Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Vinícola V. Sattui em St. Helena – Napa Valley

7

Encerrado nosso tour “Sensory Tour & Tasting” na Domaine Chandon em Yountville. Seguimos a recomendação que nos foi dada no centro de informações aos visitantes do centro de Napa e fomos conhecer a vinícola V. Sattui em St. Helena no Napa Valley. Local que segundo a recomendação, além de ser uma das mais antigas vinícolas do Napa Valley. Era ótimo local para fazer um lanche ou pic nic. Uma vez que oferecia o BBq (Churrasco Americano) e também uma Deli em estilo Italiano.

Vinícola V. Sattui em St. Helena/Napa Valley

Além disso ainda ganhamos um coupon para fazer a degustação dos vinhos gratuitamente. Em cerca de 15 minutos chegamos ao local. O estacionamento estava abarrotado, mas ainda sim conseguimos uma vaga para estacionar nosso carro.

O local era simpático, mas ao mesmo tempo muito voltado ao turismo de massas. Coisa que fez com que já ficassemos um pouco com o pé atrás. Mas ainda sim acho que valeu à pena. Não por conta de sua função principal como vinícola. Mas o bom mesmo do lugar é o ambiente e as comidinhas.

Vinícola V. Sattui, Área sob a sombra de carvalhos

 A vinícola V. Sattui, que este ano “comemora” o seu 125º aniversário, foi fundada no bairro italiano de North Beach em São Francisco em 1885 por Vittorio Sattui. Um imigrante que chegou da Itália três anos antes e que em questão de alguns anos se tornou um dos maiores produtores de vinho da Califórnia.

V. Sattui que este ano comemora 125 anos de sua fundação

A vinícola cresceu, chegou a comercializar seus vinhos em outros estados americanos, até que foi forçada a fechar com o advento da Lei Seca, em 1922 na Califórnia. Seu bisneto Dario Sattui, em 1975, restabeleceu a adega familiar no Vale de Napa. Voltada não para a venda em grandes quantidades e em todo país e sim com o compromisso de fazer, ou melhor tentar produzir grandes vinhos, que são vendidos diretamente ao consumidor.

Digo isso pois entre todos os vinhos que experimentamos em nossa estada no Napa Valley, este foi o que menos nos agradou. Fazendo uma analogia deste vinho com os vinhos brasileiros, seria mais ou menos comparar um vinho da Durigan de Santa Felicidade em Curitiba, com um vinho reserve da Miolo.

Barris de Carvalho depois de usados cortados ao meio para usos paisagisticos

Por outro lado, não posso desmerecer sua importância e seu valor, uma vez que nem todos nós temos o mesmo gosto. Além disso os preços ali praticados nas degustações por exemplo chegam a ser até 90% menores do que outras degustações que fizemos ou que vimos em Napa Valley. Embora tenhamos ganhado esta, infelizmente não outras de cortesia.

 Talvez o grande apelo do local está justamente em fazer você sentir em uma colônia Italiana, com um mercado italiano extremamente simpático e mesas debaixo das árvores de carvalho americano, sendo um verdadeiro convite ao piquenique, que fez a V. Sattui um sucesso.

Área de Piquenique na V. Sattui

O “Italian Deli Marketplace” oferece inúmeras outras opções de refeições como os deliciosos crab cakes (Casquinha de Siri) , massas, saladas, sanduíches e paninis feitos à base de ingredientes frescos nos sete dias da semana.

Mercado Italiano na V. Sattui

Além disso o local ainda vende mais de 200 diferentes tipos de queijos, salames e patês. Além de uma grande variedade de frutas e sobremesas.

Mercado Italiano e sua variedade de Queijos na V. Sattui

Nos fins de semana, ainda existe a opção de Bbq (Churrasco), Pizza feita no forno a lenha e o bar mussarela fresca. Como o cheiro do churrasco estava de “matar”não resistimos e pegamos uma costelinha de porco, que de tão macia os ossos saiam sem esforço algum. E um Panini.

Taças para a Degustação dos Vinhos na V. Sattui

Depois de devidamente alimentados, fomos fazer nossa degustação cortesia. Talvez pelo fato de nesta degustação eles servirem apenas os vinhos mais baratos, foi que fiquei com certa má impressão dos vinhos por eles fabricados.

