Highway 1 na California: De San Francisco até Santa Cruz

Depois de quase perder o vôo, cerca de 6 horas de viagem e ter literalmente madrugado, finalmente chegávamos à Califórnia em nossa primeira grande viagem nos Estados Unidos. Geralmente não sou muito de fazer grandes planejamentos para viagem além daqueles básicos como reserva do hotel, carro, etc.. Mas desta vez dediquei algumas boas horas lendo material e planejando meticulosamente esta viagem. Afinal esta não foi uma viagem qualquer e sim a viagem-comemoração de 4 anos juntos.

 Mau & Oscar em Viagem pela California – Agosto 2010

Oportunamente, farei um post resumo contando mais sobre o planejamento e alguns apuros desta viagem à Califórnia. Mas já posso adiantar que as viagens meticulosamente planejadas são infinitamente mais proveitosas que aquelas feitas sem este cuidado. Digo isto, pois esta foi a quarta vez que realmente atentei aos detalhes. E assim como nas viagens anteriores em que fiz isso tudo, as coisas foram praticamente perfeitas, mas sabe como é sempre acontece alguma coisa para digamos “animar“ a viagem. Mas esta foi ainda além, por exemplo todos os pontos de interesse ao longo de nossa rota já estavam colocados no googlemaps e/ou GPS.

Neblina Básica na Highway 1 perto de San Francisco

Enfim chegamos na nebulosa e fria, San Francisco um pouco depois das 10:10 da manhã. Até desembarcar da aeronave, pegar a mala e sair do aeroporto  já eram quase 11:00 da manhã. Optamos em não alugar o carro no aeroporto pelo fato de que o aluguel sairia quase 250 USD mais caro.

Neblina e Frio em nossa chegada a San Francisco

Estes dias escrevi num Post dizendo que a primeira impressão é a que fica, pois bem se fosse literalmente assim teria detestado San Francisco. De toda forma demorei um pouco a gostar, mas se surgisse a oportunidade de mudar para lá não pensaria duas vezes. Bem o Aeroporto em sí consegue ser bem melhor que o de Newark (EWR), isto é fato. Mas o que num primeiro momento o que me “desapontou” foi o clima. Sempre associei Califórnia ao calor, praia e tempo bonito. Mas como assim? Chegamos ao aeroporto o tempo estava nublado com uma cara de chuva, e pior cerca de 15º C mais frio que na costa Leste?

Highway 1 na California com templo nublado

Se fosse só isso tudo bem…Mas tivemos sérios problemas com o taxista que pegamos para ir até a locadora do carro. Entramos no táxi e falamos o endereço, para certificar que ele havia entendido demos o papel do comprovante da reserva para ele certificar o endereço. E lá fomos nós pela Califórnia. Que parece outro país comparado com a costa leste dos EUA.

Táxis Aeroporto de San Francisco o nosso estava lá na frente (Grrr)

Enquanto isso lá estava eu, ligando o GPS e curtindo a paisagem. Havia pesquisado na Internet e a corrida de táxi em San Francisco até o local sairia por cerca dos 30-35 USD. Quando percebemos o taximetro passava deste valor. Quando olho no GPS do iPhone percebo que já haviamos passado do local e que estávamos indo em direção ao centro da cidade.

Saindo do Aeroporto de San Francisco. Esse tempinho não estava nada animador!!

Moral da história, a anta (desculpe a palavra) não estava nos levando para o a Charter Oak Street e sim para a Oak Street no centro de San Francisco. E pior era descendente de russo ou sabe Deus lá o que era aquilo. Mas o cara, digo a “anta” tinha um sotaque terrível. Se não bastasse ainda achava que estava com a razão. Detalhe importante como era sábado a locadora fechava ao meio-dia. Depois de muito estresse, e tendo que ditar o caminho do GPS para o motorista de táxi que não tinha ideia de onde ficava o endereço chegamos a locadora um pouco antes do meio dia. No final das contas a “anta” nem queria mais receber. Mas ainda sim pagamos o que lhe era realmente devido, os 30USD que o site dizia (sem gorgeta obviamente).

O local estava super cheio e levamos mais uns 15 minutos até ser atendidos, eu nesta hora cada vez mais pê da vida. Pois além do atraso, do stress, estávamos perdendo tempo precioso da viagem. Mas a partir do momento em que fomos atendidos as coisas finalmente começaram a melhorar. Primeiro pelo fato de recebermos um upgrade gratuito na categoria do carro, era para pegarmos um Nissan Versa (Tida no Brasil), mas nos deram um Honda Civic com apenas 1280 milhas, com cheirinho de novo. Num gesto de simpatia, o funcionario que entregou o carro com o tanque ¾ cheio, anotou como se estivesse ½ tanque. Bem nada mal, a única coisa ruim ainda era o tempo que continuava nublado, embora na previsão do iPhone dizia que o sol abriria às 14:00. Coisa difícil de acreditar até então.

