New Castle, DE

No último dia do mês de Janeiro, fomos conferir a indicação de um Restaurante bem antigo e tradicional em New Castle aqui em Delaware. A cerca de 10 km de Wilmington a cidade em que moramos.

O Restaurante tem sua história diretamente ligada a história da cidade. A casa que abriga o restaurante foi construída em 1674, o Jessop’s Tavern como é conhecido o Restaurante recebe o nome de Abraham Jessop, um fabricante de Barris (Barrel Maker) que iniciou seus negócios no ramo culinário em 1724. E desde então o restaurante serve um cardápio diretamente influenciado pelas nações que ocuparam a região no passado. Obviamente com algumas alterações para os dias atuais.

Visando manter a autenticidade do local todos os detalhes desde a decoração ao cardápio. Tudo é feito de tal forma que nos remete ao passado, até mesmo as roupas dos funcionários são ao estilo do século XVII e XVIII. ‘

O cardápio conta com diversos pratos influenciados pelos antigos colonizadores que misturam queijos holandeses, molhos em estilo sueco, enfim tudo isso servido em um ambiente que lembra um Pub Inglês e que nada mais é que os melhores pratos da cozinha americana de antigamente.

Como em New Castle estamos perto do mar vários pratos continham frutos do mar, mas acabamos optando por carne e frango mesmo. De entrada pedimos um “Old English Flat Bread” Um pão servido com tomate, alho, cogumelos e regado a Óleo de Oliva e Vinho Branco.

Para o prato principal pegamos um Fricken Chicassee, um frango cozido ao vinho borgundry com cogumelos frescos e creme de leite; e um Shepherd’s Pie, um prato tradicional de Oxford na Inglaterra com puré de batata, vegetais, carne moída e um delicioso molho de carne, tudo isso em forma de torta.

A decoração do local é tão fidedigna que até os pratos em que comemos são antigos, os nossos eram de metal é feitos na Pennsylvania em 1823, dá para imaginar você comendo em um prato de 187 anos de idade?

Por falar em idade, New Castle é uma das cidades mais antigas de Delaware e inclusive deu nome a um dos três condados que formam o Estado de Delaware.

New Castle foi originalmente colonizada por holandeses da Dutch West India Company, eles  chegaram à região em 1651 e deixaram sua marca na arquitetura da cidade. O local era uma antiga aldeia indígena, “Tomakonck”ou toca do castor.  Mas hoje não se vê algum vestígio indígena na região, por outro lado você se sente como se estivesse em uma cidadezinha do interior da Holanda. Mas ao contrário das bicicletas a cidade está cheia de SUV’s na rua.

Quando foi fundada pelos Holandeses seu nome original era Fort Casimir. Porém quando foi capturada pelos Suecos no Domingo da Santissima Trindade em 1654, passou a ser chamado de Fort Trinity. Estes foram derrotados pelos holandeses no ano seguinte, e o nome foi mudado novamente para Nieuw Amstel  “Nova Amsterdam”.

Ai vieram os ingleses liderados por Sir Robert Carr, que acabaram derrotando os holandeses em 1664 e mudando novamente o nome do lugar para New Castle que então permaneceu como seu nome definitivo. Porém os holandeses não se deram por vencidos e tomaram novamente o controle da cidade em 1673, mas acabaram entregando o domínio da cidade à Grã-Bretanha no ano seguinte no âmbito do Tratado de Westminster.

Foi em New Castle que William Penn desembarcou pela primeira vez em solo americano. Ele é considerado fundador da província da Pensilvânia, uma das 13 colônias do Reino Unido que posteriormente tornou-se o estado americano de mesmo nome. Historiadores afirmam que os princípios democráticos que ele implementou em sua colônia serviram como uma fonte de inspiração para a constituição americana.

New Castle no Inverno

Depois do almoço fomos caminhando até as margens do Delaware River, passando inclusive pelo ponto onde William Penn desembarcou aqui nos EUA, estava tudo branco da ultima neve, e aproveitei a paisagem para tirar algumas fotos para o meu curso de fotografia.

