Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Abóbora Spaghetti – Um macarrão vegetal?

34

Recentemente recebemos a visita de nossos amigos que moram em Nova York e entre uma de nossas conversas sobre Halloween, abóboras etc.. Eles comentaram da existência de uma tal de abóbora spaghetti. E que segundo eles era uma delícia.

Abóbora Spaghetti na Assadeira e cheia de furos

Nunca tínhamos ouvido sequer falar na existência desta variedade, mas quando compramos nossa primeira abóbora para o Halloween, vimos a tal da Abóbora Spaghetti no supermercado e resolvemos comprar uma para experimentar fazer uma em casa.

Abóbora é colocada no forno 190C por 1 hora

O Spaghetti Squash, lembra um melão comprido, tem uma coloração marfim pálido ao amarelo-pálido pesa em média de 2 – 4 Kg. Trata-se de uma curcubitácea cilíndrica disponível no mercado aqui nos EUA durante quase o ano todo, porém seu pico de produção se dá justamente na época de Halloween, início do outono com o inverno. Mas que sinceramente nunca reparei se existe no Brasil.

Depois de assada, com auxílio de uma faca bem afiada abrir ela ao meio

Segundo as dicas que pesquisamos na Internet, ao comprar o spaghetti squash, deve-se preferir os frutos rígido e pesados e com cerca de oito a nove centímetros de comprimento e 4-5 cm de diâmetro e com uma cor pálida. Evitando-se qualquer Squash com manchas e de cor verde. O Squash Spaghetti pode ser armazenado em temperatura ambiente por cerca de um mês.

Aspecto da Abóbora Spaghetti depois de assada e aberta

Apesar de existirem 3 diferentes formas de se preparar o Squash Spaghetti, acabamos optando pela versão assada. Para isso pegamos uma assadeira rasa em que o fruto coubesse. Ligamos o forno em 375º F (190º C) e quando pré-aquecido colocamos o Squash inteiro e furado para assar por 1 hora.

Remover as Sementes

Enquanto a abóbora ficava assando no forno, preparamos o molho bolonhesa. Depois deste período no forno, cortamos o Squash ao meio com uma faca bem afiada. Retiramos a parte central com as sementes. Neste momento passamos a entender porque a abóbora se chama “Abóbora Spaghetti”. As fibras da abóbora cozidas depois de uma hora assando parecem de fato com um macarrão.

Abóbora Spaghetti com sementes removidas

E o que mais me deixou curioso foi o fato de que as fibras não se encontram no sentido transversal e sim como se estivessem enroladas no entorno do fruto.

Passando o garfo gentilmente vamos obtendo o “Spaghetti vegetal”

Fibras da abóbora parecem de fato com Spaguetti/Vermicelli

Como passo seguinte, depois de retirada a parte com as sementes, com o auxílio de um garfo suavemente raspa-se o interior da abóbora e desta forma temos o “spaguetti vegetal de abóbora”. Depois disso é so colocar no prato, temperar com sal e pimenta à gosto.

Sal e Pimenta antes de colocar o molho

Aspecto do Spaguetti Vegetal de Abóbora

Depois é só colocar o molho de sua preferência, um pouco de queijo e provar. E não é que o negócio é de fato realmente gostoso. O mais legal de tudo e saber que além de você estar consumindo um “macarrão vegetal”, ele tem cerca de 37 calorias a cada 100 gramas. Uma ótima pedida para quem está de dieta.

Spaghetti Vegetal pronto para ser saboreado

Bom Apetite!! 😀

 

Receita Utilizada

 

Receitas MauOscar:

 Bouef Bourguignon à la Julia Child

 

Posts Relacionados:

 Nosso Halloweeen – Fazendo a Lanterna de Halloween 

 

 Abóboras e o Halloween nos Estados Unidos 

 Outono e Halloween chegando…

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

 

34 Comments
  1. Angela Arten-Meyer says

    Olá Osacar, que delícia!! Vou procurar por aqui se tem!!! Meu marido ficou com água na boca!!! Hehehehe!!! Um ótimo final de semana para vcs!!! Beijos

  2. Download VLC says

    i want it

    1. Mauoscar says

      It’s delicious 😀

  3. Flora says

    Que delícia! Vou procurar por aqui.

