Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Viagem de Trem EUA

0

A neve que caiu final de semana terminou de derreter, o mini boneco de neve que fiz para as sobrinhas do mau pela manha já não tinha cabeça e no final do dia havia desaparecido quase por completo.

Aproveitei para ligar para Maria Lúcia que já esta em Nova York para dar um oi, a ultima vez que nos vimos foi na minha formatura em Abril de 2008. Aproveitei também e liguei para o Diego para a gente combinar de se encontrar. Nunca pensei que iria encontrar tanta gente conhecida em Nova York, alem deles também encontraria o Andrew da Inglaterra e a Marca de Cingapura.

A tarde aproveitei para fazer nossa mala para nossa viagem para Nova York, bem como esta frio a bagagem embora tenha pouca roupa e sempre bastante volumosa.

Seguimos de carro  ate a estacao de trem de Wilmington, aproveitamos que tínhamos tempo para passar no drive thru do Mac Donalds para pegar um lanche. Estacionamos nosso carro em um estacionamento em frente a estacao ferroviária, pelo menos o custo da diária em Wilmington e bem menor comparado com outras cidades.

Assim que entramos na estacao, ou ainda do lado de fora dava para ver o estado precário de conservação do local, tudo muito velho, em outras palavras praticamente caindo aos pedaços.

Fomos ao guiché da Amtrak a Cia de trens aqui nos EUA para pegar nossos tickets que havíamos comprado online pela Internet, enquanto aguardávamos nosso trem que estava previsto para 19:35 reparava como as coisas eram velhas e mal conservadas, essas horas me pergunto e esse tipo de coisa que se chama primeiro mundo???

Honestamente falando os EUA na minha opinião e um pais “falido” muita coisa aqui e velha e precária, muitas coisas parecem estar em ruínas, a causa disso e óbvia, as cidades, principalmente as industriais estão cada vez mais perdendo seu poder economico, uma vez que hoje quase tudo que se compra por aqui e made in china, lastimável. E notável depois de viver em Cingapura como o centro economico do planeta esta migrando para o Oriente.

Bem como nas horas que você não esta feliz sempre acontece alguma coisa para deixar você ainda mais irritado, nosso trem estava atrasado nada mais nada menos que 30 min. Nos quase 2 anos que morei na Alemanha quase todas minhas viagens foram de trem e apenas uma vez quando estava indo de Leipzig para Praga que por conta da neve o Trem atrasou 35 minutos e acabamos perdendo a conexão para Praga em Dresden, mesmo assim nosso ticket foi endossado e ainda ganhamos upgrade para a 1 classe, por sinal a Maria Lúcia que irei encontrar em NY estava comigo nessa viagem. Esta já e a primeira diferença do serviço oferecido pela Deutsche Bahn e o oferecido pela Amtrak.

O banheiro da estacao não preciso nem falar em que estado se encontrava, enfim o que fazer num lugar como esses mais meia hora enquanto seu trem não chega?? Na Europa pelo menos na Alemanha onde viajei muito de trem mesmo as esta coes de cidadezinhas pequenas tinham alguma coisa para fazer, pelo menos uma padaria para comprar um daqueles pães ou doces maravilhosos.

Pensei então em dar uma olhada nas passagens e ver para onde e possível ir de trem saindo de Wilmington, para minha decepção para você poder mexer na maquina já tem que enfiar o cartão de credito. Mais uma vez saudades da DB.

Bem, o pessoal na Alemanha acha os serviço ferroviário da Alemanha caro, de fato e, mas aqui não e tão mais barato assim para o serviço ser de tão ruim qualidade. Bem aqui parece existir o tal do Accela Express um trem mais rápido apenas com a classe executiva, talvez comparável ao ICE  da Alemanha, mas o preço mais que o dobro do preço, mas na Alemanha mesmo os trens regionais eram melhores que os daqui.

Finalmente o painel da estacao anunciou que nosso trem estava chegando, anunciou que era na plataforma 2, detalhe a estacao de Wilmington tem no máximo 4 plataformas, subimos as escadas, pelo menos para a plataforma 2 havia escada rolante, quando chegamos la em cima já havia um trem parado alias que estava indo para Washington, quando e anunciado que o trem não ira mais parar naquela plataforma e sim na plataforma 1, custava anunciar que seria na plataforma 1 desde o inicio, detalhe sem escada rolante para descer e subir nesse trajeto e todo mundo que ia fazer esse trajeto teve que trocar de plataforma.

Ficamos com mais umas 10 -15 pessoas mais uns 5 minutos no frio aguardando o bendito trem chegar. O trem era antigo como já estava prevendo, mas o que o bicho balança, como estávamos na classe executiva tínhamos direito a bebidas gratuitas, detalhe estávamos no primeiro vagão logo atras da locomotiva e as bebidas no ultimo, para chegar la tivemos que atravessar o trem todo, nesse trajeto era quase impossível caminhar em linha reta sem se apoiar nos assentos ou compartimentos de bagagem.

