Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Natal HSBC 2010 – Comemorando 20 anos

0

Este ano um dos maiores eventos natalinos do Brasil está comemorando o seu 20 aniversário. Trata-se do tradicional Natal do HSBC que acontece todos os anos no Palácio Avenida, no centro de Curitiba. O espetáculo  que começou a ser organizado há 20 anos atrás pelo então Banco Bamerindus e se chamava “Natal na Avenida” tornou-se verdadeira marca registrada da capital do Natal.

Unidos por um Feliz Natal – 20 anos de Natal HSBC  no Palácio Avenida

Ao longo destes anos, o evento foi ano após ano incorporando novos conceitos e emocionando o público em cada edição. Com a aquisição do antigo Banco Bamerindus em 1997 pelo britânico HSBC chegou-se a se especular o fim do evento, mas graças ao apelo popular o Natal no Palácio Avenida continuou e com apoio da nova direção ganhou proporções muito além daquelas previstas quando concebido. Para este ano os organizadores estimam um público médio diário de cerca de 20.000 pessoas para cada um dos 13 dias de apresentações.

Palácio Avenida na Estréia do Natal do HSBC

E graças às apresentações natalinas no Palácio Avenida sede do HSBC Brasil, o edifício acabou se tornando um dos mais conhecidos cartões-postais natalinos do Brasil. A idéia do Natal do HSBC no Palácio Avenida  inclusive já foi levada para outros países em que o HSBC esta presente, como é o caso do HSBC Peru em Lima, que em 2009 teve sua primeira edição do “La Navidad HSBC com um coral infantil de 60 vozes na sede do banco naquele país .

Estréia do natal do HSBC 2010

Mais que um belo evento natalino, o Natal do HSBC é um projeto social que possibilita que diversas crianças carentes da região metropolitana de Curitiba tenham melhores oportunidades de vida ao longo do ano, valorizando sua formação como cidadãos.

Desde o ano 2000,  o espetáculo passou a ter a cada ano um tema diferente. Além disso, desde então recebe um convidado especial. Geralmente um ator que tem a função de “embaixador-apresentador”do evento. Este ano esta função ficará a cargo de Isabela Garcia. A atriz, que estreou na TV Globo aos quatro anos de idade, já atuou em mais de 20 telenovelas e minisséries  e diversas produções teatrais.

Isabela Garcia na Estréia do HSBC 2010

  • Em 2000 o tema teve foi “Declaração dos Desejos da Criança”.’

  • Em 2001, com o tema “Natureza pela Paz”.

  • Em 2002, com o tema “Vem brincar com a gente!”

  • Em 2003, com o tema “Uma História de Amor”

  • Em 2004, com o tema “Um Canto de Paz”

  • Em 2005, com o tema  “Vamos Cantar Juntos”

  • Em 2006, com o tema “Pro Mundo Cantar Feliz”

  • Em 2007, com o tema “Natal no Palácio Encantado”

  • Em 2008, com o tema “Natal Feito Criança”

  • Em 2009, com o tema “Natal pelo Mundo”

Neste ano comemorando os 20 anos, o tema  do Natal do HSBC 2010 será “Unidos por um Feliz Natal” . E irá explorar a união entre familiares e amigos, além de resgatar e celebrar os 20 anos de história do Coral. A proposta deste ano, segundo os organizadores, é proporcionar uma maior integração entre as crianças e o público.

Criança numa das 111 janelas do Palácio Avenida

Outra grande novidade deste ano é a ampliação do espaço de projeções no Palácio Avenida. Durante as apresentações o público poderá cantar com as crianças a música “Noite Feliz” como se fosse um karaokê, já que a letra da canção será projetada no prédio. Além disso, o roteiro inclui outros momentos em que as projeções serão utilizadas proporcionando uma maior  interatividade com o público.

Letra do “Noite Feliz”sendo projetada no Palácio Avenida

O Natal HSBC 2010 terá ainda cinco vitrines digitais com imagens que contarão a história dos 20 anos de Natal no Palácio Avenida, que estarão disponíveis para consulta do público com fotos, depoimentos, curiosidades, jogos interativos e o making-of do Natal 2010.

