Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Tioga Pass – Explorando o Yosemite

13

Conforme comentei nos Posts anteriores, depois de visitarmos o Yosemite Valley, seguimos pela Tioga Pass Road em direção ao “Yosemite Highlands”. Caminho, este que nos levou em direção à uma das mais famosasestações de esqui da Califórnia em Mammoth Lakes, onde ficamos hospedados por duas noites.

Lago às margens da Tioga Pass Rd

Uma viagem passando pela Tioga Pass Road é uma verdadeira viagem cênica repleta de supresas e transições de paisagem. Saímos de um vale verdejante cercado por montanhas e cachoeiras e uma natureza praticamente intocada e subimos até o planalto seus campos, lajes de pedra, montanha, rios e lagos de água cristalina.

Vale em Yosemite National Park

Seguimos cerca de 60 kilômetros por esta estrada (Highway 120), subindo em direção à Tioga Pass no Sudeste da Sierra Nevada. Pelo caminho aproveitamos para fazer uma dezena de paradas fotográficas e algumas destas paradas acabaram se transformando em 3 Posts.

 

Lago à caminho do Olmsted Point

O primeiro deles, fala sobre o Olmsted Point. Um mirante do qual podemos avistar o Half Dome e que homenageia Frederick Olmsted que planejou o traçado da estrada e que entre outras realizações foi co-responsável pela concepção do projeto do Central Park em Manhattan.

Half Dome visto de Olmsted Point

O segundo post, fala sobre o Tenaya Lake maior lago dentro dos limites do Parque Nacional de Yosemite, localizado à cerca de uns 5 kilômetros do Olmsted Point. Trata-se de uma paisagem belíssima composta por um grande lago de águas cristalinas e de um azul profundo, cercado por montanhas de granito e muitas árvores.

Tenaya Lake no Higland de Yosemite

O terceiro post, por sua vez fala sobre oTuolumne Meadows, um dos melhores locais para se avistar a vida selvagem dentro de Yosemite. Onde tivemos a chance de observar vários animais.

Cervo em Tuolumne Meadows

Deixamos o Parque Nacional de Yosemite e entramos na Floresta Nacional de Inyo. Esta região não é assim tão conhecida como o Yosemite em si, mas o visual é tão surpreendente quanto.

Entrada da floresta nacional de Inyo

Chegarmos à Tioga Pass na Sierra Nevada. Esta por sua vez, faz jus ao nome que recebe. Os seus picos cobertos de neve embora fosse final do verão. A propósito a Tioga Pass Road (Hgw 120) é a estrada mais austral que passa sobre a Sierra Nevada.

Montanhas de composição diferente na Tioga Pass

Antes de iniciarmos a descida de quase 1000 m em direção ao Mono-Lake, fizemos uma parada no lago Ellery, a quase 3000 metros de altitude em relação ao nível do mar. Uma das coisas que me chamaram muita atenção foi a geologia e a vegetação do local.

Lago Ellery a quase 3000m de altitude

Passando pela Tioga Pass por sua vez começamos a descida em direção ao Mono-Lake (onde a NASA recentemente descobriu uma nova forma de vida) numa área quase desértica que é o prolongamento do Death Valley.

Tioga Pass

O caminho de descida é longo e vai serpenteando as encostas da montanha, mas também surpreendente pelo visual. A exuberante natureza do Yosemite vai ficando para trás e diante de nós surge uma nova tipologia de vegetação com estepes cercada por montanhas.

Paisagem deixada para trás

Antes de chegarmos na Hgw 395 podemos observar a grandeza e singularidade do Mono Lake, um lago formado a mais de 760.000 anos atrás e que recentemente ganhou notoriedade na mídia pelo fato de a NASA ter descoberto bactérias extremófilas capazes de incorporar o arsênio em sua composição bioquímica. Elemento geralmente tóxico para todas as outras formas de vida. O que levou a se especular que outras formas de vida sejam possíveis em outros planetas.

Lago Mono na Califórnia

E desta forma terminamos nosso tour pela Tioga Pass Road. Esta estrada foi originalmente concebida em 1882-1883 como o acesso a uma mina. Com o final das atividades de mineração a estrada sofreu algumas alterações em 1961, adquirindo seu traçado atual, e então foi liberada ao público. A Estrada fica fechada de Novembro a Maio / Junho, em razão da neve que chega a aculumar em até 14 metros durante o inverno.

 Tioga Pass Rd

Seguimos então pela Hgw 395 até Mammoth Lakes e o visual da estrada também era algo impressionante.

