Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Tuolumne Meadows – Explorando o Yosemite National Park

0

Continuando nossa visita pelo Parque Nacional de Yosemite na Califórnia, seguindo em direção à East Sierra Nevada pela Tioga Pass Road, chegamos em Tuolumne Meadows. Uma enorme área de campo, envolvida por florestas e afloramentos rochosos na região considerada como a “parte alta” de Yosemite.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=oA8MY9ZI-Rk]

Video com Imagens de Tuolumne Meadows

Ao longo da Tioga Pass e dos quase 50 Km que separam o Yosemite Valley de Tuolumne Mewdows, podemos observar nitidamente a transição da paisagem dentro de Yosemite. Desde nossa entrada na Tioga Pass subimos cerca de uns 1000 metros de altitude.

Afloramento Rochoso em Tuolumne Meadows, Yosemite NP

Toda esta mudança de altitude em relação ao Yosemite Valley fez com que Tuolumne Meawdows apresente uma paisagem completamente distinta daquela que vimos no Vale do Yosemite e posteriormente em Wawona/Mariposa Grove.

Riacho de águas cristalinas em Tuolumne Meadows

Em Tuolumne Meawdows elevação média é de 2500m de altitude mas, segundo nosso GPS chegou aos 3050 m de altitude em alguns trechos da estrada. Isto é pelo menos o dobro da altitude que observamos em Yosemite Valley e Wawona.

Tuolumne Meadows

 Toda esta diferença de altitude se traduz de diversas formas na paisagem, mas o que logo percebemos assim que saimos do carro foi a temperatura um pouco menor em relação ao vale. Tanto que um pouco adiante encontramos neve em pleno final do verão nos picos mais altos da East Sierra Nevada.

Neve nos picos no caminho Sierra Nevada

Como nosso tempo era reduzido não conseguimos explorar a região da forma que ela de fato merecia. Ficamos concentrados apenas à região do entorno da Tioga Pass mesmo.

Rio em Tuolumne Meadows

Tuolumne Meawdows é umo vasto planalto cercado por montanhas e que tem papel fundamental no ciclo hidrológico de Yosemite. E é justamente por conta da variação do ciclo hidrológico ao longo do ano, associada ao clima e a geologia do local é que faz com que estes meawdows, vastos campos sem floresta apareçam.

Riacho em Yosemite

Em outras palavras, na primavera quando a neve começa a derreter tanto nos campos quanto nas montanhas do entorno, os Meawdows funcionam como verdadeiras esponjas filtradoras e que recarregam o lençol freático. Ao longo do ano são cerca de 1000mm de precipitação na forma de chuva e neve nesta “bacia hidrográfica”

Floresta, Lago e Montanha deserta

Lençol freático este, que abastece a barragem de Hetchy Hetchy, que por sua vez fornece água potável para cidade de São Francisco, localizada a mais de 350 Km dali. Por sinal, a água consumida em São Francisco além de ser transportada desde a região de Yosemite até a cidade, é considerada uma das melhores águas dos EUA e esta entre aquelas que precisam de menos de tratamento para o consumo humano.

Alto Yosemite

A flutuação do nível de água no solo e consequentemente sua percolação ao lençol freático tem papel primordial na determinação da vegetação. Em outras palavras, áreas que ficam “alagadas/encharcadas” durante a primavera/verão não são propícias para as florestas de coníferas que necessitam de um solo mais bem drenado.

Prado com cervídeos em Yosemite

É bem interessante observar a dinâmica de sucessão florestal nesta região de transição entre campo/floresta. A floresta parece estar querendo avançar sobre o campo, mas ao mesmo tempo com a subida do nivel dágua no solo as mudas /árvores acabam morrendo sufocadas e desta forma moldando a paisagem do local, influenciando todo o ecossistema.

Campo x Floresta

A interação de todos estes fatores acaba criando um ecossistema extremamente frágil, com características únicas e com beleza ímpar. Esta certo que esta parte da sucessão florestal é algo que talvez só eu fique viajando na maionese. Mas enfim.. eu achei o máximo reparar nisto.

Cervo em Yosemite

 A existência destes enormes campos cercados por florestas por sua vez transforma o local em um verdadeiro paraíso para a fauna local. Tanto que se você pretende avistar algum animal selvagem em Yosemite este é o local ideial para tentar encontrar alguma coisa. Nós demos sorte em avistar bem no inicio da manhã alguns cervídeos e um urso. Obviamente respeitando as grandes distâncias. Afinal de contas são animais selvagens. O que fazer ao encontrar um urso

Urso em área próxima ao Tuolumne Meadows

Para quem se interessar por caminhadas nesta região do parque dê uma olhada nas trilhas existentes em Tuolumne Meawdows 

Cervo em Tuolumne Meadow

Além disso vale a pena mencionar que o Parque Nacional tem um centro de visitantes em Tuolumne Meawdows, além de opções de camping e hospedagem no Tuolumne Lodge. Além de um posto de gasolina caso precise abastecer. Afinal de contas o posto de gasolina mais próximo dali esta a mais de 50 Km

Cervideo em Tuolumne Meadows

Veja Também:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=PV02_KN9XOA]

Endereço:

Parque Nacional de Yosemite se localiza em Sierra Nevada, estado da California, Maiores infos de come chegar => Yosemite National Park, CA

Posts Relacionados:

 Explorando o Yosemite Valley

 Yosemite e o Fogo

 Indo do Napa Valley ao Parque Nacional de Yosemite

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

No Comments
  1. Patricia - Turomaquia says

    Babando nos parques nacionais, quero muitooooo
    beijos

    1. Mauoscar says

      Patrícia

      Conhecer Yosemite foi sempre um sonho para mim!!! Em 2011 se Deus quiser quero conhecer pelo menos mais um ou 2 😀
      Acho que se a gente não mudar até Julho vai rolar o cruzeiro para o Alaska 😀
      Bjs e obrigado pela visita 😀

  2. Simone says

    Yosemite e/ou Yellowstone são meus “desejos de consumos” nos EUA também! Lindas fotos…!

    1. Mauoscar says

      Oi Simone

      Obrigado pela visita e pelo coment
      Pois é eu fiquei encantado com a Califórnia.. Esta viagem foi sem dúvida uma das se não foi a melhor viagem que já fizemos até hoje… Da para perceber pela quantidade de Posts que ela esta rendendo 😀 Até agora já foram 21 e tem alguns outros por vir 😀

  3. […] de visitarmos o Olmsted Point continuamos em direção à Tuolumme Meadows onde tivemos a chance de ver alguns animais em seu ambiente […]

  4. […] Desta vez no Tenaya Lake. Um enorme lago de origem glacial localizado entre o Olmsted Point e Tuolumne Meadows. E que está localizado a 2484 metros de […]

  5. […] terceiro post, por sua vez fala sobre o Tuolumne Meadows, um dos melhores locais para se avistar a vida selvagem dentro de Yosemite. Onde […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.