Censo 2010 Estados Unidos

Censo 2010

Durante minha primeira visita a capital dos EUA durante a famosa florada das cerejeiras de Washington, coincidentemente passei ao lado de uma coletiva de imprensa oficial do Censo 2010 na Freedom Plaza bem pertinho da Casa Branca. O local estava cercado de algumas dezenas de jornalistas de diversas emissoras, mas nem dei muita bola para o que estava acontecendo e seguimos nosso passeio adiante.

Alguns dias depois em meados do mês de Abril chegou em casa pelo correio, isso mesmo pelo correio, um formulário do tal censo. O qual deveria ser preenchido e enviado para o Census Bureau uma repartição do departamento de comércio americano. 

Assim como acontece no Brasil o Censo é realizado a cada 10 anos. Aqui nos Estados Unidos este ano ele chega a sua 23 edição e desde sua primeira edição é uma exigência Constitucional dos Estados Unidos. Sendo o primeiro deles foi realizado em 1790.

Embora o recenseamento tenha começado oficialmente em 25 de Janeiro deste ano, os formulários do censo começaram a ser distribuídos pelo correio em 15 Março de 2010. O número total de formulários enviados pelo correio ou que foram entregues em mãos pelo Census Bureau, uma espécie de IBGE americano foi de cerca de 134 milhões.

O questionário utilizou o dia 01 de Abril, exatamente o dia que estava em Washington, como data base de referência, em que as pessoas deveriam considerar para responder questões como:  Local onde estavam vivendo, bem como várias outras perguntas como grau de instrução, quanto ganhavam etc… 

Segundo as instruções, estas informações deveriam ser preenchidas e encaminhadas em envelope próprio para o Census Bureau o mais breve possível. Assim que recebemos o formulário li todas as instruções, preenchi as perguntas e no dia seguinte coloquei o formulário preenchido no correio. Coisa rápida que fiz em menos de 5 minutos.

Acabei fazendo tudo e enviando a resposta tão rápido, que acabamos sendo escolhidos para preencher uma pesquisa mais detalhada, que chegou novamente pelo correio cerca de uma semana ou 10 dias depois. 

Neste formulário mais completo para ser preenchido haviam diversas questões desde dados relativos a escolaridade de cada morador da casa até quanto tempo cada um deles levava de casa ao trabalho, passando pela marca, ano e modelo do veículo usado por eles. Até mesmo perguntando o tipo de casa, o número de comodos, tipo de aquecimento entre diversas outras questões. Enfim até preencher tudo gastei quase cerca de meia hora a 45 minutos.

Mas por outro lado foi legal pois aprendi um pouco mais de vocabulário e parei pensar em coisas que nunca paramos para pensar, como saber quantos comodos tem a casa em que moramos, quantos aparelhos eletrônicos temos em casa, coisas que só fazemos mesmo quando temos que parar para contar.

O interessante do censo daqui, comparado com o censo do Brasil é que o papel do agente recenseador aqui é diferente, aqui eles só visitam as famílias que não responderam o formulário, uma operação denominada “non-response follow-up”. O que certamente consegue reduzir drasticamente os custos de um recenseamento. Mas que ao mesmo tempo pode abrir brechas para a distorção dos resultados.

Principalmente dentro de comunidades com imigrantes ilegais que certamente tem medo de preencher os dados corretamente de modo que possam ser perseguidos pela imigração. Ou ainda pessoas com medo do fisco que declaram menos do que ganham realmente. Este dentre outros tantos temas polemicos dificultam o processo do recenseamento e que complica os trabalhos das autoridades competentes para conhecer realmente a estrutura populacional deste país. Mas no entanto o Census Bureau procurou fazer uma extensiva campanha para que todos respondessem corretamente os formulários. Atuando diretamente com as comunidades.

Nesta edição a taxa de participação nacional “voluntária” via correio foi de 72%, exatamente a mesma do censo de 2000. De Abril a Julho de 2010, os recenseadores estão visitando os lares que não responderam os formulários, utilizando pela primeira vez um GPS. Em Dezembro de 2010, o Censo deve entregar os relatórios com informações sobre a população ao Presidente Barack Obama, e em Março 2011 os dados completos serão entregues aos estados e parcialmente divulgados ao público. E nós estaremos fazendo parte destes números.