    1. Mauoscar says

      Oi Flora

      Eu também não conhecia e para dizer a verdade nunca vi esta abóbora no Brasil.. Mas que fica uma delicía fica.. O melhor de tudo é que não tem quase caloria alguma 😀

  4. Lena says

    Uma vez o Spaguetti Squash foi matéria do caderno Paladar do Estadão. Lembro que meu pai ficou louco 🙂 Acho que não tem aqui não… Vou procurar 😉
    Bjs

    1. Mauoscar says

      Eu também nunca vi no Brasil.. A primeira vez que fizemos nem botava muita fé.. Mas desde que publiquei este Post já fizemos o Spaghetti Squash 3 vezes..
      O que fizemos hj teve um molho a la grega, com direito a grão de bico, tomate, Cebolsa, Cebolinha, Sal e pimenta.. Ficou uma delicia 😀 E o melhor de tudo super light

  5. Tatiana says

    achei hj aqui no supermercado em Montreal, no Canada, mas ja conhecia do Brasil. Nao lembrava nmas como eu tinha feito pois faz mais de dez anos q comprei no Rio de Janeiro. Nao sei se foi uma experiencia e depois sumiu do mercado, mas nao me lembro se vi depois disso lá!

    1. MauOscar says

      Oi Tatiana

      Eu não lembro de ter visto sta abóbora antes de mudar para os EUA.. Elá além de gostosa é otima para quem esta de dieta..

      Obrigado pela visita

  6. Richard M Oliveira says

    Esse espaguetti Squash chegou a ser modinha no ínício dos anos 90, pelo menos aqui em São Paulo, era encontrado em qualquer quitanda de bairro. Hoje em dia nunca mais vi vendendo.

    1. MauOscar says

      Richard

      Algumas pessoas comentaram isso comigo quando viram este Post.. Eu pessoalmente fui conhecer a abóbora spaghetti aqui nos EUA ano passado… 😀

      Abraço e obrigado pela visita

  7. Wainer says

    Há alguns anos atras eu encontrei num mercado em São Paulo, para ser mais especifico no barateiro em São Matheus zona leste da capital, comprei e provei realmente e uma delicia, mas voltei a procurar e não achei mais, cheguei ate entrar em contato com Fernando Kassab da Todo Sabor. Se tiver alguma dica onde encontrar sera muito bom.

    1. MauOscar says

      Waimer

      No Brasil algumas pessoas já falaram que já chegaram a encontrar.. Eu fui conhecer esta variedade aqui nos EUA… Por aqui encontramos com relativa facilidade…

      Abraço

  8. Rosangela says

    Olá !! Eu moro em Cotia mas, há mais ou menos uns 10 anos, (quando morava em SP), cheguei a comprá-lo (só não me lembro em qual supermercado)…È realmente uma delícia…Por acaso alguém localizou esse fruto ? Se sim, postem o endereço por favor…

    1. MauOscar says

      Rosangela

      Várias pessoas já apareceram aqui no Blog fazendo a mesma pergunta que você e pelo visto no Brasil é praticamente impossível encontrar.. Próxima ida ao Brasil vou ver se consigo levar umas sementinhas..
      Abraço

  9. madie pirotti says

    Olá pessoal!!
    Faz uns 20 anos q eu comprei essa abobora no brasil,era muito facil de escontrar nos supermercados.Agora sumiu,gostaria de saber se alguem encontrou por aqui.
    Abraços

    1. MauOscar says

      Madie

      Varias pessoas aparecem aqui no Blog falando a mesma coisa.. Eu só fui conhecer aqui nos EUA.. Não faço ideia de onde seria possivel encontrar ela no Brasil

  10. Violete says

    Tinha em São Paulo, mas como bons brasileiros não sabemos aproveitar a culinária requintada o produto se não me engano produzido no nordeste, parou de ser vendido aqui para ser exportado para fora 🙁 infelizmente, pois eu adorava era uma das refeições da minha infância.

