Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Castro, o bairro “Gay” de San Francisco

17

Depois de visitarmos e almoçarmos em Japantown, seguimos em direção a um dos mais conhecidos bairros GLBT’s do mundo. O famoso Bairro Gay do Castro em San Francisco. Originalmente um bairro formado por imigrantes europeus que se instalaram na área no ínicio do século XX.

Castro em San Francisco

San Francisco sempre foi uma cidade liberal, aberta à novas idéias e que tem uma importância histórica muito relevante para diversos movimentos sociais dos EUA. Entre os quais, podemos destacar o movimento hippie e o movimento de luta pelos direitos dos homossexuais (GLBTs).

Linha F que liga o Castro à Fishermanns Wharf

Estacionamos o carro numa das tranversais da 17th Street e fomos explorar o Eureka Valley, como é oficialmente chamado o distrito de Castro. Assim que estacionamos, as bandeiras do arco-iris, simbolo do movimento gay já nos avisava que estávamos no epicentro daquele que é considerado por muitos o primeiro “bairro” gay do mundo.

Bandeira Gay na Harvey Milk Plaza

Uma das coisas que logo nos chamou atenção, foi uma enorme bandeira do movimento Gay, instalada na Harvey Milk Plaza. Uma praça que hoje recebe o nome do primeiro homem assumidamente gay a ser eleito para um cargo público nos Estados Unidos.

Estação Harvey Milk Plaza

Este era o local em que ele, Harvey Milk, fez alguns de seus principais discursos durante sua campanha ao cargo de Supervisor. Cargo que ocupou por apenas 11 meses, até ser tragicamente assassinado, juntamente com o prefeito George Moscone na prefeitura da cidade em 27 de Novembro de 1978.

Bandeira do Movimento Gay no Castro

O assassino de Harvey Milk, Dan White, outro Supervisor da cidade de San Francisco foi “condenado” por homícidio culposo e por seu bom comportamento foi liberado cerca de 5 anos depois.

Bairro Castro em San Francisco

O Assassinato de Harvey Milk, fez dele o mais visível mártir do movimento de luta pelos direitos gays da história dos EUA. Sua história ficou ainda mais conhecida do público em geral depois da excelente atuação do ator Sean Penn no filme Milk, que conta a trajetória do ativista desde sua acensão até seu assassinato, o que rendeu ao ator o Oscar de melhor ator em 2008.

Muitas Bandeiras pelo Castro

O Bairro do Castro recebe este nome graças à principal rua que o corta o bairro, e que por sua vez recebe este nome em homenagem à José Castro. Um californiano-mexicano contrário ao domínio americano sobre o estado no século XIX

Rua Castro

Como podemos ver no filme, um dos grandes marcos históricos do Castro, é seu teatro localizado na 429 Castro Street. Hoje um dos raros sobreviventes da época de ouro dos cinemas de outrora nos EUA. Com direito à orgão e orquestra antes do início do filme. Construído em 1922 e com projeto do arquiteto Timothy Plflueger, atualmente sedia alguns festivais de filmes alternativos e exibe principalmente filmes extrangeiros.

Teatro Castro

Durante nosso passeio, passamos em frente ao Twin Peaks o primeiro bar oficialmente Gay do Castro. Hoje em dia, existe uma enorme quantidade de lojas, bares e restaurantes voltadas ao público GLBT.

Twin Peaks o primeiro Bar Gay do Castro

A loja de equipamento fotográfico que pertenceu a Harvey Milk e seu parceiro Scott Smith ficava localizada na Castro Street entre os números 573 e 575. Para a filmagem do Filme Milk, o diretor Gus Van Sant utilizou o Bar Harvey’s localizado na esquina no número 500 para a filmagem de algumas cenas on-site.

Harvey’s

Visitando o Castro, escrevendo este Post, pesquisando um pouco sobre a trajetória de Harvey Milk e sabendo das noticias relacionadas à homofobia no Brasil me pergunto: Será que depois de mais de 30 anos avançamos muita coisa no que diz respeito a homofobia e aos direitos GLBT’s?

 

Veja Também:

 [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=0vX-X259gxA]

Trailler Filme Milk a Voz da Igualdade legendado

Site do Recém Inaugurado Museu Gay de San Francisco

Biografia de Harvey Milk

Posts Relacionados:

 JapanTown – Explorando São Francisco

 Highway 1 na California: De San Francisco até Santa Cruz

 Guia Vinícolas Napa Valley EUA

 Explorando o Yosemite Valley

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

 

17 Comments
  1. Marcie says

    Infelizmente, eu acho que não. Uma pena!

