Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Bouef Bourguignon à la Julia Child

0

Na penúltima semana do mês de Janeiro, recebemos a visita do Diego, que só conseguiu chegar aqui em Delaware na segunda a noite, pois apesar de ser feriado estacionou o carro na rua em Nova York em lugar que é permitido nos finais de semana e feriados, mas acabou sendo guinchado. Uma vez que para os guinchos não era feriado, resumo da historia gastou uns 250 USD para poder liberar o carro.

Ele aproveitou e trouxe o Hugo junto o Buldog Francês deles, uma figura. Eu não sabia até então que cachorro roncava, pelo menos o Hugo ronca. E não é pouco.

Tivemos uma semana super legal aqui, fizemos vários passeios, mas o melhor de tudo foi na sexta-feira a noite quando eu o Diego resolvemos ir para a cozinha fazer o tão famoso Boeuf Bourguignon que aparece no filme Julie and Julia com a Merryl Strip. Na Quinta Feira a noite o Scott que estava trabalhando em Chicago pegou o voo para Philadelphia e fomos pegar ele no aeroporto como veio mais tarde antes fomos jantar na churrascaria Brasileira.

Procuramos a receita pela Internet, esta que foi extraída do Livro de Julia Child, uma espécie de Livro da Dona Benta do Brasil aqui nos EUA, chamado Mastering the art of French Cooking traduzindo “Dominado a arte da culinária francesa. Escrito por Julia Child quando morava em Paris no inicio da década de 60, quem não assistiu o filme recomendo que assista, muito legal. Inclusive por que a história se passa dentro de um Blog.

Saímos para comprar os últimos ingredientes que faltavam pelas 16:30 e assim que voltamos para casa começamos a preparar a receita que nos consumiu quase 4 horas de trabalho na cozinha.

O Boeuf Bourguignon é uma tradicional receita francesa, também conhecida como Beef Burgundry. É um cozido preparado com carne assada no vinho tinto, tradicionalmente vinho tinto Borgonha e caldo de carne, geralmente aromatizado com alho, cebola, cenoura, tomilho e guarnecido com cebolas pérolas e cogumelos.

Fizemos a receita tradicional, em que a carne é entremeado com lardons de Bacon, deixando a carne macia porém esta técnica consome bastante tempo e é raramente usada. No entanto mesmo não se utilizando essa tecnica mais requintada se utiliza Bacon na receita. O Bacon é cortado em cubos pequenos, cozinhado em agua para produzir a gordura que é adicionada ao prato no final.

Bem nós pegamos a receita do site da Oprah Winfrey, mas fizemos algumas modificações, mas que ficaram uma delícia, bem até resolvi traduzir a receita para português caso alguém queira tentar fazer.

INGREDIENTES

• 6 onças de Bacon (usamos 200g)

• 1 colher de sopa de Azeite de Oliva

• 3 Libras de carne Bovina magra, cortada em cubos de 2 polegadas (Usamos 1 1/2Kg de carne)

• 1 cenoura cortada em rodelas (usamos 2 mas podem usar 3)

• 1 cebola cortada (usamos uma grande)

• 1 colher de chá de sal.

• ½ colher de pimenta do reino.

• 2 colheres de sopa de farinha de trigo

• 3 xícaras de, vinho tinto jovem. como um Chianti ou um Borgonha, mas usamos um Merlot Argentino

• 2 a 3 xícaras de caldo de carne (Esse que eu acho meio difícil de achar no Brasil, nunca vi para dizer a verdade, o jeito é adaptar fazendo uma carne na panela de pressão um dia antes e reservar o caldo, aqui esse caldo vem numa embalagem de Tetra Pak de um litro, sofremos para encontrar isso no supermercado, mas a mulher do balcão de carnes foi super legal e nos mostrou o que era).

