Reading Terminal Market “O melhor de Philadelphia”

No início do mês de Agosto, estávamos assistindo a um programa chamado Man x Food do Travel Channel, que apresenta uma série de programas sobre comidas locais tradicionais ou em porções mais do que generosas pelos Estados Unidos. Quando para nossa surpresa, o primeiro Bloco do Programa mostrava o Reading Terminal Market e um sanduíche vendido lá dentro.

Reading Terminal Market de Philadelphia

E para quem associa Philadelphia a seu tradicional Philly Cheesesteak, na verdade não se tratava deste, e sim um delicioso Hoaggie (Nome dado em Philadelphia para este tipo de sanduíche feito em pão que lembra uma baguete) recheado com carne de porco assada, queijo provolone cortado da peça na hora e brocolis refogado. Tudo isso regado a um molho feito com a base no porco. Absurdamente bom!

 

Dinics no Reading Terminal Market

Já fazia algum tempo que estavamos assistindo a nova temporada deste programa, mas os programas sempre apresentavam lugares longe daqui de Delaware. Mas quando vimos que esta falava sobre Philly não resistimos e naquele final de semana fomos até o Reading Terminal Market onde o programa foi rodado duas semanas antes e onde também fica o Stand do Tonny Dinic’s e seu famoso sanduíche.

O Sanduíche que nos levou até Philadelphia 

Para se ter uma idéia do sucesso do local, o estabelecimento está em primeiro lugar entre 1736 restaurantes em Philadelphia nos reviews do Trip Advisor. Além disso, o próprio mercado por si só já vale a visita e pode ser considerado como uma das melhores atrações turísticas de Philadelphia.

Review do Trip Adviosor

Tendo em vista a fama, os excelentes reviews e o que vimos no programa de TV não hesitamos e fomos lá no primeiro sábado do mês para conhecer este tradicional mercado de Philadelphia bem como para almoçar e provar esta deliciosa iguaria.

Video do Programa sobre o Reading Terminal Market (em inglês)

De Wilmington até o mercado em Philadelphia são cerca de 50 kilômetros, e em menos de 45 minutos estávamos chegando ao local.

Vista da Cidade de Philadelphia, Capital da Pennsylvania nos EUA

Estacionamos o carro ali perto num estacionamento e fomos lá explorar o tão famoso e maravilhoso Reading Terminal Market do qual ainda não conhecíamos pessoalmente, apenas já havíamos lido sobre ele em nosso guia sobre os EUA.

Luminoso na entrada do Reading Terminal Market em Philadelphia

O local para começar é um charme só. Como o nome já sugere trata-se de um antigo terminal de trens que infelizmente já não funciona mais. Nós que já achávamos o Central Market em Lancaster legal, ficamos quase malucos neste mercado. Sinceramente falando não deixa nada a desejar ao seu primo-rico de Nova York, o Chelsea Market, isso se não for ainda melhor. Na verdade seria quase como uma fusão dos dois, os produtos Amish de um lado com o jeitão descolado do Chelsea de outro.

Reading Terminal Market em Philadelphia

Assim que chegamos ao local coloquei no Twitter “Em Philadelphia no Reading Terminal Market – Adorando esse lugar, 100x mais legal que o Chelsea Market em NY” e Postei uma foto, minutos depois recebi alguns comentários. Entre eles o da @lenamaxi disse que não poderia perder o sorvete da Bassett’s e que deveria reparar no balcão do local.  A @AprendizViajant  também comentou a foto.

Dia Movimentado no Reading Terminal Market

Demos uma explorada inicial no mercado, mas como já estava perto do meio dia e com aquela fominha fomos direto ao ponto. Quer dizer ao Tonny Dinic’s. Como já era de se esperar, a fila estava enorme. Ainda mais que o programa do Travel Channel tinha ido ao ar naquela semana. Enquanto o Mau ficava na fila, fui atrás de uma mesa para sentarmos.

