Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

2 Nevascas Históricas em 5 Dias

0

Como comentei no Post anterior, durante esta semana, a segunda do mês de Fevereiro enfrentamos duas grandes tempestades de neve num período de 5 dias.

Logo na quinta feira dia 4 o aplicativo do Wheather Channel para iPhone já alertava a primeira nevasca dizendo: AVISO PARA TEMPESTADE DE NEVE COM MONTANTES DE ACUMULAÇÃO DE NEVE SIGNIFICATIVOS: A partir das 16:00 de Sexta-feira até as 19:00 sábado. Uma tempestade está se desenvolvendo sobre a costa do Golfo do México esta manhã e passará ao longo da Costa da Carolina esta noite e continuando para o Nordeste. Ainda não é possível fazer previsoes exatas de precipitação mas segundo os modelos disponíveis no momento cerca de 10 a 18 polegadas de neve são esperadas para o Norte de Delaware e Parte Central de New Jersey e podendo chegar a 22 ao longo da parte central da Península Delmarva. Continue a acompanhar as previsões mais recentes do serviço Nacional de Meteorologia.

Em função deste alerta já ficamos de olho pois estava tudo certo para irmos a Nova York no final de semana para ficar na Casa do Diego e do Scott, mas dado a este alerta de nevasca preferimos continuar a monitorar a situação antes de a gente cancelar definitivamente a viagem ou não.

Na Sexta Feira pela manha ainda era difícil acreditar que uma tempestade de neve tão grande estava se aproximando, logo cedo até tinha Sol. Mas no decorrer do dia as nuvens foram aparecendo, e segundo a previsão a neve começaria a cair por volta das 17:00 e assim ainda antes dela começar fui pegar o Mau no trabalho e no caminho para casa os primeiros flocos começaram a cair mas nada muito forte. Decidimos ir jantar em um restaurante Tailandês que descobrimos por acaso não muito longe de casa, a comida não era grande coisa, parecia mais comida chinesa, mas o tempo que ficamos no restaurante foi suficiente para cobrir o carro com uns 2 cm de Neve. Decidimos voltar para casa pois a neve estava ficando cada vez mais forte.

Em casa ligamos a TV e a imprensa não falava de outra coisa qualquer canal de TV que a gente ligava não havia outro assunto a não ser a neve, até as guerras no Iraque e Afeganistão pareciam não existir, toda hora se destacava a magnitude da tempestade que se aproximava. Nos dias seguintes o destaque dado na mídia era que nunca duas tempestades “Record Breaking” haviam acontecido no mesmo inverno e como desta vez. E a segunda delas em dois atos!

É esquisito pensar que uma tempestade como esta teve origem no Oceano Pacífico, passando pela Califórnia e Arizona nos dias 1º e 2 de Fevereiro, trazendo fortes chuvas e neve nas montanhas dessa regiões. Em 3 de Fevereiro, o sistema se deslocou para norte do México, antes de seguir a nordeste em direçao ao sul do Novo México, e em seguida passando na porção leste do Texas e Golfo do México onde carregou consigo grande quantidade de umidade. Produzindo mais de 30 cm de pé de neve em altitudes elevadas e nas planícies do leste do Novo México, fechando estradas principais, incluindo Interstate 40 por várias horas.

Enquanto isso, outro centro de baixa pressão, seguido das Montanhas Rochosas do norte para o meio oeste, trazia grande quantidade de de neve para Montana, Dakota, partes de Minnesota, Wisconsin, Iowa e Illinois.

Porém na Sexta Feira dia 5 de Fevereiro, os dois sistemas começaram a interagir entre si. Ao anoitecer, o sistema norte foi se dissipando e o sistema sul começou a se intensificar enquanto ia se movendo pela região do meio Atlântico dos EUA. Fazendo nevar muito no Leste do estado de Maryland, Delaware, Virgínia, Nova Jersey, e na área de Washington, DC.