Honda Civic zerinho na Locadora

Depois de alguns ajustes, finalmente estávamos prontos para começar nossa jornada pelo “Golden State”como a Califórnia é carinhosamente chamada. Confesso que no início estranhei bastante dirigir o Civic, depois que se esta acostumado com um SUV. Nosso primeiro destino a pequena cidadezinha de Pacifica na Highway 01.

Painel do Nosso Honda Civic em nossa viagem pela California

Bem a famosa Highway 1 da Califórnia, também conhecida como a Pacific Coast Highway ou H1, com seus 1055 kilômetros se estende desde o México até a cidade de Leggett no norte da Califórnia, e é considerada como uma das rotas cênicas mais bonitas do mundo, e temos que concordar com este título.

Highway 1 – Uma das rotas cênicas mais famosas do mundo

Muito embora tenhamos tido a oportunidade de apreciar apenas um “pouquinho” desta maravilha, podemos dizer que saímos mais do que satisfeitos. Embora alguns façam a viagem no sentido sul-norte, acabamos fazendo o sentido contrário e não nos arrependemos. No final das contas sentido Norte-Sul achei até mais prático pelo fato de dirigir ao lado do mar e ser muito mais fácil de parar o carro no acostamento ou nos refúgios para admirar a paisagem ou até mesmo tirar algumas fotos.

Highway 1 – Trecho entre Pacífica e Half Moon Bay

Fizemos apenas cerca de 90 das cerca das 300 milhas cênicas recomendadas para uma viagem por esta magnífica estrada. Digamos que foi uma excelente escolha, muito embora desse muita vontade de continuar pelo menos até Monterrey e a região do Big Sur. Mas como nem sempre tudo é possivel, concentramos nossa viagem pela costa pacífica da Califórnia entre San Francisco e Santa Cruz.

Paisagem de falésias e mar na rota número 1 na California

No início do passeio o tempo estava nublado e tudo estava cinzento, mas ainda sim o que víamos era muito bonito. Para dizer a verdade esta era a primeira vez que víamos o Oceano Pacífico propriamente dito. Embora no Sudeste da Ásia também tenhamos visto ele, mas lá é dificil saber com exatidão se é Oceano Indico ou Pacífico. Inclusive é engraçado pensar que sempre achei que conheceria o Oceano Pacífico antes do Índico. A mesma coisa aconteceu com os EUA e o Vietnã, sempre achei que conheceria os EUA antes. MAs no decorrer da viagem o tempo foi melhorando cada vez mais até termos um belíssimo dia de Sol.

Califórnia Coastal Highway – Também conhecida como Highway 1

Voltando a viagem pela Highway 01, outra coisa que chamou muito nossa atenção foram as formações geológicas, principalmente as falésias na beira da estrada. E vamos combinar o projetista desta estrada estava mesmo inspirado quando desenhou o traçado desta estrada.

Foto tirada da Janela do Carro.. Chato né?!

Nossa primeira parada foi em Half Moon Bay no condado de San Mateo, onde aproveitamos para almoçar. Diga-se de passagem a pior refeição de toda viagem (Burger King), mas a verdade é que optamos por isso por ser mais rápido mesmo.

Estrada pela costa da Califórnia

Seguimos viagem em direção a San Gregorio State Beach , pelo caminho vimos várias plantações de alcachofra e abóbora, esta última provavelmente para o Outono e para os festejos de Halloween que se aproximam. Interessante observar que esta é uma praia estadual e que para estacionar o carro é necessário pagar uma taxa.

San Gregorio State Beach

O interessante deste local é que trata-se de um ecossistema de influência fluvio-marinha, ou seja existe um pequeno riacho desembocando no mar ali. O que atrai uma enorme quantidade de aves, principalmente gaivotas e biguás. Mas como era pago não chegamos a parar. Como havia um refúgio no alto da falésia demos uma parada lá e podemos comtemplar um pouco da paisagem.

Aves Marinhas na Areia da Praia

Esta fora a primeira das muitas vezes que paramos ao longo da estrada para comtemplar e tirar algumas fotos. Entre as diversas coisas que me chamavam atenção, gostaria de destacar a vegetação e o predominio de crassuláceas, que tem um sistema fisiológico totalmente adaptado para condições ambientais adversas.

