Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Berço do Surf na Califórnia – Uma passadinha por Santa Cruz

16

Depois de viajarmos cerca de 120 Kilômetros pela Highway 01 na costa do Pacífico saindo de San Francisco, chegamos em Santa Cruz. Uma cidadezinha com uma população de pouco mais de 56.000 habitantes, localizada na baía de Monterey.

 

Calçadão em Santa Cruz, CA

A cidade em si é uma graça. Grande parte das casas são construídas em madeira e em estilo vitoriano. Obviamente existem casas com arquitetura moderna. Mas uma coisa é fato: as casas alí, principalmente aquelas próximas ao mar, devem custar uma fortuna.

Casas em Santa Cruz, California

Graças a sua privilegiada localização na costa do pacífico, Santa Cruz é mundialmente famosa nos esportes náuticos e aquáticos, mas principalmente pelo Surf. Tanto que o lugar tem a reputação de ser o primeiro lugar de Surf da Califórnia.

Escultura Surfista em Santa Cruz. Cidade berço do Surf na Califórnia

A história do Surf na Califórnia remonta a 1885. Naquela época, três príncipes havaianos que freqüentavam uma escola em San Mateo viajaram até Santa Cruz e surfaram nas ondas na foz do rio San Lorenzo usando pranchas feitas de madeira de sequóias locais.

Oceano Pacífico em Santa Cruz, Califórnia

Depois disto, o Surf virou uma verdadeira febre na Califórnia. Tanto que se você parar para pensar em lugares que você associa ao Surf, certamente a Califórnia estará entre os primeiros lugares que voce associa ao esporte.

Uma das várias Prainhas na West Cliff Dr entre falésias em Santa Cruz

Obviamente Santa Cruz, por seu pioneirismo ainda ocupa um lugar de grande destaque no universo da modalidade e hospeda diversas competições do surf que atraem todos os anos participantes do mundo inteiro. Entre eles o  O’Neill Coldwater Classic, a uma das etapas da associação internacional de Longboard, e muitas outras.

Surfista pegando uma onda em Santa Cruz

Assim que chegamos ao local nos dirigimos a Natural Bridges State Beach, uma praia “parque” de cerca de 26 hectares. O Local recebeu este nome pela existência de 3 arcos que se assemelhavam com uma “ponte”. Trata-se de uma formação de argilito natural que fora esculpida pelo Oceano Pacífico. Os arcos foram formados há milhões de anos atrás, quando uma combinação de silte, argila e diatomáceas “virou pedra”.

Ponte Natural no Natural Bridges State Beach

Com a erosão das ondas, as falésias tipicas da região surgiram, por algum motivo neste local 3 arcos foram “esculpidos”. Infelizmente, dos três arcos originais, apenas um permanece aparente e por pouco tempo. O primeiro arco caiu durante o início do século 20 e o segundo arco desabou durante uma tempestade em 1980. O único arco que sobrou foi justamente o que ficava no meio e está condenado, a ruir à qualquer momento, devido às forças erosiva dos ventos e ondas.

Hoje em dia, apenas as aves marinhas tem permissão de subir na formação

Essa foto é em Homenagem a Marcie e ao Ciro

No passado os visitantes eram autorizados a subir, caminhar, mas agora o acesso ao arco é fechado ao público. A única maneira de comtempla-lo é da praia ou do mirante instalado no alto da falésia.

Arco remanescente no Natural Bridges State Park visto da praia

Pesquisando para escrever este Post descobri ainda que este Parque também é conhecido como um hotspot para ver a migração das borboletas monarca. Cerca de 150 mil borboletas monarca migram mais de 3200 Km do Nordeste dos EUA para a costa da califórnia fugindo do rigoroso inverno entre os meses de outubro até o início de fevereiro.

Gaivotas e Pelicanos entre outras aves marinhas que vimos no local

Deixamos o local seguimos viagem adiante passando pela West Cliff Drive uma avenida beira-mar ao lado do calçadão beirando as falésias. É interessante observar como as pessoas na Califórnia são mais magras e esbeltas comparado com outros lugares dos EUA. Também com um visual destes não aproveita quem não quer né?!

Surfistas em Santa Cruz na Califórnia

Seguimos algumas milhas até quando chegamos ao farol memorial de Abbott, onde hoje funciona o Surfing Museum de Santa Cruz. Este museu abriu suas portas em junho 1986, sendo considerado como o primeiro museu de Surf no mundo.

Abbott Farol, hoje museu do Surf em Santa Cruz

Trata-se de um museu pequeno, não muito maior que nossa sala, mas com significado histórico importante. Afinal foi em Santa Cruz onde o Surf foi praticado na Califórnia. Atualmente naquele estado existem outros 2 museus que são maiores que este.

Entrada do Museu do Surf na Califórnia

A exposição explora as origens do Surf no Havaí e os 125 anos de Surf em Santa Cruz. Mostrando principalmente fotografias, bem como pranchas de Surf das diferentes décadas, como as enormes pranchas ocas de redwood feitas e montadas nos anos 30s e nos 40s chegando as pranchas usadas nos dias de hoje. Uma pequena aula sobre evolução da cultura surfing em Santa Cruz.