Essa foi a primeira vez que estávamos indo juntos a Old New Castle; Apenas eu tinha estado lá antes juntamente com a Chris, a pessoa que nos auxilia com as coisas aqui em Delaware, por ocasiao de busca de uma casa para gente morar. Desta vez o trapiche estava ainda mais bonito por estar coberto de neve, mas o frio estava de rachar.

Da Margem do Delaware River em New Castle é posivel ver a Delaware Memorial Bridge, que liga Delaware ao Estado de New Jersey e também a Usina Nuclear da Delmarva em New Jersey.

Observamos alguns esquilos e umas gaivotas na neve, mas dá até pena dos bichinhos, pegamos o carro e fomos dar uma volta e tirar mais algumas fotos da cidade.

Um fato curioso é que Delaware foi o primeiro estado americano  a assinar a declaração de independência dos Estados Unidos. E é a partir da torre do Palácio da Justiça, antiga sede do governo estadual é que se encontra o centro da única divisa de estado circular dos EUA  e que forma o limite norte do Estado de Delaware com o estado da Pennsylvania.

Delaware fronteira Circular

Mais Curioso ainda é que o Delaware River fica dentro desse raio e em maré baixa, na margem oposta do rio continua sendo Delaware, quando normalmente quando um rio é uma divisa o centro do rio é a linha divisória. Desta forma a Delaware Memorial Bridge foi construída como uma extensão intra-estadual 95 de Delaware, sem a participação financeira da vizinha Nova Jersey.

A tradicional linha Mason Dixon a oeste do estado marca tradicional divisão entre os estados escravistas do sul e os estados livres do norte. Delaware por estar bem na divisa entre os estados do norte e os estados do Sul tinha uma posição não bem definida durante a guerra de Secessao.

Map Delaware

Enquanto os dois condados do Sul, Kent e Sussex, eram agrícolas e baseada na escravidão. O Condado de New Castle ao norte era industrializado e se alinhava com o norte, Durante a Guerra Civil, Delaware era um Estado de fronteira, mas acabou sendo o primeiro a declarar independência da Inglaterra.

Dois dos signatários da Declaração de Independência eram de New Castle – Thomas McKean e George Read. Por isso quase todas as placas de Carros aqui em Delaware dizem Delaware The First State.

 Outras curiosidades interessantes da história dessa cidade é que antes da criação da Philadelfia, por William Penn, New Castle foi centro do governo da Pennsylvania. Depois que Penn se transferiu para Philadelphia, Delaware na verdade o Condado de New Castle peticionou para um legislador independente, que finalmente foi concedida em 1702.

New Castle também é famosa por ter a segunda linha ferroviária mais antiga do país(1832). Embora hoje em dia não exista mais, existem uma placa próxima ao pier falando sobre isso.

Uma coisa que me chamou atenção foram os hidrantes coloridos da cidade, todos em Vermelho obviamente, mas com detalhes em Verde ou Amarelo.

Saímos de New Castle e seguimos em direçao ao Vale do Rio Brandywine em direçao a Pennsylvania, desta vez resolvi navegar usando o Googlemaps do meu Iphone, e foi legal que passamos por estradas que ainda não havíamos passado e acabei descobrindo por acaso uma represa pelo caminho. E decidimos ir lá checar.

Acabamos chegando ao reservatório Hoopes como é conhecido. Que depois de pesquisar acabei descobrindo que é a fonte primária de água para o abastecimento da cidade de Wilmington e é a maior instalação de armazenamento de água potável no condado de New Castle.

A construção deste reservatório que armazena mais de de 2 bilhões galões de água começou a ser construído em 1925. E custou cerca de 3 milhões de Dólares e foi inaugurada em Junho de 1932, e recebeu este nome em homenagem ao coronel Edgar M. Hoopes, Jr. Engenheiro, e ex-Chefe do departamento de águas da cidade de Wilmington, patrocinadora do projeto.

