Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

A Grande Nevasca de 2009

0

 Uma semana após visitarmos Nova York recebemos visitas pela primeira vez aqui nos EUA, quando digo primeira vez é que as visitas ficaram aqui em casa. Eles saíram de Nova York na sexta-feira no final da tarde e chegaram aqui em casa pelas 21:30. Antes disso eu e o Mau fomos ao mercado para comprar algumas coisas para fazer um Foundue de Queijo. 

Assim que chegamos ao Supermercado, notamos um movimento bem acima do normal, embora tivéssemos escutado que iria começar a nevar aquela noite, não tinha dado tanta atenção para isso. O Foundue ficou bem gostoso, enquanto comíamos a televisão estava ligada e os canais de TV principalmente da Philadelphia não falavam de outra coisa a não ser da neve que estava chegando, terminamos de jantar, jogamos Rummikuk e por volta de duas da manha notamos que os primeiros flocos de neve começavam a cair.

Fomos dormir,acordei umas 2 vezes aquela noite e dava uma espiadinha pela Janela e via a neve caindo, quando acordamos no dia seguinte continuava a nevar sem parar. Nossa sacada há estava coberta por uns 10 cm de Neve assim que acordamos, detalhe aqui em Delaware isso é muita Neve, já que aqui não costuma Nevar tanto assim e segundo pessoal falou normalmente neva mais nos meses de Janeiro e Fevereiro.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Lpwu3tBwUNE]

Como continuava a Nevar sem parar e sempre que olhávamos no aplicativo do Weather Channel no iPhone a previsão de Neve era de cerca de 80% a 100% de chance até o final do dia, como o Diego e o Scott na verdade só vieram para uma visita rápida já que eles seguiriam para Dover e a neve não parava eles resolveram sair mais cedo para evitar maiores transtornos.

Como eles estavam com um Mini, um carro baixo, e como as ruas secundarias não são devidamente tratadas com Sal como as principais eles tinham que sair logo caso contrario poderiam ter que ficar conosco em Wilmington, antes de sair o Scott que tem mais experiência com neve ainda pegou 2 caixas de papelão para caso o carro viesse a encalhar na Neve, e também um cobertor para caso de necessidade no frio.

A Viagem até Dover que Normalmente leva cerca de 1h levou quase 4 segundo eles haviam diversos caminhoes tombados pelo caminho, enfim um caos total, mas chegaram sãos e salvos, e enquanto isso continuava a nevar.

No final da tarde colocamos nossas roupas de Frio, eu coloquei a minha roupa de Ski, que por sinal quase não entrou, e fomos dar uma caminhada pela vizinhança, o piso estava super escorregadio, para evitar tombos desnecessários peguei nossos bastões de caminhada nórdica para nos apoiarmos.

Lá fomos nós passear pela Neve, embora quisesse sair de Carro o Mau não deixava de forma alguma, o jeito foi andar a pé subimos até o Rockford Park, um parque bem legal que fica a uns 500 m daqui de casa onde o pessoal geralmente leva os cachorros para passear para ver a neve.

Pelo caminho haviam varias pessoas fazendo o mesmo, muitas delas levando seus respectivos cachorros para uma caminhada, nossos bastões de caminhada nórdica pareciam fazer sucesso entre a vizinhança.

Foi bem engraçado ver os carros da policia tanto de Wilmington quanto de Delaware completamente cobertos de Neve, pelo visto com toda aquela neve nem a polícia trabalha por aqui, a sorte é que toda essa Nevasca foi no Final de Semana.

Outra coisa legal de ver foi a caixa do correio coberta de neve, as mesas e cadeiras dos vizinhos cobertas pela neve,as redondas até pareciam uns cup cakes.

Moramos em uma região bem tranquila, entre dois parques as margens do Brandywine River, mas nesse dia parecia que a cidade estava morta, não víamos quase nenhum carro na rua, a não ser aquelas caminhonetes, ou melhor aqueles tratores bem típico americano. Além dos veículos removendo neve.

Na verdade parecíamos os dois únicos loucos caminhando naquele frio, com sensação térmica de -18C, no caminho de volta pegamos vento, pareciam que as nossas extremidades como nariz e orelhas iriam cair a qualquer momento.

Quase chegando em casa aproveitei para me jogar na neve e fazer um Anjo, a ultima vez que lembro ter feito isso foi na Alemanha com a Maria Lúcia no Erzgebirge.

