Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Olmsted Point – Explorando o Yosemite

6

Depois que visitamos o Yosemite Valley no Parque Nacional de Yosemite na Califórnia, seguimos pela Tioga Pass Road em direção ao nosso hotel em Mammoth Lakes. Pelo caminho fizemos uma série de “paradas técnicas” para fotografar e curtir algumas das mais belas paisagens que já vimos na vida.

Tioga Pass Road à caminho da Sierra Nevada

Um destas paradas foi no Olmsted Point, um mirante às margens do Tenaya Cannyon, localizado a mais de 2500 metros de altitude em relação ao nível do mar de onde temos uma visão privilegiada do Tenaya Lake e do Half Dome através do Tenaya Cannyon em direção ao Yosemite Valley.

Vista em direção ao Tenaya Lake

Além da magnífica paisagem, esta parada, também ajuda o visitante por meio de uma série de informações inscritas na base do mirante a entender um pouco mais como as forças naturais modelaram o relevo de Yosemite de forma tão impressionante.

Vista do Tenaya Cannyon dom Half Dome ao Fundo

Uma coisa que me chamou muita atenção em Yosemite foi o fato de a paisagem mudar tão drasticamente dentro do Parque de um lugar para o outro. O exemplo mais marcante disto, está na vegetação, que sozinha consegue exprimir uma série de outros fatores relacionados ao clima e relevo.

Céu, Pedra e uma árvore no meio do nada?!

Falando em relevo, grande parte do que vemos hoje em Yosemite é resultado de uma série de forças naturais que ao longo de milhares de anos formaram e modificaram o relevo e a paisagem do local. Mas o agente que realmente fez toda a diferença, e que modelou Yosemite da forma que ele é hoje foi sem dúvida o gelo.

Montanha de Granito “esculpida” pelo gelo

A interação entre as geleiras e as rochas em Yosemite “formou” quase todas as atrações mais famosas que existem hoje no Parque, como o Yosemite Valley, Yosemite Falls, Vernal Fall, Nevada Fall, Bridalveil Fall, Half Dome e uma série de outras que são resultado diretos da glaciação. Este fenômeno criou uma série de cânions em forma de U, picos pontiagudos, cúpulas arredondadas, cachoeiras e morainas.

Half Dome visto de Olmsted Point

Olmsted Point recebe este nome em homenagem à Frederick Law Olmsted, considerado o “Pai do Paisagismo americano”. Ele além de ter participado do projeto que definiu o traçado da Tioga Pass Road que atravessa o Yosemite também foi o responsável juntamente com Calvert Vaux pelo projeto do Central Park em Mannhattan.

Árvore entre pedras

Para minha surpresa Olmsted também concebeu o projeto do Brandywine Park aqui em Wilmington, o qual continua até o Alapocas State Park que fica na outra margem do rio aqui de casa. Além de uma série de outros projetos paisagisticos de grande porte em mais de 25 estados americanos. Realmente o cara tem mesmo que ser chamado de “Pai do Paisagismo nos EUA”.

Parece que vai rolar a qualquer momento

Diz a lenda que em Yosemite, ele foi a campo e ficou tão maravilhado com a vista do Half Dome e do Tenaya Lake que fez questão do traçado da Tioga Pass Road passar por este local, que hoje recebe seu nome em sua homenagem.

Visual do Olmsted Point

Como não existe nada melhor do que fotos da paisagem do local para explicar de forma clara e sem vocabulário técnico o que estou falando seguem abaixo algumas outras fotos que fizemos no local.

 

Pinheiros sobre pedras em Olmsted Point

Rola ou não Rola?

Pinus Nascido na Fenda da Rocha

Pedras arredondadas resultado da erosão glacial

Floresta Nascida em cima de pedra

Pedras de granito em Olmstead Point

Vista do Olmsted Point em Yosemite National Park

Para quem se interessar um pouco mais sobre a história geológica de Yosemite recomendo dar uma olhadinha aqui.

Pedras arredondadas evidência da glaciação

Para saber um pouco mais sobre as trilhas que partem ou passam por Olmsted Point olhe aqui

 

Impressionante não?!. A árvore nascer no meio da pedra.

Depois de visitarmos o Olmsted Point continuamos em direção à Tuolumne Meadows onde tivemos a chance de ver alguns animais em seu ambiente natural. 

 

Aproveitando este Post e a ligação entre o Olmsted Point e o Central Park, surgeri ao Ricardo Freire fazer uma Charada de Sexta no Viaje Na Viagem, que foi desvendada em menos de 2 minutos pelo Elder.

Parabens ao ganhador e principalmente ao Riq 😀

 

Charada de Sexta no Viaje Na Viagem

 

Endereço:

Tioga Pass Rd no Parque Nacional de Yosemite, estado da California, Maiores infos de come chegar => Yosemite National Park, CA

Posts Relacionados:

 Explorando o Yosemite Valley

 Tuolumne Meadows – Explorando o Yosemite National Park

 Yosemite e o Fogo

 Indo do Napa Valley ao Parque Nacional de Yosemite

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

 

6 Comments
  1. Carina-Senzatia says

    Ótimo post! Como sempre… 🙂

    1. Mauoscar says

      Obrigado Carina 😀

      E ai muita neve por ai ainda?

      Bom final de semana

      Bjs

  2. Patricia - Turomaquia says

    Que paisagens!!!! Assim que saia minha nacionalidade espanhola, vamos à Californiaaaaa
    beijocas

    1. Mauoscar says

      Patrícia

      A Califórnia é máximo.. Tenho certeza que voce irá adorar 😀
      Bjks

  3. […] de tirar o fôlego. Desta vez no Tenaya Lake. Um enorme lago de origem glacial localizado entre o Olmsted Point e Tuolumne Meadows. E que está localizado a 2484 metros de […]

  4. […] primeiro deles, fala sobre o Olmsted Point. Um mirante do qual podemos avistar o Half Dome e que homenageia Frederick Olmsted que planejou o […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.