Nossa primeira parada foi em Philadelphia no estado da Pennsylvania, depois entramos no estado de New Jersey, onde paramos em umas 4 localidades diferentes entre elas a capital Trenton.

Infelizmente estava noite e quase não dava para ver muita coisa pela janela, apenas algumas casas iluminadas para Natal.

Como nosso trem atrasou para sair chegamos mais tarde na Penn Station em Nova York na 34W com a 8 Avenida, de la seguimos caminhando ao nosso hotel e cerca de 8 quadras da estacao, apesar do frio comecei a gostar de Nova York, no meio do caminho olhamos para o lado e estávamos passando pela 5 avenida ao lado do Empire State Building, edificio mais alto de Nova York após os atentados de 11 de Setembro que destruíram o World trade center.

Nosso hotel ficava na Lexington Avenue, muito bem localizado já que estávamos na rua 38 e a Times Square fica na 42, para quem não sabe as ruas de Nova York são todas numeradas, e muito bom que ajuda ate mesmo os mais perdidos saberem onde estão.

A numeração das ruas que cortam a Ilha de Manhattan no sentido Leste Oeste começam no Sul e iniciam no zero e vão ate os 150 e poucos, as avenidas que cortam a cidade de norte a Sul iniciam no lado Leste como 1 Avenida e vai ate a 12 Segunda Avenida, embora no meio delas ainda existam outras como a Madison Av, e a Lexington Av.

Como já estava bem tarde acabamos nem saindo para dar uma volta pela cidade, alem disso o frio do lado de fora era cerca de -2C mas por conta dos edifícios venta muito na cidade o que faz com que a sensação térmica seja ainda mais congelante.

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

No Comments
  1. Jenny says

    A New York dos filmes… deve ser bem bacana!
    Adorei os floquinhos de neve…. FELIZZZZ NATALLLL… OHOHOH…

  2. Maria Lucia says

    Adorei o relato sobre o trem!
    Mas achei que o trem parece bem bom perto do trem canadense. O canadense em que eu andei eh meio velho, meio sujo, carissimo, 88 dolares para mim, com desconto de estudante.
    eu vou te mandar as fotos, nao esqueci, mas eu ainda nao sei mexer direito nesse bicho aqui
    beijos, Maria Lucia

  3. Cecília says

    Olá. Gostaria de pedir uma opinião e parabenizar pelos relatos bem sinceros. São esses relatos que estão me fazendo pensar a respeito de uma decisão. Bem, em novembro (2011) estou pensando em cortar os EUA de trem sozinha (NY – LA), leva cerca de 3 dias, e a passagem de avião ainda é mais barata… No entanto, gostaria de aproveitar a oportunidade. Ainda não resolvi, pois só gostaria de realizar esse trajeto após pesar os prós e contras. Penso a respeito da paisagem, cultura, conhecer os lugares… Estou acostumada com as viagens longas de onibus no Brasil, com as poltronas pouco reclinaveis, etc. Ainda estou pensativa, pois não tenho noção sobre essa viagem de trem nos EUA como conforto, segurança, paradas, comida, complexidade do sistema, etc. Agradeceria caso pudesse me esclarecer esses pontos. Obrigada.

    1. MauOscar says

      Cecilia

      Eu confesso que já pensei no assunto, mas nunca fui muito atrás para saber se de fato uma viagem dessas seria viável ou não.. Eu particularmente acho uma viagem extremamente longa e se ela não for feita com paradas ao longo do caminho, tenho lá minhas dúvidas que valha à pena..

  4. Márcia says

    Olá, antes de qualquer coisa Parabens pelo blog, realmente o melhor de todos q ja visitei. Gostaria que, se possivel,opinasse na viagem q farei com meu esposo em marco 2012. Sairemos de Brasilia no dia 19 de março com destino a New York, onde ficaremos por 3 dias, depois estamos planejando ir de trem até a Filadelfia, onde iremos locar um carro e ir até Miami. Nos dia 27/03 a 01/4 haverá uma feira de aviaçao em Lekeland-FL, ficaremos por la 2 dias, detalhe meu esposo é piloto e a 6 anos não perde a Sun FUn, Bom, gostaria q sugerisse locais a serem conhecidos nesse trecho e sua sincera opiniao. Desde ja agradeco e conto com sua colaboração. Márcia,

    1. MauOscar says

      Márcia

      Obrigado pela visita e pelos elogios..

      Bem sinceramente falando a forma mais pratica seria pegar um voo de NY ou Philadelphia ate a Florida. O Trajeto mais curto sao mais de 1600 Km de distancia = 18 horas dirigindo sem parar … Isso sem falar que a taxa de devolução do carro na florida deve ficar quase o preço de uma passagem promocional até lá..

      Mas pelo que pude perceber vocês estão em busca de uma road trip pela costa atlântica dos EUA.. Neste caso, apesar de nunca ter feito este roteiro eu procuraria dividir meu roteiro em 2 duas paradas:
      1)Annapolis em Maryland ou Washington DC
      2) Savannah na Georgia

      Ambas as cidades sao super historicas e contam com uma boa infra estrutura hoteleira.