Vegetação Costeira California

Crassulácea em Floração – Plantas adaptadas ao stress hidrico/salino

Mas além disso, pude constatar problemas com plantas invasoras, nas áreas um pouco mais afastadas da influencia direta do mar. Visivel principalmente pela grande densidade de plantas do gênero Agapanthus sp. Nativas da Africa do Sul e que encontraram na Califórnia condições ambientais semelhantes e favoráveis ao seu desenvolvimento. Uma coisa é fato apesar de serem um “contaminante biológico” o efeito da sua floração na paisagem é lindo. Embora o Sol ainda estivesse devendo sua aparição. Mas já podiamos ver algumas manchas azuis pelo céu.

Agapanthus em Floração na California

Passamos ainda pelo Pomponio Beach, outra praia estadual. Que tem em suas extremidades duas grandes falésias e uma lagoa com algumas centenas de gaivotas. Paramos novamente num ponto pela estrada onde podemos tirar mais algumas fotos e comtemplar esta paisagem maravilhosa.

Pomponio State Beach

O Tempo repentinamente começou a abrir e aquelas nuvens cinzas deram espaço ao céu azul que consequentemente transformou a cor da água do mar. Passamos por outra Praia Estadual Chamada Pescadero Beach, onde dizem ser comum o aparecimento de Lobos Marinhos. Esta por sinal trata-se de um dos maiores ecossistemas aparentemente mais bem preservados de influência Fluvio-Marinha que vimos pela Highway 01 na Califórnia.

Pescadero Beach

Seguindo viagem, cerca de 5 milhas, chegamos a um dos pontos mais bonitos deste trecho da estrada, também conhecido como Pidgeon Point, onde encontra-se o Pidgeon Point Lighthouse, um farol construído em 1871 para orientar os navios na costa do Pacífico que trafegam pela costa da Califórnia.

Farol em Pidgeon Point, construído em 1871

Este Farol, é o mais alto (empatado com Arena Point Light), da Costa Oeste dos Estados Unidos. E é operado até hoje pela guarda-costeira dos EUA auxiliando a navegação na região. Trata-se de um farol branco de alvenaria com cerca de 35 m, que se assemelha bastante com as estruturas típicas na Nova Inglaterra.

Pidgeon Point Farol mais alto da costa Oeste dos EUA

O que achei bem legal foi que, o que no passado era a casas do faroleiro, foi restaurado e hoje funciona como um albergue da juventude para os viajantes. A pousada é operado pela Hostelling International. Ao todo atualmente são quatro casas de três quartos ao lado do farol que podem acomodar até 50 pessoas de todas as idades. Se soubesse disso antes tentaria pernoitar lá uma noite.  Cada casa possui três quartos do sexo masculino ou feminino com quartos beliches individuais, e que podem ser reservados para famílias ou casais. Porém os banheiros, cozinhas e salas de estar são compartilhados. Mas a vista sem dúvida valhe muito a pena.

Pidgeon Point também conta com um albergue da juventude

O Local por sinal é um Parque Histórico Estadual, mas que ao contrario das praias estaduais não cobra admissão. E talvez pelo fato de o sol finalmente ter mostrado a cara o lugar nos pareceu lindissimo, Com o mar cor-azul royal que fazia com que não quisessemos ir embora.

Cores de Azul no Mar em Pidgeon Point

Por sinal ali, vi algums arbustos de Lupinus arboreus nativos com flores amarelo-bebê que combinavam feito uma pintura com as falésias e escarpas esculpidas em milhares de anos pela força das águas do Oceano Pacífico.

Trilha de acesso ao Mar no Pidgeon Pont

Espécie de Lupinus Silvestre na costa da California

E lá fomos nós adiante em direção a Santa Cruz. Antes ainda passamos pela Año Nuevo Bay, onde no passado haviam muitas baleias, que foram mortas para produção de Óleo. Ainda sim atualmente o Point Año Nuevo é um excelente local para se ver elefantes e Lobos Marinhos.

Año Nuevo Bay

Rochas muitas vezes frequentadas por Elefantes e Lobos Marinhos

Já se aproximando de Davenport, uma estrada de ferro acompanha a estrada até Santa Cruz. Pelo caminho obviamente paramos mais algumas vezes para tirar fotos e comtemplar a paisagem. Encontramos um lugar vendendo Cerejas na beira da estrada e não resistimos e compramos 1 Lb por 2 USD. Uma das cerejas mais deliciosas que ja comemos na vida. Colhida no dia mesmo… Me fez lembrar da disciplina de conservação da Natureza na Alemanha em que me acabei de comer cereja do pé no Kaiserstuhl ao norte de Freiburg.

