Unidos aprovaram a Chinese Exclusion Act (Lei de Exclusão Chinesa), que restringia quase que completamente à imigração de pessoas provenientes da China. Estas leis anti-chinesas permaneceram em uso até serem revogadas na segunda metade do século 20.

Segunda maior Chinatown dos EUA

Neste contexto, e com o terremoto de 1906, os líderes da cidade foram pressionados para realocar os chineses para a periferia da cidade. Porém, devido ao lobby dos empresários e proprietários de imóveis em Chinatown, o bairro acabou sendo reconstruído resgatando-se suas origens. Uma vez que, se livrar dos imigrantes chineses também significaria perder uma importante fonte de rendas e impostos.

Transamerica Pyramid, o edifício mais alto de San Francisco

Desta forma surgia a idéia em reconstruir a área, transformando-a numa atração turística, a qual traria ainda mais dinheiro para a cidade. Para isto, arquitetos norte-americanos foram contratados para criar o novo bairro. Incorporando aos projetos características da arquitetura chinesa.

Grant Street, San Francisco

Localizado entre North Beach e Telegraph Hill, a Chinatown de San Francisco tem cerca de uma milha quadrada.  Sua principal rua é a Grant Avenue, pela qual iniciamos nosso passeio pelo bairro étnico chinês mais antigo dos EUA.

Bay Bridge vista de Chinatown, encoberta pela Neblina

Atravessamos o Dragon Gate, portão de entrada da parte Sul de Chinatown, um presente dado em 1968 pela república popular da China à cidade de San Francisco. Percorremos o coração deste pitoresco bairro de San Francisco, onde aproveitamos para fotografar e explorar este pedacinho da China nos EUA.

Dragon Gate

Ao contrário de outras Chinatowns que conhecemos aqui nos EUA, a de San Francisco me pareceu a mais organizada de todas. Uma coisa que chamou minha atenção foi a iluminação pública ao longo de toda Grant Street, a qual faz alusão às origens chinesas do bairro.

Luminárias da Iluminação pública da Grant Street em San Francisco

Como em qualquer Chinatown este é um paraíso de compras, as lojinhas de bugigangas estão por todos os cantos, mas ao mesmo tempo, vasculhamos podemos encontrar diversas lojas vendendo artesanato que costumávamos ver em nossas viagens pelo oriente. Principalmente aqueles oriundos do Vietnã e da China. Obviamente com preços bastante inflacionados e em dólar.

Loja em ChinaTown em San Francisco

Escultura em Marfim

Opções gastrônomicas também são abundantes no local. Porém não chagamos a experimentar. Um dos locais que merecem uma visitinha rápida é a Golden Gate Fortune Cookie Factory, uma das mais antigas fábricas de biscoitinhos da sorte chinês dos EUA.

Golden Gate Fortune Cookie Factory

Fábrica de Biscoitinhos da Sorte

Depois de morarmos em Cingapura, e ter tido a chance de visitar a China e outros países do sudeste asiático, visitar uma Chinatown num primeiro momento não é mais um programa tão exótico. Pelo contrário é uma diversão que fez a gente sentir saudades de nossa vidinha do outro lado do mundo.

ChinaTown San Francisco

HSBC ChinaTown San Francisco

 

FotoBlog ChinaTown San Francisco

Entrada Escola Chinesa em ChinaTown

Música Chinesa em ChinaTown

Loja Artefatos Decorativos em ChinaTown

Agência de banco em forma de Pagoda

Canton Bazaar

ChinaTown San Francisco

Loja de produtos alimentícios chineses

Luminária e Letreiro em Chinatown San Francisco

Letreiro “farmácia”Chinesa

Veja Também:

História de ChinaTown contada pelo Museu da Cidade de San Francisco

Posts Relacionados:

 

 JapanTown – Explorando São Francisco

 Castro, o bairro “Gay” de San Francisco

 Highway 1 na California: De San Francisco até Santa Cruz

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

No Comments
  1. Simone says

    Esta Chinatown parece mais organizada mesmo, e tb não é tão lotada. Só conheço a Chinatown de Londres, que achei meio pequenininha/fraquinha. Gostei das fotos de detalhes, como as luminárias e bandeirolas. Um dia ainda quero conhecer o Oriente, acho que será um passeio bastante exótico. Vcs são muito afortunados de já terem MORADO por lá, esperiência cultural muito interessante! 😀

    1. Mauoscar says

      Oi Simone
      Chinatown é sempre uma bagunça.. A sorte é que não pegamos nenhum feriado..
      Conhecer o Oriente é mesmo uma experiência extraórdinária.. Morar lá então é mais do que isso é uma aventura 😀
      Obrigado pela visita 😀

      Bjs

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Simone, MauOscar. MauOscar said: Em clima de véspera de Ano Novo Chinês – Conheça a ChinaTown de San Francisco => http://500s.tv/rFUmi #MauOscar #outros500 […]

  3. Teté says

    adoro uma Chinatown, em qualquer cidade.

    1. Mauoscar says

      Oi Adriana (Teté)

      Eu também adoro uma Chinatown.. A muvuca as comidinhas (nem todas esta certo) Mas acho legal a cultura 😀
      Bjs

  4. […] pela manhã, já sem carro, iniciamos nosso passeio matinal pelo distrito financeiro da cidade e Chinatown (Post Especial aqui no Blog).Com direito até a visita na fábrica de biscoitinhos da sorte […]

  5. cristina says

    gostaria de saber se vale apena fazer compras ,nesta rua

    1. MauOscar says

      Olá Cristina

      Não sei o que você pensa em comprar, mas assim. Como moramos na Ásia tudo aquilo que nos vemos para comprar alí estava pelo menos com o dobro do preço das coisas que compramos em nossas viagens pelo Vietnã, China, Indonésia, Tailândia etc.. Se você não tem perspectivas em curto e médio prazo em ir para a Ásia acho que vale à pena sim.. Um conselho que funciona lá na Ásia (China principalmente) Ir cedo às compras, é um costume/lenda que o comerciante trate bem seu primeiro cliente do dia.. Se o primeiro cliente sai instisfeito com a compra isso segundo as tradições traz mau agouro às vendas daquele dia.. Não sei até quanto isso vale numa Chinatown aqui nos EUA.. Mas não custa nada tentar barganhar 😀

  6. […] Posts Relacionados:    ChinaTown – Explorando São Francisco […]

  7. passandoaviagem says

    Olá,
    Muito interessante conhecer as impressões das pessoas depois de conhecer as Chinatown pelo mundo. Eu também adorei as fotos.

    Fiz um post contando um pouco da história da chinatown de SFO especificamente. Acho que ela tem particularidades interessantes. É só uma introdução, mas acho que ficou interessante. Se quiser ver:

    http://passandoaviagem.blogspot.com.br/2012/08/chinatown-de-sao-francisco-para-ir-alem.html

    abs.

    1. MauOscar says

      Raphaella

      Obrigado.. Vou lá conferir seu post

      Abs

Leave A Reply

Your email address will not be published.