Curiosidades sobre o Thanksgiving nos EUA

Hoje, aqui nos EUA se comemora um dos feriados mais tradicionais e genuinamente americanos do ano. O Thanksgiving ou Dia de Ação de Graças. Um feriado tão, ou até mesmo mais importante que o Natal. Uma época em que os americanos viajam para estar com suas respectivas famílias e que simboliza o início oficial das festas de final de ano.

Google Prestando sua Homenagem ao Thanksgiving 2010

Para muitas pessoas o Thanksgiving também é sinônimo de Peru e simboliza o final da temporada de Futebol Americano da NFL.

Fã do Eagles de Philadelphia com Peru de Thanksgiving

Além disso, em várias cidades americanas acontecem as paradas de Thanksgiving, sendo a mais famosa de todas a Macy’s Thanksgiving Parade em New York. Uma tradição que iniciou-se em 1924 e teve os primeiros balões marca registrada da parada em 1927. A Macy’s Thanksgiving Parade passou a ser televisionada pela primeira vez em 1947 e teve um público de 44 milhões de espectadores em 2009. Além dos quase 3 milhões de pessoas que fizeram fila para assistir à parada em Manhattan.

Parada de Thanksgiving da Macy’s 2010 em Nova York

O Thanksgiving também é considerado pelo comércio como a bandeirada inicial da Estação das Compras de Final do Ano. Tanto que amanhã dia seguinte ao Dia Nacional de Ação de Graças acontece a tão famosa Black Friday. Considerada a melhor liquidação do Ano nos EUA. E um termômetro da economia do país. E na segunda acontece a Cyber Monday.

Fila para entrar na Best Buy, uma das mais concorridas na Black Friday

Como acontece com o natal muitas pessoas acabam se esquecendo que este dia tem um significado todo especial. No Post do ano passado que conto sobre nosso primeiro Thanksgiving aqui nos EUA e um pouco da história por trás deste feriado.

Poster de Thanksgiving do início do século passado

Enfim tudo começou no outono de 1621 quando, os peregrinos, primeiros colonos da colônia de Plymouth em Massaschussets realizaram uma festa de três dias para celebrar a colheita abundante. Esta celebração também serviu como forma de agradecimento aos índios Massasoits que ensinaram os peregrinos a plantar a abórora e o milho, vegetais nativos das américas.

Ceia de Thanksgiving

O legado de gratitude e de festa que sobreviveu ao longo dos séculos, tornou-se feriado nacional apenas em 1863, quando o então presidente Abraham Lincoln proclamou a última quinta-feira de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças. Alguns anos mais tarde, o então presidente Franklin Roosevelt esclareceu que Thanksgiving deveria ser sempre comemorado na quarta quinta-feira do mês, e nunca na quinta quinta-feira, como acontece em alguns anos.

Como ja contei a história este ano resolvi pesquisar alguns dados estatísticos relativos ao Thanksgiving e encontrei algumas coisas interessantes:

PERUS

Para o Thanksgiving deste ano segundo dados do Departamento de agricultura dos EUA foram criados em 2010, nada mais nada menos que 242 milhões de Perus. Mesmo assim o numero é cerca de 2% menor do que o número de Perus criados para as festas de final do ano em 2009. Destes 46 milhões serão consumidos hoje no dia de Thanksgiving.

Granja de Perus na Califórnia às Vésperas do Thanksgiving

Os principais produtores de Perus nos EUA são os estados de Minnesota (35,5 milhões), seguido de Carolina do Norte (31,0 milhões), Arkansas (28,0 milhões), Misouri (17,5 milhões), Indiana (16,0 milhões) e Virginia (15,5 milhões). Estes seis estados juntos representam sozinhos cerca de dois terços dos perus dos EUA produziu em 2010.

Peru. Componente essencial na mesa de qualquer lar americano no Thanksgiving

Como a produção de Perus não dá conta da demanda, o valor das importações desta ave somaram 7,3 milhões de dólares de janeiro a julho deste ano 2010. Destes 99,1 por cento das importações são oriundas do Canadá.

Peru Salvo pelo presidente Obama em 2009

O americano médio consome ao ano 6.25 kg de Peru. A cadeia produtiva associada aos Perus emprega cerca de 17.000 pessoas nos EUA.

Peru assado

Nos Estados Unidos existem 4 cidades chamadas de Turkey (Peru em Inglês). Localizadas na Carolina do Norte, Texas, Louisianna e Pennsylvania.

Placa na entrada de Turkey no Texas

Uma tradição curiosa que acontece todos os anos em Washington é o fato de pelo menos um entre dois perus, ser poupado de virar o jantar graças a um indulto presidencial. Uma tradição de longa data a qual acredita-se ter originado com presidente Harry Truman.