    1. Mauoscar says

      É verdade…
      Melhorou um pouco, mas ainda falta um longo caminho pela frente

      Bjs

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Patricia Camargo, MauOscar. MauOscar said: Castro, o Bairro “Gay” de San Francisco => http://500s.tv/EUful #outros500 #outros500 […]

  3. […] período da tarde aproveitamos para conhecer o Castro (Post Especial aqui no Blog). Mundialmente conhecido como o bairro “Gay”de San Francisco. Foi […]

  4. Fábio says

    Olá, estou fazendo uma pesquisa sobre San Francisco, para fazer uma viagem no final do ano.
    Me falta acessos a internet, por isso gostaria de pedir umas dicas a vc, pelo pouco que li em seu blog vc conhece San Francisco bem
    Podes me ajudar?
    Gostaria de dicas de compras,
    de passes para baratear passeios e museus,
    onde ir e o que visitar.
    Estou em dúvida se vou em setembro, outubro ou novembro. O que achas? Queria fazer uma viagem sem calorão, gosto de dias frios e frescos. sei que estou pedindo demais né mas, a necessidade faz a gente criar coragem e pedir ajudar pra quem entende da coisa
    Não tenho computador ou internet, faço pesquisa pela nal que fica há 25km da minha casa. Se vc puder me ajudar ficaria muito grato

    1. MauOscar says

      Olá Fábio

      Obrigado pela visita..Antes de tudo gostaria de indicar o Blog da Maryanne que mora em San Francisco, ela tem muita coisa falando sobre SFO e certamente tem muito mais propriedade em falar sobre a cidade do que eu que visitei lá por apenas 3 dias..
      Você pode seguir o nosso roteiro por exemplo.. Neste Blog da Luciana Misura você encontra várias informações importantes sobre a cidade
      Quanto a época do ano eu escolheria Setembro, quando chove menos e a temperatura é mais quente sim ,mas as médias ficam entre 22 e 13 C..

      Abraço

  5. Thiago says

    Oi estava lendo o Blog e parece que voce sabe muito sobre San Francisco eu queria pedir para voce me dar algumas dicas sobre lugares para visitar de preferencia se puder alguns lugares GLBT tambem…

    1. MauOscar says

      Thiago

      Então, estivemos em San Francisco em Setembro do Ano passado, durante uma viagem à California, não conheço a cidade tão bem assim, de qualquer forma se você quiser pode seguir nosso roteiro pela cidade dando uma olhada neste Post aqui http://mauoscar.com/2011/02/17/explorando-san-francisco-na-california/
      Quanto aos lugares GLS recomendados recomendo você checar esse site aqui => http://sanfrancisco.gaycities.com/
      A não ser nosso passeio pelo Castro durante o dia não chegamos a conhecer a cena local à noite.. Pois na noite que iriamos lá acabei passando mal e decidimos ficar no hotel..
      Espero ter ajudado.. Se precisar de alguma coisa é so dar um alô!!

      Abraço

  6. Sebastian says

    Ola, em que cidade de California foi filamado o filem MILK??

    1. MauOscar says

      Sebastian

      O filme provavelmente tenha sido filmado em Hollywood.. Mas a história e muitas cenas foram certamente gravadas em San Francisco, no bairro do castro o qual esta retratado neste post..

  7. […]   Castro, o bairro “Gay” de San Francisco […]

  8. ricardo says

    muito bom post parabéns!!!

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Ricardo

      Obrigado

  9. andre felipe says

    meu sonho e morar em São Francisco,porem tenho medo sobre que vem pela frente se houvesse alguém que conheço e morasse lá seria ótimo..tanto pra arrumar logo um emprego e um lugar pra ficar o que são as únicas coisas que me preocupam será que é difícil conseguir emprego e moradia em São Francisco?

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Andre

      Antes de qualquer coisa você precisa de um visto de trabalho para poder trabalhar nos EUA. São Francisco não é das cidades mais baratas de se morar nos EUA

  10. Queila Gorgulho says

    Graças à Deus, encontrei seu relato sobre SFO. Graças a você, minha viagem até lá foi sensacional! Inclusive assisti “Milk” antes de viajar! Fez toda a diferença. Parabéns!

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Queila

      Que legal 😀 São Francisco é um barato não é mesmo?

Leave A Reply

Your email address will not be published.