As luzinhas de Natal em forma de pinheirinhos que estavam na sacada da Sala no final do dia estavam completamente cobertas de Neve e a neve continuava.

Na verdade toda essa neve que cobriu de Neve todo o Nordeste dos EUA se deu quando no dia 16 de Dezembro de 2009 os meteorologistas identificaram a formação de uma tempestade no Golfo do México. Produzindo recordes de chuva em algumas áreas do Texas, e tinha chance de se fortalecer quando se moveu através da Geórgia e da Flórida e direçao ao nordeste dos EUA.

Os Modelos de previsão do tempo conseguiram prever com exatidao que esta tempestade ao encontrar uma enorme massa de frio, iria gerar uma grande quantidade de Neve para todo Nordeste dos EUA. O que fez com que o serviço meteorológico americano emitisse advertências para boa parte das cidades da costa Atlântica.

 Alertas de Nevascas de grandes proporções foram emitidos para muitas das áreas afetadas, incluindo Washington, DC, Baltimore e Long Island.

A Tempestade deixou um rastro branco de cerca de 800 km, afetando diretamente 14 estados, entre eles Delaware. A tempestade produziu condições whiteout, quando a visibilidade e reduzida a apenas alguns metros em muitas áreas, e despejou cerca de 50 a 60 cm de neve em vários lugares, incluindo cidades importantes ao longo da costa oriental.

No decorrer da tarde do Sábado ao assistir as noticias não se falava em outra coisa a não ser a neve, toda hora que passava novos recordes eram quebrados, entre eles o recorde de precipitação de neve em 24 horas em Washington, DC e Roanoke, Virgínia, onde cerca se acumulou cerca de 61 cm.

Algumas áreas do interior da Virgínia Ocidental chegou a cair 76 cm de neve em 24 horas. A tempestade quebrou o recorde de quantidade de neve em um único evento no mês de Dezembro no Ronald Reagan Washington International Airport, com 41 cm de neve acumulada.

Como resultado Essa tempestade acabou ficando marcada como a 6 º maior nevasca da história de DC. O Serviço Meteorológico Nacional de Brookhaven, em Nova York relatou 67 cm de neve, a maior queda de neve na cidade desde 1949.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=TNHEva4BunM]

Em Philadelphia, a queda de neve atingiu mais de 5 cm por hora, interrompendo a Interstate 95 que liga Delaware até lá. No domingo dia 20 de Dezembro, a neve acumulada chegou aos 59 cm, superando os 53 cm de neve de 11-12 de Fevereiro de 1983, e figurando essa tempestade como a segunda maior tempestade de neve da historia da cidade. Ficando apenas atrás da nevasca de 1996 que produziu 78 cm de neve.

Aqui em Delaware a nevasca também bateu recordes, na nossa sacada acumularam-se cerca de meio metro de neve, Mas o Serviço meteológico anunciou oficialmente 52 cm de Neve, quebrando um recorde que durava 100 anos como a maior tempestade do mês de Dezembro que era do dia 25-26 Dezembro de 1909, com 51 cm de Neve.

Juntamente com a Neve em algumas áreas os ventos chegaram aos 40-48 km / h, com rajadas até 72-80 km/h). Além disso a falta de visibilidade em muitos lugares causados pelo Whiteout, geraram muito transtornos para os transportes especialmente a aviação Civil, causando o fechamento de Diversos Aeroportos incluindo Ronald Reagan Washington Airport, Washington Dulles International Airport, e Baltimore Washington International Thurgood Marshall Airport, onde muitos vôos foram atrasados ou cancelados. Das 740 partidas programadas para o Ronald Reagan em Washington e 530 em Dulles, apenas 14 e 12 aeronaves respectivamente, foram capazes de decolar.

Até mesmo o presidente Barack Obama foi diretamente afetado pela Nevasca, ao chegar à Andrews Air Force Base, após a Conferência do Clima da ONU, foi forçado a retornar à Casa Branca de carro em comitiva, em vez de helicóptero.

Além da Região de Washington, Philadelphia e Nova York foram bastante afetadas com mais de 800 vôos foram cancelados nos três principais aeroportos de Nova York.

Os trens também foram cancelados ou atrasados. O metro de Washington, o DC Metrorail teve que suspender as operações em todas as estações ao ar livre no dia 19 de Dezembro e permaneceu suspenso até o final do dia 20 de Dezembro quando o serviço de metro ficou operacional novamente.