Dinics – Um dos estabelecimentos imperdíveis do mercado

Depois de algum tempo arranjei uma mesinha compartilhada e ao todo, até o Mau ser atendido foram cerca de 15-20 minutos, que apesar da espera valeram muito a pena. Sem brincadeira, o porco parece igual se não for melhor que aquele servido na ceia de natal; O queijo provolone produzido pelos amish é absolutamente delicioso e cortado na hora em pedaços e o brócoli “amarguinho” com o molho completa perfeitamente esta delícia.

O “Dito Cujo” – Melhor Hoaggie ever!! – Dinics Roast Pork & Beef

Depois de desfrutarmos desta verdadeira delícia, o Mau ainda conversou um pouco em Italiano com as duas senhoras com as quais dividiamos nossa mesa. Ambas daquele país, mas que residem a algumas décadas na cidade e se disseram ser frequentadoras assíduas do mercado.

Senhor Amish no Reading Terminal Market

Enfim como sempre gosto de pesquisar um pouco e entender um pouco sobre a história do local então vamos lá: Um pouco de história e curiosidades.

Foto Antiga do Mercado em Philadelphia na década de 40  (Via gettyimages)

O Reading Terminal Market abriu suas portas ao público em 1892 sob um enorme galpão de cerca de 7500m2, e quase que imediatamente, se tornou o principal mercado em Philadelphia de alimentos vindos do interior da Pennsylvania. Especialmente aqueles produtos vindos da região de Lancaster, a qual concentra uma das maiores colônias Amish dos EUA, o que explica até hoje a grande variedade de stands com produtos e até mesmo pessoas vestidas como Amish.

Estabelecimento Amish no Reading terminal Market

Desde os tempos de William Penn (Fundador da Philadelphia e Pennsylvania), os agricultores e pescadores comercializavam seus produtos em mercados ao ar livre no que hoje conhecemos como Cidade Antiga próximo ao Penns Landing junto às margens do Rio Delaware.

Interior do Reading Terminal Market

E fizeram assim até meados do século XIX. Com a revolução industrial a todo vapor e a cidade de Philadelphia crescendo em proporções geométricas, não demorou muito para os problemas começarem a aparecer. Os então concorridos mercados ao ar livre foram perdendo interesse do público em geral. E nesta época passaram a ser sinônimos de problemas de saúde pública e perturbações. Se isso ainda não bastasse eram obstáculos para o tráfego crescente de bondes na cidade. Curvando-se às reclamações dos moradores, os vereadores decretaram em 1859 o fim sumário destes mercados de rua.

Fachada do Reading Terminal antigamente na década de 40  (Via gettyimages)

Foi então que dois grandes mercados surgiram em Philadelphia,  localizados na Rua 12 e Market Street, conhecidos respectivamente como o Mercado dos Agricultores e Mercado Franklin.

Relógio Antigo do Reading Terminal em Philadelphia

Porém com a punjança econômica da cidade na época, e com a construção das estradas de ferro fervilhando na Pennsylvania. A Cia Estrada de Ferro de Reading resolveu “comprar” estes dois mercados (Mercado dos Agricultores e o Mercado Franklin), e decidiu realocá-los sob o abrigo do seu novíssimo terminal ferroviário. E assim, o que hoje entendemos como Reading Terminal Market nasceu em 1892.

Pennsylvannia Convention Center – Antigo Reading Terminal

Desde então o mercado já sofreu muitas mudanças. Toda a história é contada ricamente em detalhes em ingles no site do Reading Terminal Market.  Eu não sabia por exemplo que este mercado teve uma das maiores câmaras frias  do mundo naquela época em que ainda se utilizava a amônia ao invés de gazes para o resfriamento de tais câmaras.

Uma das Entradas do Reading Terminal Market em Filadélfia

 Algum anos depois, com a grande depressão causada pela quebra da Bolsa de Nova York em de 1929, o local entrou em uma fase de franca decadência. Tanto que no final daquela década, apenas 10 dos 64 comerciantes continuavam suas operações no mercado.

Foto Antiga do Mercado de Philadelphia por volta dos anos 20 (Via gettyimages)

Sua recuperação se deu durante a Segunda Guerra Mundial, quando o mercado tornou-se uma verdadeira “Meca” para os habitantes de Philadelphia que buscavam alívio dos rigores do racionamento de alimentos imposto pela guerra. Mesmo com a guerra acontecendo, diz a história que os comerciantes conseguiam fornecer uma surpreendente variedade de alimentos escassos. Apesar da escassez de mão de obra, recursos e outros problemas trazidos pela guerra, 97 por cento das barracas estiveram ocupadas, mesmo em 1944, penúltimo ano do conflito.

