Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Empire State Building

7

Seguindo a recomendação da Márcia Crivorot, aproveitei que estava passando pela Frente do Empire State Building para visitá-lo.  Por sorte quase não havia fila alguma. Passei pelo Hall de Entrada e aproveitei para tirar uma foto ali mesmo no saguao principal, no que é atualmente o edifício mais alto de Nova York.

Peguei a escala rolante que dá acesso a bilheteiria, na fila embora pequena escutei vários idiomas diferentes é claro, como não poderia ser diferente haviam outros Brasileiros na fila, nesta época do ano mais do que nunca a cidade parece ser tomada por Brasileiros avidos por compras e entretenimento que só Nova York oferece.

O Ingresso na verdade não é muito barato, mas é um lugar que qualquer turista Nova York tem que visitar, o meu custou 20 Dólares Americanos e dava direito de visitar apenas a plataforma do 86 andar, embora o edifício tenha outros 16 andares mais para cima.

Para se chegar lá em cima passamos pelos detectores de metais, quem sabe em breve também Raio X  e subimos de elevador até um determinado ponto se não me engano o 66 andar e de lá seguimos com outro elevador até a plataforma de Observação.

Desde pequeno sempre tive vontade de visitar esse prédio, lembro que a Folha de São Paulo lançou uma época encartes nos jornais de Domingo da Série Conhecer por dentro, e uma das coisas era o Empire State Building.

O Dia estava ótimo para se observar a cidade, não havia uma única nuvem no céu, por outro lado se na rua o frio já era de lascar lá em cima era quase impossível ficar muito tempo parado onde ventava, sensação térmica era certamente de muitos graus negativos.

A Vista é algo simplesmente impressionante, quando olhamos de baixo para cima não temos ideia de quão alto o prédio é em relação aos outros edifícios da cidade, lá de cima também conseguimos ter uma noção ainda melhor de como Nova York é realmente uma cidade de pedras, não e a toa que quase nunca tem sol nas ruas.

Ao Sul da Ilha de Manhattan podemos observar o Distrito Financeiro de Nova York, com diversos edifícios imponentes e até 11 de Setembro de 2001 também seria possível ver as torres gemeas do World Trade Center, na época o edifício mais alto da cidade.

Olhando a Sudeste em direçao ao Rio Hudson consegue-se observar a Estátua da Liberdade imponente como ela. Acabei não indo visitá-la desta vez.

Olhando a Sudoeste podemos ver as Pontes que ligam Manhattam ao Brooklyn, são elas a Brooklyn Bridge construída em 1883 e a Manhattan Bridge construída em 1909.

Olhando ao Norte o que mais se destaca é o enorme quadrado marrom sem nenhuma construção que nada mais é que o famoso Central Park, um contraste enorme com a verdadeira selva de pedras que é Manhattan, creio que não outras estações do ano seja ainda mais notório esse contraste, que no inverno é quase monocromático.

O Empire State Building tem sua história diretamente influenciada pela história da Cidade de Nova York, Este arranha-céu de 102 andares em estilo Art déco está localizado na intersecção da 5ª Avenida com a West 34th. Tem seu nome deriva do apelido que o estado de Nova York tem, assim como Delaware é conhecido como First State, o Estado de Nova York é considerado the Empire State.

Este arranha-céu foi uma das estruturas mais altas do mundo por mais de quarenta anos, desde a sua conclusão em 1931 até que a construção da Torre Norte do World Trade Center concluída em 1972. Logo após a destruição do World Trade Center em 2001, o Empire State Building recebeu novamente o título de edifício mais alto de Nova York.

A previsão é que seja superado pela Freedom Tower, que deverá ficar pronta em 2011. Este novo edifício e todo o resto do complexo, denominado New World Trade Center, está sendo construído no antigo terreno do complexo do World Trade Center.

O Empire State Building foi projetado por Gregory Johnson e sua empresa de arquitetura Shreve, Lamb e Harmon, o qual preparou o projeto do edifício em apenas duas semanas usando o projeto do edifício Reynolds de Wiston-Salem, da Carolina do Norte como projeto base. Estrenhamente o edifício foi projetado de cima para baixo.