Unidos por um Feliz Natal

Como o Natal do HSBC deste ano destaca a UNIÃO, outro tipo de vitrine digital possibilitará uma maior interação do público tendo como foco este tema. O pedestre que se aproximar da vitrine colocará as mãos no local indicado e na tela um pinheiro digital se acenderá. Na vitrine haverá espaço para quatro mãos, assim quanto mais mãos forem usadas, mais forte ficará a luz do pinheirinho.

Natal HSBC 2010 – Fotos da Estréia

Aproximadamente 400 pessoas participam da organização do Natal do HSBC. São músicos, aderecistas, contra-regras, produtores, cantores, eletricistas, bombeiros, médicos e colaboradores do HSBC que trabalham intensamente para a viabilização do projeto. Esses últimos, conhecidos como “anjos da guarda”, acompanham as crianças durante toda a programação. E são estas pessoas juntamente com as crianças assistidas pelos programas sociais atendidas pelo HSBC Solidariedade é que fazem ou fizeram o evento de fato possível nestes 20 anos de existência  do Natal do HSBC.

Como acontece todos os anos o Coral infantil será a grande atração do evento natalino do HSBC. Com um total de 160 crianças de 11 casas e lares de Curitiba e Região Metropolitana, todas atendidas pelo Instituto HSBC Solidariedade através do programa HSBC educação o ano todo. Elas se prepararam ao longo de todo ano em mais de 120 ensaios para transformar o espetáculo em uma emocionante noite de Natal. Destas 160 crianças, 40 delas fazem parte do coral permanente do HSBC as outras 120 integram o grupo à cerca de 2 – 3 meses antes do inicio das apresentações.

Palácio Avenida no Natal do HSBC 2010

O Palácio Avenida foi construído em 1929 pelo imigrante e comerciante sírio-libanês Feres Merhy, com projeto arquitetônico original de Valentim Freitas, Bernardino Assumpção Oliveira e Bortolo Bergonse. Ao longo de sua história, o imponente complexo de cerca de 18 mil metros quadrados abrigou cafés (como o folclórico Bar Guairacá) e o Cine Avenida, uma das primeiras salas de Cinema da capital paranaense. Até que no final da década de 1980, quando o Palácio atingiu seu ponto de maior degradação estrutural, foi restaurado e reaberto em 5 de março 1991 pelo banco Bamerindus para ser a sede do banco que posteriormente seria comprado pelo HSBC. Naquele mesmo ano o Palácio Avenida com suas 111 janelas sediou a primeira edição do Natal do HSBC.

Em comemoração ao vigésimo aniversário do Natal no Palácio Avenida, haverá uma mostra interativa entitulada “20 anos do Natal mais bonito do Brasil” aberta ao público no Teatro HSBC composta por fotos, vídeos e documentários que fazem uma retrospectiva dos 20 anos do Natal no Palácio Avenida.

Natal do HSBC este ano comemora 20 anos

 Lembro que a primeira vez que assisti ao espetáculo ainda era a época do Bamerindus, mas desde 2002 quando mudei para Curitiba se não assistia ao espetáculo pelo menos vivia o clima da decoração sempre que passava pela Rua das Flores. Apesar de as apresentações serem abarrotadas de gente. Tenho que dizer que é uma experiência realmente incrível e que uma visita à Curitiba nesta época do ano é algo imperdível.

Este ano o Site do Natal do HSBC também tem algumas novidades interessantes. Como o Saco Mágico de Natal, um amigo Secreto Virtual e o Cine Bike.

Apresentações 2010:

Em 2010 serão ao todo 13 apresentações. As quais acontecem sempre a partir das 20:30 todas as Sextas, Sábados e Domingos entre os dias 26 de Novembro à 19 de Dezembro.

A estréia  do Natal do HSBC 2010 “Unidos por um Natal Feliz”esta marcada para o dia 25 de Novembro (Quinta-feira) às 20:30.

