Sequóias do Parque Nacional de Yosemite – Mariposa Grove

Floresta Sequoias Gigantes

A última e talvez mais esperada atração que conhecemos durante nossa visita ao Yosemite National Park foi Mariposa Grove. Um dos 3 bosques remanescentes de Sequóias Gigantes (Sequoiadendrum giganteum) existentes dentro dos limites do Parque Nacional de Yosemite na Califórnia.

Floresta de Sequóias Gigantes (Sequoiadendrum giganteum) 

Para chegarmos lá, saímos do Glacier Point que visitamos nas primeiras horas da manhã daquele dia e seguimos em direção à Highway 41 (Wawona Road). Pela qual seguimos em direção ao Sul do Parque de Yosemite.

Floresta Sequóia em processo de regeneração

Pelo caminho, como o habitual fizemos algumas paradas fotográficas em alguns pontos. E podemos observar a predominância maciça das coníferas na paisagem nesta região do parque. Bem como alguns cursos dágua que cortavam ou margeavam nosso caminho.

Curso d’água no caminho para Mariposa Grove

Quase chegando ao nosso destino, passamos em frente ao imponente Wawona Hotel, um dos primeiros hotel/resort da Sierra Nevada e o primeiro hotel dentro de Yosemite. Construído em 1876 em estilo vitoriano, esta é uma das opções de hospedagem para aqueles que fazem questão de se hospedar no interior do parque.

Wawona Hotel – Parque Nacional Yosemite

 Dali parte um Shuttle Bus gratuito que leva os visitante até o Bosque das Sequóias (Mariposa Grove). Recomenda-se estacionar o carro no enorme estacionamento ali existente e dali então seguir adiante com o Shuttle Bus do Parque até o destino. Acabamos optando em arriscar e seguimos os cerca de 13 kilômetros que separam o Wawona Hotel até a entrada da Mariposa Grove.

Yosemite Shuttle Bus

Como era de se “esperar”, o acesso até o bosque na época de grande visitação é restrito apenas aos shuttle buses. Para nossa sorte no momento que chegamos conseguimos estacionar o carro no pequeno estacionamento (para cerca de 40 carros) logo na entrada da estradinha que dá acesso à Mariposa Grove.

Grizzly Giant Sequoia uma das maiores da Mariposa Grove

Esperamos alguns minutos e logo o shuttle que nos levaria até as sequóias apareceu. Previsivelmente estava lotado, mesmo assim conseguimos um lugarzinho bom, e então seguimos alguns minutos morro acima em direção às gigantescas árvores. Enquanto isso eu ficava procurando pela janela do ônibus as tão famosas árvores e nada delas aparecerem.

Aspecto de uma floresta com sequóias gigantes

Elas só foram “dar as caras” depois que desembarcamos do ônibus em frente ao centro de visitantes de Mariposa Grove. De onde parte a trilha que leva até elas. Ali existe a opção de seguir a pé, ou pegar um trenzinho (absurdamente caro por sinal (25.50 USD por Pax)) que leva os visitantes para um passeio de cerca de 1hora e 15 minutos e que funciona de meados de Maio até Outubro.

Obviamente optamos pelo passeio à pé mesmo, e na minha opinião é o melhor a não ser que as limitações fisicas do visitante sejam impedimento para tal. As trilhas não eram assim um exemplo de boa conservação, mas a medida que as árvores, digo gigantes, apareciam eu ficava sem palavras.

Old Faithful Couple Sequoia

Logo no começo da trilha principal, está o Fallen Monarch, uma gigantesca sequóia tombada segundo os especialistas há séculos. Interessante observar o sistema radicular da planta. As Sequóias não tem raízes profundas, em vez disso as raízes se espalham por uma grande área perto da superfície o que ajuda na captação de água e proporciona uma base estável para equilibrar o seu gigantesco tronco.

The Fallen Monarch – Uma Sequóia Gigante tombada seculos atrás

Falando em tronco gigantesco algumas árvores que visitamos chamam atenção de quem as visita, como é o caso da Bachelor and Three Graces, The Grizzly Giant e California Tunnel Tree. Esta última tem um túnel que atravessa sua base com tamanho suficiente para um carro pequeno a atravessar, e esta ali desta forma desde que foi cortada em 1895.

