Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Pandas no National Zoo de Washington

8

No último final de semana, estivemos em Washington DC passeando às vésperas do feriado de Martin Luther King Jr. Entre as várias atrações que visitamos na capital dos EUA, a última delas antes de retornarmos à Delaware foi Smithsonian National Zoo.

Infelizmente como estamos no inverno, e chegamos à cerca de 1 hora antes de o Zoológico fechar, podemos ver muitos poucos animais. Porém entre os poucos que vimos estão Tian Tian e Mei Xiang, um casal de ursos pandas gigantes.

Tian Tian e Mei Xiang

Durante nossa estada na cidade percebi que, alguns postes do entorno da Casa Branca estavam enfeitados com bandeiras dos EUA e da China. Na última Quarta-feira acompanhando minha timeline no Twitter descobri que o presidente da China Hu Jintao estava fazendo uma visita oficial aos EUA até o final de semana.

Para nossa surpresa ontem dia 20 de Janeiro os presidentes Barack e Hu Jintao se reuniram no National Zoo que visitamos no final de semana, para assinar um novo acordo cooperativo para conservação e pesquisa com Pandas Gigantes. Desta forma estendendo o acordo atual de pesquisa com pandas gigantes vigente por outros cinco anos.

Área de Monitoramento do Comportamento dos animais

De acordo com o novo acordo, assinado ontem e com vigência até 05 de dezembro de 2015, o Jardim Zoológico de Washington vai poder realizar pesquisas nas áreas de reprodução e comportamento dos filhotes.

Durante os dois primeiros anos do acordo de cooperação, será elaborado um estudo envolvendo especialistas de reprodução do Centro de Pesquisa de Pandas Gigantes em Wolong, na China, e Especialistas em Biologia da Conservação do Smithsonian Institute, que além de supervisionar o comportamento dos animais vai induzir o acasalamento de Mei Xiang e Tian Tian.

Mei Xiang no Zoo de Washington

Se, depois de dois anos, as tentativas fracassarem, as duas instituições devem voltar à mesa de negociação e discutir a possibilidade de trocá-los com outros pandas na China. A dupla atual não produz um filhote desde 2005, quando Tai Shan nasceu. Tai Shan foi enviado à China em Fevereiro de 2010 de acordo com os termos do acordo anterior. Se um outro filhote nascer no jardim zoológico de Washington, ele deverá ficar na instituição até completar quatro anos de idade.

Atualmente existem apenas cerca de 1.600 animais desta espécie na natureza, os pandas gigantes estão entre os animais mais ameaçados do planeta. Por isso segundo as palavras do diretor do Zoológico: “É um grande privilégio e responsabilidade termos dois animais sob nossos cuidados”.

Panda Gigante Zoológico DC

O empréstimo de pandas gigantes para o Zoológico Nacional há muito tempo simboliza a estreita parceria diplomática que os Estados Unidos tem com a China não apenas no campo comercial, mas também na conservação de uma das espécies mais ameaçadas de extinção do mundo.

 Mei Xiang e Tian Tian vivem em Washington desde 06 de dezembro de 2000. Ambos nasceram no centro de Conservação e Pesquisa do Panda Gigante em Wolong na China, e os seus pais nasceram na natureza.

Panda em DC

Nós já haviamos visto um panda de verdade quando visitamos o Bao Bao no Jardim Zoológico de Berlin. Mas fora a primeira vez que minha mãe viu estes animais. Eles não são lindos?

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=U7-y8XL2888]

Panda Mei Xiang no Zoológico de Washington

Ps: Não parei de lembrar da minha amiga Maria Lúcia 😀

Panda se alimentando de Bambu no Zoo de Washington

 

Veja Também:

Web Cam ao vivo dos Pandas do Zoológico de Washington

 

Endereço:

Zoológico de Washington DC

 3001 Connecticut Ave NWWashington, DC 20008
 
 
 
 
 

Posts Relacionados:

 Jurong Bird Park Cingapura  

 National Aquarium em Baltimore

 Berlin

 O que ver e fazer em Cingapura

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

Instagram  – Google +

 

 

8 Comments
  1. Ótima noticia.. e as fotos estão ótimas! Vocês deram sorte de pegar os bichinhos acordados.. porque eles dormem a maior parte do tempo no inverno!

    1. Mauoscar says

      É verdade…

      Na verdade apenas a fêmea estava acordada.. Eles são muito fofos!!!
      Bjs

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Aprendiz de Viajante, MauOscar. MauOscar said: +5 anos de Pandas Gigantes do National Zoo de Washington => http://500s.tv/YY7Pl #outros500 […]

  3. Karol Nascimento says

    Adoro pandas, mas ainda não tive a chance de ver um. Quando fui á D.C não tive tempo de ir ao zoo. Consegui ir ao Capitólio dessa vez? Ainda tenho que escrever sobre isso no meu blog. Fiz mais nada de viagens.
    Beijos e ótimo final de semana.

    1. Mauoscar says

      Oi Karol

      Ainda não foi desta vez que visitei o capitólio e a biblioteca do congresso.. Como estavámos com a minha mãe não dava para fazermos grandes deslocamentos.. Focamos mais em alguns museus..

      Bjos

  4. Angela Arten-Meyer says

    Olá meninos, adoro pandas! Eles tem uma carinha tao querida…dá vontade de dar aquele abraço bem apertado!!! Adorei o post, cada dia melhor!! Beijos para vcs e uma ótima semana.

    1. Mauoscar says

      Obrigado Angela

      Vocês já chegaram a visitar o Bao Bao em Berlin?! Ele já esta meio velhinho, mas é muito fofo!!

      Bjs

  5. […]  Pandas no National Zoo de Washington […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.