Inclusive pela primeira vez na história do censo casais do mesmo sexo estarão fazendo parte das estatísticas. E espero sinceramente que eles sejam usados para reformulação das leis que nos afetam diretamente como as relacionadas a questão de concessão de direitos legais e civis como  por exemplo o visto a parceiros do mesmo sexo.

Muita gente não sabe mas no nosso caso por exemplo. Eu consegui um visto do tipo B2, ou seja oficialmente reconhecido como turista, que não me concede o direito a aplicar a um SSN (Social Security Number), que no caso de Delaware sem este SSN não posso ter uma carteira de motorista local, o jeito e dirigir com a minha PID (Permissão Internacional de Direção). Isso ainda sem falar que com este visto não posso nem estudar nem trabalhar por aqui. Coisas que estariam resolvidas caso recebesse um visto L2 como aconteceria caso fossemos um casal heterosexual.

Mas é como eu digo: Os EUA é o país mais hipócrita dos mundo. Se no caso um de nós fossemos americanos este visto não seria nem sequer concedido, teríamos um problema como foi em Cingapura no qual tive que aplicar para um visto Estudante. E com grandes chances de ser negado.

Enfim o Censo é de enorme importância para o país como um todo, pois ajuda a identificar movimentos migratórios, e também necessidades da população

Os resultados do Censo afetam por exemplo o número de assentos que cada estado ocupa na Câmara dos Deputados. Estima-se que estados como Pennsylvania, Nova York, Nova Jersey, Massachussets, Minessota, Illinois, Michigan, Lousiana entre outros percam assentos. Já estados como Arizona, Texas, Utah, Nevada, Carolina do Sul, Florida e Washington ganhem mais representatividade. O que pode ser ruim para Barack Obama e para o partido democrata, já que os estados tradicionalmente republicanos parecem estar ganhando mais poder.

Além disso os dados do censo servem para dimensionar obras de infra-estrutura, bem como identificar necessidades da saúde e educação. Que ajudaram a determinar como os mais de 400 bilhões de dólares de financiamento federal será gasto em infra-estrutura e serviços como, como na construção de Hospitais, Criação de Centros de Qualificação Profissional, Escolas,  Centros de Idosos,  Pontes, Túneis e Outras obras públicas.

Enfim espero estarmos ainda aqui para ver essas tais mudanças acontecerem de verdade.

Aproveitando ainda a visita da Fernanda e do Tiago levei-os para conhecer um pouco mais do Vale do Rio Brandywine, fomos até a fábrica de vidro Simon Pearce.

E ainda numa quarta-feira fomos ao nosso restaurante mexicano favorito, La Tolteca, que tem uma comida ótima e uma frozen marguerita deliciosa.

Posts Relacionados:

Florada das Cerejeiras de Washington

Explorando a Capital dos EUA, Washington DC

Adaptando-se a Vida nos EUA

Simon Pearce e Boeuf Bourguingon à la Julia Child

 

Veja Também:

Site Census Bureau (Em Ingles)

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

<= Clique na Logo

Siga o MauOscar.com também no:

About these ads

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Categorias América do Norte, Curiosidades, Estados Unidos, Variedades, Washington DC

Author:MauOscar BlogdeViagens

Blog de Viagens de dois expatriados brasileiros que adoram viajar, fotografar e compartilhar experiências pelo mundo Já moramos no Brasil, Alemanha, Cingapura, Estados Unidos e agora estamos morando em Auckland na Nova Zelândia

3 Comentários em “Censo 2010 Estados Unidos”

  1. 22/06/2010 at 20:03 #

    Nós já respondemos. E achei bastante interessante o trabalho que fizeram junto à comunidade, para instruir no preenchimento.

    • Mauoscar em Dela Where???
      22/06/2010 at 20:23 #

      Oi Marcie!!
      Obrigado pela visita!! Eu também achei bem interessante a forma em que eles conduzem o Censo por aqui!! Desta vez eles parecem realmente querer saber como é a sociedade norte-americana!! Fazendo com que todos os grupos sociais e minorias estejam bem representados nos resultados desta edição!! Vamos ver o que vem por ai em Março do Ano que vem!!
      Btw dia 15 de Julho acho que nos encontramos ai na Big Apple com a Lucia Malla. Can’t wait

      Bjs

  2. Jenny
    23/06/2010 at 08:22 #

    Interessante o Censo dos EUA. Bjosss

De vida a este blog, deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 7.576 outros seguidores