Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Festa Junina dos Brasileiros em Delaware

0

No segundo final de semana do mês de Junho, durante a visita do Andrew, tivemos aqui em Delaware uma super festa junina. Que reuniu brasileiros residentes nos estados de Delaware, Pennsylvania, Maryland e New Jersey. Eram pelo menos cerca de 100 pessoas que se encontraram no quintal da casa da Ana Paula em Hockessin aqui em Delaware.

Cada um dos convidados deveria levar comida, bebida e ir preferencialmente trajado. Meus planos iniciais eram fazer pão de queijo, mas na última hora descobri que não tinha polvilho doce suficiente em casa. O jeito foi improvisar com um bolo de maçã mesmo!! Que por sinal ficou uma delícia.

No dia anterior ainda tivemos que providenciar um traje para irmos  à festa. Mas nem todos estavam trajados e a grande maioria parecendo “caipiras”do Texas, ou vestidos para uma festa brega. Afinal de contas longe do Brasil é bem mais difícil encontrar os adereços para a festa.

O mais engraçado nessa história toda é que esta foi a segunda festa junina que comemoramos no exterior, a primeira delas foi lá em Cingapura em 2008. Mas a parte curiosa desta história é que naquela vez o Andrew, um International Manager como o Maurício, morava em Taiwan e foi nos visitar em Cingapura com a namorada exatamente no final de semana daquela festa. Desta vez ele, morando em Nova York e depois de estarmos morando aqui em Delaware a mais de 8 meses, veio nos visitar antes de sua mudança para Shangai na China no início de Julho. E advinha só? Durante a festa junina novamente. Enfim já ficou combinado que na festa junina de 2012 se estivermos morando no mesmo continente teremos que nos encontrar novamente.

A Festa junina estava super animada, uma quantidade de comida absurda! Carros estacionados por várias ruas do condomínio dos anfitriões da festa. Uma verdadeira loucura! Para a surpresa do Maurício e dos outros dois aniversariantes da semana ainda foi cantado parabéns com direito a bolo personalizado.

No início da noite ainda tivemos uma quadrilha puxada por um puxador oficial de quadrilha de Fortaleza, na qual o Maurício acabou sendo o noivo.

Festa Junina talvez seja depois do Carnaval uma das festas mais populares do Brasil. Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de Junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

Esta festividade foi levada ao Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial. Mas que acabou se fundindo, com o passar do tempo, a outros aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

Embora seja comemorada nos quatro cantos do Brasil, é na região Nordeste que a festa ganha maior expressão. Segundo diz a tradição o mês de Junho é o momento de se fazer homenagens a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio.

Como no mês de Junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.

Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, doce de abóbora e de batata doce e muito mais.

Enfim foi uma festa super divertida e original, embora estivesse faltando uma fogueira, mas tudo bem com o calor que estava fazendo uma fogueira seria uma péssima ideia. Mas é em tempo de festa junina que lembro das festas que aconteciam na casa dos meus avós maternos, geralmente celebrando o aniversário do vô Francisco. Com direito a fogos de artificio, fogueira e muita comida gostosa. Adorava a cambira feita na Brasa da fogueira. Saudades daquele tempo!!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=uWknQczog_A]

Posts Relacionados:

 Aniversário Mau 25 Anos

 Festa de 7 de Setembro em Cingapura

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

No Comments
  1. carlos eduardo nascimento says

    Oscar. festa junina é um evento que toca muito nossa familia. lembrei da cambira na brasa. lembro tambem das guloseimas que o vovô comprava e a alegria que era a festa. saudades.

  2. Cris Campos says

    Que quintal enorme que a Ana Paula tem! Muito legal a festa.

    Perguntinha: o que é “cambira”? No meu dialeto curitiboca não tinha essa palavra… rs

    1. Mauoscar says

      Cris

      Cambira é feita com tanhota (tainha pequena) na brasa!! Acho que é uma palavra catarina na verdade!! Googlando isso descobri que é o nome de uma cidade perto de Apucarana no Interior do PR.
      rsrs

  3. Bethany says

    Ola! Meu nome e Bethany. Moro em Newark/Pike Creek, DE. Estou americana, mas falou Portugues. Eu morei em SP para seis meses e aprendi Portugues la. Estou sintindo muitas saudades dos Brasileiros e estou querendo saber se em Newark tem algumas Brasileiros para conhecer. Voce pode me ajudar? Te agredeco muito ja!

    484 889 2334

    1. Mauoscar says

      Olá Bethany

      Obrigado pela visita aqui no Blog..
      Mandei um e-mail para você

      Abraço

      Oscar

Leave A Reply

Your email address will not be published.