 

Peru, salvo pelo presidente Obama no Thanksgiving 2010

CRANBERRY

Também segundo o Departamento de Agricultura dos EUA, este ano foram  produzidos 334 mil toneladas de Cranberry. O estado de Wisconsin é o maior produtor produzindo sozinho mais metade da produção nacional com 198 mil toneladas, seguido por Massachusetts (88.5 mil de toneladas). New Jersey, Oregon e Washington, também são outros estados com uma produção considerável.

Colheita de Cranberries em Massaschssets

 

BATATA DOCE

Outro componente que não falta no Thanksgiving é a batata doce. Os principais produtores deste tubérculo são a Carolina do Norte (940 milhões de libras) seguida pela Califórnia (592 milhões de libras) e Louisiana (162 milhões de libras).

 

Batata Doce colhida pela primeira dama Michelle Obama em Washington DC

ABÓBORAS

Os principais estados produtores de abóbora em 2010 foram o Illinois seguido pela Califórnia e Ohio.  Para saber mais sobre abóboras de uma olhada neste Post sobre as Abóboras e o Halloween.

Fatia de Pumpkim Pie, sobremesa tradicional de Thanksgiving

CEREJAS

Apesar de a produção nacional de cerejas em 2010 ter sofrido uma quebra de quase de 46% comparada em 2009 A produção deste ano foi de cerca de 89 mil toneladas produzidos destas 64 mil toneladas foram produzidas em Michigan.

Cerejas no pé

TRIGO

2,2 bilhões de bushels, este é o volume total de trigo produzido em 2010 nos EUA. Destes cerca de 1/3 foram produzidos em North Dakota e Kansas. Lembrando que 1 Bushel corresponde a 14.5150 Kg, mais umas medidas do sistema métrico imperial que são utilizadas nos EUA ao contrário do mundo todo.

Trigo em North Dakota um dos maiores estados produtores nos EUA

Enfim um Happy Thanksgiving para todos nós.. E Amanhã é dia de acordar bem cedo para aproveitar a Black Friday.

 

Posts Relacionados:

 Nosso primeiro Thanksgiving nos EUA

 Black Friday – O dia das grandes promoções nos EUA

 Abóboras e o Halloween nos Estados Unidos 

   Nosso Halloweeen – Fazendo a Lanterna de Halloween 

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

21 Responses to “Curiosidades sobre o Thanksgiving nos EUA”

  1. 26/11/2010 at 7:33 am #

    Olá Oscar, que delícia de festa, de comidas, de liquidaçao e da história do Thanksgiving, belo texto, parabéns! Só fiquei com pena do peru, rsrsrsrs!!! Beijos e um ótimo final de semana!

    • Mauoscar
      27/11/2010 at 2:42 pm #

      Oi Angela

      Para dizer bem a verdade o Thanksgiving está Longe de ter o Significado que o Natal tem para nós todos os anos.. De toda forma assim como no Halloween, estar morando aqui nos EUA fez aprender bastante e a gostar de algumas das tradições deles.. Se a gente já sai da dieta no final do ano em Dezembro o Thanksgiving é mais uma tentação culinária antecipada.. Como se fosse um preview do que o Natal será…
      Como vc bem lembrou, quem paga o pato nessa história toda na verdade é o Peru…

  2. carlos eduardo
    26/11/2010 at 6:16 pm #

    boas compras! a mãe chegou bem?

    • Mauoscar
      27/11/2010 at 2:51 pm #

      Oi Tio Du

      A Mãe so chega dia 6/12.. As compras foram boas.. Mas nem tanto como ano passado a média dos descontos de nossas compras deste ano ficou em 44% comparado com 52% do ano passado..
      Bjs

  3. Lena
    26/11/2010 at 10:36 pm #

    Você é incansável!!

    Dúvida: o perú poupado pelo Presidente morre de velhice? Vai pro asilo de perus? 😉

    • Mauoscar
      27/11/2010 at 3:24 pm #

      heheheh

      Lena, Bem que gostaria de ser incansável… Tenho uns 50 Posts atrasados que gostaria de escrever.. Odeio a ideia de estar correndo contra o tempo aqui no Blog…
      Mas eu peco um pouco pelo detalhismo….Os Posts muitas vezes acabam ficando muito longos e sei que muita gente não tem paciencia para ler… Mas uma das coisas que faz me manter motivado a escrever aqui é o fato que aprendo muita coisa com o Blog também. Eu gosto de me aprofundar sobre o que escrevo e alguns leitores como você se dão o trabalho de ler tudo o que escrevo e quando recebo comentarios fico MUITO FELIZ.. Sei que muitas vezes o texto não é totalmente perfeito.. Mas além de escrever com teclado em ingles e estar morando tanto tempo fora muitas vezes o cansaço toma conta e alguns erros realmente passam desapercebidos.
      Pois bem pelo que eu andeio pesquisando mas acho que nem cheguei a comentar no Post, os Perus salvos pelo conduto presidencial a cada ano tem um destino diferente. Geralmente virão matrizes ou são mandados para Zoológicos ou para Ranchs de pessoas famosas e muito provavelmente morrem de velhice 😀
      Bjs

  4. 27/11/2010 at 9:16 am #

    Eu gostaria tanto que a gente comemorasse aqui na Irlanda, acho um dos feriados mais significativos do calendário cristão.

    beijos, adorei o post.