Segundo os meteorologistas, a formação da tempestade na verdade um Nor’Easter apresentou algumas semelhanças com a nevasca que pegamos aqui em Dezembro 2009, embora também com algumas diferenças específicas. Mas a nevasca desta vez conseguiu quebrar o recorde de neve para o Mês de Fevereiro, que assim como da Nevasca de 2009, que havia batido o recorde de Dezembro. Sendo assim a nevasca desta vez acabou suplantando a de Dezembro e entrando para a história como a segunda pior nevasca que se tem registo na região, só sendo superada pela nevasca de Janeiro de 1996.

Não demorou muito e o caos começou a se instalar na região pouco depois da meia-noite de 6 de Fevereiro, mais de 50.000 casas e empresas da região metropolitana de Washington, DC, estavam sem eletricidade. No norte da Virgínia, o total foi de 33.000 e em Maryland e no norte do Distrito de Colúmbia o total foi de 19.000. Estradas foram cobertas com neve, serviço de Metro em Washington foi suspenso as 21:00, bem como o serviço ferroviário. Vôos foram cancelados nos três principais aeroportos da área de Washington-Baltimore e no Aeroporto Internacional de Philladelfia.

Até o Presidente Barack Obama parece estar incomodado com tanta neve, usando o termo Snowmageddon ao falar na reunião do Comitê Nacional Democrata na noite seguinte à primeira nevasca se abater sobre Washington, DC, a na maior parte dos Estados Unidos, fazendo com que o governo federal dos EUA literalmente parasse.

O Governo dos Estados Unidos implementaram uma política de licença não-programada para os funcionários federais num esforço para limpar a região metropolitana de Washington antes das acumulações substanciais de neve começarem. E na noite de domingo 7 de Fevereiro, o Serviço de Gestão de Pessoal anunciou que o Governo dos Estados Unidos seria novamente fechado na segunda-feira, 8 de Fevereiro.

Mas neve não é apenas desgraça, mas sim diversão, uma guerra de bolas de neve organizada no Facebook contou com a participação de mais de 2000 participantes no Du Pont Circle em Washington.

Assim que acordamos no Sábado de manha já havia nevado 51 cm aqui em Wilmington, e continuou a nevar por aqui até o final da tarde O total aculumado de neve na nossa sacada chegou aos 86 cm, dá para imaginar essa quantidade de neve caindo em menos de 18 horas? E Pior está foi a sexta vez seguida que neva mais de 10 cm de neve no final de semana. Ou seja literalmente ilhados em casa.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=KfzcHq4IkXU]

Apenas no Domingo conseguimos sair de casa, e fomos almoçar no Macarroni Grill, e éramos um dos pouco na rua, o restaurante estava super vazio, mas antes disso ainda fomos dar uma volta, ou melhor tentamos dar uma volta pela região do Rockland próximo ao Brandywine Valley, na verdade queria tentar chegar ao Brandywine Creek State Park, mas por causa da neve estava fechado, no caminho para o restaurante numa subida havia um carro descendo e como perdi o embalo não consegui subir a rampa, acabei dando a ré e indo por outro caminho, já que esta rua ainda não havia sido tratada, e como não tínhamos pego nada para caso atolássemos na neve achei mais prudente nem tentar subir e tentar por outro caminho.

Pelo caminho vimos um outro carro que não era caminhonete atolado na neve, mas já haviam outras pessoas ajudando mais adiante um caminhão carregado de Sal não conseguiu fazer a curva e caiu na valeta, a partir dali então suspendemos nossa exploração da neve e fomos almoçar. Essa curiosidade de ver como as coisas ficaram me lembra a tempestade que caiu no Carnaval um ano na Praia de Ubatuba que acabou com a Praia, as casas ficaram alagadas, as ruas destruídas, mas eu e a Tia Cida estávamos explorando a região.

Na segunda feira a vida parecia ter voltado ao normal, apesar da grande quantidade de neve a temperatura chegou a alguns graus positivos a neve estava derretendo rapidamente, dos 83 Cm de Neve na nossa Sacada pelo menos uns 20 derreteram só na Segunda-feira, o transito estava um pouco mais complicado por conta da neve, mas nada de muito desesperador.