Além de belíssimo o local é um verdadeiro refugio para os Gansos Canadenses eram centenas deles se não milhares ali.

Seguimos adiante, já passando pela divisa circular entre Delaware e Pennsylvania e fomos até a Fabrica de Vidros Simon Pearce onde estive alguns dias antes com o Diego quando ele esteve nos visitando aqui em Delaware, por sorte desta vez podemos acompanhar a produção de uma taça.

É Algo realmente impressionante ver a destreza e habilidade do funcionário em transformar uma massa de vidro incandescente em algo com forma definida e tão frágil como uma taça, infelizmente os preços são mais que proibitivos.

Mas a loja deles é linda, e ainda existe um restaurante que tem cara de ser excelente e quem sabe uma horas dessas temos que experimentar, claro se o preço não for como o das peças ali produzidas.

Na terça feira o Mau embarcou de manha cedo para Toronto no Canadá para uma visita de negócios e retornou já na quarta feira a noite. O Jubileu foi junto e voltou com uma namorada.  Na terça-feira a noite fui para minha segunda aula do curso de fotografia e na volta peguei neve para casa.

Mas essa neve não foi nada comparada com a que tivemos no primeiro final de semana de Fevereiro, uma tempestade que entrou para a historia como sendo a segunda maior tempestade de Neve da região, por sinal desde que chegamos aqui esta foi a segunda nevasca de grandes proporções que pegamos, até parece que são Pedro resolveu pagar com juros o inverno que não tivemos enquanto moramos em Cingapura.

De Fato é algo bastante raro acontecer 2 tempestades que quebrem recordes no mesmo inverno. E nós pegamos esta que quebrou o recorde para o mês de Fevereiro e entrou para historia como sendo a segunda maior; E ainda pegamos a terceira maior da historia e quebramos o recorde para o mês de Dezembro, recorde esse que durava 100 anos. Imagina desde 1909 não nevava desta forma por aqui.

Por falar em Neve tenho duas considerações a fazer, Hoje o Mauoscar em Dela Where deu um grande passo, a partir de hoje temos nosso domínio próprio registrado então o nosso blog agora está localizado no http://mauoscar.com/.

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

No Responses to “New Castle, DE”

  1. 10/02/2010 at 8:08 am #

    Passando para conferir o blog, o post….
    Adorei o formato do blog!!!
    Tanti saluti, e com certeza esta na lista especial que fiz para o blog do Brasil com Z!

    gi!

  2. 11/02/2010 at 7:42 am #

    Dear blogger,

    Our IX10 competition is doing great, with some really cool blogs eager to get number 1 spot! We’re very glad you have accepted this challenge and joined us.

    This e-mail is just to remind you there is still time to get your blog up in the list. The voting goes until February 14th at midnight CET (GMT +1), so get down to business and keep voting!

    Wishing you all good luck,

    Priscila
    On behalf of bab.la and Lexiophiles team

  3. 12/02/2010 at 7:26 pm #

    Ir para o Alasca é um sonho…e essa ideia do Riq vai deixar voces preparadíssimos.
    Vamos acompanhar.
    abs

  4. Ana
    14/02/2010 at 12:16 am #

    Nao consegui ler este post inteiro (criancas chorando, hora de jantar…), mas so um rapido comentario: shepherd’s pie (que eu faco muito aqui em casa, por sinal, porque da para esconder mil verduras e evitar brigas na hora da refeicao) eh o que no Brasil a gente chama de “madalena”, nao eh? Sempre confundo “madalena” e “carolinas”, mas acho que carolinas sao os profiterolis, nao? Anyway, just a little bit of useless info… Bjs.

  5. 14/02/2010 at 7:15 pm #

    Mauoscar ,
    Vamos acompanhar de perto esta viagem para o Alasca, é um destino interessantissimo…
    abs

Leave a Reply