Highway 1 e fábrica de Cimentos de Davenport

Cerejas Fresquinhas

Vimos ainda algumas várias fazendas pelo caminho, muitas delas com plantações de Alcachofra e Morango. Por sinal a Califórnia é um dos maiores produtores de frutas dos EUA, quase todo morango, pessego e cereja que compramos aqui vem deste estado.

Plantação de Morangos e outros vegetais na beira de estrada Highway #1

Pelo caminho ainda vimos alguns caminhões florestais transportando toras enormes de Douglas Fir. Acho que foi a primeira vez que vi o transporte Florestal aqui nos EUA. Em Delaware nunca vi nenhum caminhão nem transportando lenha.

Transporte Florestal na Califórnia

Chegamos em Santa Cruz, considerada como cidade berço do Surf, mas isso eu conto no Próximo Post.

Nosso Civic na California, quase chegando em Santa Cruz

 

Mapa desta Viagem (Via Googlemaps)

Mapa desta Viagem pela Highway 1 (Clique no Mapa para ver no Googlemaps)

Veja também:

Viajando sem pressa pela Highway 1 - No Blog da Adriane Lima

Road Trip pela Highway 1 – No Blog Aprendiz de Viajante da Cláudia

Roteiros da Califórnia - Arquivo em PDF

Posts Relacionados:

  Serra e Litoral Catarinense

 Invasoras em Delaware

 Cape Henlopen

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

No Responses to “Highway 1 na California: De San Francisco até Santa Cruz”

  1. 31/08/2010 at 11:27 am #

    Oscar,
    que novela essa com o taxista hein? Eu também costumo ter o iphone no GPS quando pego taxi.
    E nossa… eu ammoooo a Highway 1.
    Adorei essa dica do albergue no farol. E vocês precisam voltar pra fazer Monterey e Big Sur. Engraçado que tem muitas fotos super parecidas com as minhas, principalmente da vegetação.
    As fotos estão divinas!!! :)

  2. Mauoscar
    31/08/2010 at 11:49 am #

    Nem me fale!!! So de lembrar ontem escrevendo dava uma raiva!! Ainda bem que a viagem teve apenas este incidente chatinho, depois foi só alegria!!
    Eu tenho um sério problema!! Sempre fotografo tudo rsrs :P Mais uma vez obrigado pelo elogio :D

    Bjs

  3. carlos eduardo nascimento
    31/08/2010 at 11:53 am #

    Oscar. muito legal a narrativa. parece que estavamos viajando juntos. A familia Gern (Marcio, Rita, Bel e Lili) fizeram o sentido contrario. San Diego – S. Francisco

    • graciela
      02/07/2012 at 9:57 pm #

      Oi Carlos Eduardo! Eu tb quero fazer nesse sentido San Diego – SF. Vc teve vista de todo litoral? A estrada é uma pista pra cada lado, permitindo a vista de quem vem em quisquer dos sentidos?

      • MauOscar
        05/07/2012 at 9:51 am #

        Graciela

        o ideal é fazer a viagem no sentido contrário, fica mais fácil de ir parando pelo caminho.. A pista é praticamente toda de mão dupla e para apreciar/fotografar voce terá que ficar cruzando a estrada..

  4. Mauoscar
    31/08/2010 at 12:04 pm #

    Eu bem que gostaria de fazer San Francisco até San Diego… Mas como o tempo era curto (para variar) o jeito foi fazer so um pedacinho.. Até porque queria ver bo Primeiro Parque Estadual da California

  5. Betty
    31/08/2010 at 4:14 pm #

    Que legal!
    Parece que a gente viaja junto.
    Interessante os agapantos; não sabia que eram originários da África.
    Beijos

    • Mauoscar
      31/08/2010 at 7:16 pm #

      Legal que você Gostou!!

      Os Agapantus são originários da Africa do Sul principalmente e como ambas as regiões tem condições ambientais parecidas a adaptação na california foi otima tanto é que virou praga
      Bjs

  6. 31/08/2010 at 6:46 pm #

    AAAiii! Q saudades!!!Não vejo a hora de voltar!

    • Mauoscar
      31/08/2010 at 7:14 pm #

      Nem eu!!! Não conheço ninguem que não se apaixone por este lugar ate agora :D

    • graciela
      02/07/2012 at 9:53 pm #

      eu tb…….!!!!!!!!!!

  7. CarlaZ
    01/09/2010 at 10:17 pm #

    Linda linda linda! Amei essa estrada…e as fotos claro!
    E sabe que adoro um farol…esse albergue deve ser bem legal!