Os construtores foram Starrett Brothers e Eken e o projeto foi financiado por John J. Raskob. A construtora foi dirigida por Alfred E. Smith, o primeiro governador  do estado de de Nova York.

As escavações no local começaram em 22 de Janeiro de 1930, e a construção do edifício em sí, começou simbolicamente em 17 de Março (dia de São Patrick) por influência de Al Smith, um irlandes e então presidente da Empire State Inc. O projeto envolveu 3,400 trabalhadores, a maioria imigrantes da Europa, juntamente com centenas de Mohawk (tribo de índíos) principalmente da reserva Kahnawake próximo à Montreal. De acordo com os dados oficiais, 5 trabalhadores morreram durante a construção. O neto do Governador Smith cortou a fita inaugural em primeiro de Maio de 1931.

A construção foi parte de uma intensa competição em Nova York pelo título de Edifício Mais alto do Mundo. Concorrendo com outros edifícios, como o 40 Wall Street e o Chrysler Building. O Empire State os superou em sua conclusão, apenas 410 dias após a construção começar.

A abertura do edifício coincidiu com a Grande Depressão dos Estados Unidos, e como resultado muitos de seus escritórios não foram alugados. Em seu primeiro ano de funcionamento, o deck de observação arrecadou aproximadamente 2 milhões de dólares, todo o dinheiro que seus donos conseguiram em aluguel aquele ano. A falta de interessados em alugar os escritórios do edifício fez com que os nova yorquinos apelidassem o edifício de “Empty State Building” (empty = vazio, conotação ao grande número de escritórios vazios). O edifício não se tornou lucrativo até 1950.

O Empire State Building é atualmente é o segundo edifício mais alto de todo os Estados Unidos, atrás apenas da Sears Tower, que fica em Chicago.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=gcM3ZHtjbYc]

Através dos anos, mais de trinta pessoas cometeram suicídio do topo do edifício. O primeiro suicídio ocorrido no edifício aconteceu antes mesmo de sua conclusão por um trabalhador após ter sido despedido. A cerca ao redor do observatório foi colocada em 1947 após 5 pessoas tentarem se jogar num período de apenas três semanas. O edifício também foi o local escolhido para suicídios em 2004 e 2006. O último foi cometido pelo advogado que se lançou do sexagésimo nono andar numa sexta feira, 13 de Abril de 2007.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=BBHv-XdJpWE]

 Adorei conhecer o local embora estivesse bastante frio consegui tirar varias fotos legais, sai do prédio e segui em Direcao ao Wall Street para encontrar a Maria Lúcia.

Nova York é muito Legal!!!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=0UjsXo9l6I8]

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

7 Comments
  1. Jenny says

    É DEMAIS UAULLLLLLLLLLLLLLLL… Vc concretizou mais um sonho, o de conhecer o Enpire State… Muito bonito o saguão. Beijosss

  2. glendadimuro says

    Também tenho muita vontade de subir ai…as vistas devem ser impressionantes! 🙂

    1. oscarrisch says

      Glenda, é super legal lá em cima o dia estava lindo como voce pode ver nas fotos!! 😀

  3. Priscila Andrade says

    Hello,

    Last year bab.la and our blog Lexiophiles launched the Top 100 International Exchange and Experience Blogs 2009. It was rewarding and we really enjoyed bringing the exchange blogger community together, and here we go again:

    It’s time for The Top 100 International Exchange and Experience Blogs 2010, also known as IX10.

    We are looking for the top 100 blogs about life abroad and your blog has been nominated. The nomination period goes from January 22nd to January 31st. Feel free to spread the word among bloggers writing about life in a foreign country.

    The voting starts on February 1st and goes till February 14st 2010. At the end of the two-week voting period, the blogs with the most votes will win.

    If you want to read more about IX10 visit Lexiophiles (http://www.lexiophiles.com/featured-article/the-top-100-international-exchange-and-experience-blogs-2010).

    Send me an email in case you don’t want to be included in this list or if you have any further questions about the competition.

    Kind regards,

    Priscila

    On behalf of the bab.la and Lexiophiles team

  4. fad says

    eu ja fui e otimo voces nem imaginao

  5. Escritório de advocacia SM says

    Muito legal. Uma verdadeira aventura dentro de um dos maiores edifícios do mundo. UHUULL

Leave A Reply

Your email address will not be published.