• 1 colher de sopa de Polpa de tomate (usamos meia lata)

• 2 dentes de alho triturados

• Tomilho (usamos fresco)

• Folha de louro

• 18-24 cebolas brancas pequenas descascadas

• ½ Kg de cogumelos frescos frescos , salteados na manteiga cortados em 4

• Salsinha ( Adicionamos Cebolinha tb que estava picado e congelado no Freezer)

MODO DE PREPARO

Embora a receita diga para retirar o courato do Bacon do Bacon cortado em lardons. Nós simplesmente cortamos o Bacon já fatiado em pedaços de cerca de 1 dedo de largura, e colocamos para cozinhar por 10 minutos em 1 1/2 litros de água. Escorrer e secar, reservando o liquido.

Pré-aqueça o forno a 450 graus como a receita é americana presumo que seja em graus Fahrenheit isto é cerca de 230º C.

Frite o Bacon que você cozinhou no óleo em fogo moderado por 2 a 3 minutos até que fique levemente marrom. Remova o Bacon para um prato com uma escumadeira. Utilize a gordura usada para fritar o Bacon para refogar a carne ao forno.

Para refogar a carne a receita recomenda secar os cubos de carne em um papel toalha, mas como não tínhamos em casa foi sem essa etapa mesmo. Frite a carne, apenas alguns pedaços de cada vez, no óleo quente e gordura de Bacon até dourar por todos os lados. Retire a carne e reserve ela junto com o Bacon. Lembre-se que tudo isso é no forno ou seja não tenha pressa quando for fazer esse prato.

Na mesma gordura refogue também no forno os legumes cortados. Por cerca de alguns minutos ate amolecer levemente. Acrescente a mistura a carne e o Bacon adicionando o sal e a pimenta. Em seguida, adicione o molho de carne e a farinha e misture tudo para fazer o molho engrossar.

Mude a temperatura do forno para 325ºF ou cerca de 160º C, adicione o vinho e o caldo de carne até que 80-90% da carne esteja embebida pelo vinho e pelo caldo de carne.

Adicione a polpa de tomate, cebola picada, alho, ervas e o Bacon. Estávamos fazendo em uma assadeira já que não tenho uma caçarola le creuset, mas coloque para ferver em cima do fogão afim de engrossar o caldo até quando começar a ferver.

Em seguida, cubra a caçarola, no nosso caso assadeira com papel alumínio e coloque no terço inferior do forno pré-aquecido. E Deixe lá por cerca de 2 a 3 horas mexendo de vez em quando.

Você sabe que a carne esta pronta quando o molho não está mais liquido e a carne é fácil de furar com um garfo.

Enquanto a carne está cozinhando, prepare a cebola pérola e os cogumelos na manteiga.

A receita original ainda tem todo ritual de como montar o prato, mas como o cheiro estava muito bom, apenas misturamos as cebolas e os cogumelos deixamos mais alguns minutos 2 -3 no forno antes de servir.

Para acompanhar fizemos uma Salada com Cenoura, Alface, Tomate, um arroz Branco e Batatas na manteiga assadas ao forno com queijo Grana Padano, oregano e tomilho.

Depois de tanto trabalho quase 10 horas da noite finalmente podemos experimentar o famoso Bouef Bourguignon da Julia Child, mas como usamos um Merlot na verdade fizemos um Boeuf Merlotignon.

BON APETIT

A Comida estava tão boa que não sobrou nada para o dia seguinte, se não fosse tão demorado para fazer com certeza faria muito mais vezes.

De Sobremesa servimos um Brownie de Chocolate com Sorvete de Baunilha, que estava divino assim como tudo do jantar.

No Sábado pela manha o Scott, Diego e o Hugo foram para Dover, triste que não tinha sobrado nada do jantar do dia anterior.

Nos dias que o Diego passou aqui conosco fomos ao Brandywine Park, fomos ate King of Prússia Mall na Pennsylvania onde fica um dos maiores shoppings que já vi na vida, não consigo me esquecer do Asiático que simplesmente comprou toda a loja da Abercrombie, gastando mais de 10.000 USD em roupa. Simplesmente inacreditável, mas os preços estavam bons mesmo, mas chegamos tarde ele só tinha deixado as numeracoes muito grandes afinal asiático e tudo pequenininho.