    • Mauoscar
      02/09/2010 at 2:12 pm #

      Carla

      Obrigado pela visita e pelo comentário… Essa história do albergue fiquei sabendo so quando chegamos lá!! Mas um dia ainda voltamos para fazer a viagem toda até LA

  8. 02/09/2010 at 2:49 pm #

    Oi Oscar!
    Adorei sua última viagem. Esse roteiro é show. Já fiz duas vezes de carro de São Francisco à San Diego e de San Francisco à LA. Adorei!!!
    Quero agradecer D+ sua gentileza em me assessorar nessa primeira ida à Cingapura. Que lugar apaixonante.
    Mil coisas para se fazer. Hotéis fantásticos, restaurantes melhores ainda. E as compras? Tudo de bom. Obrigada mesmo. Já fiz o post e coloquei seu nome nas indicações de restaurantes. Testei e aprovei todos!!!!
    Beijo
    Claudia

    • Mauoscar
      02/09/2010 at 4:16 pm #

      Cláudia

      Adorei seu Post sobre Cingapura!! Fico contente em ter ajudado… E que você tenha gostado e usado as dicas que te passei.
      Bjao

  9. 02/09/2010 at 3:27 pm #

    Lindissimas as fotos, adorei!

    • Mauoscar
      02/09/2010 at 4:22 pm #

      Mari

      Obrigado pela visita :D
      Em breve mais Posts com mais fotos rsrs

  10. Fwei
    11/09/2010 at 12:45 am #

    The photos are stunning!

    • Mauoscar
      11/09/2010 at 9:38 am #

      Thank you Fwei :D

      You have to see the others from Yosemite National Park

      Cheers

  11. Prof. Fernando Bechara
    14/04/2011 at 11:19 am #

    Dicas excelentes!!! Vou fazer o mesmo percurso que voces!!!

    A proposito, sou Engenheiro Florestal e achei seus comentarios bem fundamentados em Ecologia!! Parabens e Obrigado!

    Ah, neste percurso tem algum motel na rodovia ou outro lugar para dormir, alem do Farol?

    abs

    • MauOscar
      14/04/2011 at 12:43 pm #

      Bechara

      Seu nome não me parece estranho.. Então pelo caminho existem opções sim.. Não sei se você vai fazer a Hgy 1 toda mas o pessoal geralmente para em Carmel ou Monterrey… Como tinhamos pouco tempo fizemos apenas o trajeto entre San Francisco e Santa Cruz voltando pelo interior para ver a Coastal Redwoods.
      Abraço

  12. Edu
    16/08/2011 at 3:26 pm #

    Olá, o post está muito bom! Pretendo fazer o mesmo ano que vem, mas agora vem uma dúvida, qual é a melhor época/mês para ir? Estava pensando em Março/Abril. Em qual época vc fez essa viagem do post. Abs. Eduardo.

    • MauOscar
      16/08/2011 at 4:54 pm #

      Edu

      Não existe uma época certa ou errada de uma forma geral a regra é evitar o Inverno quando chove mais e podem acontecer deslizamentos de terra como o que fechou a estrada por quase 1 mes no inicio deste ano
      Março/Abril é para ser OK ..
      Nós fizemos esta viagem há exato um ano atrás.. Esta parte da viagem há exatos 366 dias atrás
      Foi excelente, apesar da neblina que estragava o visual no início da manhã…

      Abraço

  13. Marcia
    26/08/2011 at 8:03 pm #

    MauOscar,

    Parabéns pela riqueza de detalhes e pela narrativa inteligente e ao mesmo tempo engraçada!! Parece q estamos viajando com vc por essas paisagens maravilhosas!!!!
    Eu, minha família (meus pais, meu marido e dois filhos) e amigos, faremos a HWY 1 em janeiro. Passaremos o Reveillon em Los Angeles e subiremos pela HWY 1 até S.Francisco. Fiquei com receio, quando li seus comentários sobre as chuvas.Vc sabe se é perigoso?? Muito frio?? Temos somente essa época para tirar férias com as crianças, pois em julho, além de muito quente é alta temporada, né??
    Iremos de S.Francisco até L.Vegas de avião e depois iremos para Orlando.É meu amigo, vamos de novo em Orlando,por causa das crianças!!ufa
    Dá tempo para comprar coisa legais? rsrsrs Além de passear, comprar nos EU, é tudo de bom, né??
    Parabéns pelas dicas!!
    Marcia