 

Endereço:

O Palácio Avenida esta localizado na região da Boca Maldita na Rua das Flores, na Travessa Oliveira Belo 34 no Centro de Curitiba.

Veja Mais:

Acesse a Página oficial do Natal do HSBC 2010

Acesse a Página oficial de Curitiba a Capital do Natal

 

 

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=G1NFrgtaaug]

La Navidad 2009 do HSBC Peru em Lima

 

Posts Relacionados

Tempo de Natal em Cingapura

Primeira Neve do Ano

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

 

No Comments
  1. […] This post was mentioned on Twitter by Viajando c/Pimpolhos, MauOscar. MauOscar said: Conheça um pouco mais do Natal do HSBC que este ano comemora 20 anos em Curitiba => http://500s.tv/P1CCo #MauOscar #outros500 […]

  2. Angela Arten-Meyer says

    Olá Oscar, puxa que saudades de Curitiba!!! Eu sempre levava meus filhos ao HSBC para ver o show das crianças! Lindo e emocionante!!! Chegávamos bem cedo para pegar lugar, e como ficava cheio, nossa… É tao bom relembrar momentos maravilhosos dos nossos Natais no Brasil!!! Beijos

    1. Mauoscar says

      Angela…

      Escrever sobre este Post também me fez ficar com saudades de Curitiba. A última vez que assistimos ao Natal do HSBC foi em 2007… Até estava comentando com o Mau que ano que vem gostaria de ir para o Brasil na época das apresentações do Palácio Avenida.. Concordo que o lugar fica lotadissimo, mas o aperto vale à pena. Embora as duas ultimas vezes tenha assistido o espetáculo de um lugar especial 😀
      Bjos

  3. Lena says

    Isso me trouxe um sério problema… Quero muuuuito ir para Curitiba no em Dezembro!! Tenho que rsolver isso djá! 😉

    PerguntchEnhas: Os anjos ficam segurando as crianças atrás? Vi todos os vídeos, mas não vi os anjos agarrados nos pézinhos deles!! Dá o maior medo!!
    Fica muita loucura lá? Dá pra ver alguma coisa ou é melhor ver o vídeo?

    Lindo post, viu? Lembro de ver na TV logo que começou. Minha mãe amava. Há muito tempo que não vejo. Mas nunca tinha reparado em tantos detalhes como agora, vendo os clips que você linkou.

    Informativo e completo como sempre 😉

    Beujos!

    1. Mauoscar says

      Lena..
      Eu sou suspeito em falar.. Mas eu Adoro Curitiba.. Mesmo não tendo nascido na cidade me considero Curitibano de coração… Qualquer época do Ano é Legal.. Mas Dezembro é como ir até Nova York ver a árvore do Rockefeller.. Caso você decida ir a Curitiba avise com antecedência para que possa passar algumas dicas 😀
      Respondendo as suas PerguntchEnhas… Então os anjos ficam literalmente amarrados às crianças.. É na verdade mais para segurança caso a criança passe mal ou se desequilibre… Mas além disso o Anjo tem uma função de ciceronear a criança durante o espetáculo.. Fornecendo os adereços, agua e o que a Criança precisar… Geralmente os Anjos “Adotam”a criança comprando presentes de natal e tudo mais…
      Os dias de apresentação costumam ficar realmente bastante cheios.. e chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência é fundamental para pegar um local com boa visibilidade.. O melhor dia para não pegar muita gente é no dia do ensaio geral que acontece geralmente na quarta-feira que antecede a estreia oficial…
      Fui em pelo menos umas 7 edições do Natal do HSBC nestas 5 delas foi na “geral” as duas últimas foram como VIP… Independentemente de onde for seja na Geral ou como VIP o espetáculo é lindo e acho que vale muito à pena… Os videos não conseguem transmitir toda a emoção de estar vendo aquilo ao vivo..

      Bjs

  4. Ricardo says

    Que saudades desde tempo de cantor do natal no palacio avenida, grandes anos 2001,2002,2003,2004,2005

    1. MauOscar says

      Ricardo

      Obrigado pela visita…

Leave A Reply

Your email address will not be published.