California Tunnel Tree

Como comentei no post do Big Basin State Park que trata sobre as Sequóias Costeiras da Califórnia (Sequoia Sempervirens), conhecer os maiores e mais antigos representantes do reino Plantae existentes no mundo foi digamos decisivo para a escolha do roteiro desta viagem pela Califórnia.

Mariposa Grove

Na verdade, estas árvores (Sequoiadendron giganteum), não são os seres vivos mais antigos conhecidos pelo homem. Embora os estudos de dendrocronologicos demostrem que as mais velhas Sequóias-gigantes chegam a ter mais de 3.200 anos de idade, alguns espécimes vivos de Pinus Longaeva tem mais de 4.600 anos.

Tronco Sequoia Ggigante

Detalhe estas árvores (Pinus Longaeva) estão localizadas na White Mountains na Floresta Nacional de Inyo na região do entorno de Yosemite, e quase motivaram uma terceira etapa “florestal” nesta viagem. Mas pelo fato de o serviço florestal americano não divulgar a exata localização destas árvores, entre elas a árvore mais antiga do mundo (Mathuselah). Acabamos não colocando esta parte em nosso roteiro de viagem. Apesar que, durante o trajeto para Mammoth Lakes, atravessando a Tioga Pass Road acabamos cruzando a Inyo National Forest e vimos vários exemplares da espécie. Numa dessas era uma daquelas árvores da beira da estrada.. Who knows?!

Pinus Arista

Mas voltando às Sequóias gigantes. Elas não são tampouco as árvores vivas mais altas da Terra. As sequóias costeiras (Sequoia sempervirens), crescem mais e podem chegar até os 112 metros de altura. Enquanto as Sequóias Gigantes não passam dos 94 metros. E na Mariposa Grove por exemplo, a árvore mais alta tem “apenas” 88 metros de altura.

Montagem Árvore Inteira Sequoia Gigante

Apesar de estas terem sido talvez as árvores com maior diâmetro que já vimos na vida, as Sequóias gigantes não têm o maior diâmetro basal entre as árvores. Quem ocupa este lugar de destaque é o cipreste de Montezuma (Taxodium mucronutum), originário do México, que chega a exceder os 15 metros de diâmetro. Enquanto isso a maior Sequóia-gigante tem pouco mais de 12 metros de diâmetro basal.

Tronco Grizzly Giant

Ai pode surgir uma pergunta: Não sendo as árvores mais velhas, nem mais altas e nem mais “gordas” como é que estas árvores atraem hordas de visitantes, os quais muitas vezes viajam milhares de quilômetros só para conhece-las?

Seqúoia Gigante EUA

 

A resposta é digamos simples. Ela é digamos uma árvore 3 em 1, ou seja, está entre as mais velhas, entre as mais altas e entre as mais “gordas” e a conjuranção destas 3 variáveis transformam as sequóias gigantes da Califórnia nos maiores seres vivos conhecidos por nós seres humanos.Assim como sua prima costeira (Sequoia Sempervirens), ambas as espécies pertencem à família Cupressaceae e variam apenas em seus respectivos gêneros e localização geográfica de ocorrência natural.

Grizzly Giant

Curiosamente, ambas as espécies são as únicas espécies sobreviventes dentro do seu genêro botânico e hoje são espécies endêmicas da Califórnia. Uma ocorre na costa e outra no interior. Graças aos estudos paleobotânicos hoje sabe-se que no passado ambas as espécies tinham uma distribuição geográfica muito mais ampla do que tem hoje e eram encontradas em boa parte do hemisfério norte, incluindo partes da Europa, Asia e América do Norte.

Sequóia Gigante afetada por incêndio

A distribuição natural das Sequoias Gigantes (Sequoiadendrum giganteum) nos dias de hoje, encontra-se confinada em uma área de pouco menos de 420 km de comprimento por 24 km de largura e em uma altitude que varia dos 1370  aos 2300 metros, na porção ocidental da Sierra Nevada.