 

Padaria no interior do Reading Terminal Market

A partir da década de 1960, a Estrada de Ferro de Reading bem como Terminal Market passaram por outra crise que foi, em grande parte, influenciada pelo aumento do transporte rodoviário e que afligiu a maioria das outras ferrovias do Nordeste dos EUA.

Cafeteria no Reading Terminal Market

Nos anos seguintes a unidade de armazenamento a frio no mercado foi fechada e desmontada, forçando os comerciantes a prover sua própria instalação de refrigeração. A situação só foi se agravando. A grave falta de dinheiro combinada com o declínio do tráfego de passageiros e mercadorias forçou, em 1971 a falência da Companhia Ferroviária.

Floricultura no Mercado de Filadélfia

Em 1976, A Reading Railway deixou de existir como uma corporação ferroviária, mas uma empresa nova empresa foi fundada, desta vez como um negócio imobiliário, tendo o Reading Terminal Market como um dos seus principais ativos. Várias idéias foram discutidas pela massa falida, entre elas eliminar o mercado. De modo que seria mais fácil vender o edifício do terminal. Mas o negócio rapidamente esmoreceu.

Frutas no Reading Terminal Market em Philadelphia

Passaram-se 9 anos em que o mercado funcionou aos trancos e barrancos, sempre sob a ameaça de fechar, quando em 1985, o sistema de trens urbanos da cidade foi desviado para o local e passou a utilizar o antigo terminal. Após vários anos de negociações, o Pennsylvania Convention Center Authority foi criada e adquiriu o terminal e passou a integrá-lo ao novo centro de convenções da cidade.

Sucos e Leite de estabelecimento Amish no Reading Terminal Market

Os moradores de Philadelphia, imediatamente exigiram garantias de que a venerável “jóia gustativa” da cidade fizesse parte dos planos de reabilitação do edifício. Que começou no início dos anos 90 e transformou o local no que hoje na nossa opinião é uma das atrações turísticas imperdíveis da cidade de Philadelphia.

Cookies & Chocolates no Reading Terminal Market

Assim que terminamos de almoçar fomos dar uma explorada mais a fundo no mercado. Para aqueles que quiserem um tradicional Philly Cheesesteak, tente Carmen’s cheesesteak, não chegamos a provar mas pela fila dava para ver que era bom.

Carmen’s CheeseSteaks no Reading Terminal Market

Ao todo dentro do mercado existem32 restaurantes diferentes, passando pelas mais diferentes cozinhas, como a Chinesa, Tailandesa, Grega, Japonesa, Indiana, Paquistanesa, Vegetariana, Turca, Italiana entre outras.

Diferentes Cozinhas do mundo inteiro no Reading Terminal Market 

  Mas uma das coisa mais legais do mercado na minha opinião é a parte de horti-fruti granjeiros. Embora os preços não sejam lá os mais baratos a qualidade e variedade dos produtos é incontestável. Sem falar que é muito bonito de se ver.

Qualidade e Variedade de Horti-fruti granjeiros

E como trata-se de um mercado com vários estabelecimentos Amish, os doces e sobremensas são um capítulo à parte, uma pena estarmos tão cheios e fazendo dieta para não  provar todas aquelas delicias, como o bolo de nozes picadas, a linzentorte, cookies, brownies tortas e bolos.

Tortas, Cucas e Bolos Amish no Mercado de Philadelphia

Mas os Amish também tem uma série de outros estabelecimentos com produtos de excelente qualidade, depois de nosso passeio pela cidade, antes de voltarmos ao estacionamento para pegarmos o carro para voltarmos à Delaware aproveitamos para fazer algumas comprinhas.

Carnes e embutidos do Reading Terminal Market em Filadélfia

Compramos um peito de Peru, num stand Amish, que fizemos no dia seguinte que ficou delicioso. Mas como ninguém é de ferro aproveitamos para dividir um Pretzel feito na hora por mulheres Amish e tomar um sorvete seguindo a recomendação da @lenamaxi na sorveteria mais antiga dos EUA a Bassett’s Ice Cream.