Tasting Room da V. Sattui

 Interessante ainda observar que eles produzem cerca de 40 diferentes tipos de vinhos, e com diversas castas diferentes de uvas. Mas o destaque fica na produção fica mesmo nos tintos: Cabernets e Zifandels. Alguns deles com garrafas sendo vendidas a mais de 100 USD. Mas estes infelizmente não eram servidos na degustação.

Vinhos Premium da V. Sattui

Ao todo esta degustação gratuita que ganhamos no centro de visitantes de Napa, dava direito à experimentarmos 6 diferentes vinhos. Como estava dirigindo so bebericava de leve, e como o vinho era “ruim”, o Mau nem tomava minha parte.

Vinhos Napa Valley – Vinicola V. Sattui

Como o atendimento era em massa, boa parte do vinho era então desprezada sem que fosse percebida. Muito embora dentre os seis que experimentamos, o Riesling e o Gamay-Rose que não fossem de todo mal. Mas volto a dizer, é um vinho de “colônia”. Mas enfim foi interessante como experiência. Ainda mais como dizem aqui nos EUA “complimentary”.

Alguns dos vinhos produzidos pela V. Sattui

Informações úteis:

V. Sattui

Tours

Os tours, desta vinícola acontecem diariamente entre 09:00  16:00

Necessário formar um grupo de 15 pessoas, fazendo reserva pelo +1 (707) 286-7205

Aproximadamente 60 minutos de duração

 

Degustação

A degustação e o Italian Market Place abrem das 09:00 às 18:00, sem necessidade de reservas.

Degustação com custo variável entre 5 e 10 USD por pessoa

* Opções de degustações especiais para membros

Endereços

V. Sattui Winery

 
 

1111 White Lane
St. Helena, CA 94574

Veja Também:

 

Para facilitar a vizualização das vinícolas e das atrações que comentei ao longo destes 11 Posts sobre o Napa Valley criei um Mapa no Googlemaps para ajudar no planejamento de quem pretende visitar esta região. Aqueles lugares que visitamos e que estão publicados na forma de Posts aqui no MauOscar estão com o logo do Blog. Aqueles com a taça são outras vinícolas que gostariamos, caso tivessemos mais tempo ter tido a chance de visitar. Enfim basta seguir a legenda. Tin-Tin

Clique no Mapa para ir para o Googlemaps

Todos os Posts da Série Napa Valley:

 Guia Vinícolas Napa Valley EUA – Post Resumo

 Napa Valley – Os melhores dos vinhos dos EUA estão aqui!! 

 Espumantes de Napa Valley – Domaine Carneros

 Espumantes de Napa Valley – Domaine Chandon

 Vinícola V. Sattui em St. Helena – Napa Valley

 Espumantes de Napa Valley – Mumm Napa

 Vinhos Napa Valley – Vinícola Artesa

 Vinhos Napa Valley – Rubicon Estate e os Vinhos de Francis Ford Coppola 

 Vinhos Napa Valley – Castello di Amorosa

 Visitando uma Floresta de Sequóias Petrificadas

 Tanoaria: Como os Barris de Carvalho são Produzidos

 

Posts Relacionados:

 Highway 1 na California: De San Francisco até Santa Cruz

 Sequóias na Califórnia – Uma floresta de gigantes 

 Bento Gonçalves Capital Brasileira dos Vinhos

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

7 Comments
  1. carlos eduardo nascimento says

    coisa boa

  2. EDISON S. KNEUBUHL says

    BOM DIA GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA COMPRAR,TONEL DESTE CARVALHO.

  3. MauOscar says

    Em Napa Valley voce certamente encontra

  4. silmara says

    Oi,fui esse ano a San Francisco mas nao deu tempo de visitar as vinuculas…Qnd retornei meu pai me contou que temos parente italianos que tem vinuculas,a avo dele nasceu e NYC,mas voltou a Rovigo na Italia qnd ela tinha 9 anos….estou tentando achar a familia dela,mas nao estou conseguindo….Famila Cepp?obrigada

    1. MauOscar says

      Silmara

      Infelizmente não tenho como ajudar neste caso…

      Abraço

  5. […] Leia mais sobre o picnic na V. Sattui no Napa Valley: MauOscar […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.