Mariposa Grove Yosemite

Dentro dos limites do Parque Nacional de Yosemite, os maiores individuos podem ser encontrados em 3 diferentes “groves”  são elas a Merced Grove, Tuolumne Grove e Mariposa Grove. Esta última é a mais popular entre os turistas, pelo fato de contar com mais de 200 árvores com um diametro superior a 3 metros, bem como ter algumas das maiores árvores dentro dos limites PN Yosemite.

Floresta Sequóias

Apesar de ser uma espécie protegida desde 1890, parte das florestas existentes até esta época foram destruídas. Apesar de suas enormes dimensões trata-se de uma éspecie um pouco menos interessante sob o aspecto madeireiro do que a sua prima costeira. (Sequoia Sempervirens).

Tunel em Seqúoia do PN Yosemite

Atualmente o que sobrou desta floresta de gigantes está conservado por lei e distribuído nas seguinte categorias de unidades de conservação: 68% protegidos sob a forma de Parques Nacionais (Sequoia, Kings Cannyon e Yosemite), 21% na forma de Florestas Nacionais, 8% na forma de Florestas Privadas e os 2% restantes na forma de Parques Estaduais. Além disso,vale a pena lembrar que foi graças a estas magníficas árvores e outros fatores que a idéia de que era necessário se criar áreas para preservar áreas naturais da destrução surgiu na segunda metade do século XIX. 

Em Frente ao Túnel esculpido numa sequóia gigante

 

Depois de passarmos algumas horas entre as paisagens mais deslumbrantes que já vimos na vida, era hora de nos despedirmos de Yosemite e seguir para a última etapa de nosso périplo pelo Golden State. Desta vez rumando em direção ao Pacífico onde conheceríamos a surpreendente San Francisco.

Mau com The Bachalor and 3 Graces Trees

A única coisa que eu sei é que um dia espero voltar novamente ao Yosemite e desta vez com um pouco mais de tempo para explorar este verdadeiro paraíso na Terra. :D

 

Mariposa Grove

Veja Também:

 

Video sobre Sequoias do PN Yosemite

Mapa das trilhas Mariposa Grove durante Verão

Mapa das trilhas Mariposa Grove durante Inverno

Mapa das Trilhas

  

Post Relacionados:

  

 Sequóias na Costa da Califórnia – Uma floresta de gigantes 

 Glacier Point – Explorando Yosemite

 Explorando o Yosemite Valley

 Mammoth Lakes and Mountain – Muito além dos Esportes de Inverno

 Tioga Pass – Explorando o Yosemite

 Tenaya Lake – Explorando o Yosemite

 Olmsted Point – Explorando o Yosemite

 Tuolumne Meadows – Explorando o Yosemite National Park

 Yosemite e o Fogo

 Indo do Napa Valley ao Parque Nacional de Yosemite

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

 

 

About these ads

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Categorias América do Norte, Califórnia, Estados Unidos, Yosemite

Autor:MauOscar BlogdeViagens

Blog de Viagens de dois expatriados brasileiros que adoram viajar, fotografar e compartilhar experiências pelo mundo Já moramos no Brasil, Alemanha, Cingapura, Estados Unidos e agora estamos morando em Auckland na Nova Zelândia

16 Comentários em “Sequóias do Parque Nacional de Yosemite – Mariposa Grove”

  1. carlos eduardo
    19/01/2011 às 04:38 #

    Oscar. muito bom. bj

    • Mauoscar
      20/01/2011 às 09:28 #

      Obrigado Tio Du

      Tenho certeza que você iria adorar este lugar tb!!

      Bj

  2. 19/01/2011 às 06:10 #

    Olá meninos, fiquei impressionada com a altura das árvores, incrível!! As fotos estao maravilhosas. òtimo post! Beijos e uma ótima semana para vcs!