Deliciosos Pretzels feitos na hora no Reading Terminal Market

Pegamos cada um, um sorvete com duas bolas. O Mau pegou uma bola sabor Champagne e a outra Chocolate Chip. Eu por outro lado peguei um Chocolate Fudge e outra bola Cookies and Cream. Não presciso nem falar qual estava melhor. No final da história ganhei um sócio no sorvete. Bem na verdade não é o melhor sorvete do mundo, mas digamos que entra na lista dos 10 mais. De toda forma adorei a indicação!

Indicação na @lenamaxi – Bassett’s Ice Cream

A história desta sorveteria remonta 1861 e foi fundada originalmente em Salem em New Jersey, mas mudou inclusive a produção em 1893 para o recém inaugurado Reading Terminal Market. E desde então é um dos 3 estabelecimentos que sempre existiram no mercado. E que ainda ostenta o honroso título de sorveteria mais antiga dos EUA. Embora a produção tenha mudado de lugar em 1973 (Quando fecharam a camera fria do mercado).

Sorveteria mais antiga dos Estados Unidos em Philadelphia

 Atualmente, o mercado conta com 86 comerciantes, sendo que três deles são descendentes dos comerciantes originais de 1892. Pelo mercado passam semanalmente mais de 80.000 pessoas.

Conservas no Reading Terminal Market

O mercado funciona diariamente. De segunda a sábado das 08:00 às 18:00 e nos domingos os estabelecimentos Amish não abrem, estes ainda fecham mais cedo às 15:00 nas quartas-feiras e às 17 todas as quintas e sábados. Lembrando ainda que o mercado fecha nos seguintes feriados: Ano Novo, Domingo de Páscoa, Memorial Day (última Segunda de Maio), Independence Day (4 Julho), Labor Day (1ª Segunda de Setembro), Thanksgiving Day (4ª Quinta-feira de Novembro e Natal.

Bolos no Reading Terminal Market

Enfim quando passar por Philadelphia não deixe de dar um pulinho neste mercado.

Cookies direto do forno em Philadelphia

 

Posts Relacionados:

 Lancaster Central Market – O Mercado mais antigo dos EUA

 Philadelphia por Rocky

 Conhecendo o Amish Country na Pennsylvania

Endereço

Reading Terminal Market

51 North 12th Street
Philadelphia, PA
 
 

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

19 Responses to “Reading Terminal Market “O melhor de Philadelphia””

  1. Lena
    29/08/2010 at 10:58 pm #

    Ficou ótimo o post! As fotos estão L-I-N-D-A-S!!! 🙂
    Adoro este lugar. Deu a maior saudade. E acho o máximo estar bem no centro da cidade e ser a porta de entrada para o Centro de Convenções. Tadinho do nosso mercado da Cantareira…

    • Mauoscar
      30/08/2010 at 9:01 am #

      Oi Lena!! Que bom que voce gostou do Post e obrigado pelo elogio quanto as fotos!!
      O Filminho foi dificil de conseguir achar e o que eu achei apresentava o programa todo. Mas consegui dar um jeitinho de copiar e editar apenas a parte que eu queria!!!
      Mais uma vez obrigado pela dica 😀

      Bjo

  2. Lena
    29/08/2010 at 11:19 pm #

    Voltei 😉 Não tinha visto o filminho ainda. Que delícia! Não provei o sanduíche…Deu a maior vontade! E no filme eles mencionam o Basset´s !

  3. carlos eduardo nascimento
    30/08/2010 at 9:37 am #

    hum. deu agua na boca. este sanduba deve ser o bicho…

  4. 30/08/2010 at 5:48 pm #

    Nossa, quanta variedade de comidas, e que post completinho! O duro é ficar aqui só imaginando e passando a maior vontade ao ver aquele sanduiche com a carne desmanchando, e aqueles pretzels… huuuum, aumentou ainda mais minha fome!! 😀 Se eu for para a Philadelphia já sei onde provar vários “quitutes”, obrigada!