    • Mauoscar
      27/11/2010 at 3:29 pm #

      Oi Karine

      Acho que só mesmo aqui nos EUA o dia de ação de graças e comemorado tão efusivamente assim… Afinal este é um dos feriados genuinamente ligados a história do país… Acho legal vivenciar essas coisas…E mesmo depois de quando a gente mudar ainda tentar manter algumas das tradiçoes que aprendemos.. De Cingapura uma tradição que vivenciamos e achei super legal foi a do Ano novo chines..Temos até um enfeitinho que usamos em casa nesta época… Aqui nos EUA compramos algumas decorações de Halloween e Thanksgiving… rsrs
      Enfim, obrigado pela visita

      Bjs

      Bjos

  5. nathália
    05/04/2011 at 1:44 pm #

    olá, infelizmente aqui no Brasil não tem até que seria uma alegria poder ficar em casa só comemorando :/, eu tenho 15 anos, e estou fazendo uma pesquisa sobre o thanksgiving. mais não achei nada de que me agradasse, mais eu achei seu blog, eu gostei bastante, parabéns pelo sue blog!
    tomare que eu tire uma nota relativamente boa (:

  6. 23/11/2011 at 3:23 pm #

    E a fila dos supermercados para comprar o Peru é impressionante!!!! rsrs…

    Muito legal o post! Espero que dê p/ gente se encontrar depois das festanças! Bom thanksgiving p/ vcs!!! 🙂

    • MauOscar
      25/11/2011 at 9:46 pm #

      Guta

      Obrigado pela visita… Vamos nos encontrar em breve sim!! Como foi seu Thanksgiving e a Black Friday? conseguiu encontrar a camera que você queria?

      Bjs

  7. carlos eduardo nascimento
    24/11/2011 at 3:12 am #

    adorei

    • MauOscar
      25/11/2011 at 9:55 pm #

      Tio Du

      E quase um Natal antecipado.. Para muitas famílias o Thanksgiving é até mais importante que o Natal…

  8. Vanesa Belo
    11/11/2012 at 3:17 pm #

    Parabéns,esse site fala realmente de algumas curiosidades muito legais que é difícil achar
    somente em um site!!

    • MauOscar
      11/11/2012 at 6:14 pm #

      Vanesa

      Obrigado pela visita

  9. Thaís
    15/04/2014 at 6:23 pm #

    Olááá, tudo bem?

    Queria te agradecer muuuito por esse post. Estou tendo que fazer um trabalho chato pro meu inglês sobre Thanks Giving e encontrei tudo que precisava aqui.

    Vou inclusive falar do Black Friday também e dar algumas dicas pras compras de 2014. Vocês me ajudaram muito!

    Texto ótimo e super completinho, adorei rs.

    Beijos,
    Thaís.

    • Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens
      15/04/2014 at 6:27 pm #

      Legal Thaís..

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Curiosidades sobre o Thanksgiving nos EUA « Mauoscar -- Topsy.com - 26/11/2010

    […] This post was mentioned on Twitter by Fabiola Pereira, MauOscar. MauOscar said: Algumas Curiosidades sobre o Thanksgiving nos EUA => http://500s.tv/bA0GE #MauOscar #outros500 […]

  2. Black Friday – O dia das grandes promoções nos EUA « Mauoscar - 27/11/2010

    […] Se as pessoas já acham os preços e as liquidações dos EUA irresistíveis, então imagine um dia do ano em que acontecem as maiores liquidações do país. Esta é a Black Friday que acontece em toda quarta sexta-feira do mês de Novembro no dia seguinte ao Dia Nacional de Ação de Graças ou Thanksgiving aqui nos Estados Unidos. […]

  3. Black Friday: Dicas práticas de como economizar em suas compras nos EUA | MauOscar - 17/11/2011

    […]   Curiosidades sobre o Thanksgiving nos EUA […]

  4. Happy Thanksgiving | Hotel California Blog - 24/11/2011

    […] Veja esse link aqui se você quiser saber mais sobre essa festa tão típica e tão celebrada por aqui. […]

Leave a Reply