No entanto na terça-feira dia 9 um novo alerta foi emitido pelo Serviço Meteorológico Americano. Conhecido como a Segunda Nevasca Norte Americana de 2010, que atingiu o Centro-Oeste, Meio-Atlântico e a região da Nova Inglaterra nos Estados Unido, afetando algumas das regiões em que tinham experimentado apenas 3 dias antes um histórico Nor’easter. despejando cerca de 30 cm a 46 cm de neve em uma ampla faixa vai de Washington, DC a Boston, com partes da área metropolitana de Filadélfia e Wilmington recebendo cerca de 46 cm a 61 cm de Neve. Aqui em Casa foram 83cm.

Esta tempestade foi talvez até pior que a primeira, embora tenha nevado menos o impacto por ela causado foi pior uma vez que afetou as mesmas regiões já cobertas com neve na Primeira Nevasca Norte-americano de 2010.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=EjKBjTtUU9w]

Como o trabalho de limpeza das ruas ainda não estava completo e muitas das cidades ainda estavam paralisadas desde a última nevasca e o efeito desta vez foi muito mais severo, até porque ocorreu durante semana e em um curto espaço de tempo.

Várias cidades da região já quebraram seus registros de neve para toda a estação 2009/2010 a partir de 11 de Fevereiro, incluindo:

Baltimore, MD com 203 cm, antigo recorde 159 cm

Washington, DC (Dulles International Airport), com 191 cm, antigo recorde 157 cm

Wilmington, DE com 189cm, antigo recorde 142cm.

Philadelfia, PA com 183cm, antigo recorde de 166cm

Atlantic City, NJ com 127cm, antigo 119 cm

Outro Problema também é o custo para fazer a remoção de toda esta neve em entrevista ao Vivo para a CNN o Governador do Estado de New Jersey falou que irá precisar de ajuda federal para pagar as contas desse inverno.

Outro problema enfrentado pelas equipes de remoção de neve das cidades é onde colocar toda esta neve, uma vez que existem restrições significativas sobre o despejo de neve em corpos de água dentro da maioria das jurisdições aqui nos EUA. Baltimore por exemplo está usando estacionamentos vazios, e parques da cidade, e até o autodramo da cidade para despejar a neve que vem sido recolhida das ruas da cidade. E ainda sim teve que recorrer ao despejo de Neve ao Mar no Inner Harbor depois de receber uma permissão especial para fazer isso do departamento de Meio Ambiente de Maryland.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=rD-IMTKZugo]

Aqui em Delaware com a declaração do estado de emergência pelo governador, na noite de terça feira até quinta a tarde, estava proibido sair de carro nas ruas, em suma, a tempestade causou a queda atividades diárias em um estado de paralisia. Ninguém podia deixar sua casa nem para ir ao trabalho, por exemplo.

O Mau teve que trabalhar de casa na quarta e quinta-feira. E apenas depois do governador revogar o estado de emergência na quinta a tarde para o Condado de New Castle que podemos sair de carro, mas mais uma vez não havia quase ninguém nas ruas, chegamos inclusive a ver carros tipo aqueles de guerra da Guarda Nacional circulando por aqui.

De acordo com esta ordem de estado de emergência emitida pelo governador, todos os veículos não essenciais devem para ficar fora das Ruas. Somente veículos dotados de pá removedora de neve, a polícia, equipes de emergência e a mídia tem permissão para trafegar durante um estado de emergência. Qualquer um que violar a proibição paga uma multa de até USD 500 e/ou seis meses de prisão. Até o final do estado de emergência 20 veículos foram notificados pela polícia aqui no Condado de New Castle em Delaware.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=N_YciLCV76Y]