    • MauOscar
      26/08/2011 at 10:32 pm #

      Olá Marcia

      Obrigado pela visita :D
      Então geralmente esta é a época do ano que mais costuma chover na região, mas isso não quer dizer que vocês não deeem sorte e só pegar dias bonitos… O Único Problema na verdade são a falta de visibilidade para apreciar e tirar fotos legais e principalmente o risco de ocorrer deslizamentos de terra / quedas de barreiras interrompendo do trânsito na Hgw 01…. Vai estar friozinho sim
      Se pudesse sugerir algo no seu roteiro se as passagens não estão marcadas, mas seria muito mais interessante descer de San Francisco para Los Angeles do que o Contrário.. Afinal de contas neste sentido você pode encostar o carro quantas vezes quiser para fotografar sem a necessidade de atravessar a rodovia.. Além disso vôos entre Los Angeles e Las Vegas são mais baratos, principalmente se você sair do Aeroporto de LongBeach ou Orange County…
      Quanto as compras os EUA é mesmo imbatível… Principalmente indo aos Outlets e as Lojas de Ponta de Estoque como a Marshals e TJ Maxx….

      Obrigado pela visita e por assinar os emails do Blog
      Espero ve-la outras vezes na caixa de comentários aqui do nosso Blogh

      Um ótimo final de semana

  14. Marcia
    28/08/2011 at 9:14 pm #

    MauOscar,

    Muito agradecida por suas dicas, mas estamos praticamente fechados com esse roteiro.

    Caso a HWY 1seja interrompida, qual seria a melhor alternativa para fazermos e também podermos aproveitar a viagem??
    Pegar esse tempinho de serra, não estava em nossos planos,mas vamos ver o q SPedro reserva para nosso grupo!!rs,
    Onde conseguimos comprar casacos e roupas de inverno, com preço bom?? Alguma loja em especial?? Desculpe o abuso, mas não estava querendo levar muita mala e aproveitar para comprar aquelas ofertas q so conseguimos ai e agora com vocês que além das dicas dão todas os canais da vida cotidiana americana, resovi “abusar” da boa vontade de vocês!! Fiquei fã do blog de vocês e passarei algumas vezes por aqui!
    Muitíssimo obrigada e parabéns!!
    Marcia

    • MauOscar
      29/08/2011 at 10:25 pm #

      Marcia

      Então, quando fomos a California a Última coisa que a gente tinha na cabeca era pensar em compras.. Primeiramente pelo fato de a gente morar aqui nos EUA, mas principalmente pelo fato de nosso estado ser um verdadeiro Free Shop. Delaware é um dos unicos 5 estados americanos que nao cobra imposto sobre as compras…Eu sugeriria voce procurar saber sobre os Outlets que estaram pelo caminho da rotas de voces, os precos nos Outlets sao sempre mais convidativos…Eu sei que em Las Vegas tem um Outlet famoso
      Além dos Outlets (Eu nao sei se na California existe), mas recomendo as lojas de ponta de estoque. As vezes garimpando se encontra ótimas coisas por precos excelentes principalmente para casa.. Lojas como TJ Maxx, Marshall`s, Ross etc….Se voce perguntasse sobre dicas aqui da costa leste acho que poderia ser mais útil

      AbraçoOscar

      • Marcia
        31/08/2011 at 12:10 pm #

        MauOscar,

        Obrigadíssima pelas dicas!!
        Acho que vou querer ir para Delaware fazer compras!!!!!rs Quais saõ os outro 4 estado??Na verdade estamos querendo explorar a California e deixar para fazer compras em Orlando, só queria unir o útil ao agradável!!….
        Vc sabe qual seria a alternativa viária mais indicada, no caso da HWY 1 estar fechada em Janeiro??
        Nossa ,que sufoco que vocês passaram na semana passada, hem?? Ainda bem q acabou tudo bem para vcs.Aqui tem dado algumas notícias e imagens dessa tragédia, mas com a riqueza de detalhes de vocês, fica tudo mais concreto!!
        Bjs
        Marcia

        • MauOscar
          31/08/2011 at 1:02 pm #

          Oi Márcia

          Então os 5 estados sem Sales Tax nos EUA são Delaware, New Hampshire, Oregon, Montana e se não me engano Alaska..
          Caso a Highway 01 esteja fechada a alternativa “cênica” número 1 seria pegar a Hgw 101 que corre paralela à Hgw 01 mas pelo interior..
          Se o tempo estiver ruim no dia da viagem seguiria direto pela Interestadual 05 e aproveitaria para explorar mais San Francisco e quem sabe dar um pulo no Napa Valley
          Mas o ideal é vocês chegarem antes da viagemse existe alguma interdição e onde ela esta localizada. A interdição parcial ou total da estrada não significa que vocês não possam fazer um desvio e curtir pelo menos parte do trajeto pela Highway 01
          O Furacão Irene deu um baita susto aqui.. Em Delaware ele causou estragos mais ao sul do estado, mas nada comparável a destruição na Carolina do Norte e as enchentes no Vermont..