    • Mauoscar
      20/01/2011 às 09:29 #

      Angela

      O tamanho destas árvores é absurdo.. tanto é que para poder fotografa-las ou voce toma uma boa distancia ou tira uma sequencia de fotos e monta uma espécie de panorâmica..
      Obrigado pela visita

      Bjs

  3. Estas fotos em panorama estão alucinantes!!!! :)

    • Mauoscar
      20/01/2011 às 09:30 #

      Obrigado Cláudia
      :D

      Bjs

  4. pedro nicchio
    21/08/2011 às 21:03 #

    vc fez esse passeio seu com 1 dia? quantas horas demora para fazer, estarei no parque em novembro. queria passar so 1 dia, da para fazer?

    • MauOscar
      23/08/2011 às 07:32 #

      Pedro

      O Parque Nacional de Yosemite é muito grande para ser visto em apenas um dia.. Se você só tiver um dia recomendo concentrar na região do Yosemite Valley e quem sabe dar uma passadinha rápida pela Mariposa Grove para ver as seqóuias..
      De uma forma geral recomendo uma visita de pelo menos 3 dias ao parque…
      Nós ficamos 3 dias e meio e vimos quase tudo mesmo que superficialmente sem fazer grandes trilhas…
      Se você está pensando em fazer um bate e volta de San Francisco eu desaconselho.. São pelo menos 4-4:30 de viagem cada trecho, o ideal é pernoitar pelo menos uma noite dentro ou nos arredores do parque…

      Abraço

  5. decio
    28/09/2011 às 11:46 #

    Parabens pelo post.

    Nunca fui para Yosemite mas estou tentando decidir se vou para Yosemite ou Sequoia National Park, ja que meu objetivo e observar as arvores.

    Qual voce recomenda? reservei 3 dias.

    Obrigado,

    • MauOscar
      28/09/2011 às 12:03 #

      Decio

      Infelizmente não tive a chance de conhecer o Sequoia National Park então não posso opinar sem conhecer.
      Pelo nome assumo que lá deva ser melhor que Yosemite neste quesito..
      As sequoias dentro de Yosemite estão restritas às Groves…Se não engano são 3 dentro do parque (Mariposa, Merced e Tuoulmne).. Mariposa Grove é a mais famosa delas,e a única que cheguei a visitar. Sinceramente falando acho esperava um pouco mais. A Vantagem de Yosemite é combinar as sequoias a várias outras atrações…

      Abraço

  6. As fotografias ficaram lindas, eu entrei para saber das raizes da sequóia. Vou plantar 10 – pelo tamanho das raizes acho, que é necessário um espaçamento de 20 metros, obrigada pelo blog foi ótimo

    • Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens
      10/02/2013 às 01:11 #

      Beatriz

      Certamente.. Você pode também plata-las mais perto e efetuar um desbate oportunamente

  7. Paola
    09/06/2013 às 21:43 #

    Olá. O blog inteiro é maravilhoso, as fotos então nem se fala! Tenho um dia apenas em Yosemite, qual dos lugares que vocês conheceram são indispensáveis uma visita?
    Obrigada Paola

    • Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens
      16/06/2013 às 01:35 #

      Paola

      Com apenas um dia em Yosemite, recomendo visitar o Yosemite Valley e dependendo do andamento da visita, visitar o Mariposa Grove para ver as Sequóias.. Sinceramente falando ir para o Yosemite e ficar apenas um dia é um pecado.. Recomendo ficar pelo menos 2-3 dias por lá

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Sequóias do Parque Nacional de Yosemite – Mariposa Grove « MauOscar -- Topsy.com - 19/01/2011

    [...] This post was mentioned on Twitter by Patricia Camargo and MauOscar. MauOscar said: Segunda etapa "Florestal" da viagem à Califórnia: Floresta de Sequóias gigantes do Yosemite National Park=> http://500s.tv/tTDl0 #outros500 [...]

  2. Sequóias na Califórnia – Uma floresta de gigantes « MauOscar - 24/03/2011

    [...] espécie (Sequoiadendron giganteum) por sua vez, conhecemos posteriormente na região sul do Parque Nacional de Yosemite no Leste da [...]

De vida a este blog, deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 7.507 outros seguidores