    1. MauOscar says

      Violete

      Pois é.. Muita gente aqui já comentou neste post que conhecia a Abóbora spaghuetti, mas que nos últimos anos nunca mais viu.. Eu só fui conhecer nos EUA

  11. Deborah says

    Usei essa abóbora spaghetti squash muitas vêzes aqui no Rio de Janeiro… há alguns anos. Depois, desapareceu do mercado, Hortifruti, etc… Eu conheci tal abóbora no Brasil mesmo… e é uma delicia… Adoraria voltar a encontra-la. Com tantos japoneses talentosos em São Paulo, será que alguém já plantou isso pra valer? Preciso de um contato…

    1. Deborah says

      Acabaram de me escrever dizendo que tal abóbora tem de monte no Espirito Santo, e a pessoa é de Vitória. Vamos descobrir agora como achar e comprar, importar para outros estados, etc… que bom que alguém sabe onde tem…

      1. MauOscar says

        Deborah

        Que bom…. Aqui na Nova Zelândia não encontrei essa abóbora ainda…

        Abraço

  12. Nivaldo says

    Opa! Morro no Brasil. Ano passado, comprei esta semente num site via internet.
    Plantei e sabem qual a surpresa? colhí sómente duas pois a seca atrapalhou em muito.
    Aproveitamos as duas frutas !!! Gente ! que delícia! Mas estas duas frutas, me deram várias sementes que vou plantar na próxima primavera !!!!
    abraço

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Nivaldo

      Quye legal.. Pena que a seca atrapalhou um pouco a sua colheita.. O importante é que você tem sementes para plantar este ano novamente..
      Boa sorte

    2. sula says

      Nivaldo vc tem o site de onde comprou as sementes?

  13. Sandra says

    Adorei a dica. Moro nos EUA e ja vi esta abobora, mas eu pensava que tinhamos que usar o ralador para fazer o spagueti. Vou experimentar hoje mesmo.

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Legal!!

      Aqui na Nova Zelândia nunca vi para vender :S

  14. Isa says

    Há uns 13 Anos quando morava em Natal, RN eu encontrei no supermercado de lá.. É realmente uma delicia.. Depois me mudei pro EUA e o Spaguetti Squash faz parte de minhas refeicoes normais… Aqui a gente encontra o ano todo nos supermercados… É tudo de bom.. Abraços

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Tenho saudades da Abóbora Spaghetti, aqui na NZ ela não existe

  15. Claudia branco de andrade says

    Preciso encontrar esse melao macarrao, sei que é bom , já comprei uma época no supermercado carrefour do butantã, agora não encontro mais.Quem souber onde tem me avise por favor.

    1. mauoscar14 says

      Parece que no Brasil é bem difícil encontrar atualmente

  16. Tania says

    Oi, vi por acaso uma destas receitas no “pinterest”… fiquei doida!!! Estou procurando por 2 semanas nos supermercados e pela internet, um local onde posso encontrar… Hj encontrei um site “AliExpress” q vende a semente… fiz o pedido e amanhã vou pagar o boleto e ficar esperando as sementes… Tomara q d td certo!!! Estou ansiosa p/ saborear um prato deste. Fiz a mesma coisa com uma abóbora normal aqui do Brasil… ficou muito gostoso… mas não ficou espaghetti. Ai estou até com agua na boca…rsrsrs

  17. sula says

    no Brasil , la pelos anos 90 tivemos sim eu adorava, depois desapareceu
    , teria como vc nos enviar sementes?

    1. MauOscar says

      Não estou mais morando nos EUA

Leave A Reply

Your email address will not be published.