Pranchão de Surf no Museu do Surf em Santa Cruz, CA

Como o Museu-Farol fica localizado em um ístimo, a vista do local é maravilhosa. Apesar das placas falando sobre o perigo de surfar próximo às falésias podemos ver alguns surfistas na água desafiando a natureza e a sorte.

  

Onda quebrando contra as falésias

A ondulação não parecia muito legal, mas de vez em quando vinha uma onda. O legal mesmo foi ver diversos lobos marinhos sobre uma pedra um pouco afastado de onde estávamos. Mas infelizmente o local era cercado e não tive como me aproximar mais.

Lobos Marinhos em Santa Cruz

Como não estava com a lente objetiva não consegui grande aproximação, mas ouviamos o barulhos deles trazidos pelo vento que soprava forte no local. Mas quando percebemos havia um nadando juntamente com os surfistas numa boa.

Lobo marinho pertinho dos surfistas

Dali pegamos o carro, passamos pelo Municipal Wharf. Um daqueles Piers bem característicos de filmes de Hollywood em que a história se passa na Califórnia, isso sem falar que essa região era super badalada e levamos alguns minutos para conseguir passar.

Pier Municipal em Santa Cruz

Desta forma nos despedimos de Santa Cruz, o berço do Surf na Califórnia e seguimos viagem para conhecer alguns exemplares dos maiores seres vivos do nosso Planeta.

Santa Cruz na Califórnia – Considerada o berço do Surf naquele estado

 

Endereços:

Natural Bridges State Beach

Delaware Avenue, Santa Cruz CA
 
 

Santa Cruz Surfing Museum

Posts Relacionados:

 Highway 1 na California: De San Francisco até Santa Cruz

 Sequóias na Califórnia – Uma floresta de gigantes 

 Serra e Litoral Catarinense

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

Quantcast

16 Comments
  1. Gustavo - Viajar e Pensar says

    Afinal só viram as ondas, ou surfaram também?
    Santa Cruz é uma cidade muito agradável. Nesta minha última ida a Califa pulei, mas com certeza na próxima ida retornarei.
    Abração!!!
    Cuidado com a Brasileirada em NY, rsrs

  2. Mauoscar says

    Infelizmente não deu para cair na água não!! Primeiro que não tinha prancha… Segundo que não sou muito bom nisso não!!
    Como o nome do Post já diz!! Foi uma passadinha coisa de 2 no máximo 3 horas apenas!!
    Eu ia até colocar essa passadinha no Post anterior, mas dado a importancia historica e talz achei que merecia um Post exclusivo rsrs

    Abração

  3. […] This post was mentioned on Twitter by Aprendiz de Viajante, Oscar (mauoscar.com). Oscar (mauoscar.com) said: Novo Post no Blog #MauOscar.com: Conheça o berço do Surf na Califórnia – Uma passadinha por Santa Cruz => http://wp.me/pi0ig-1Ud […]

  4. Clarissa Comim says

    Amei o lugar!

  5. Deise de Oliveira says

    Lindo! Lindo! Pena que as águas daí sejam tão geladas. Eu sou meio gato e fujo de água gelada!rsrs

    1. Mauoscar says

      Nem vi a temperatura da agua!!! Ja sabendo do frio que faz!!!
      Deise e Clarissa
      Obrigado pela visita

  6. mariane says

    Olha, pelo menos eu fui pra martinopolis kkkkk e lá tem água quentinhar srsrsrsrr

    1. Mauoscar says

      Cada uma!!!!

      rsrs

  7. […]  Berço do Surf na Califórnia – Uma passadinha por Santa Cruz  […]

  8. […]  Berço do Surf na Califórnia – Uma passadinha por Santa Cruz  […]

  9. Ana says

    Acabei de fechar uma viagem para morar 6 meses em santa cruz, estou super ansiosa, adoreeeeeeii suas fotos e seus comentarios sobre cada pedacinho dessa cidade lindaaaaa….Obrigada por proporcionar isso para as pessoas.

    1. MauOscar says

      Ana

      Que legal.. Estivemos em Santa Cruz de passagem por algumas horas penas.. Achei a cidade apesar de pequena uma graça.. Espero que sua experiência lá seja extraordinária… Adoraria morar um tempo na Califórnia também.. Meu estado favorito nos EUA… Não deixe de ir conhecer as sequóias alie pertinho de Santa Cruz….

      Abraço e volte sempre 😀

  10. […]  Berço do Surf na Califórnia – Uma passadinha por Santa Cruz  […]

  11. felismina velho lago says

    OBRIGADO POR ENCANTAR OS MEUS VELHOS COM ESTE VISUAL MARAVILHOSO DA CALIFÓRNIA. LINDO DEMAIS!

    1. MauOscar says

      Felismina

      Obrigado pela visita

  12. Cláudia says

    Passei um mês em Santa Cruz! Nossa amei, cidade linda, de um povo acolhedor, sim simplesmente Amei a cidade Nossa meu sonho é voltar um pouco é maravilhoso tudo aí vi as fotos de perto que linda no Pia os golfinhos olha recomendo vale a pena conhecer Santa Cruz numa cidade pequena de pessoas amáveis queridas que adoram turista um beijo amei

Leave A Reply

Your email address will not be published.