Paisagem Tioga Pass Rd na altura de Tuolumne Meadows

Lago Tioga

Lago Ellery

 

Neve em pleno verão em Tioga Pass

Estrada 395 em direção ao Mammoth Lakes

Sierra Nevada

Endereço:

Parque Nacional de Yosemite se localiza em Sierra Nevada, estado da California, Maiores infos de come chegar => Yosemite National Park, CA

Posts Relacionados:

 Tenaya Lake – Explorando o Yosemite

 Olmsted Point – Explorando o Yosemite

 Tuolumne Meadows – Explorando o Yosemite National Park

 Explorando o Yosemite Valley

 Yosemite e o Fogo

 Indo do Napa Valley ao Parque Nacional de Yosemite

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

 

13 Comments
  1. carlos eduardo says

    perfeito. mais uma vez irretocavel. Parabens Oscar.

    1. Mauoscar says

      Obrigado Tio 😀

  2. […] da distância, tenho que dizer que não nos arrependemos um só minuto. O caminho através da Tioga Pass Road é belissimo, passamos por paisagens maravilhosas de tirar o folego dentro do Parque Nacional de […]

  3. cristina says

    As fotos são maravilhosas…
    Não tive tempo de ler todos os posts, gostaria de perguntar qual época do ano foi essa viagem? Obrigada!

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Cristina

      Obrigado pelos elogios 😀 esta viagem foi realizada quando ainda morávamos nos EUA. Mais precisamente em Agosto de 2010

      Abraço

  4. Diana says

    Olá Mau e Oscar, simplesmente fantastica essa serie. Estou indo para la em 3 semanas e confesso que o blog de vocês está muito mais explicadinho e interessante que o roteiro do site do parque, rs. Graças a esses últimos posts decidi ir para além do vale. Essa região da Tioga Pass é lindíssima. Uma dúvida, é necessário pagar alguma taxa adicional para entrar nos limites do parque Ynio Nacional Forest? Mais uma vez os agradeço por tamanha dedicação em escreverem esses posts.

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Diana

      Obrigado 😀 Você não paga nada para visitar a floresta nacional de Inyo.. Você só precisa de autorização especial se for acampar, fazer treeking ou fazer fogueia, usar fogareiro e afins.. De toda forma recomendo visitar a home page do Serviço Florestal Americano para maiores informações => http://www.fs.usda.gov/main/inyo/home
      Nós não tivemos que pagar nada extra para conhecer essa área do parque

      Abraço

  5. Ghisleine Fonseca says

    Parabéns pelo blog, estou planejando uma viagem ao Yosemite e, lendo muito o seu blog, fiquei com uma dúvida, qual o melhor hotel para se hospedar? Informação importante: viajo com minha mãe q já tem “certa” idade, gostei do Ahwahnee, mas tb gostei de onde vcs ficaram – Mammoth? Outra dúvida: é tranquilo dirigir pelo parque e nas estradas? Pretendo sair e voltar a San Francisco.
    Obrigada
    Ghis

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Ghisleine

      Como você vai estar viajando com a sua mãe recomendaria ficar hospedada dentro do parque mesmo.. Mammoth é muito bom mais do Yosemite Valley até lá são cerca de 120-140 km de estrada de pista única cheia de curvas.. As estradas são otimas e bem sinalizadas, so a velocidade é controlada e tem que se tomar cuidado com animais, as vezes eles podem aparecer.

      Abs

      1. Ghisleine Fonseca says

        Obrigada! Abs

  6. Stella says

    Olá Oscar e Maurício ,

    Adorei os posts de vocês sobre Yosemite. Além de visualmente lindos, são bem completos e informativos!
    Pretendo visitar o parque no início de abril e li no site do parque que devemos usar as correntes nos pneus em algumas das estradas, devido neve. Vocês foram no verão, não?
    Também li que a taxa de entrada ao parque permite acesso por 7 dias, mas não entendi bem se com múltiplas entradas ou não.
    Enfim, obrigada. E parabéns novamente!

    1. MauOscar says

      Oi Stella

      Obrigado pela visita!!! Entao a taxa de entrada no parque vale para 7 dias e permite múltiplas entradas desde que você guarde o ingresso que geralmente é afixado no mapa do parque na ocasião de sua primeira entrada.. Estivemos no Yosemite entre Agosto e Setembr, ou seja já no Outono.. No inverno algumas estradas fecham completamente se tem neve como é o caso da Tioga Pass, outras como o acesso ao Yosemite Valley permanecem abertas mas é recomendado ter pneu de neve ou correntes…

  7. thiago says

    Oi Oscar e Mauricio, estou pirando nos postes que vcs fizeram, li todos, em Maio27 estou indo pra LosAngeles e de la gostaria de yosemite, mas gostaria de passar em Mammoth Lake tenho 2 dias pra ficar nos parques depois sigo pra San Francisco, estou numa duvida cruel de como montar esse roteiro, ahh pretendo ficar em hotel de baixo custo. se puder me dar umas dicas, confio em vcs. obrigado e parabens!!

Leave A Reply

Your email address will not be published.