      Abraço
      Oscar

  5. Gleici says

    Olá! Gostaria de saber quais são as opções de transporte partindo de NY para Wilmington? E quanto tempo dura + ou – ?….Antecipadamente,muito obrigada!!!

    1. MauOscar says

      Gleici

      Existem basicamente 3 opções:

      Trem da Amtrak que pode ser tanto o Northeast (+-2h) ou Acela (+ou-1h30 min)
      Ônibus da Greyhound Express http://www.greyhound.com/
      Ônibus da GotoBus http://www.gotobus.com/wilmington/

      A proposito o que vcs planejam visitar por aqui? Pode ser que valha a pena alugar um carro com GPS para fazer o passeio..
      A Wilmington que vcs pretendem visitar é a de delaware mesmo ou de North carolina?

  6. Gleici says

    Acabei de saber que vc mora em Wilmington!!!Eu e um amigo começamos a nos programar este mês. Estamos no processo do visto, seria nossa primeira vez fora, e nosso roteiro entre 10 a 12 dias será NY e Wilmington!!! A dica que vc nos fornecer será super bem vinda.Obrigada!

  7. Gleici says

    North Carolina!!!
    A idéia de alugar um carro é excelente! Pra dirigir, precisa de alguma documentação? Pois, minha habilitação é a nível nacional.Como funciona?
    Pretendemos visitar a cidade + ou – por 04 dias,conhecendo café,bares,prais,por mais que sejam distantes,o studio onde foi gravado os seriados Dawson’s Creek e One Tree Hill….Bem como, todas as partes externas onde houveram gravações dos seriados.Precisamos de indicação também de Hostels,pousadas… na cidade. Qualquer informação ou indicação de site é bem vinda!!!

    1. MauOscar says

      Gleici

      Pra você dirigir nos EUA você deve solicitar no DETRAN do seu estado a PID (Permissão Internacional de Direção).. Ela tem a mesma validade que sua CNH no Brasil e com ela você pode dirigir tranqüilamente nos EUA e outros países signatários do tratado de Vienna.
      Entao a Wilmington que eu moro/morava e que me refiro nos Posts aqui do Blog sao da Wilmington de Delaware.. A Wilmington de North Carolina e bem mais ao Sul.. Para chegar la devem ser umas 6-8 horas de carro a partir de NY.. O Melhor nesse caso e pegar um voo para la..

      Abraco

  8. Gleici says

    Valeu querido! Muito obrigada!!!

  9. […]  Viagem de Trem entre Delaware e NY nos EUA […]

  10. Eurico Albuquerque says

    Maurício,
    Parabéns pelo Blog!
    Estarei saindo de Nova York para DC (Boltbus, acho) no próximo dia 03 de abril, e queria fazer uma paradinha estratégica de 3 dias no meio do caminho, para chegar em DC no dia 06.
    Gostaria de conhecer Philadelphia, mas depois soube que Wilmington é muito bacana e charmosa. Você acha que vale a pena? Há alguma possibilidade de fazer uma visita a Rehoboth Beach só prá conhecer e passar o dia?
    Minha esposa ficou encantada e não há quem tire essa ideia da cabeça dela!…rsrs
    Aguardo suas dicas!
    Abraços e sucesso!

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Eurico

      Desculpe a demora em responder seus comentários.. Estava viajando na índia por 20 dias e estou só agora conseguindo voltar e responder a todos os comentários que recebi durante minha ausência.. Minha sugestão é alugue um carro e assim você pode conhecer Rehoboth Beach, Lewes e Cape Henlopen numa viagem só. Acho que Wilmington pode ser uma base interessante se vocês quiserem explorar os jardins e atrações do Brandywine Valley. Mesmo assim, um passeio de 1 dia por Philadelphia não deve ser descartado, principalmente se vocês forem ligados em história..
      Abs

  11. Caroline says

    Boa Noite Oscar irei pela primeira vez a nova York agora em setembro 2014 irei passar 3 a 4 dias e gostaria de visitar Delaware para compras, aproveitar que não tem taxas. Gostaria de ver com você se é mais fácil ir de trem? e qual trem devo pegar.

    Obrigada.

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Caroline

      Desculpe a demora em te responder.. Estava viajando e so agora voltei para casa.. O trem de NY para lá é operado pela Amtrak e sai da Penn Station em NY. Existem duas opções: A mais rápida e cara é com o ACELA Express e a mais barata é com o Northeast Express.. Emborra ir de trem seja a maneira mais rápida de chegar em Delaware, para fazer compras lá você certamente irá precisar de um carro.. Você pode alugar um na estação de Wilmington embora acredite que somando passagens de trem mais aluguel acabe compensando alugar o carro em NY mesmo.. Só não esqueça o GPS.. Falando em compras em Delaware você já viu esse meu post lá na Viajoteca sobre compras em Delaware =:> http://www.viajoteca.com/2014/04/10/delaware-compras-sem-imposto/

Leave A Reply

Your email address will not be published.