Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Central Park do Século 21 – Hudson River Park

0

Aproveitando nosso ida a Nova York, no final da tarde de sexta-feira fomos juntamente com o Diego dar uma voltinha pela porção recém inaugurada do Hudson River Park na região de Chelsea às margens do rio que empresta o nome ao parque.

Com uma extensão de quase oito quilômetros, o Hudson River Park é um parque linear que quando totalmente pronto irá margear o Rio Hudson desde o Battery Park ao sul de Manhattan até a Rua 59 West. Se transformando no segundo maior parque urbano de Nova York com 2.2km2 de área total e ainda revitalizando toda esta antiga região portuária de Nova York. Um projeto conjunto do Estado e Cidade de Nova York que custará mais de 400 milhões de dólares, no que já se considera ser o “Central Park do Século 21”.

Além disso, o Hudson River Park, através de sua ciclovia e pista de cooper servirá como conector entre diversos marcos e pontos recreacionais da cidade que incluem o Battery Park, o site do World Trade Centre, o World Financial Centre, Chelsea Piers, Pier 57, o Intrepid Sea-Air Space Museum e o Riverside Park, ligando as regiões vizinhas de Lower Manhattan como Tribeca, Greenwich Village, Meat Packing District, Chelsea, Midtown West e Hell’s Kitchen entre si.

Além disso, não posso deixar de mencionar que nesta região, no Chelsea, fica outro parque urbano literalmente linear e suspenso que está super na moda em Nova York que é o High Lane Park. Inaugurado em 2009, que utiliza uma linha férrea suspensa que foi transformada em área verde. Super bacana!!

Voltando ao Hudson Park, a primeira porção do parque foi inaugurada há três anos atrás indo da região de Greenwich Village até o Battery Park ao Sul de Manhattan. Recentemente foram inaugurado os segmentos 5 e 6 do projeto, que abrange parte do descolado bairro Chelsea e Hell’s Kitchen. No entanto, a seção do parque entre as ruas 26W e 29W continua em obras e sua abertura ao público está prevista para ser até o fim deste ano.

No Pier 64 na rua 24 W foi construído, e está aberto ao público desde o início da Primavera o que tem sido chamado de Chelsea Cove, um pier público com quase 700 metros de comprimento que oferece uma otima vista tanto do Rio Hudson como ao norte até a ponte George Washington. Além de oferecer uma ampla área gramada. Que é bastante semelhante ao Clinton Cove na altura da rua 55.

Desde que foi aberto ao público, transformou-se em uma verdadeira praia da qual tivemos a chance de aproveitar um pouco em nossa visita à cidade no mês de Maio. Inclusive uma das propostas deste parque é incentivar esportes como remo e a canoagem em áreas específicas ao longo do projeto.

Na porção recém inaugurada perto do Pier 62 na rua 22W existe um enorme gramado (livre de cachorros) e  um jardim desenhado pelo arquiteto paisagista Lynden que serve como um ponto de encontro para quem vai para o Chelsea Piers ou Pier 62. O local ainda conta com um carrossel (2USD o passeio), área de ancoragem de barcos e uma área reservada ao skate similar ao da seção do parque em Tribeca, que ainda está em construção.

O parque conta ainda com uma ampla área de lazer para a criançada, um Dog Park onde os donos de cachorros podem levar seus respectivos animais (que são muitos em Nova York) para passear e vários bancos para curtir o final da tarde ou mesmo ler um livro.

 Por falar em Chelsea Piers, o que era anteriormente um ponto de ancoragem para transatlânticos foi restaurado e reinaugurado em 1995 como Chelsea Piers. Um verdadeiro complexo esportivo multi-uso que funciona durante todo o ano, oferecendo uma ampla gama de atividades que incluem: Golf, Boliche, Esportes Indoors, Escalada entre outros para todas as idades e interesses e de quebra ainda oferece uma das melhores vistas do rio Hudson disponíveis em Manhattan.

O Chelsea Piers é ainda um dos pontos diversos pontos de partida para passeios de barco em Nova York. Para aqueles visitantes que procuram algo mais romântico, o Classic Line Harbor por exemplo oferece uma gama de cruzeiros à bordo de escunas e outras embracações, sejam eles durante o dia,  final da tarde com direito à pôr do sol ou mesmo jantar na lua cheia. Fazer um passeio de barco ao redor de Manhattan em Nova York realmente é uma das melhores formas de se curtir a “capital do mundo”.

O pôr do Sol estava lindo, mas infelizmente tivemos que ir para aproveitar a restaurant week de Nova York uma vez que nossa reserva era para as 20:30. Para quem nunca ouviu falar a restaurant week é uma promoção iniciada em 1992 que acontece 2 vezes ao ano em que os restaurantes participantes oferecem seus pratos com preços fixos e mais baratos no almoço e jantar. Nos restaurantes mais finos, isto pode ser uma fração do preço usual. O evento é realizado no início do inverno (janeiro / fevereiro) e no verão (junho / julho).

Para finalizar nosso passeio pelo Hudson River Park e Chelsea Piers vale à pena lembrar  que o local tem grande importância histórica uma vez que era um dos grandes terminais de passageiros para transatlânticos que atracavam e partiam de Nova York no início do século passado. Inclusive ali era o destino previsto dos passageiros do Titanic, caso não tivesse naufragado em sua viagem inaugural.

Além disso, anos mais tarde, foi ponto de embarque de soldados indo para os campos de batalha nas duas Guerras Mundiais. Depois de muitas décadas de desuso e abandono, o cais agora revitalizado contêm alguns dos pontos de lazer e prática esportiva mais badalados na cidade que sempre se reinventa. Nova York!

 

 Posts Relacionados:

 Passeio de Barco ao Redor de Manhattan Nova York

 Nova York com a Mikix

Passeando em Nova York em Abril

Veja Também:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=lDbQT7wYdU8]

Endereços:

Chelsea Piers

23rd Street and the Hudson River
No Google Maps

 

Hudson River Park

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

 

No Comments
  1. […] This post was mentioned on Twitter by Carolina Rodrigues, Oscar (mauoscar.com). Oscar (mauoscar.com) said: Novo Post no Blog (#MauOscar.com): Hudson River Park, o "Central Park do Século 21" => http://wp.me/pi0ig-1Ln […]

  2. […] segui em direção ao Rio Hudson e fui caminhando pelo Hudson River Park em direção ao Battery Park. Pelo caminho pude perceber várias plantas florindo entre elas uma […]

  3. […] então em direção ao Hudson River Park, onde vimos um belissímo canteiro de tulipas coloridas. Dalí seguimos em direção ao Chelsea […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.