Um trem da Amtrak, transportando 255 passageiros, ficou parado por seis horas enquanto os condutores congelados eram substituídos.

Nas estradas, os limpa-neves não davam conta à rápida acumulação de neve. Os acidentes rodoviários e veículos encalhados prejudicavam ainda mais a remoção de neve. Em algumas rodovias, o tráfego diminuiu para cinco milhas por hora. O Diego e o Scott disseram que mesmo andando a 20 milhas por horas o carro escorregava.

Além disso foram registrados milhares de quedas de energia principalmente nos estados da Virgínia, Kentucky e Carolina do Norte, causado principalmente pelo peso da neve sobre linhas de energia. À meia-noite sábado, quando a tempestade havia começado, as quedas de energia já tinham ultrapassado 40.000 residências.

Em vários lugares foi declarado estado de emergência. Em Washington, DC, o prefeito Adrian Fenty pediu aos moradores para evitar de se aventurar nas estradas. Estados de emergência foram declarados também em Kentucky, Maryland, Virgínia, Virgínia Ocidental e aqui em Delaware nos Condados de New Castle e Kent.

No Domingo quando a tempestade parou saímos de carro para dar uma volta pela vizinhança as ruas principais já estavam mais limpas, mas em outras havia neve quase que encobrindo os carros estacionados.

No Rockford Park, que fazia a festa eram as crianças com seus trenós descendo a colina, bem divertido. Mas para mim a maior diversão mesmo foi dirigir na Neve e ver como o controle eletronico de traçao do carro realmente funciona.

O mau nem quis dirigir na neve, naquela semana quase todos os dias fui levar ele ao trabalho, embora fizesse Sol a Neve não derretia de jeito nenhum, e pior aquela que não havia sido removida começava a se compactar e a virar gelo, deixando tudo ainda mais perigoso, mas as ruas principais muito bem Salgadas, até de mais na minha opinião não ofereciam grandes riscos aos motoristas.

Embora a tempestade tenha causado sete mortes na Carolina do Norte, Ohio, Pensilvânia, Virgínia e Virgínia Ocidental.

Devido ao acúmulo generalizado da neve, a tempestade foi classificada como um furacão de categoria 3 ou seja uma “grande” tempestade de inverno, segundo a NOAA Northeast Snowfall Impact Scale. O ranking é baseado na quantidade de neve, a área atingida e a população afetada.

O mais engraçado disso tudo foi que no final de semana nevou novamente, obviamente não tanto como na semana anterior, mas essa foi a quarta vez que nevou e sempre no final de Semana.

Mas quem realmente detestou essa neve foi o comércio, causada por um nor’easter, que chegou justamente no último fim de semana antes do Natal, atrapalhando as vendas de varejo de muitas lojas, mas quem gostou dessa neve foram os sites de compra impulsionados pelas vendas on-line.

O Super Sábado, último sábado antes do Natal, normalmente rende cerca de 15 bilhões de dólares em vendas no varejo. Estima-se que 30-40% dessa receita venha aqui do nordeste dos Estados Unidos, o que complicou ainda mais a já combalida economia americana em sua maior recessão desde a década de 30.

O lado bom disso que as Sales em Janeiro ficaram excelentes, segundo foi divulgado pelas grandes redes varejistas aqui dos EUA, agora no mês de Janeiro essa neve no Super Sábado causou um prejuízo de cerca de 2 Bilhoes de Dólares.

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

No Comments
  1. usdi83 says

    A nevasca em Dover foi enorme. A neve alcançava o joelho e depois da nevasca, no dia seguinte quando as pessoas tiveram como sair de casa, e os caminhoes começaram a limpar as ruas, houve um transito imenso, ja que todos estavam “homesick”. a cidade estava cheia de gente dirigindo a 10mph já que haviam muitos carros e a cada esquina carros atolavam na neve.
    Loucura =)

    1. Mauoscar em Dela Where??? says

      Pode até ser Loucura, mas eu acho legal!!!!

      Foi divertido

  2. Jenny says

    A neve acarreta transtornos diversos, mas é lindo ver tudo muito branco. AMEI… beijosss meninos

  3. carlos eduardo nascimento (Lula) says

    muito legal . tenho muito vontade em conhecer. bjs. tio Du

  4. […]  Grande Nevasca 2009 […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.