  5. 07/09/2010 at 12:03 pm #

    Ah se eu soubesse disso antes da minha viagem… 🙂
    Eu vi esse restaurante no Trip Advisor, mas nao prestei muita atençao pq queria experimentar o tradicional Philly Cheesesteak (que nem achei grandes coisas!). Fica pra proxima!
    Bjs

    • Mauoscar
      07/09/2010 at 1:47 pm #

      Pois é nós também não sabiamos da existencia deste lugar até bem pouco tempo atrás!!
      Mas vou te dizer uma coisa.. Agora é um dos nossos lugares favoritos de Philadelphia!!
      Uma pena que não sabia que vocês estavam passando por aqui.. Poderiamos ter nos encontrado

  6. Vera Lúcia
    16/09/2010 at 6:12 pm #

    Muito legal o mercado. Só conseguirei comer 1/3 do sanduúche. Na semana santa iremos a Filadélfia, então as dicas estão sendo anotadíssimas. Obrigada.

    • Mauoscar
      17/09/2010 at 4:44 pm #

      Olá Vera

      Tenho certeza que voce irá acabar comendo pelo menos 1/2 sanduiche!!! Olha tenho que dizer uma coisa.. Philadelphia é famosa pelo seu Cheesesteak.. Mas não comi na cidade sanduiche melhor do que este!!
      Depois que voce voltar da uma passadinha aqui para contar como foi sua experiencia 😀

      Grande Abraço

      Oscar

  7. 03/08/2012 at 3:27 pm #

    Adorei as dicas sobre esse mercado. Estive lá em maio deste ano, conferindo as sugestões. Achei o povo da cidade muito hospitaleiro e atencioso!!

    • MauOscar
      05/08/2012 at 8:25 pm #

      Marisa

      Eu acho o Reading Terminal Market, uma das melhores atrações de Philadelphia.. Legal saber que você usou as dicas e aprovou a visita 😀

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Reading Terminal Market “O melhor de Philadelphia” « Mauoscar -- Topsy.com - 29/08/2010

    […] This post was mentioned on Twitter by Aprendiz de Viajante, Oscar (mauoscar.com). Oscar (mauoscar.com) said: Novo Post no Blog #MauOscar.com – Reading Terminal Market "O melhor de Philadelphia"=> http://wp.me/pi0ig-1RV […]

  2. Ferry Building Marketplace em San Francisco – Uma verdadeira celebração gastrônomica « MauOscar - 03/02/2011

    […]  Reading Terminal Market “O melhor de Philadelphia” […]

  3. Italian Market em Philadelphia – Um pouco da herança italiana nos Estados Unidos « MauOscar - 01/03/2011

    […] SEm outro Post aqui no Blog, comentei sobre nossa experiência no Reading Terminal Market de Philadelphia. Como adoramos conhecer este tipo de lugar, e como sabíamos da existência deste outro mercado […]

  4. Cheese Steaks – Patrimônio Cultural de Philadelphia « MauOscar - 17/03/2011

    […] turísticos da cidade, mas entre os meus favoritos não posso deixar de mencionar os mercados como o Reading Terminal Market, o Italian Market, entre outros. Mas são em lugares super tradicionais como […]

  5. Philadelphia usando transporte público « MauOscar - 27/04/2011

    […] 11th Street (Centro de Convenções e Reading Terminal Market), […]

  6. Atrações em Philadelphia e região – Um Giro pela cidade com o Viaje na Viagem « MauOscar - 30/04/2011

    […] no local de quarta à sábado. Minha dica é quando visitar o local provar de tudo um pouco. No Post dedicado só a este mercado tenho mais informações sobre a história e algumas das coisas que devem ser provadas durante uma […]

  7. Quincy Market em Boston | MauOscar - 09/07/2011

    […]  Reading Terminal Market em Philadelphia […]

  8. Viagem pelo Mundo - - 18/07/2012

    […] conhecer um pouco mais sobre os Amish, minha sugestão é começar visitando o Reading Terminal Market em Philadelphia, depois seguir até a cidade de Lancaster, visitar o mais antigo farmers Market dos EUA e um museu […]

Leave a Reply