Outro lugar que estivemos que na verdade descobrimos por acaso foi em uma fabrica de vidros em que tudo e produzido artesanalmente, produtos super legais mas com preços hiper mega proibitivos, imagine pagar 85USD por uma taça de vinho de Vidro.

Mas a loja é super bacana, uma pena que chegamos lá bem na hora do intervalo da produção, mas finalmente pude ver uma loja com produtos quase todos made in USA.

Também seguindo a recomendação do Scott que nasceu aqui em Delaware fomos experimentar o sanduiche do Capriottis, uma espécie de Subway 10x melhor o lugar é super simples, você nem pode comer lá. Mas para ter uma ideia de como o lugar é famoso. Para a posse do Obama e do Joe Biden, o vice presidente que é daqui de Delaware a casa branca encomendou sanduiches deles que foram levados de helicóptero para Washington DC.

No Sábado a tarde fui com o Maurício até o King of Prússia Mall, que há tempos estávamos querendo ir e que fui com o Diego durante semana, como fiz com o Diego almoçamos no Cheesecake Factory, mas a porção era tão grande que mais uma vez não consegui comer a sobremesa, acabamos pegando para levar para casa, uma delicia.

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

No Comments
  1. Jenny says

    Tõ com fomeeeeeeeeeeeeee… que delícia! Comer é bom , mas o problema e ônus da comida…. rs*** SACOLETA… gostaria de ser magra feito a Olivia Palito e poder comer de tudo.Eis uma inveja santa que tenho. Das pessoas magras e comilonas… ehehehe… Beijossss

  2. tio du says

    Oscar. deve ficar muito bom. vou fazer e te conto

  3. Mauoscar em Dela Where??? says

    Legal Tio Du!! Ficou muito gostoso mesmo recomendo, mais da trabalho!! So esse molho de carne que achei meio complicado, aqui eles vendem em tetra pak mas nao lembro de ter visto isso antes no Brasil!!

    Abraçao

    Oscar

  4. Fer says

    Ai que fome! adinha o que eu estou com vontade de comer? Boeuf Bourguignon !!!!!!

  5. Eliane says

    E o caldo de carne Knorr or Maggi. Voce deve encontrar em loja brasileira. Aqui nos EUA o nome e “beef broth”. Realmente me deu agua na boca…
    Bjs e fiquem com Deus!!
    By the way, I loved your blog. Eu moro em Massachusetts, ao nordeste de Boston, se achar “Dracut” no mapa e la que eu me escondo.

    1. Mauoscar em Dela Where??? says

      Oi Eliane, sobre o Caldo de Carne, eu nao conheço ele vendido na forma liquida como a gente acha aqui nos EUA, e se ele nao for liquido fica muito seco, nao sei se a receita dariacerto, mas enfim valeu a dica!! Acho que dá para fazer umcaldo com cebola e o cald de carne Knorr ou Maggi, bem dá para se adptar!!

      Volte Sempre

  6. Eliane Borgert-Sbrizza says

    Eu tbem nunca vi em forma liquida vendido no Brasil. Se vc tiver a intencao de fazer o prato maravilhoso pro pessoal em Ctba, e so dissolver o caldo de carne em agua (quente ou morna).

  7. Flora says

    Olá,
    Estava pesquisando sobre a Rússia no Bogs de Viagem e encontrei este post. Que delícia de receita… mas parece trabalhosa.
    A propósito, o mais próximo que encontrei de Rússia foi o King of Prússia. Já estive nele, quando ia fazer cursos nesta região. É pena que não tinha ainda as suas dicas do sanduiche. Mas no Cheescake eu fui, garantir o de chocolate Godiva, meu predileto.
    Um grande abraço

    1. Mauoscar says

      Oi Flora

      Eu também adoro o Cheesecake de chocolate, mas para dizer a verdade o meu predileto no momento é o 30th anniversary.. Com tres camadas de chocolate.. 😀
      Abraço

Leave A Reply

Your email address will not be published.