          Abração
          Oscar

          Depois quando você voltar se lembrar de uma passadinha aqui para contar como foi a viagem :D

          • Marcia
            01/09/2011 at 10:51 am #

            Oi Oscar,

            Com certeza, passarei por aqui para contar nossa aventura na HWY1 no inverno.!! Será um prazer manter contato com vcs!!

            Muito Oobrigada mesmo!!
            Bjs

            Marcia

          • MauOscar
            01/09/2011 at 4:23 pm #

            Marcia

            Legal… Precisando alguma coisa e se puder ajudar estamos ai…

            Bjs

  15. Alex Moraes
    25/09/2011 at 2:00 pm #

    Oi MauOscar, gostaria de saber se para dirigir em San Francisco precisa de alguma autorização especial do Detran ou algum órgão dos EUA.
    Já estou ancioso para minha viagem chego lá no dia 10/10.
    Obrigado

    Alex M.

    • MauOscar
      26/09/2011 at 10:50 am #

      Alex

      Recomendo que você vá ao Detran do seu estado e faça a PID (Permissão Internacional de Direção). Nada mais que que uma carteirinha com a tradução de sua carteira de motorista para diversas linguas..
      Muitas pessoas conseguem alugar o carro aqui nos EUA usando apenas a carteira de motorista normal do Brasil.. Eu mesmo na viagem à San Diego este ano acabei deixando a minha PID dentro do Carro no Aeroporto de Philadelphia e não tive maiores problemas para alugar o carro na Califórnia
      Mas como o seguro morreu de velho sempre que viajo prefiro levar minha PID para evitar problemas, principalmente no caso de ser parado na estrada ou numa blitz policial…

      Abraço
      Oscar

  16. José Henrique
    19/01/2012 at 10:10 am #

    Olá Oscar!
    Estou planejando uma viagem para os EUA e gostaria de lher pedir uma ajuda. Irei de carro de Los Angeles até Denver, passando por Grand Canyon, Monument Valley, etc… então, gostaria de saber onde consigo informações de pedágios nessas rodovias ou então quanto mais ou menos se gasta com pedágio por aí?
    Obrigado!

    • MauOscar
      19/01/2012 at 2:28 pm #

      José

      Os pedágios variam muito de estado para estado.. Muitas vezes e possível evita-los.. Costumo dizer que sempre que você atravessa um Túnel, Ponte ou pega uma Turnpike você paga pedágio..
      Eu desconheço um site que você possa calcular o gasto de uma viagem com pedágios nos EUA.. Como nunca fiz essa mesma viagem nao saberia dizer quanto voce ira gastar.. Para te dar uma ideia uma viagem entre Washington DC e NY fica na faixa de uns 25 USD.. (os valores subiram no inicio desse ano) – Sendo que 8 USD são só para entrar em NY
      Fico devendo tal informação desta vez…

      Abraço

  17. Arnaldo.
    28/02/2012 at 10:34 am #

    Oi MauOscar,

    Estou programando fazer Em outubro, um roteiro parecido com o que vocês fizeram, mas em vez de voltar para San Francisco, vou seguir de carro até Las Vegas.

    Gostaria de saber quantos dias vocês levaram no trecho San francisco – Santa Cruz?

    Obrigado.

    • MauOscar
      28/02/2012 at 11:31 pm #

      Arnaldo

      Este é um trecho curto.. Fizemos ele em cerca de 3 horas e meia / 4 horas, com algumas paradas pelo caminho..

      Abraço

  18. humberto alcantara
    29/02/2012 at 6:24 am #

    Oscar, qual a locadora e o preço da diária do carro ?

    Obrigado
    Humberto

    • MauOscar
      29/02/2012 at 8:38 am #

      Humberto

      A locadora foi a Enterprise e o valor eu não lembro exatamente.. Mas lembro que a diferença entre pegar no aeroporto ou na cidade era considerável..