O mais incrível de tudo depois dessas super nevascas é como fica a paisagem, especialmente com o sol e céu azul. Com tudo branco do lado de fora, eu coloquei minha roupa para neve e fui caminhar para tirar algumas fotos, inclusive no Alapocas Park do outro lado do Rio, onde a neve ainda não havia sido retirada, apesar de estar andando com neve quase na altura da coxa, mas consegui tirar algumas fotos muito bonitas, como a ultima neve não estava tão frio a neve “grudou”melhor nas árvores que ficaram literalmente branquinhas, muito bonito, mas com tanta neve e sol esqueci de levar um óculos de sol.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=EBEqnkO6EkU]

Depois de passear pelo Alapocas voltei para casa, e fui ao Rockford Park onde as crianças e adultos se esbaldavam com seus trenós na neve. Quem não tinha trenó ia de Boiá de Piscina mesmo, queria ter uma para brincar também.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=lQQQ0j7p2is]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=oiYAfjilf8E]

Tenho quase certeza que tempestade de neve como esta vez dificilmente iremos pegar por aqui novamente, em alguns lugares na rua a neve acumulada pelos equipamentos de remoção fazem pilhas de mais de 2.5m de altura.

Mas ainda vem mais neve por ai!! Segundo a Previsão temos neve prevista para próxima segunda feira e terça feira(15-16/02) e novamente no outro domingo dia 21.

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

No Comments
  1. […] o homem queira economizar já que segundo a tradição ele deve pagar o jantar. Mas com toda esta neve e frio que anda fazendo por aqui o jeito e fazer um jantarzinho em casa […]

  2. Mirella says

    Quem disse que o frio não tem suas belezas, né?
    Eu sinceramente odeio neve na cidade e acho que esse ano a neve aqui de ONtario foi parar toda aí embaixo… pois aqui esta super tranquilo…
    Abs

  3. maria paula says

    Adorei as fotos, principalmente a da sacada!!!
    Que frio, hein!!! Saudade do calorzinho de Cingapura?
    Adoro macarroni grill e seu “paozinho” 😀
    bjs

  4. Alessandra mosquera says

    Ola! Realmente o inverno ai eh mil vezes pior que em madrid,sei que no norte da espanha e em algumas outras cidades a coisa tah feia tbem! E vem mais neve essa semana aqui tbem…haja paciencia ateh a primavera chegar!obrigada pela visita e tdo de bom ai!

  5. Priscila Andrade says

    Dear Blogger,

    The results are now in for the Top 100 International Exchange and Experience Blogs 2010 and we have some great news – you and your blog made the Top 100 list!

    Congratulations from the team at bab.la and Lexiophiles! We had more votes for this competition than we have ever had before – over 19,000 – so you should be really proud of yourself for pleasing so many readers!

    We have published the entire list of blogs and how they ranked after the voting on our bab.la site (http://en.bab.la/news/top-100-international-exchange-experience-blogs-2010). There you can also find a nice map showing where the top 100 bloggers are located around the world. It’s possible to add the map to your website by coping and pasting the code available next to it.

    We have also created an “IX 10 Top 100” button for you to put onto your blog. Please e-mail me and I’ll send you the button code.

    We enjoyed this competition a lot and really hope did too. Keep your eyes on bab.la and Lexiophiles for the next one!

    Kind regards,

    Priscila
    On behalf of the bab.la and Lexiophiles team

  6. Fer says

    Nossa ainda bem que eu estou indo só em abril, já pensou… não iria conhecer muita coisa.
    B

    1. Mauoscar em Dela Where??? says

      Acho que nas montanhas na Pennsylvania ainda vai ter neve a gente pode ir lá quando vocês estiverem aqui 😉

  7. viagemafora says

    E ai ?
    A tempestade já passou ?
    Abs
    Antonio & Ellen

    1. Mauoscar em Dela Where??? says

      A Tempestade Passou mas ainda tem neve, mas esse final de semana deu uma esquentadinha que ajudou a derreter um pouco mais!! Mas dizem que inicio de março teremos mais uma nevasca. Vamos ver!!!

  8. […]  Segunda Maior Nevasca da História em Delaware […]

  9. […]  Segunda Maior Nevasca da História em Delaware […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.