      Abraço

  19. Deborah
    05/10/2012 at 7:58 am #

    Oi Oscar, eu, meu marido e mais um casal estamos indo para a Costa Oeste dos EUA em meados de março do ano que vem. Vi no post do Grand Canyon que nevou em uma data próxima a essa quando vc foi. Essa viagem desse post foi em qual data? Você poderia me falar o que esperar com relação à temperatura em março? Já olhei em vários sites e cada um conta uma coisa completamente diferente do outro. Obrigada e já estou usando várias de suas informações para planejar a minha viagem.
    Abraços,

    • MauOscar
      05/10/2012 at 10:51 am #

      Deborah

      Essa viagem ao Grand Canyon aconteceu na primeira quinzena de Março.. Eu diria, vá preparada para pegar frio.. Não necessariamente neve(eu até então mal sabia que nevava lá), mas como venta bastante a sensação térmica é de bastante frio.. Mas se você pegar um dia de sol e sem vento uma camiseta de meia malha com manga comprida já deve dar conta.. Esteja preparada para as 4 estações.. Por isso que talvez você tenha encontrado informações desencontradas

      Abraço

      • Deborah
        06/10/2012 at 6:13 pm #

        Oi Oscar obrigada!

  20. Douglas Potenza
    10/11/2012 at 11:20 am #

    Em 1990 fui morar na California…Sta. Cruz; conheci minha esposa…voltamos pro Brasil no mesmo ano; em 1993 decidimos voltar para Sta. Cruz….chegamos em LA e fomos até Sta Cruz pela número 1….foi bala…ficamos lá por 6 anos…no próximo mes de dezembro vou fazer o mesmo trajeto só que agora com minhas filhas ….será emocionante… Valeu Bro.

    • MauOscar
      10/11/2012 at 2:51 pm #

      Douglas

      Que história legal.. Nós passamos apenas algumas horas na cidade e achamos um barato.. Essa viagem em família de vocês certamente será inesquecivel..

      Obrigado pela visita

      Abraço

  21. Aninha Andrade
    03/02/2013 at 9:19 am #

    ola td bem?
    adorei seu blog!!!!
    morei na california ha 13 anos e amo muito, suas fotos estao incriveis.
    Você tem que voltar e fazer o trecho de Carmel ate Santa Barbara – é a parte mais linda da HWY1, principalmente BigSur!!! vai amar!
    sempre no sentido North to South, como você fez, que tem a vista total da costa.
    Queria te perguntar uma coisa, estou votando pra la agora em Abril para uma rapida viagem de 10 dias (SFO to LA) e vi q você fala o tempo todo em google maps, por acaso tem wi-fi na estrada? ou na principais cidades?
    Pq eu geralmente faço pacote de dados com a operadora antes de sair do Brasil mas nao da pra ir o tempo inteiro on-line. Vi q vcs estava e resolvi perguntar.
    gde beijo
    Aninha
    m

    • Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens
      10/02/2013 at 1:28 am #

      Aninha

      Na verdade toda a programação da viagem foi feita no googlemaps e as coordenadas do roteiro colocadas numa planilha que levamos com a gente para ser adicionado no nosso GPS.. Nós tinhamos 3G mas ele não funcionava em todos os trechos da viagem e respondendo a sua pergunta não existe wi-fi na estrada e nas cidades encontrar sinal aberto não é uma das tarefas mais fáceis
      Bjs

  22. Jocilene Miwa
    03/09/2013 at 1:28 pm #

    Ola Mauricio, adorei ler esse relato. Em qual mes vcs fizeram essa viajem?

    • Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens
      08/09/2013 at 7:51 pm #

      Jocilene

      Essa viagem foi feita no mês de Agosto de 2010

  23. 29/04/2014 at 1:33 am #

    Show! Peguei algumas dicas, pois fiz o inverso. Vindo de San Diego ate San Francisco. Neste momento estou passando a noite Pigeon Point Lighthouse hostel, que por sinal e excelente. Descobri este lugar através do seu blog.
    Valeu!
    Bruna.

    • Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens
      05/05/2014 at 11:30 pm #

      Que legal Bruna :D

      Eu recomendo descer de SFO para LAX pois fica mais fácil fazer aquelas paradinhas para fotos, mas nada impede de você fazer o contrário :D

Trackbacks/Pingbacks

  1. Explorando San Francisco na Califórnia « MauOscar - 17/02/2011

    [...] Francisco foi o início e nossa última parada em nossa viagem pela Califórnia. Retornamos à cidade para mais 2 duas [...]

  2. Santa Mônica – A praia que é a cara da Califórnia « MauOscar - 25/05/2011

    [...]  Highway 1 na California: De San Francisco até Santa Cruz [...]

  3. Passeio de final de tarde pela Malibu Coast « MauOscar - 02/06/2011

    [...]  Highway 1 na California: De San Francisco até Santa Cruz [...]

  4. lugares e ideias | Roadtrip California – Últimas dicas úteis - 21/08/2013

    […] – Blog de Viagem MauOscar http://mauoscar.com/2010/08/31/na-california-de-san-francisco-a-santa-cruz-pela-highway-1/ […]

Leave a Reply